sexta-feira, 23 de novembro de 2018


Projeto divulga potencialidades econômicas do Ceará para investidores internacionais
Iniciativa é desenvolvida por professores e alunos do curso de Comércio Exterior da Unifor.
Com o objetivo de contribuir para a internacionalização do Ceará, o projeto Ceará Global, realizado por alunos e professores do curso de Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza (Unifor), dissemina informações sobre o ambiente de negócios do Estado, a fim de permitir que parceiros e potenciais investidores estrangeiros tenham acesso a conteúdos atualizados sobre a dinâmica do comércio internacional, principalmente através das redes sociais.
Investimentos internos e externos, construções de Portos e Aeroportos, empresas e produtos cearenses que ganharam espaço no exterior, tudo com o objetivo de chamar atenção para o crescimento do Estado, divulgando o que acontece de mais relevante no mundo dos negócios.
O Ceará Global é destinado a empresários, executivos e servidores de empresas e instituições engajadas com o comércio exterior, cujo objetivo é mostrar que o Ceará tem se transformado a cada ano, com a inserção de novos setores exportadores e expressivos ingressos de capitais estrangeiros em sua economia. A partir do curso de Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza (Unifor), com a coordenação e direção da professora Mônica Luz, os alunos fazem a diferença no projeto e realizam com afinco e profissionalidade as atividades de internacionalização e divulgação.
A professora Mônica Luz salienta que o projeto Ceará Global é considerado atualmente o canal de comunicação da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros com o mundo. Segundo ela, o projeto traz aos alunos participantes a oportunidade de estar entre os grandes players do comércio exterior cearense. “Com o projeto, os alunos adquirem conhecimentos complementares aos conteúdos apreendidos em sala de aula e ficam mais próximos das diversas demandas e possibilidades de atuação da área”, ressalta.
Alunos destacam importância do projeto
Isabel Duarte, aluna do curso de Comércio Exterior e integrante da equipe, exalta o curso e relata ainda que o Ceará Global tem notável relevância no cenário do Comércio Exterior cearense, profissão ligada diretamente ao meio internacional, em que estrangeiros procuram saber mais sobre o Estado, tendo acesso rápido e fácil a essas informações. “Quanto mais conseguimos alcançar o investidor estrangeiro, maior será o impacto no mercado de trabalho em nossa área. Portanto, melhor para o estudante do curso de Comércio Exterior. Dentro do curso, além do conhecimento sobre processos internacionais, exportação e importação, trabalhamos bastante com economia, gestão, marketing, etc. Por isso, temos visão sistêmica sobre qualquer área que atuarmos. Adquirimos conhecimentos sobre como funcionam os diversos processos, e setores de uma empresa, e isso faz muita diferença”, afirma.
Para Isabel também é importante reconhecer o empenho coletivo dos colegas na realização do projeto. “Reunimos o máximo de informações e traduzimos para postarmos em nossas redes sociais e site. Nesse processo, eu ajudo na tradução das matérias e também nas postagens. O mais incrível do projeto é que além de exercitar outra língua, convivo todos os dias com todo o acervo de notícias e consigo perceber que o Ceará é um Estado em ascensão no mercado externo, o que para mim é muito positivo. Além disso, acho importante e sério nosso empenho no projeto, sinto que temos nossa parcela de contribuição mostrando o potencial do nosso Estado. O que fazemos é bem simples, mas, com certeza, tem um impacto lá fora”, destaca.
Já Lorena Feitosa, também integrante da equipe, que realiza entrevistas e traduções de notícias,
Menciona o aprendizado com nomes do comércio exterior do Ceará. “Temos um amplo conhecimento sobre as transações e investimentos estrangeiros que ocorrem no Estado, nos deixando sempre atualizados. Além da plataforma online, existe o evento do Projeto que, pelo menos pra mim, agregou muito, conheci muitas pessoas influentes na minha área, tanto aqui no Ceará, como em todo o Brasil”, ressalta.
Ela também aborda as vantagens e oportunidades que o curso de Comércio Exterior da Unifor disponibiliza a seus alunos. “Um maior conhecimento sobre exportação e importação, com cursos, palestras, aulas práticas, disciplinas bilíngues, entre outras coisas que a Universidade oferta. A dupla graduação, em Comércio Exterior e Economia [2 cursos em 5 anos]; a dupla titulação na França e Alemanha; a trilha de formação, onde podemos escolher entre 5 áreas, aquela que mais nos interessamos e cursá-la junto com a graduação [podendo fazer também na dupla titulação]. Fortaleza é uma cidade que está crescendo muito internacionalmente, devido aos portos (Porto do Pecém e Porto do Mucuri pé). Logo, muitos investidores apostam aqui, trazendo empresas e movimentando ainda mais a balança comercial. O maior diferencial do curso para mim é o Núcleo de Prática em Comércio Exterior (Duplex), onde os alunos, com professores, fazem planos de internacionalização de empresas cearenses”.
Érika Neves, também aluna de Comércio Exterior e uma das responsáveis na captação, edição e tradução de textos das notícias, relata que a ação é uma oportunidade para conhecer os diversos cenários que envolvem nosso estado dentro da economia internacional. “Por lá temos acesso a dados sobre exportações e importações do Ceará, tomamos conhecimento de parcerias, feiras, negociações que estão acontecendo atualmente. A equipe se reveza na captação, edição e tradução de textos que são notícias já publicadas pelos jornais do Ceará. Fazemos uma espécie de curadoria para filtrar as principais notícias a respeito da atuação do Estado no comércio internacional e publicamos nos canais de mídia do projeto”.
Ela também destaca a importância do curso em sua formação. “O curso é dividido entre teorias da economia e comércio internacional e a prática e atuação no mercado de trabalho. Os professores são altamente capacitados. Vejo muitas oportunidades de estágio para quem já está terminando o curso, como trainees em grandes multinacionais. Por ser o único da categoria no Ceará, o curso de Comércio Exterior da Unifor é fundamental e capacita o estudante a atuar na intermediação de operações de exportação e importação, conhecer a legislação a respeito de comércio entre os países, além de oferecer disciplinas em inglês e a oportunidade de dupla titulação internacional através de uma universidade na Alemanha”, finaliza Érika.


Nenhum comentário:

Postar um comentário