terça-feira, 6 de julho de 2021
Repartições públicas municipais de Parauapebas terão recesso de 19 a 30 de julhoEm documento assinado na manhã desta segunda-feira (5), o prefeito municipal de Parauapebas, Darci José Lermen (MDB), estabeleceu, através do decreto de número 1452, de 2 de julho de 2021, recesso funcional nas repartições públicas municipais no período de 19 a 30 de julho de 2021.
O documento estabelece que o recesso não se aplica às unidades administrativas que prestam serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente, em especial as atividades finalísticas indispensáveis ao enfrentamento da Covid-19.
Josemir solicita melhorias nas comportas que regulam nível da água do lago do Nova CarajásMelhorias na infraestrutura e nas comportas que fazem a regulação do nível da água do lago do Bairro Nova Carajás foram solicitadas pelo vereador Josemir Silva (Pros) na Indicação n° 464/2021, apresentada na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (29 de junho).
O vereador informou na proposição que recebeu várias solicitações de cidadãos que frequentam o espaço em busca de lazer, para praticar exercícios físicos ou desfrutar de momentos com a família, mas tem se deparado com um local que precisa de reparos e mais atenção do poder público.
“O lago da Nova Carajás necessita de manutenção das comportas, bem como melhorias na estrutura, manutenção da área verde e pista de caminhada, além de pintura da escala métrica. Todos os serviços pedidos nesta indicação tem como objetivo dar mais qualidade de vida aos que usam aquela área, além de proporcionar lazer, segurança e conforto a população”, relatou.A Indicação n° 464/2021 foi aprovada pelos demais parlamentares e enviada para as devidas providências do prefeito Darci Lermen e do secretário municipal de Obras, Wanterlor Bandeira.
Coluna do Lima Rodrigues – 6 de julho de 2021Geólogo Breno Augusto quer que suas cinzas sejam jogadas em Carajás
“Está no meu testamento que, caso a Vale e o IBAMA permitam, as minhas cinzas, e agora também as de minha esposa Yolanda, deverão ser jogadas em Carajás, entre as serras Norte e Sul. Se possível, ao som de My Way* e de Carinhoso*, que são as duas músicas que marcaram a minha vida, nem que seja apenas cantarolando”. A declaração foi feita pelo geólogo Breno Augusto dos Santos, que no dia 31 de julho de 1967 fez um pouso de abastecimento em uma clareira no sudeste do Pará e acabou descobrindo a Mina de Carajás. Em entrevista exclusiva para a série “Entrevistas com Pioneiros”, que estamos publicando no site www.pebinhadeacucar.com.br, de Parauapebas (PA), e que será transformada em um livro, Breno conta mais detalhes da descoberta. “A ideia inicial era procurar manganês, mas o que foi encontrado ali mudou a história da Vale e colocou o Brasil no mapa da mineração mundial”, destaca o texto da Vale ao falar sobre os 50 anos da descoberta da Mina de Carajás.
* “My Way” é o título em inglês da canção francesa “Comme d’habitude”, que foi lançada pela primeira vez pelo autor, Claude François, em 1967, na França. Em 1968, Frank Sinatra lançou sua versão em inglês, adaptada por Paul Anka e que virou um de seus maiores clássicos.
*Carinhoso é uma das obras mais importantes da música popular brasileira. Foi composta por Pixinguinha entre 1916 e 1917, mas gravada pela primeira vez em 1928, contando somente com a parte instrumental.
Posteriormente Carinhoso recebeu letra de João de Barro, sendo gravada com grande sucesso por Orlando Silva em 1937. (Fonte: https://pt.wikipedia.org).
Breno Augusto dos Santos nasceu na cidade paulista de Olímpia em 1º de julho de 1940 (acabou de completar 81 anos). O geólogo foi o grande responsável pela descoberta da reserva de minério de ferro Carajás em 1967. Aliás, a descoberta ocorreu no mesmo mês de seu nascimento, só que em data diferente: 31 de julho. Sua história de vida está ligada diretamente ao desenvolvimento da Amazônia e sua descoberta contribuiu bastante para o setor mineral do Brasil. A entrevista completa, em que ele conta detalhes da descoberta da Mina de Carajás, será divulgada em breve no site www.pebinhadeacucar.com.br.
Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas
A edição de 2021 do maior evento de cooperativismo exclusivo a mulheres promete ser um sucesso. No ano passado, o Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas (ENMCOOP) registrou mais de 170 mil visualizações nas palestras e nos painéis virtuais durante os dois dias de evento. Foram mais de 20 mil participantes de mais de 10 países.
Para a edição de 2021, que ocorrerá em 21 e 22 de setembro, as expectativas também são as melhores. Temas como o cenário político e econômico para o agronegócio brasileiro pós-pandemia, mercado financeiro e commodities estarão na programação do evento, que vai tratar também sobre a gestão 5.0, alta performance no campo, as contribuições dos jovens ao agro do presente e do futuro, sucessão familiar, empreendedorismo e agricultura digital.
Na abertura, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, abordará o tema “A importância da consolidação da imagem do agro brasileiro para o mundo”. Nomes conhecidos entre as mulheres do agro, como a Presidente da Bayer, Malu Nachreiner, a Presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teka Vendramini, a especialista em sucessão familiar, Mariely Biff, a advogada especialista em agro, Ticiane Figueiredo, e a palestrante, Dani Amaral, que inspira pessoas e empresas a saírem mais fortes das dificuldades, também farão parte da programação.
O ENMCOOP será realizado de forma totalmente virtual e mais informações estão disponíveis no site gpoconecta.com.br/enmcoop.
(Material enviado para a coluna pela jornalista Lilian Munhoz – SP).
Mato Grosso participa pela 3ª vez do Circuito Nelore de Qualidade em 2021
Alta Floresta (MT) sediará a 5ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, nos dias 5 e 6 de julho. Com a meta de avaliar ao menos 400 animais, o município é o terceiro do estado a receber uma etapa da 23ª edição do Circuito. A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) realiza o evento em parceria com a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT) e apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
“Esta é a terceira etapa do ano que Mato Grosso recebe. Tivemos ótimos números em Araputanga e em Pontes e Lacerda. Por isso, não esperamos menos de Alta Floresta. Mato Grosso é o estado líder de rebanho bovino nacional e receberá, até o momento, mais sete etapas. Mesmo com a pandemia, os números estão positivos, o que nos deixa muito satisfeitos e nos dá motivo para parabenizar os pecuaristas que nunca deixaram de produzir com qualidade”, ressalta Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.
Após Alta Floresta, o Circuito terá mais 30 etapas, incluindo as cidades paraenses de Marabá, Redenção e Santana do Araguaia. (Texto Comunicação – SP).
Lançamento do Anuário Leite 2021, da Embrapa Gado de Leite
Foi com muita honra que recebi o convite para participar do lançamento do Anuário Leite 2021, da Embrapa Gado de Leite, realizado na segunda-feira, dia 05 de Julho, às 18h, pelo Canal da Embrapa no YouTube.
“A Embrapa Gado de Leite convida para o lançamento do Anuário Leite 2021, publicação que reúne 34 artigos sobre números do leite no Brasil e no mundo, reportagens especiais sobre diversos temas importantes da cadeia de produtos lácteos e artigos de opinião ligados à atividade. Trata-se da publicação com os dados e as análises mais atuais do leite, inclusive sobre a pandemia. O Anuário conta, também, com especial sobre Biosseguridade e artigo especial sobre ESG.
Participaram do evento de lançamento: Paulo Martins, chefe-Geral da Embrapa Gado de Leite; Bruno Carvalho, chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite; Geraldo Borges, presidente da Abraleite), e Marcelo Carvalo, CEO da Agripoint.
O evento teve como mediadores:Nelson Rentero (Editor do Anuário Leite 2021) e o jornalista Altair Albuquerque (diretor da Texto Comunicação). (Texto Comunicação).
Estruturação e integração são fundamentais para o desenvolvimento do mercado de carbono verde no país
Para o Brasil ter sucesso no mercado de carbono, é necessário, primeiramente, haver uma estruturação legal e uma regulamentação clara e transparente do setor, acompanhada do cumprimento da lei. A segunda premissa é integrar toda a cadeia do agronegócio: fornecedores, produtor rural, consumidores, investidores, indústria de processamento, sistemas de varejo e logística, institutos de pesquisa, universidade e entidades setoriais. A avaliação é do presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Marcello Brito, que será o anfitrião, juntamente com o CEO da B3 A Bolsa do Brasil, Gilson Finkelsztain, do 20º Congresso Brasileiro do Agronegócio, que acontecerá no dia 2 de agosto e abordará o tema central Nosso Carbono é Verde.
O 20º Congresso da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), em parceria com a B3 A Bolsa do Brasil, deverá reunir milhares para tratar dos diferentes aspectos ligados ao mercado de carbono verde em três painéis: Energia Limpa e Sustentável, Brasil Verde e Competitivo, e O Futuro do Agro no Comércio Mundial. (Mecânica Comunicação – SP).
Implantação do programa “Água para todos” e capacitação de profissionais do turismo são propostas por Léo MárcioO vereador Léo Márcio (Pros) apresentou duas indicações na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (29 junho), propondo melhorias nas políticas públicas de distribuição de água no município e capacitação em língua estrangeira para profissionais que atuam no turismo.
Água para todos
Foi por meio da Indicação n° 462/2021, que Léo Márcio propôs ao prefeito Darci Lermen a implantação do Programa “Água para todos”, urgentemente, para beneficiar a população com medidas que garantam o abastecimento, a distribuição e o efetivo fornecimento de água potável.
Junto a proposição, o vereador anexou um anteprojeto de lei com sugestões de funcionamento do referido programa, que foi elaborado após ouvir a população e fazendo consultas técnicas e jurídicas sobre o assunto, para sanar de vez os problemas de abastecimento de água em Parauapebas.
Segundo o parlamentar, o programa funcionaria com a implantação de microssistemas de abastecimento de água na zona rural e nos bairros mais afastados do centro, por meio da construção de poços com motor e bomba, bem como um sistema de tratamento adequado nesses espaços, por ser essa uma medida mais rápida e eficaz.
Além disso, sugere-se a projeção e construção de novas unidades de produção e tratamento de água, a fim de se alcançar efetivamente toda a população urbana de Parauapebas. Nesse sentido, indica-se a interligação entre reservatórios existentes, com fins de levar água potável aos bairros mais distantes e precários da cidade.
Propõem-se ainda a construção de um novo sistema de captação e tratamento de água do Rio Parauapebas, bem como a ampliação e modernização das Estações de Tratamento de Água (ETA’s) já existentes no município. O programa faria também a distribuição gratuita de caixas d’água ou construção de cisternas para famílias de baixa renda.
“A finalidade desta proposição é, antes de tudo, sugerir uma solução para resolvermos efetivamente a problemática de falta de água potável que ainda atinge diversas camadas populacionais de Parauapebas, em especial de bairros mais distantes da região central”, enfatizou.
Capacitação profissional no turismo
Na sequência, Léo Márcio apresentou a Indicação n° 463/2021, na qual pediu a implantação de um programa de ensino e capacitação de língua estrangeira, inglês e espanhol, bem como na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para profissionais de Parauapebas que atuam nos setores de hotelaria, restaurantes, transportes e semelhantes, a fim de promover a qualificação técnica e o desenvolvimento da economia e turismo local.
“Destaca-se que a capacitação desses profissionais em línguas estrangeiras e de sinais afetará positivamente e de maneira direta a economia local e o turismo que está se desenvolvendo, visto que Parauapebas já recebe muitas pessoas vindas do exterior em decorrência da empresa multinacional que exerce atividades em nossa cidade, e, também, nosso município está se estruturando para se tornar uma das referências turísticas do Brasil”, justificou o parlamentar.
O vereador sugeriu ainda opções para que a prefeitura realize as capacitações: por meio de parcerias com instituições privadas que disponibilizam os cursos citados; contratação de professores de língua estrangeiras e língua de sinais, e/ou através da criação de cursos específicos de capacitação de maneira presencial ou on-line.
Aprovação
As duas indicações de Léo Márcio foram aprovadas pelos demais parlamentares e enviadas para o Poder Executivo Municipal, a fim de que o prefeito Darci Lermen analise a viabilidade de colocar em prática as sugestões do vereador.
Lapidadores de Parauapebas têm trabalhos expostos no Partage Shopping
Hanny Amoras
Publicado em: 06/07/2021Uma pequena amostra do que lapidadores de pedras preciosas podem produzir foi exibida no último final de semana no Partage Shopping, atraindo a atenção e olhares de gente de toda idade, de crianças a idosos. Nas vitrines, o brilho de ametistas, quartzos incolores, topázios e as ferramentas usadas num trabalho que é uma verdadeira obra de arte.
“Nossa, maravilhoso! As pedras lindas, as cores bem exuberantes, trabalho maravilhoso, muito bonito mesmo. Uma joia muito linda pra gente ter de recordação, principalmente sendo feita aqui na cidade de Parauapebas”, opinou a auxiliar de Departamento de Pessoal, Cristiane Lima.
A intenção da Prefeitura de Parauapebas, ao realizar a I Exposição de Gemas e Joias, foi exatamente para isso: mostrar o trabalho de lapidação feito por gente do próprio município, sob a batuta da Secretaria de Desenvolvimento (Seden).
E quem visitava a exposição não escondia a surpresa em saber da novidade, como a educadora física Márcia Martins, moradora de Curionópolis, que se encantou e elogiou o trabalho.
“Muito bonito, muito interessante desenvolver o nosso trabalho aqui dentro de Parauapebas porque mostra a cultura e ao mesmo tempo dá trabalho aos jovens hoje e aos produtores também da nossa região, que é uma região de mineração”, disse ela. “Vocês estão de parabéns!”
Ao lado das pedras já lapidadas, as pedras brutas de onde as gemas são retiradas também exibiam brilho, beleza e atiçavam a curiosidade dos visitantes. Era mais quem queria tocar no produto. Houve quem já quisesse comprar joias, mas elas estavam ali tão somente para mostrar, além do seu próprio valor e qualidade, a capacidade dos lapidadores da terra.
Com a exposição, a Seden espera ter motivado outras pessoas a realizarem o curso. “Hoje, em Parauapebas, como as pedras saem brutas, as pessoas, a população não têm consciência do que a gente tem de riqueza em nossa região. Então, a intenção da exposição é que as pessoas vejam o trabalho que está sendo feito e saber também que elas têm a possibilidade de também aprender uma nova profissão”, frisou a coordenadora municipal de Gemas e Joias da Seden, Lídia Abreu.
Para quem tem interesse na profissão, a coordenadora adiantou: um novo curso de lapidação será realizado no segundo semestre deste ano.
domingo, 4 de julho de 2021
Polícia Federal indicia Renan por suposta propina da Odebrecht
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/policia-federal-indicia-renan-por-suposta-propina-da-odebrecht/
Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.A Polícia Federal indiciou o senador Renan Calheiros (MDB-AL) sob a acusação de que ele recebeu R$ 1 milhão em propina para atuar, no Senado, pela aprovação de um projeto de interesse da empreiteira Odebrecht. As informações sao do jornal O Globo.
O suposto crime, segundo a Polícia Federal, ocorreu em 2012, quando Renan era o presidente do Senado. Na ocasião, a casa aprovou um projeto de resolução, depois convertido em resolução, que impedia a concessão de benefícios fiscais a produtos importados.
Renan reconhece o apoio à proposta, mas nega que tenha agido por motivações ilícitas. O senador chamou a ocorrência de "acusação sem prova" e relacionou o indiciamento à sua atuação na CPI da Covid do Senado, da qual é o relator. Pela participação na comissão, Renan se tornou uma das principais figuras contra o governo de Jair Bolsonaro no Congresso.
O que muda na política ambiental do governo Bolsonaro após a saída de Ricardo Salles?
Vai abrir diálogo com ambientalistas e ONGs
Vai focar no combate ao desmatamento
Vai reforçar laços com o agronegócio
Vai focar na diplomacia e resgatar o Fundo Amazônia
Nada, vai continuar tudo igual
Tudo sobre:
Jair Bolsonaro
Odebrecht
Renan Calheiros
40
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/policia-federal-indicia-renan-por-suposta-propina-da-odebrecht/
Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Operação “Tânatos” prende suspeitos de participar da morte de quatro pessoas enterradas em cemitério clandestino
A operação, que mobilizou uma força-tarefa da segurança pública, foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (23). Um homem foi preso, um morreu em confronto com os policiais e um adolescente foi apreendido acusados de envolvimento nos crimesA Polícia Civil do Pará deflagrou, na manhã desta quarta-feira (23), a Operação “Tânatos” para dar cumprimento a mandados de prisão e busca e apreensão em Belém e Ananindeua dos suspeitos de envolvimento na morte de quatro pessoas, que foram encontradas enterradas em um cemitério clandestino em uma área de Ananindeua. Durante a ação, um adolescente foi apreendido e com ele, a polícia encontrou o telefone celular que pertencia ao bombeiro militar Alan Tadeu Neco Vieira, de 26 anos, uma das vítimas encontrada enterrada no cemitério.
O bombeiro era de Parauapebas e estava lotado no Aeroporto de Belém. Na operação, foram cumpridos dois mandados de prisão e um homem foi preso. Um segundo suspeito, apontado como líder da associação criminosa, resistiu à ordem de prisão, efetuou vários disparos contra os policiais, e houve troca de tiros. Mesmo socorrido e levado a uma unidade de saúde, o suspeito morreu.
A operação Tânatos foi coordenada pela Divisão de Homicídios (DH) e é consequência de uma força-tarefa instalada na Divisão de Homicídios desde a ocorrência dos crimes. Durante as investigações, que reuniram mais de 100 agentes, com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), também foram apreendidos documentos, uma arma de fogo e celulares dos envolvidos.
Todas as vítimas – encontradas em uma área de mata em Ananindeua – já foram identificadas, porém, os corpos de um homem e uma mulher ainda estão no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC), em Belém, e devem passar por exame de comparativo genético com familiares.
Segundo a Polícia Civil, o teste é necessário em consequência do estado avançado de decomposição em que foram encontrados. Em um levantamento preliminar, foi constatado que nenhuma das vítimas tem passagem registrada pela polícia. A ligação entre as vítimas ainda está sendo alvo de investigação.
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, a resposta foi rápida nas investigações, apenas 13 dias após a localização das vítimas, foram identificados os criminosos. “A força-tarefa foi composta por inúmeros agentes da Polícia Civil, além da participação direta de outros órgãos que compõem o sistema de segurança pública, como o CPC Renato Chaves, Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, além do reforço e parceria do Ministério Público Estadual. Todos os mandatos foram feitos com provas contundentes que todos os alvos tinham ligação com os crimes”, frisou o delegado.
Ainda de acordo Resende, um quarto envolvido no crime estava se abrigando na casa de parentes no interior do estado, mas no último fim de semana, ele se envolveu em uma briga, foi atingido com tiros de arma de fogo e morreu. A operação continua e as diligências estão sendo feitas na capital e no interior do estado.
Segundo Walter Resende, quem tiver informações que possam ajudar nas investigações, pode repassar para o Disque Denúncia, 181. A ligação é gratuita e o sigilo é garantido.
Tina DeBord
“Amazônia Viva” encerra mais uma fase com 31 garimpos desativados e 17 pessoas presas
Nessa fase da operação, iniciada em outubro e concluída no último sábado (7), foram apreendidos ainda armas de fogo, tratores, madeira ilegal, 50 kg de cassiterita, entre outros objetosA Operação “Amazônia Viva” encerrou mais uma fase de atuação no combate a crimes ambientais no Pará. Mais de 770 metros cúbicos de madeira ilegal, além de armas de fogo e veículos utilizados para dar suporte à exploração irregular de madeira e minério foram apreendidos nessa fase da operação, que teve a participação do Batalhão de Polícia Ambiental, em conjunto com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.
A operação iniciou no dia 20 de outubro e foi concluída no último sábado (07), contabilizando entre os materiais apreendidos 19 armas de fogo, 73 munições, 13 retroescavadeiras, 33 motosserras, cinco geradores, 50 kg de cassiterita, 1.300 litros de combustível, entre outros. Foram apreendidos ainda pelos agentes cerca de 28 metros cúbicos de madeira serrada e 746 de madeira em tora.Durante a operação também foram embargadas uma área de 5.220 hectares, 31 garimpos ilegais foram desativados e dezessete pessoas foram presas. Participando da operação, a Polícia Militar destaca que o Comando de Policiamento Ambiental (CPA) tem atuado em diversas operações de combate ao desmatamento ilegal, exploração ilegal de madeira, caça de espécies amazônicas e outros crimes ambientais. Além do Batalhão de Polícia Ambiental, também integram o CPA a Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipamb) e a Companhia Independente de Polícia Fluvial (Cipflu)
Dom Eliseu: Homem é alvejado a tiros no Bairro Esplanada
O crime aconteceu na noite desta sexta-feira (2). A vítima chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Regional de Paragominas, no sudeste do estado, mas morreu quando passava por cirurgia
Publicado em 04/07/2021
às 01:03Um homem foi alvejado a tiros na noite desta sexta-feira (2), em Dom Eliseu, no sudeste do Pará. Renato Oliveira, de 24 anos, foi baleado no seu local de trabalho, localizado no Bairro Esplanada, por um homem ainda não identificado.
Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Municipal de Dom Eliseu e depois transferido para o Hospital Regional de Paragominas (HRP), também no sudeste do estado, mas faleceu enquanto passava por cirurgia, na madrugada deste sábado (3).
Segundo testemunhas, Renato estava no seu local de trabalho, quando um homem chegou a pé e atirou ao menos quatro vezes contra ele. A Polícia Civil já está investigando o caso, mas ainda não divulgou informações sobre o crime.
Recuperação de áreas mineradas gera renda de quase R$ 1 milhão para cooperativa
Ação também contribui para o reflorestamento na Amazônia e mostra a viabilidade de negócios sustentáveis.“O meu sentimento é de restauração da vida, de poder contribuir com dias melhores para a humanidade”. É assim que Ana Paula Nascimento, presidente da Cooperativa dos Extrativistas (Coex) expressa sua emoção com o trabalho de coleta de sementes realizado na Floresta Nacional de Carajás. Toda a variedade coletada por eles é adquirida pela Vale e empregada em ações de recuperação de áreas mineradas ou de compensação ambiental realizadas pela empresa. A atividade, além de gerar renda de forma sustentável, tem contribuído para a conservação da Amazônia no sudeste do Pará.
O total de 5,6 mil quilos de sementes foram coletadas no ano passado pela Cooperativa, que conta com 45 famílias associadas. A coleta gera trabalho e renda para os cooperados. Em 2020, a venda das sementes rendeu R$ 905 mil em recursos financeiros à Cooperativa. Este ano, de janeiro a abril, a Vale já adquiriu 2 mil quilos de sementes coletadas nas unidades de conservação da região. Entre as espécies, a castanha-do-Pará, jaborandi, flor de Carajás, açaí, ipê amarelo e tantas outras plantas numa diversidade de formas, cores e tamanhos.
Ana Paula explica que uma das funções da cooperativa “é diversificar e criar novas matrizes econômicas e preparar os associados em diversas atividades, seja com a folha, semente ou qualquer outro produto florestal não madeireiro”. “O convênio para coleta de sementes veio trazer essa diversificação e autonomia financeira para a cooperativa e também inserir e dar novas oportunidades para os cooperados. É uma atividade muito promissora que tem um mercado mais aberto em comparação a coleta da folha do jaborandi e que vem fomentar a renda dos cooperados. Sem falar na questão ambiental, em estar contribuindo para o reflorestamento e manter a floresta em pé”, comemora.
Recuperação planejada – Conforme as sementes é preparado um mix, que plantado recupera o verde em área antes utilizadas pela mineração. Todo trabalho de plantio é calculado com uso de espécies que atraem insetos, pássaros ou roedores, que estimulam a polinização e a dispersão das sementes, fazendo o verde tomar conta de todo cenário novamente. “Quem diria? Uma semente tão pequena se tornar uma lindeza. Uma árvore tão imponente. Tão importante. Um gigante! Porque é assim que eu vejo a floresta: um gigante”, diz Ana.
Segundo a gerente de Meio Ambiente da Vale, Marlene Costa, é a essência do ciclo da vida. “O plantio contribui para o retorno das espécies de plantas típicas da região, o retorno dos animais do início ao topo da cadeia alimentar e, assim, a conservação de espécies nativas. O que contribui para a melhoria da qualidade da água e do ar, para o equilíbrio do ecossistema do planeta, para evitar a erosão e degradação do solo e combater os gases do efeito estufa, enfim um ciclo da vida, que beneficia a todos nós”, diz a gerente.
Saber natural com conhecimento científico
Os cooperados também tem ampliado o conhecimento sobre a diversidade da Amazônia com capacitação para a identificação e mapeamento de plantas chamadas matrizes, de onde é coletada a semente. Para a maioria das espécies, é acompanhado o ciclo de floração, frutificação e de dispersão de sementes, o que contribui para garantir uma variedade e qualidade das sementes a serem usadas no plantio.
“Isso vem agregar nas atividades que a gente desenvolve, porque hoje os cooperados tem o conhecimento tradicional, mateiro, que aliado a essa parceria com os treinamentos, vem nos proporcionar o conhecimento científico. Por exemplo, podemos conhecer uma planta aqui por um nome e em outra região ser outro, já a linguagem científica é única e universal. Também passamos a saber identificar, quando uma planta estará dispersando, o que vai dando propriedade, conhecimento diverso, o empoderamento dos cooperados nas atividades para o próprio negócio”, diz Ana.
A Coex é a única cooperativa que possui autorização do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) para execução da atividade de coleta de sementes na Flonaca. A Cooperativa também executa a atividade de coletas de folha do jaborandi. Desta espécie é extraída substância denominada pilocarpina, vendida pela Coex para empresas farmacêuticas para produção de colírio usado no combate ao glaucoma. O convênio com a Cooperativa foi estabelecido em 2017, desde então, a Vale adquire sementes da Cooperativa para as ações de reflorestamento.
Em 2019, a cooperativa também foi selecionada para o Programa de Aceleração de Negócios da PPA (Plataforma Parceiros pela Amazônia), apoiado pelo Fundo Vale, e tem recebido mentorias em gestão financeira e administrativa de negócios, logística, comercialização, marketing e mensuração de impacto. Além disso, recebeu investimento por meio de empréstimo com condições facilitadas para conseguir dar um salto em suas operações. O Programa busca fortalecer o empreendedorismo na Amazônia e os negócios que trazem benefícios sociais e ambientais para a região.
Com informações
Ministro explica razão de Pará ter sido preterido da construção de ferrovia
As explicações foram prestadas em live patrocinada pelo Sinduscon-PABrasília – Nesta segunda parte da reportagem especial assinada pelo correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília, o ministro da Infraestrutura, considerado por alguns o melhor ministro do governo Jair Bolsonaro (sem partido), presta esclarecimentos sobre a polêmica decisão do governo federal em aplicar recursos advindos de antecipação de outorga de concessão de estradas de ferro administradas pela Vale, que serão empregados na construção de uma ferrovia que vai beneficiar o estado do Mato Grosso, em detrimento do Pará. O ministro se manifestou durante uma live patrocinada pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA). Acompanhe abaixo o que disse Tarcísio Gomes de Freitas, titular da pasO tema mais aguardado da live foi quando o presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho, perguntou ao ministro Tarcísio o que seria um “ruído”, conforme suas palavras, sobre os critérios que foram adotados pelo governo federal em relação às outorgas, especialmente a da Estrada de Ferro de Carajás, explorada pela Vale, cujos recursos de renovação não foram utilizados em território paraense.
Gomes de Freitas agradeceu a pergunta e disse ser oportuno as explicações que passou a elencar.
Segundo o titular da Infraestrutura, na época, havia uma disputa, inquietação e um descontentamento muito grande com relação ao assunto. A razão, de acordo com o ministro, é que havia no imaginário de todos que a outorga era bilionária e que daria para fazer uma série de coisas. “A ideia de fazer ferrovia através de outorga foi nossa, porque do contrário, toda outorga iria para o Tesouro, como sempre foi. Tivemos a ideia de usar as outorgas para fazer ferrovias, e é natural quando a gente pensa nisso as pessoas se perguntem: como é que foi feito esse processo de concessão da Vale no passado? Fomos habilidosos, porque poderia surgir o seguinte questionamento:
— O processo de concessão da Vale não foi exatamente um processo de concessão, porque o processo de concessão da ferrovia estava inserido no processo de privatização de um sistema Mina-Ferrovia-Porto. Há a primeira vitória ao ter o reconhecimento que a ferrovia foi uma concessão.”
Segundo Gomes de Freitas, “a segunda grande vitória foi: se você pegar o contrato da Vale, está lá muito claro – ela poderia fazer a prorrogação de seus contratos de concessão sem pagamento de outorga. E aí vem uma outra questão: quais eram as servidões de investimento que não só a Vale, mas todas as outras concessionárias de ferrovias tinham por ocasião da transferência desses ativos para a iniciativa privada? Resposta: nenhuma!
Observe que o governo passou essas ferrovias para a iniciativa privada. Eles tinham a obrigação de manter um determinado nível de segurança e também um determinado nível de volume de cargas. Eram poucas as servidões,” explicou.
A questão está envolta em alguns parâmetros contratuais e técnicos. O ministro continua a sua explicação comentando: “Como se faz a conta quando se está calculando outorga?” E ele mesmo responde.
“Primeira coisa, outorga é um resíduo. A primeira prioridade é fazer o investimento na própria linha. Não é tanto o caso de Carajás, mas é o caso da FCA, da Vitória-Minas, MRS, é o caso da malha paulista; ferrovias que tinham muitas limitações, muito conflito cidade-ferrovia, muita necessidade de obras de arte especiais, muita necessidade de resolução de interseções em nível, de segregação de ferrovia-cidade. Na malha paulista, por exemplo, a velocidade de operação era de 13 km/h. Após todos os investimentos, a velocidade subiu para 25 km/h. Mas é baixo, perguntariam alguns! Sim, é, mas como eu também estou mudando o trem-tipo de 80 vagões por composição, para 120 vagões por composição e dobrando a velocidade horária, eu estou mais que dobrando a capacidade de carga da ferrovia,” explicou.
“Continuando a conta, pega-se a receita, tiro da receita todos os custos operacionais, a necessidade de investimento que vai ser feita na própria linha; tiro a perda de recursos com depreciação e impostos e aí entra um negócio que é a indenização da base de ativos. E é aí que o bicho pega, por quê? Como eles não tinham a obrigação de fazer investimentos, os que foram feitos – ramal da S11-D (na Mina), duplicação da estrada de ferro, oficinas do Porto da Ponta da Madeira (MA) – e isso tudo pertence a quem?
Nessa oportunidade eu vou transferir todos esses ativos para a União e é justo indenizar a base de ativos. O resíduo que sobra, trazendo para valor presente, é o que é chamado de outorga”, esclareceu.
“Quanto é a indenização da base de ativos de uma ferrovia que teve o ramal da S11-D e demais melhorias? É algo em torno de R$ 18 bi que eu estou me apropriando, que eu estou trazendo para a União”. Então, no final das contas, conclui Gomes de Freitas, o investimento de outorga da Vale foi feito em antecipação e é isso que ninguém percebe.
Ele prossegue, dizendo que: “Todo mundo pensa o seguinte: que tem uma fortuna disponível em forma de outorga. Mas, não tem. Acontece que isso não estava previsto no contrato, foi investido em antecipação e na própria linha, nos estados do Pará e Maranhão. Portanto, quando eu estou fazendo esse acerto de contas no contrato, e eu faço a indenização da base de ativos, eu estou pagando esse investimento que foi feito em antecipação”.
O titular do MInfra complementa: “Mas isso foi feito em proveito da própria Vale! A Vale transporta 200 milhões de toneladas de uma capacidade de 240 milhões. O excedente veio após a obra da duplicação da EFC. É essa capacidade excedente que dá viabilidade à ferrovia Norte-Sul e isso foi feito por meio da duplicação da ferrovia de Carajás. Se não fosse isso, eu não tinha Norte-Sul, não era viável. Eu não estaria conseguindo levar tanta carga para o Arco Norte, sobretudo para o Porto de Itaqui (MA). Era necessário fazer essa indenização da base de ativos, por isso que a gente “recebeu” 18 bilhões de outorga que foram aplicados nos estados do Pará e Maranhão, na forma de antecipação”.
“O problema é que na ora da renovação ninguém se lembra mais disso,” explicou.Na reportagem anterior dessa série, “Sem apoio Pará não consegue viabilizar ferrovia”, as explicações do ministro são contestadas pelo “pai” do projeto da Ferrovia Paraense, o ex-Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Adnan Demachki.
Vale extraiu cerca de R$ 60 bilhões do Pará no 1º semestre
Alvo de CPI aberta pela Assembleia Legislativa do Estado, multinacional segue faturando alto e rindo à toa por conta do preço do minério de ferro, cujo produto de Carajás lhe rende um bônusA cada dia, a mineradora multinacional Vale fica mais rica sobre o solo paraense. De 1º de janeiro a 30 de junho deste ano, a rainha da mineração, e uma das mais poderosas empresas brasileiras, faturou exatos R$ 59.143.034.776,75 em extração de recursos do Pará. A produção mineral total do Pará no primeiro semestre foi de R$ 65.392.783.336,19, com a Vale bancando 90% dela.
A informação foi levantada com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu, que analisou dados da Agência Nacional de Mineração (ANM) atualizados nesta sexta-feira (2). No estado onde é alvo de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), a Vale atua por meio de identidade própria (Vale S.A.), que faturou R$ 55.121.126.443,40 no primeiro semestre, e também pela subsidiária Salobo (Salobo Metais S.A.), que retirou R$ 4.021.908.333,35.
Rindo à toa por conta da subida gloriosa de preço do minério de ferro, seu principal ganha-pão e commodity de que o Pará é o maior especialista global em termos de oferta e qualidade, a multinacional lucra como nunca antes e pode encerrar o ano com R$ 120 bilhões de faturamento só no Pará.
Se isso acontecer, a Vale, sozinha, poderá fazer a produção de riquezas teóricas do estado – expressa em Produto Interno Bruto (PIB) – ultrapassar a de estados como Pernambuco e Goiás e encostar no Distrito Federal. Mas é só mesmo na teoria das estatísticas. No extremo da alucinação econômica, está um estado com algumas das piores e mais difíceis condições de vida do país: ausência de saneamento básico e de moradia adequada; indicadores de saúde e educação públicas ruins; elevada taxa de informalidade no mercado de trabalho; superconcentração de pobreza extrema nos rincões; e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que não decola. É a evidência da riqueza e pobreza de mãos dadas num só casamento.
No ano passado inteiro, a Vale movimentou no Pará, de acordo com a ANM, R$ 86.870.459.474,47. Cálculos do Blog estimam que essa meta será batida no dia 25 de setembro. Em Minas Gerais, onde nasceu, a multinacional retirou só R$ 15.391.171.075,01 no primeiro semestre deste ano. A título de comparação, toda a produção mineral em Minas, por todas as empresas mineradoras, soma R$ 61.365.946.918,17, praticamente o que a Vale sozinha movimenta aqui.
VEJA O FATURAMENTO NO PARÁ DAS 10 MINERADORAS | 1º SEMESTRE
Vale ― R$ 59.143.034.776,75
Mineração Paragominas ― R$ 1.232.720.376,38
Mineração Rio do Norte ― R$ 795.993.529,20
MM Gold ― R$ 651.338.930,77
Alcoa ― R$ 571.044.573,98
D’Gold ― R$ 557.712.746,82
Carol DTVM ― R$ 356.022.125,44
Parmetal ― R$ 233.131.811,27
Imerys ― R$ 221.085.704,11
Serabi ― R$ 207.820.293,90
Entidades protestam e cobram retirada do PL 260 da Assembleia Legislativa no RS
Proposta altera legislação estadual para liberar no RS agrotóxicos proibidos nos países onde são fabricadosContrariando o parecer técnico da Secretaria Estadual da Saúde, o governo do Estado do Rio Grande do Sul mantém na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 260, que propõe alterar a Lei Estadual 7.747/82, que controla o uso de agrotóxicos no Rio Grande do Sul. Em regime de urgência, a votação do PL está prevista para ocorrer na sessão plenária desta terça-feira (29).
Desde o ano passado, quando o projeto entrou em tramitação na Assembleia, mais de 240 entidades contrárias à proposta estão mobilizadas pedindo que o governo Eduardo Leite retire o PL de votação. Nesta segunda-feira (28), cumprindo protocolos sanitários, representantes das entidades e movimentos dos campo protestaram em frente ao Palácio Piratini. Com carro de som, faixas e cartazes, reforçaram o pedido para que o governo retire o projeto da Assembleia.Na última sexta-feira (25), o deputado estadual Edegar Pretto (PT) e o ex-deputado Antenor Ferrari (MDB) se reuniram pessoalmente no Palácio Piratini com o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos. Novamente entregaram documento com informações técnicas a respeito dos prejuízos e impactos que a alteração da lei estadual poderá causar. Também questionaram o motivo do prosseguimento de um projeto que tem parecer contrário de uma secretaria do próprio governo do Estado.
“Essa lei modificada será um retrocesso para a saúde e o meio ambiente. Ela hoje está na vanguarda nacional, especialmente na preservação ambiental. Ainda confiamos na responsabilidade do governo em manter a legislação atual e não liberar no estado venenos proibidos em outros países. Se é proibido lá, porque usar aqui?”, questiona Pretto.
Antenor Ferrari, que é autor da lei aprovada em 1982, também é contrário à alteração da legislação, assim como as diversas entidades das áreas ambiental, da saúde e produção de alimentos, que rechaçam a proposta que está em tramitação na Assembleia gaúcha.
“A lei foi construída com as mãos de centenas de entidades. Não há explicação para que a legislação seja simplesmente revogada na sua essência”, observa Ferrari.Em 10 de fevereiro deste ano, deputados, representantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea RS) e Conselho Estadual de Saúde foram recebidos pelo governador Eduardo Leite no Palácio. No encontro, entregaram documento com assinatura das entidades. O governo atendeu ao pedido de retirada de urgência, mas o projeto seguiu tramitando na Casa. No final de maio, o governo novamente solicitou o regime de urgência para acelerar a votação.
*Editado por Fernanda Alcântara
COVID-19: Secretaria de Saúde de Parauapebas emite nota e afirma que não aplicou doses vencidas de vacinaA Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que foram detectados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) seis pacientes que supostamente tomaram a vacina com prazo de validade de fabricação vencida. Os lotes identificados são os 4120Z005 (14/04), 4120Z025 (04/06) E CTMAV501 (30/04).
Do lote 4120Z005, houve duas aplicações da vacina no dia 06 de junho, uma no dia 20 de junho e outra, em 22 de junho.Do lote 4120Z025, houve uma aplicação em 17 de junho. E do lote CTMAV501, uma aplicação em 04 de junho.
Nesta sexta-feira, 2, a Semsa localizou quatro dos seis pacientes em domicílio e pode assegurar que o lote de registro das vacinas, nas carteiras, felizmente condiz com a data correta de validade, o que é possível afirmar que esses quatro pacientes foram devidamente imunizados contra a Covid-19. A secretaria continua tentando contato com os outros dois pacientes.
É importante esclarecer que o abastecimento das salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde ocorre de duas a três vezes por semana. E as doses, principalmente contra a Covid, são aplicadas quase que imediatamente após chegarem nas UBS.
Pelo o que a Semsa pode observar até o momento, há um erro nas datas de vacinação incluídas no Sistema de Imunização. Datas que não correspondem àquelas colocadas na carteirinha que cada pessoa recebe no ato da vacinação, que demonstram estar a dose dentro do prazo de validade.
Mediante isso, a Semsa entrará em contato com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), para que sejam realizadas as devidas correções no sistema.
Para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Semsa orienta para que procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência para possíveis esclarecimentos.
Inscrições para o “Prêmio Foto Memória” são prorrogadas em Parauapebas
Redação do Portal Pebinha de Açúcar
Publicado em: 03/07/2021As inscrições para o “Prêmio Foto Memória” foram prorrogadas para o dia 30 de julho 2021. A iniciativa pretende contar a história de Parauapebas pelo olhar dos moradores, além de oferecer mais de 10 mil reais em premiação.
O concurso realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Museu de Parauapebas Hilmar Harry Kluck, vai premiar 40 fotos em oito categorias: Paisagem Rural, Urbana, Construções ou obras da Cidade, Famílias, Festividades, Eventos Históricos, Manifestações Artísticas e Eventos Religiosos. Os interessados podem concorrer em até duas categorias.As inscrições devem ser feitas de duas formas:
Virtual – Enviar para o email: premiofotomemoria@parauapebas.pa.gov.br e uma foto digital (tendo a posse do registro original), identificando a categoria que pretende concorrer. É preciso informar o nome completo do autor, data aproximada do registro e uma legenda com no máximo 100 caracteres, se houver.
Presencial – Em um envelope branco, o candidato deverá levar o formulário de inscrição devidamente preenchido e cópia da Identidade. Na parte externa, colocar o nome completo, endereço, CPF, telefone e email. O envelope deverá ser entregue no Museu de Parauapebas Hilmar Kluck, localizado na rua “E”, nº 513, no bairro Cidade Nova (em frente à Praça de Eventos)
Vereador propõe distribuição gratuita de absorventes para mulheres de baixa rendaTendo em vista que muitas mulheres não possuem condições financeiras para comprar absorventes íntimos para sua higiene no período menstrual, o vereador Zacarias Marques (PP) propôs ao prefeito Darci Lermen que elabore um projeto de lei que institua a obrigatoriedade de fornecimento gratuito de absorventes higiênicos para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica.
A proposta foi apresentada por meio da Indicação n° 458/2021, na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas.Na justificativa da proposição, o vereador relata que a falta de condição financeira para comprar absorventes e de estruturas sanitárias estão entre as causas do problema batizado como pobreza menstrual e reconhecido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Uma em cada 10 meninas no mundo deixam de ir à escola quando estão menstruadas. No Brasil, estima-se que sejam uma em cada quatro.
“A impossibilidade de comprar absorventes faz com que muitas vezes as mulheres utilizem outros meios para conter o sangramento. Isso pode acarretar problemas sérios de saúde como infecções, coceiras na região vaginal e corrimento. Outrossim, a fragilidade psicológica que tal situação causa a mulher restringe sua tranquilidade para as atividades corriqueiras”, argumentou.
Junto a indicação, Zacarias anexou o anteprojeto de lei, como sugestão para que o prefeito elabore a proposição. No texto, a sugestão é para que o projeto determine a distribuição gratuita de absorventes nas unidades e saúde do município.
Praça
Na mesma sessão, Zacarias Marques apresentou ainda a Indicação n° 457/2021, na qual solicita estudo de viabilidade para implantação de praça com academia ao ar livre em frente à Igreja Santa Terezinha, localizada na Rua Novo Horizonte, no Bairro São José.
“O intuito deste pedido é o aproveitamento da área e tem como foco principal encerrar o uso do espaço pelos moradores da região como depósito de lixo, pois é frequente que pessoas descartem naquele local o lixo proveniente de suas residências e entulhos. Além disso, a área em questão tem espaço propício para abrigar uma praça pública que servirá como opção de lazer para os moradores da região e a instalação de equipamentos de academia incentivará a prática de exercícios, promovendo a saúde da população daquele bairro”, justificou o vereador.
Aprovação
As duas indicações de Zacarias Marques foram aprovadas. A Indicação n° 458/2021 foi enviada para análise do prefeito Darci Lermen. Já a Indicação n° 457/2021 foi encaminhada ao prefeito e para os secretários municipais de Urbanismo, Morvan Cabral, e de Obras, Wanterlor Bandeira.
Programa de Estágio da Vale tem inscrições prorrogadas até 12 de julhFoi prorrogado até 12 de julho, o prazo de inscrições para o Programa de Estágio 2021 da Vale. No Pará, são 129 vagas para os municípios de Belém, Marabá, Canaã dos Carajás, Parauapebas e Ourilândia do Norte. As inscrições devem ser feitas no site www.vale.com/estagio.
De forma dinâmica e inspiradora, o programa tem como objetivo oferecer experiências que gerem impacto positivo na vida dos candidatos por meio do desenvolvimento na diversidade e na inclusão de pessoas. Podem se candidatar ao processo seletivo pessoas que estejam cursando o Ensino Superior em diversas áreas do conhecimento como Engenharias, Geologia, Administração, Comunicação, Psicologia, Direito e Economia, entre outros. Os candidatos só poderão se inscrever para vagas no estado onde residem, mesmo em locais em que o trabalho seja 100% remoto, e devem ter disponibilidade para trabalhar pelo período de até 6h.
No programa, que pode durar até dois anos, os estagiários terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia da profissão por meio de mentorias de carreira, acesso a uma trilha exclusiva de desenvolvimento em temas relevantes, além de experiências práticas na rotina e em projetos da empresa. O estágio possibilita, ainda, que o estudante desenvolva e aprimore habilidades teóricas e comportamentais que serão fundamentais durante sua jornada profissional.
Pré-requisitos
Podem se candidatar estudantes cursando ensino superior, com previsão de formatura entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023. Os estudantes precisam apresentar a declaração da instituição de ensino autorizando a realização de estágio.
O processo também inclui oportunidades para pessoas com deficiência. A Vale estimula fortemente a inscrição de pessoas com deficiência, de acordo com sua política de promover a inclusão e valorizar a diversidade.
Processo seletivo
O processo seletivo para o Programa de Estágio será online e totalmente às cegas em todas as etapas com o objetivo de evitar que vieses inconscientes influenciem a escolha dos candidatos e para promover uma seleção baseada na avaliação de potencial e capacidade de realização futura. Dessa forma, informações como gênero, etnia, idade, faculdade, endereço, estado civil, deficiências, entre outras, são omitidas durante a seleção.
Ao todo, a seleção acontece em seis etapas, todas eliminatórias, que incluem inscrições e avaliações, painel com gestores e gestoras, exames médicos admissionais e divulgação de resultados. Todas as etapas do processo devem ser acompanhadas pelo site.
Benefícios e carga horária
Os selecionados receberão bolsa-auxílio mensal de até R$ 1.375,14 (valores variam de acordo com a carga horária), vale-transporte e vale-refeição e terão direito a assistência médica, trilha de desenvolvimento de carreira exclusivo para estagiários(as), programa de assistência ao empregado, seguro de vida e cesta de Natal, além de recesso remunerado de 15 dias a cada 6 meses. A carga horária do estágio varia entre quatro e seis horas diárias, dependendo das atividades a serem desenvolvidas.
Ex-funcionário é preso por subtrair mercadoria avaliada em R$ 50 mil da empresa onde trabalhouSuspeito de ter subtraído da empresa onde trabalhou, tendo dela pedido demissão, Edivan dos Prazeres Pereira virou alvo de investigação, tendo sua residência revistada por uma guarnição da Polícia Militar, onde, de fato, foram encontradas as peças procuradas.
De acordo com Cleiton Israel Moraes da Cruz, representante da empresa Ápia, ex-local de trabalho do acusado, a suspeita recaia sobre ele já que, dias depois de haver pedido demissão, as peças (dois módulos de motor da escavadeira volvo no valor de R$ 25 mil cada) haviam sumido do depósito.A guarnição policial foi até a casa de Edvan, encontrando-o nas proximidades de sua residência, onde foi feito abordagem no mesmo, e, por notar seu nervosismo, a polícia pediu para revistar sua moradia, tendo tido o pronto consentimento, sendo ali localizados os dois módulos.
Diante do flagrante, ocorrido na manhã de ontem, sexta-feira (2), Edvan foi conduzido para a 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas, juntamente com os objetos furtados, onde foram aplicadas as medidas cabíveis.
23º BPM soma maior número de prisões nos últimos dois anos em relação a outros batalhões do ParáÀ frente do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), desde o dia 2 de janeiro de 2019, o tenente coronel Gledson Santos, comemora o sucesso da tropa que, com esforço e dedicação, vem se mantendo como o batalhão do estado do Pará que mais realiza prisões.
O grande número de prisões é interpretado pelo comandante militar como inexistência de corrupção na tropa, pois, de acordo com sua opinião, quanto mais os policiais apresentam nacionais nas delegacias dos respectivos municípios, situados na área de jurisdição do batalhão, é sinal que não está se praticando o “jeitinho” para que se evite a apresentação. De acordo com Gledson Santos, se existe não é de seu conhecimento.De acordo com números fornecidos pelo 23º BPM, no ano de 2018, foram pessoas apresentadas na 20ª Seccional de Polícia Civil 2.113 pessoas; em 2019, esse número cresceu para 2.714; e no primeiro semestre deste ano, 2020, já foram presas 2.352.
“Esses números, refletem a capacidade técnica da tropa e o compromisso com o serviço policial militar. Não temos problemas na fiscalização dos policiais. Eles já saem do quartel cientes do que devem fazer, tendo como meta abordagens, pois é nelas que acontecem a maioria das prisões”, explica o comandante militar, contando que o tráfico de entorpecentes tem sido prioridade na área do 23º BPM, tendo sido constantes as apreensões de drogas e a prisão de traficantes.
Também conforme números vindos do 23º BPM a apreensão de cocaína, crack e maconha tem sido crescente. Veja os números em quantitativo de drogas apreendidas nos respectivos anos:
2019 – 2,64 quilos; 2020 – 80, 43 quilos; e só no primeiro semestre deste ano, 2021, já foram apreendidos 56,98 quilos de entorpecentes, significando que, caso continue neste ritmo, a quantidade poderá passar de 100 quilos.
“Inibir o tráfico de drogas é muito importante para reduzir a criminalidade, pois, a gente sabe que vários outros crimes estão ligados ao tráfico de entorpecentes, principalmente homicídios, praticados em acertos de contas; roubos, praticado por usuários para conseguir sustentar seu vício”, detalha o comandante militar, mensurando que na medida em que se combate o tráfico de entorpecentes nota-se a redução das demais modalidades criminosas.
Além da abordagem, Gledson diz que, mesmo o elemento sendo encontrado com quantidade pequena de entorpecente, a orientação é para que a tropa conduza para a delegacia e assim ele já começa a ser investigado podendo levar a traficantes, possibilitando que ocorram outras prisões.
Para Gledson Santos, esse resultado é gratificante, pois, segundo ele, o papel do comandante é orientar a tropa, fazendo o planejamento das ações. “Temos uma vez por mês a Operação Polícia Mais Forte que consiste no reforço policial entre as 17 e 23 horas, tendo neste período cinco viaturas, distribuídas nos bairros onde se registra maiores índices de criminalidade. A gente explica à tropa o motivo que estão sendo colocados naquele local para que o policial saiba de sua importância na diminuição desses índices”, contou o comandante.
Na avaliação do tenente coronel, mesmo em tempos de pandemia, quando vários municípios passam por dificuldade financeira, Parauapebas e Canaã dos Carajás, continuam em franco crescimento, gerando emprego o que, consequentemente faz circular nesses municípios grandes quantidades de dinheiro. Ele mensura que isso, apesar de seu lado positivo, traz consequências negativas, pois, os marginais usam sua inteligência para se aproveitar disto para o mal e vem para cá no objetivo de auferir lucros com o tráfico de entorpecentes, furtos e assaltos. “Mas, o policial também tem consciência disto e já fica atento fazendo abordagens diante da mínima atitude suspeita notada. A atenção da tropa também é voltada para a prevenção de assaltos a bancos”, conclui Gledson Santos.
sexta-feira, 2 de julho de 2021
Ferragem roubada em Eldorado do Carajás é localizada em ferro velho em ParauapebasO possível receptador, Zaqueu Ribeiro da Silva, disse não saber identificar o vendedor do material e garante que não tinha conhecimento da má procedência da mercadoria. Porém, a polícia continua investigando sua participação no negócio que envolve aproximadamente 1.500 quilos de ferros subtraídos da empresa Sae Towers, na cidade de Eldorado do Carajás.
A mercadoria foi localizada por um funcionário da loja que acionou a Polícia Militar naquela cidade, que encontrou o material no Ferro Velho São Jorge, em Parauapebas, onde o funcionário Girleno Cardoso Andrade Junior, da loja que sofreu a subtração, informou que, de fato, Sae Towers foi vítima de vândalos.No flagrante ocorrido na manhã de ontem, 30, quarta-feira, no ferro velho citado, foram encontrados aproximadamente 1.000 KG de ferro em cima de um caminhão. Agora, a polícia segue as investigações para chegar ao autor do roubo e ainda encontrar o restante do material levado.
Operação Veraneio 2021 inicia nesta sexta-feira (2) em ParauapebasA Operação Veraneio terá início nesta sexta-feira, 02, com uma carreata para divulgar as ações que serão realizadas pela Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), Centro de Controle e Operações (CCO) e parceria com o Centro de Perícias Renato Chaves, no decorrer do mês de julho.
Dentre as ações a serem desencadeadas ao longo da Operação, destacam-se:Operação Vidas Por Um Fio – já realizada nos meses de junho e julho, pela Guarda Municipal, com o intuito de inibir a prática de cerol em pipas, tendo em vista que o uso e comercialização de cerol é proibido no município por meio da Lei nº 4.905, de 06 de outubro de 2020.
Operação Lei Seca – para intensificar a fiscalização da Lei 11.705, conhecida como Lei Seca, que estabelece que dirigir sob influência de álcool ou de outras substâncias que causam dependência é uma infração gravíssima e a multa é multiplicada por 10;
Operação Sua Responsabilidade Salva Vidas – com blitz educativas, do DMTT, com apoio da Guarda Municipal, para orientar aos condutores sobre a importância de praticar a direção defensiva, tanto nas entradas e saídas da cidade, como nos acessos a balneários, pontos turísticos e áreas de grande circulação de pessoas;
Operação Chegadas e Partidas Seguras – monitoramento na Estação Ferroviária, Rodoviária para orientar quanto ao uso de equipamentos de segurança, lotação dos veículos, alcoolemia, além da fiscalização quanto ao uso e tráfico de drogas, a ação será conjunta entre DMTT e Guarda Municipal;
Não Faça Queimadas a Brigada de Emergência da Defesa Civil – atua junto com o Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Meio Ambiente para inibir e combater as queimadas durante o período de estiagem.
Todas as atividades que compõem a Operação Veraneio visam proporcionar sentimento real de segurança e proteção para a população, agindo preventivamente e de forma educativa.
Polícia Civil investiga atropelamento de flanelinha no Bairro da PazA Polícia Civil abriu inquérito para investigar a morte de Gilmar da Silva, 39 anos, atropelado na Rua Santa Maria, na madrugada de hoje, 1º de julho, onde após o sinistro o condutor não prestou socorro á vítima.
A situação foi verificada por uma guarnição da Polícia Militar, comunicada de que na avenida Santa Maria, no Bairro da Paz havia ocorrido um acidente de trânsito com vítima fatal. Porém, com a chegada do Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Civil, durante a perícia no local com o corpo ainda ao solo, a perita Daniele verificou duas perfurações no corpo da vítima na região do abdômen e crânio, o que em sua avaliação tenha sido, possivelmente, realizada por arma branca, mas, não soube precisar se estas teriam acontecido anterior ou posterior ao atropelamento.Informações extraoficiais de testemunhas, dão conta que o flanelinha antes de ser atropelado acabou sendo golpeado por homens que logo após o atropelaram e passaram o carro por cima do corpo da vítima por várias vezes. As informações estão sendo apuradas pelos investigadores.
Só a perícia dará de fato o parecer técnico a respeito da morte de Gilmar. O caso segue investigado pela 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas.
UEPA divulga lista dos aprovados nos novos cursos em ParauapebasA jornada no ensino superior inicia para 110 candidatos aprovados no vestibular da Uepa em Parauapebas no próximo semestre. Os calouros desbravam mais uma etapa importante de investimentos em educação pública do município.
O calouro Henrique dos Santos aprovado no curso de Ciências Biológicas, ficou feliz pela conquista, principalmente por considerar que apesar das dificuldades de aprendizado existentes neste período de pandemia, ele conseguiu obter a aprovação.“Estou muito feliz, ser aprovado em uma universidade pública é uma grande realização, principalmente sabendo de minha origem humilde, onde enfrentei muitas dificuldades para conseguir concluir o ensino médio. Ser aprovado hoje na Uepa vai além de uma aprovação, tratar-se da realização de um sonho”, declarou Henrique.
De acordo com o prefeito Darci Lermen, os investimentos para a concretização deste momento são antigos. “O município avança todos os dias e hoje eu tenho a satisfação de comemorar junto com cada família a conquista dos novos universitários da Uepa em nosso município. Vamos continuar trabalhando para entregar a obra, para que esses estudantes possam concluir o curso no novo Campus”, ressaltou o gestor.
Para o secretário de Educação, José Leal Nunes, este é só o início de grandes conquistas para o ensino superior no município. “É muito gratificante saber que nossos jovens podem permanecer com suas famílias, em nossa cidade e crescendo intelectual e profissionalmente. Através dessa parceria com a Uepa já garantimos pós-graduações, estes cursos e o intercultural indígena, pelo Forma Pará, e muitos outros virão”, garante o gestor.
Os novos calouros vão cursar Ciências Biológicas, Licenciatura em Matemática e Engenharia de Software inicialmente no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) até que o Campus fique pronto. As matrículas deverão ser realizadas no período de 06 a 12 de julho. Mais informações no site da https://www2.uepa.br/prosel/?p=1707
PÓS-GRADUAÇÕES
Atualmente, a parceria com Uepa já garantiu pós-graduações para servidores públicos em Saúde Pública, Saúde Coletiva, Educação Ambiental, Teorias e Metodologias da Educação Básica.
Ainda estão previstos para este ano, o curso de Licenciatura Intercultural Indígena, por meio do programa Forma Pará. Pós em Gestão Escolar Indígena e Transtorno do Espectro Autista, Mestrado em Ciências Ambientais e Matemática. Já para 2022, os cursos de Engenharia Civil e Enfermagem.
Campus UEPA Parauapebas
Para planejar um futuro próspero é preciso investir em educação e é isso que a Prefeitura de Parauapebas vem fazendo. Depois da articulação para a implantação de um campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em breve o município contará com outra instituição pública de ensino superior de excelência, a Universidade Estadual do Pará (Uepa).
As obras iniciaram este ano, e é fruto da parceria entre Prefeitura de Parauapebas, Governo do Estado do Pará e Vale.
O prédio terá uma área construída de cerca de quatro mil e quinhentos metros quadrados, com salas de aulas e de tutorial, biblioteca, laboratórios, lanchonetes, bloco administrativo, coordenação e salas de armazenamento e tecnologia da informação (TI). A obra da Uepa tem previsão de conclusão no ano que vem.
Clique aqui e confira a lista dos aprovados no vestibular da Uepa em Parauapebas.
Julho Verde alerta para prevenção de câncer de cabeça e pescoçoHábitos como o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, estão entre os principais fatores de risco que desencadeiam diversos tipos de cânceres na região da cabeça e pescoço. Para trabalhar na prevenção e alertar sobre estes riscos, a campanha Julho Verde vem sensibilizar a população quanto ao diagnóstico precoce com autoexame. O mês é celebrado pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) desde 2016 e conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde. Em Parauapebas e Marabá, no Pará, a Rede Onco também realizará diversas ações alusivas ao mês.
Outro fator de risco é a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), por isso a vacinação é tão importante para a prevenção.O médico oncologista da Rede Onco, Dr. Leandro Assunção, alerta para sintomas que muitas vezes passam despercebidos, porém se tratados precocemente aumentam as chances de não evoluírem para tumores mais graves. “Feridas que não cicatrizam, dificuldade de engolir, dificuldade de respirar, engasgo recorrentes e aumento/abaulamento no pescoço, são alguns sintomas preocupantes”, destacou.
Os tumores de cabeça e pescoço, tem uma escala de I a IV, e mesmo a doença no estágio IV, tem um alto índice de cura. O tratamento é multiprofissional e multimoldal, com cirurgia, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia, e depende do nível de comprometimento e tipo de tumor.
O maior desafio é o diagnóstico precoce, e para isso a prevenção passa pela mudança de hábitos nocivos, de tabagismo, excesso do uso de álcoo, higiene oral, estar vacinado para HPV e ir ao dentista e ao médico com frequência.
veja também
Em Parauapebas agentes irão multar infratores através de câmeras do videomonitoramento
Operação Veraneio 2021 inicia nesta sexta-feira (2) em Parauapebas
Partage Shopping lança aplicativo e deixa os clientes mais próximos do centro de compras
Hapvida apoia Julho Neon que atenta para a importância dos cuidados com a saúde bucal
COVID-19: Vacinação de pessoas com idade de 49 a 45 anos será neste sábado em Parauapebas
UEPA divulga lista dos aprovados nos novos cursos em Parauapebas
Polícia Civil investiga atropelamento de flanelinha no Bairro da Paz
Ferragem roubada em Eldorado do Carajás é localizada em ferro velho em Parauapebas
Avô de 71 anos é preso acusado de estuprar a neta de 3 anos de idade
Atleta de Parauapebas disputará cinturão de MMA na Rússia
Em Parauapebas agentes irão multar infratores através de câmeras do videomonitoramentoA partir de agora, as infrações de trânsito captadas pelas câmeras do sistema de videomonitoramento do Centro de Controle e Operações (CCO) serão autuadas pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT).
O serviço está pautado na Resolução 532/15 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamenta as autuações de condutores por meio de câmeras de videomonitoramento em vias urbanas. Assim, um agente de trânsito poderá autuar um veículo também de uma central de videomonitoramento, sem necessariamente estar presente no local da infração.Diante disso, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) realizará, durante o mês de julho, uma campanha educativa para a população sobre a nova medida de autuações adotadas no município. A Semsi realizará também a sinalização das vias indicando a fiscalização por meio de câmeras.
Para a implantação do serviço, agentes do DMTT passaram por treinamento para atuarem com o sistema de videomonitoramento.
De acordo com o artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a “infração identificada por câmeras deverá ser comprovada por declaração da autoridade ou do agente da autoridade de trânsito, por aparelho eletrônico ou por equipamento audiovisual, reações químicas ou qualquer outro meio tecnologicamente disponível, previamente regulamentado pelo Contran”.
Segundo o secretário de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Denis Assunção, as medidas de fiscalização ajudam a diminuir os índices de acidentes. “Ao coibir infrações, podemos conter imprudências e consequentemente reduzir os acidentes. Queremos que nossos munícipes tenham mais consciência de que um trânsito mais seguro depende de todos nós”, explica.O sistema de videomonitoramento do CCO conta com câmeras instaladas em locais estratégicos, sendo 120 fixas e de tecnologia speed dome, que permite monitoramento panorâmico; e 10 de License Plate Recognition (LRP), com leitura avançada de placas de veículos que circulam pelo município.
