Moradores
denunciam má qualidade da água fornecida pelo Saaep
- Francesco Costa | Portal Pebinha
de Açúcar
- Publicado e Continua a novela do “caso
Saaep”. Em cada bairro as semelhanças não são meras coincidências, de
onde pessoas sempre fazem reclamações constantes que chegam à redação
do Portal Pebinha de Açúcar, à procura de soluções para os
diversos casos.
- Na manhã desta quinta-feira
(22), um morador do Residencial Alto Bonito fez contato
com nossa equipe de reportagens, dando conta da situação em que vive a
população daquele conjunto habitacional, onde, segundo ele, a água chega
inadequada para o consumo e também para o us “Para beber não serve, por causa
do cheiro e do gosto. Tudo o que a gente cozinha fica com gosto de lama.
Se lava a roupa, ela fica pior do que quando estava suja. Tomar banho com
água sentindo o horrível cheiro é impossível. Assim, a água que recebemos
não está servindo para nada”, denuncia o morador, que diz passar o dia em seu local
de trabalho, no Bairro da Paz, onde afirma que a água chega também no
mesmo estado que recebe em sua casa.
- De acordo com o morador, já
ouviu do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) que
o problema está na falta de insumo, o que nasce no denunciante a
indagação: “Como pode faltar insumos com tanto dinheiro que o
Saaep arrecada e mais o que tem nos cofres da prefeitura? Será que o
problema está na falta de insumos ou na falta de gestão”.
- Por fim, o morador sugere que
seja fornecida água direta do Rio Parauapebas, pois, em sua avaliação, é
de melhor qualidade do que a que tem recebido.
- Mas não são apenas estes bairros
que têm passado por situação semelhante. Moradores dos diversos logradouros
têm se queixado do mesmo problema, não tendo, no entanto, recebido
resposta do órgão, no sentido de solucionar o problema.
- Ao invés disto, a autarquia
garante que, apesar do cheiro e cor, o consumo da água não prejudica a
saúde da população.
- Confira a nota emitida pelo
Saaep, que nos foi enviada pelo próprio coordenador da autarquia, Sérgio
Balduíno:
- “Tivemos um problema há duas
semanas com gosto e odor na água. Esses problemas foram ocasionados pela
presença de algumas algas (cianobactérias) que, apesar de inoculadas com a
ação do cloro, seu residual gerou esse gosto e cheiro. Fizemos os ajustes
necessários nas Estações de Tratamento de Água para eliminar o problema,
inclusive, com a limpeza dos nossos reservatórios. Para quem ainda estiver
sentindo reflexo desse problema, pedimos para verificar se a ocorrência é
na água que chega à casa junto ao hidrômetro ou se é a água depois de
passar pela caixa, pois a maioria dos casos que estão nos relatando diz
respeito à água depois que passa pela caixa, fazendo-se necessária a
limpeza do reservatório da residência. A limpeza do reservatório do Alto
Bonito está programada para este final de semana”.
- O.
- m: 22/11/2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário