terça-feira, 20 de novembro de 2018


Dia da Consciência Negra no Rio é comemorado com homenagens a Zumbi dos Palmares e Tia Ciata
Samba, capoeira e um cortejo Afro vão marcar a data no Centro da Cidade onde fica o busto de Zumbi. Também estão previstos eventos e intensa programação na Zona Norte. A entra Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta terça-feira (20), haverá uma série de atividades no Rio para lembrar personalidades como Zumbi dos Palmares e Tia Ciata.
Grupos fazem homenagens junto ao Monumento a Zumbi dos Palmares, na região central do Rio de Janeiro, em 2017 — Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil Grupos fazem homenagens junto ao Monumento a Zumbi dos Palmares, na região central do Rio de Janeiro, em 2017 — Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.
Grupos fazem homenagens junto ao Monumento a Zumbi dos Palmares, na região central do Rio de Janeiro, em 2017 — Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.
A programação começa no Monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares, no Centro.
As homenagens começam com uma roda de capoeira e queima de fogos às 5h. Em seguida, haverá a lavagem do busto de Zumbi pelas baianas. Um grupo de afoxé e o Bloco Barra Vento vão fazer uma apresentação como parte da homenagem a um dos maiores personagens da história da luta pela liberdade do povo negro no Brasil. O evento é realizado pelo Conselho Estadual dos Direitos do Negro - Cedine.
Um dos momentos mais esperados das comemorações será o cortejo em homenagem à Tia Ciata, ícone da resistência e da luta da cultura negra. O evento sairá da Praça Onze, do Centro de Artes Calouste Gulbenkian.
Uma escultura de Tia Ciata acompanhada por dançarinos, tocadores e diversos artistas na direção da estátua de Zumbi celebrando a Pequena África, a sua história, cultura e fé. O cortejo está programado para começar às 10h e os organizadore esperam a presença de milhares de pessoas.. Tia Ciata foi uma das figuras mais influentes para o surgimento do samba carioca.
Ada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário