sábado, 24 de novembro de 2018


Comitê de Educação Ambiental de Canaã é reconhecido pelo IBAMA
  • Redação do Portal Pebinha de Açúcar
  • Publicado em: 24/11/2018 Experiência do Programa de Educação Ambiental (PEA) executado pela Vale, em conjunto com a sociedade civil organizada, comunidade e o poder público, em Canaã dos Carajás, ganhou reconhecimento do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O projeto do Comitê de Educação Ambiental recebeu certificação de qualidade do IBAMA. A entrega ocorreu durante Fórum Expositor de Educação Ambiental no Licenciamento Federal, que encerra nesta sexta-feira, 23/11, em Brasília.
  • O evento reuniu empreendimentos considerados exemplos bem sucedidos com resultados importantes e que atendem de forma satisfatória as diretrizes do IBAMA. A experiência do Comitê foi apresentada por representantes Vale, pelo presidente da Associação dos Apicultores de Canaã dos Carajás, Luiz Rodrigues, e por Mailson Cruz, jovem da Vila Bom Jesus, membro do Comitê, que atualmente cursa graduação em Relações Internacionais, em Brasília além da empresa de consultoria contratada, Ecology. O evento contou com a participação de outros seis empreendimentos do Brasil.
  • “Tivemos aqui a apresentação dos projetos, entre eles a apresentação do PEA, do empreendimento do S11D Canaã dos Carajás, que foi bem interessante, instrutivo, com depoimento de duas pessoas da comunidade, que foi excelente mostrou integração, que o programa está dando resultado e que tem boas expectativas para o futuro”, disse a analista ambiental do IBAMA, Telda Lima.
  • Representante Vale e o presidente da associação dos apicultores, Luiz Rodrigues recebem o certificado das mãos de Telda Lima, do IBAMA.
  • O Comitê, em Canaã, foi criado para acompanhamento do Programa de Educação Ambiental (PEA), que integra os licenciamentos tanto federais quanto estaduais dos empreendimentos da Vale no município (S11D e Sossego) e que hoje se expandiu em importante fórum de discussão no município. O grupo se reúne, mensalmente, há cinco anos, para acompanhar as ações do PEA e buscar soluções que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade local. São constituídos por representantes da Vale, secretarias municipais, instituições e sociedade civil organizada.
  • Entre os principais resultados do Comitê está à contribuição para a integração entre as secretarias municipais e a sociedade civil, a aprovação da coleta seletiva em repartições públicas decretadas pela prefeitura municipal, à transformação do Parque Veredas em uma Unidade de Conservação e a revitalização do viveiro municipal. Além da realização de campanhas educativas para a mudança de atitude em relação à preservação da natureza, combate às queimadas, treinamentos, o engajamento em fóruns sobre gestão de água e de resíduos sólidos e a geração de alternativas locais de renda. As atividades contaram com mais de 2600 participações nas ações promovidas nos últimos anos.
  • Agenda neste mês
  • Na próxima semana, serão realizados mais dois eventos de capacitação promovidos por meio do PEA. No dia 27 de novembro, o Seminário de Associativismo e Cooperativismo Feminino e nos dias 28 e 29, o Curso Teórico e Prático sobre Tecnologia Social, experiências inovadoras de baixo custo que contribuem para resolver questões sociais como sistemas de captação de água da chuva, banheiros secos etc.Compartilhe essa notícias



Nenhum comentário:

Postar um comentário