quarta-feira, 22 de maio de 2024
Funcionário é acusado de abusar sexualmente de aluna dentro de escola em Parauapebas
Por: Portal Pebinha de Açúcar
Publicado em: 21/05/2024
| 19:26
Um homem identificado pelas iniciais H.P foi preso na última segunda-feira (20), acusado pelo crime de estupro de vulnerável na grande Parauapebas.
Segundo informações, o suspeito trabalhava como auxiliar de serviços gerais (ASG) na Escola Municipal Novo Horizonte e o crime teria ocorrido nas dependências da unidade escolar. Conforme informações da Polícia Civil, a vítima seria uma adolescente de 13 anos de idade e o suspeito já estava sendo investigado há um tempo.
Na última segunda-feira (20), policiais da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEACA) deram cumprimento ao mandado de prisão. O suspeito segue à disposição da Justiça, já a vítima, passa por acompanhamentos psicológicos.
Reportagem: Márcio Alves | Correspondente policial do Portal Pebinha de Açúcar
1
Em Marabá, já é semana de Feirão do Imposto
O Feirão é um movimento de conscientização sobre a Carga tributária aplicada em nosso país. O tema desse ano é "Dígitos que Sufocam"
Publicado em 22/05/2024
às 12:21
O Feirão é uma realização da Conaje (Confederação Nacional de Jovens Empresários), em parceria com os Conselhos de Jovens empresários e Associações Comerciais por todo o Brasil. Aqui em Marabá já faz parte do Calendário de eventos e campanhas da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marabá), por meio do conjove e conta com diversas empresas participantes.
O presidente do Conjove de Marabá, Dennys Rocha aproveita para reforçar o convite para que todos participem do Feirão do Imposto 2024, que iniciou na última segunda-feira (21) e vai até o sábado (25), quando acontece o “Dia D”.
“Agradeço o espaço e reforço mais uma vez o convite a todos vocês para participarem do Feirão do Imposto. Para quem não sabe o Feirão é um grande movimento de conscientização voltado para toda a população sobre a carga tributária aplicada em todos os produtos que consumimos. Precisamos entender melhor sobre o assunto para poder cobrar das autoridades uma Reforma Tributária justa e eficiente, e também que esses recursos arrecadados sejam aplicados em benefício de todos”, afirma ele.
A opinião é compartilhada pelo presidente da acim, João Tatagiba: “O Feirão do Imposto, quando os estabelecimentos parceiros vendem produtos ou serviços com preços sem impostos, é uma forma de mostrar à população o peso da carga tributária que incide sobre tudo o que adquirimos. É ali que o consumidor vê o quanto pagamos, de impostos, além do preço real do produto, mas nem sempre vemos o retorno desses tributos em forma de benefícios à população”.
Parceiros
Este ano, os parceiros do Feirão do Imposto, que estão oferecendo produtos e serviços com o valor sem a carga tributária são: Mirante Empreendimentos, InvestSolar, Casa da Piscina, Marte Casa e Campo, Nutrisolo, Satis Burguer, Barredos Steak House, Galeria da Pizza e Fisio + Clínica de Fisioterapia.
O ponto alto do Feirão é o Dia D, que acontecerá no Posto 26, neste sábado, dia 25, a partir das 8 da manhã, o posto ofertará 3.000 litros de combustível sem imposto. No local haverá também diversas empresas ofertando itens sem imposto para o marabaense aproveitar.
Quanto já recolhemos de impostos este ano?
Às 7h25 desta quarta-feira (22), o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo, atestava que, desde o dia 1º de janeiro deste ano o brasileiro já havia desembolsado, com impostos o mega valor de 1.437.062.880.579,21 (um trilhão, quatrocentos e trinta e sete bilhões, sessenta e dois milhões, oitocentos e oitenta mil, quinhentos e setenta e nove reais e vinte e um centavos).
Brasileiro paga impostos desde o momento em que acorda
Quando você acorda e liga a lâmpada, já paga 37,84% no preço dela; e 48% na conta de energia. Quando parte para a primeira higiene do dia paga 34% no preço da escova dentes, 31,37% no valor da pasta e 37,88% na conta da água. Você vai ao vaso sanitário e já está contribuindo com 32,55% no imposto do papel higiênico.
Ao fazer a barba, lá vão 40,78% de impostos no preço do barbeador e 57,05% no do creme de barbear. Você entra embaixo do chuveiro e já vai pagando 31,13% no valor do sabonete. Acaba o banho e se enxuga com uma toalha que traz embutidos no preço 26,05% de impostos.
Entra no quarto, usa o desodorante e paga 37,37% de imposto. Veste cueca, 34,57%; calça, 37,67%; e camisa, 34,67%. Calça meias, 34,567%; e sapatos, 36,17%.
Na cozinha toma um café, 16,52%; com leite, 28,17; e adoça com açúcar, 30,60%. Pega um pãozinho francês, 16,86%; e passa manteiga, 33,77% de imposto.
E isso tudo ainda sem colocar os pés para fora e casa nem ligar o celular…
(Ascom/Acim)
Feirão do Imposto
Pacheco retira PEC do Quinquênio da pauta
Justificativa cita a necessidade de tempo para avaliar o impacto financeiro da medida nas contas públicas
Publicado em 22/05/2024
às 12:43
Presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
Após consultar o Colégio de Líderes, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu retirar de pauta a Proposta de Emenda à Constituição (PEC n° 10/2023) que concede bônus mensal para funcionários públicos da carreira jurídica, como juízes, promotores e ministros dos tribunais superiores (Militar, do Trabalho, Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal).
Pacheco disse que o motivo é avaliar o impacto financeiro com a inclusão de novos cargos a serem contemplados antes do texto ir ao plenário. Afirmou também que outra razão para adiar a análise é a situação de calamidade que atingiu o Rio Grande do Sul por conta das chuvas.
“Optamos por tirar da pauta em função de todos os acontecimentos do RS, e também dar o tempo para uma avaliação de impacto financeiro, sobretudo do Poder Judiciário e do Ministério Público, que são as carreiras inseridas na originalidade da PEC, por razões que todos já conhecem”, justificou.
A fala aconteceu depois de almoço no Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), na capital paulistana, na segunda-feira (20).
A proposta dá a magistrados, procuradores e promotores da ativa e aposentados o benefício de 5% de adicional por tempo de serviço, ou ATS, a cada cinco anos, que podem chegar ao máximo de 35% do teto constitucional. O texto é conhecido também como “PEC do quinquênio”.
Segundo a Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado, a PEC tem um impacto anual que pode variar de R$ 5,2 bilhões a R$ 41,7 bilhões. A diferença dos números se dá por depender de quais cargos serão contemplados na proposta.
O maior impasse sobre o texto é que outras carreiras podem receber o bônus, como defensores públicos, auditores fiscais do trabalho, auditores fiscais da Receita Federal, policiais federais e oficiais de justiça.
A PEC foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado em 17 de abril de 2023. Como se trata de uma PEC, precisa de cinco sessões de discussão no plenário antes de ser votada de fato. Até o momento, quatro já foram realizadas. Ou seja, a PEC está a uma sessão de ser aprovada pelos senadores, em mais um benefício ao Judiciário, categoria com os maiores salários da administração pública federal, e que a sociedade não concorda em pagar.
Uma pesquisa divulgada no dia 11 de maio, realizada pela Genial/Quaest, revelou que 76% dos brasileiros são contrários à PEC do Quinquênio, que prevê bônus de 5% a cada cinco anos aos salários das carreiras do poder judiciário e ao Ministério Público.
Pacheco afirmou ser necessário ainda fazer um aprofundamento para estimar o impacto na forma como foi aprovada pela CCJ, com a inclusão de outras carreiras, ou na versão original do texto, que se limitou a integrantes do Judiciário.
“Vamos fazer um aprofundamento nesse estudo em relação à manutenção do que proposta na Comissão de Constituição e Justiça, que foi a extensão a várias carreiras, ou se deve se resumir à originalidade da proposta,” afirmou o presidente do Senado.
Por Val-André Mutran – de Brasília
Judiciário, Política, Senado Federal
IX Semana de Enfermagem atrai 2000 participantes em Belém
Evento focado na capacitação e integração profissional se expande para 23 municípios do Pará
Publicado em 22/05/2024
às 13:29
Profissionais e estudantes de Enfermagem participaram nos dias 16 e 17 de maio, no Hotel Sagres, da XIX Semana de Enfermagem (Senf), promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren- PA). O encontro teve como propósito aprofundar os conhecimentos dos participantes em temas relevantes da profissão e fomentar a interação entre os profissionais em formação.
A abertura contou com a participação de autoridades e representantes de entidades e movimentos sindicais. Antônio Marcos Freire, presidente do Coren-PA, apresentou dados sobre a gestão do atual biênio (2024-2026), destacando a inauguração da nova sede do conselho, prevista para junho, além de números de registros ativos de profissionais no estado do Pará, bem como o trabalho de fiscalização da autarquia federal.
Antônio Marcos comentou sobre a Semana de Enfermagem. “Celebramos a Semana de Enfermagem com o tema ‘O impacto das tecnologias para o futuro da Enfermagem: formação, ética e cuidado’. O objetivo é discutir o papel das tecnologias na assistência da Enfermagem, abordando desde a formação até a prática, sempre com foco na ética e no cuidado. Nosso compromisso é garantir que esse debate continue não só durante a semana, mas ao longo do ano,” afirmou.
O evento teve início com uma conferência magna ministrada pela Enfermeira Danielle Cruz, abordando o impacto das tecnologias para o futuro da Enfermagem, tema central do encontro. Em seguida, o Enfermeiro Marcondes Mateus mediou uma mesa redonda sobre meio ambiente e repercussões na saúde da população amazônida. Outras atividades incluíram uma conferência sobre autocuidado e estratégias para profissionais de Enfermagem e uma palestra do Enfermeiro Raimundo Picanço sobre atenção à saúde materno-fetal no pré-natal do homem trans, encerrando o primeiro dia do encontro.
Freire ressaltou a importância da programação da Semana de Enfermagem para profissionais e estudantes. “Foi uma oportunidade singular para todos os presentes na Senf, onde puderam compreender as diversas nuances do processo que se instala e exige de nós um debate profundo e necessário para ampliar, modificar e aperfeiçoar as ações da Enfermagem em relação à sociedade, seja como indivíduo, a família ou a comunidade”, avaliou.
Doação de alimentos não-perecíveis serão enviados para o RS
Para participar do encontro, os participantes doaram 3 kg de alimentos não-perecíveis. Os alimentos arrecadados serão destinados aos moradores do Rio Grande do Sul, que foram impactados pelos temporais que devastaram boa parte do estado.
Estudante fala da Experiência de participar pela primeira vez do evento
Participando pela primeira vez da Semana de Enfermagem, a estudante Manoela Moreno, falou da experiência como única e inovadora. “Está sendo uma coisa muito diferente, muito inovadora porque eu estou conseguindo adquirir muitas informações em relação a vários âmbitos da Enfermagem, tô gostando muito”, declarou.
Manoela dividiu sua experiência na Semana da Enfermagem, destacando atividades que a marcaram profundamente. “A obstetrícia me despertou interesse pelo fato de ter aquele cuidado com o bebê e com a mulher, a parte da humanização, me deixou emotiva”, revelou. Ela também enfatizou a relevância do tema central abordado pela Enfermeira Danielle Cruz, como uma grande referência para as profissionais da Enfermagem no Pará. “Ter ela (Danielle) como um dos símbolos dessa profissão, no Pará, é muito importante”, concluiu.
Coren-PA amplia Semana de Enfermagem para municípios do Pará
Além da capital paraense, a Semana de Enfermagem vai ampliar o acesso dos profissionais e estudantes de Enfermagem a 23 municípios do Estado do Pará. “Começamos a Semana de Enfermagem por Belém, mas estamos expandindo para outros municípios do Estado, onde o Coren-PA levará conhecimento por meio de conferências, mesas-redondas, talk shows e palestras”, concluiu Antônio Marcos Freire.
Sorteio
No encerramento da Semana de Enfermagem, diversos sorteios animaram os participantes. Entre os mais aguardados estava o sorteio para o 26º CBCENF, que este ano será realizado em Recife (PE), proporcionando uma chance exclusiva aos vencedores.
Sobre a Semana da Enfermagem
A Semana da Enfermagem é marcada pelo nascimento da precursora Florence Nightingale, em 12 de maio, e pela morte da pioneira Anna Nery, em 20 de maio. Nestas datas, comemora-se o Dia do Enfermeiro (12) e o Dia do Auxiliar e Técnico (20). Com mais de 3 milhões de profissionais de Enfermagem habilitados para o exercício no Brasil, os conselhos regionais de Enfermagem promovem de 12 a 20 de maio a Senf.
Enfermagem
Trem da Vale disponibiliza novo sistema de entretenimento para passageiros da Estrada de Ferro Carajás
De forma gratuita, serviço disponibiliza mais de 60 horas de conteúdo sem consumir internet dos usuários
Publicado em 22/05/2024
às 15:56
A Vale acaba de lançar um novo sistema de entretenimento para os usuários da Estrada de Ferro Carajás (EFC). Agora, quem viaja no Trem de Passageiros, que liga Parauapebas (PA) a São Luís (MA), além de assistir a filmes nas telas de bordo disponíveis nos vagões, poderá acessar a programação a partir do seu próprio dispositivo móvel (smartphone, tablet ou notebook), de forma gratuita e off-line.
O serviço é disponibilizado para os viajantes das classes executiva e econômica. Para acessar, basta que o usuário desligue seus dados móveis, conecte-se à rede wi-fi “Nos Trilhos” e acesse o endereço www.nostrilhos.neoplay.top. O catálogo disponibiliza 60 horas de conteúdo, com produções de classificação livre, ou seja, que podem ser vistas por pessoas de qualquer idade. Os filmes são de gêneros diversos, como ação, aventura, drama, romance e infantil.
O Trem de Passageiros da EFC é o único que oferece regularmente viagens de longa distância na região Norte. Em funcionamento há 38 anos, ele percorre cerca de 860 quilômetros, com 15 pontos de parada entre os Estados do Pará e Maranhão. Em alguns trechos, a passagem de trem chega a ser 40% mais barata que a rodoviária, considerando o mesmo percurso. Com uma média de 20 vagões, a cada viagem, ele transporta cerca de 1.200 passageiros.
Parceria para ampliar conectividade ao longo da ferrovia
Outras duas ações somam ao cuidado para melhorar a conectividade dos usuários do Trem da Vale e beneficiar as comunidades vizinhas à EFC. A primeira, a implantação, em parceria com a Vivo, de uma infraestrutura para ampliar o alcance do sinal de internet 4G ao longo da Estrada de Ferro Carajás. A iniciativa inclui a instalação de 49 novas torres de telefonia e ativação de sinal em outras 27 torres já instaladas, além da aquisição e instalação de novos equipamentos. O investimento, de cerca de R$ 240 milhões, deve ser concluído em 2026.
O projeto também vem para melhorar a conectividade dos usuários e prevê que todas as 15 estações de passageiros ao longo da EFC terão sinal de internet grátis. A nova infraestrutura de rede também levará mais segurança e eficiência para a operação da EFC, pois toda a comunicação da ferrovia se tornará digital, agilizando acesso a dados gerados pelas composições e possibilitando a implantação de sistemas ainda mais inovadores, contribuindo para a construção da EFC do futuro.
Assinar:
Postagens (Atom)