Semana encerra com 219 vagas de emprego em ParauapebasO maior número de vagas é oferecido por empresa que precisa contratar 50 consultores de venda. A construção civil continua em busca de profissionais para trabalhar em obras. Somente para técnico em planejamento de obras há 7 oportunidades. São muitas também as vagas para caldeireiro: 25, e para soldador, 10 vagas.
Nesta sexta-feira, 2, o painel do Sine de Parauapebas oferece o total de 219 vagas, entre as quais para engenheiro de manutenção de planta de beneficiamento, operador de planta, auxiliar de produção de móveis, marceneiro, técnico em Telecom, auxiliar administrativo, açougueiro, recepcionista, técnico mecânico industrial, auxiliar de suporte técnico (TI) e outras.
Para quem busca o primeiro emprego, há duas vagas para auxiliar de provedor de internet. Confira as 219 vagas do Sine AQUI.
Importante! O Coronavírus continua circulando no município. A Prefeitura de Parauapebas intensifica a vacinação contra a Covid-19, mas a situação exige cuidados da população. Use máscara sobre o nariz e a boca, mantenha o distanciamento social, higienize as mãos. E anote os números do Sine para agendar atendimento:
Seguro-desemprego: (94) 99183-2150
Vagas de emprego: (94) 99264-8990
Atualização de cadastro: (94) 98438-8749 e 99257-2227
quinta-feira, 1 de julho de 2021
Judoca Thiego Marques representará Parauapebas nas Paralimpíadas de TóquioDepois de uma maratona de 42 dias entre os países Azerbaijão e Inglaterra, onde participou das duas últimas classificatórias, Thiego Marques, atleta de Judô da AEPA, conseguiu atingir as pontuações necessárias para as Paralimpíadas que ocorrerão no mês de agosto no Japão.
O judoca terminou a rodada de competições alcançando os 433 pontos e se credenciando para uma das 10 vagas dentro da sua categoria 60 kg ligeiro, disponíveis para todos os continentes.
No IBSA Grand Prix – GP de Baku, no Azerbaijão ficou em 7o lugar, já na cidade de Warwick na Inglaterra, ficou com a 5a colocação. As pontuações somaram a classificação do atleta e garantiu a ele o carimbo no passaporte para a terra do sol nascente e assim participar da primeira Paralimpíada de sua carreira.
Thiego já está na cidade de São Paulo para os ajustes finais antes do embarque, agora começa uma maratona de treinos, acompanhamento nutricional e exames médicos antes de subir de vez no dojô japonês em busca da tão sonhada medalha paralímpica.
Thiego Marques da Silva é natural da cidade de Parauapebas/PA e começou em 2011 aos 12 anos de idade sendo aluno do Projeto Judô Solidário que existia na época na escolinha de modalidades esportivas desenvolvido pela Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), porem atualmente as aulas estão incluídas dentro do Projeto Esporte e Cidadania (PEC), e para esse ano a expectativa será atender cerca de 5 mil alunos entre 06 a 17 anos e não só para o Judô, mas também em outras modalidades (ballet, karatê, capoeira, handebol, futebol, futsal, vôlei de quadra e de areia, jiu-jitsu, zumba, xadrez e bicicross).
Um dos grandes responsáveis pela descoberta do talento de Thiego é o professor Antônio Sérgio, que vem preparando o judoca para as competições desde quando era seu aluno. E após atingir o patamar de um atleta profissional considerado ao nível de rendimento, Thiego Silva continuou sua caminhada ao lado do seu mentor e representando a Associação Esportiva e Paradesportiva do Sul e Sudeste do Pará (Aepa) até ser convidado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) para compor a Seleção Brasileira de Judô Paralímpico.
“Thiego Marques é um menino de ouro e se Deus quiser isso vai se confirmar, me lembro como se fosse hoje quando chegou na Semel para treinar comigo, todo tímido, mas sempre se mostrou disciplinado e ao longo de 10 anos cuidamos do seu desempenho, construímos bases sólidas para encarar grandes desafios, desejo que Thiego tenha muito sucesso, e que Deus o acompanhe”, afirmou o professor de Judô.
No início participou de várias competições escolares e sempre mostrou excelentes resultados. Atualmente, o atleta integra a Seleção Brasileira Paralímpica onde vem representando o Brasil em grandes campeonatos mundiais, a exemplo nos Estados Unidos pelo Mundial de Jovens, no Peru esteve nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Uzbequistão deixou sua marca na Copa do Mundo da
Federação Internacional de Esportes para Cegos de Judô Paralímpico (IBSA) e ainda participou do Judô Américas Championship, considerado o maior torneio pan-americano da modalidade, realizado no Canadá.
Convocação Oficial da Delegação Brasileira de Judô:
Há menos de dois meses para a abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) tem o grande desafio de finalizar os ajustes para a mega logística rumo a capital japonesa, serão 230 atletas (150 homens e 80 mulheres), além de comissão técnica, médica e administrativa e dentro do Planejamento Estratégico, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) estabeleceu como meta manter-se entre as dez principais potências do planeta nos Jogos Paralímpicos.
O objetivo em Tóquio é ficar no Top 10 no quadro geral de medalhas. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 24 de agosto e o encerramento para 5 de setembro.
A convocação oficial dos integrantes da delegação brasileira para os Jogos Paralímpicos de Tóquio será realizada até a primeira quinzena de julho. Devido ao fechamento dos rankings classificatórios de algumas modalidades, desta vez, a convocação será anunciada por partes, ou seja, a divulgação dos atletas que irão compor as Seleções Brasileiras poderá ser realizada em dias diferentes. São 12 vagas no total, por direito o Japão já tem uma vaga garantida por ser o país sede das competições, outras três vagas são indicadas aos cegos totais que estão incluídos dentro do grupo B1, e as demais sete vagas ficam para os demais classificados diretamente.
Crianças são resgatadas após denúncia de maus-tratosUma guarnição policial do 23° BPM foi acionada para dar apoio ao Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Parauapebas que apurava a denúncia da ocorrência de maus-tratos contra uma criança na Rua Berilo, Bairro Morada Nova.
A situação foi confirmada, tendo sido encontradas duas crianças em um kit-net, sem alimentação adequada e sem energia elétrica. Em companhia das crianças estava a mãe das mesmas, porém, em um estado de saúde mental debilitado, não querendo abrir a porta e nem dialogar com a equipe do Conselho Tutelar, tampouco com à guarnição da PM.Para paziguar a situação, foram chamados alguns familiares, que falaram que a mulher já estava naquele estado há alguns meses. Por esse motivo, foram acionados uma guarnição do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e o Corpo de Bombeiros Militar, além de uma guarnição da Rocam.
Após várias tentativas sem êxito de dialogar com a mãe das crianças, um técnico em fechaduras abriu a porta e a Polícia Militar, juntamente com as equipes médicas e corpo de bombeiros adentraram no apartamento, onde encontraram a mulher que estava com uma faca na mão partindo para cima das pessoas. Assim, para resguardar a integridade física de todos os presentes, ela foi imobilizada com um disparo de taser (arma não letal que dispara choque elétrico suportável ao corpo humano).
O atendimento médico à mulher foi feito no local, sendo depois levada para o Hospital Municipal de Parauapebas. As crianças e a residência foram entregues aos cuidados da família e dos conselheiros tutelares, respectivamente.
O caso ocorreu no início da noite de segunda-feira (28).
Filhos homenageiam Nice Cristina e reinauguram Eventos e Noivas em novo endereçoUm marco para os familiares e filhos que sempre tiveram na mãe um porto seguro e uma orientadora. Foi com esse sentimento que a Eventos e Noivas foi reinaugurada no dia 24 de junho, passando a funcionar no Bairro Beira Rio, na Avenida E, Quadra 51, Lote 10, em Parauapebas.
A data escolhida é emblemática, o dia do aniversário de Nice Cristina, fundadora da loja, que ao falecer recentemente, deixou ali impressas suas marcas. “A reinauguração nessa data foi uma forma de celebrarmos a vida dela, dando continuidade ao que ela tanto amava”, explicou Lara Cristina, filha de Nice, detalhando que a loja está de volta com uma nova roupagem e, agora, conta com espaço para noivas, lauges, alfaiataria e atendimento personalizado, além de oferecer os serviços de locação de palco, tendas, roupas de festas e noivas.“Por tudo isso que ela plantou, pela responsabilidade de carregar toda essa bagagem como herança, anuncio que a Eventos e Noivas continuará, e a história que nossa mãe construiu também continuará sendo escrita por nossos punhos”, planeja Paulo Roberto, filho de Nice, dizendo esperar que, ali, do outro lado, ela veja que estão regando as flores do seu jardim e que espera fazer jus a todo investimento afetivo que fez nos filhos.Os irmãos Lara Cristina e Paulo Roberto receberam os convidados na inauguração em um evento o mais similar possível do que sua mãe, Nice, faria. De acordo com os novos administradores, conhecendo bem a teoria do luto que precisa ser vivido, visto que a muitos anos também aqui neste município, tiveram que se despedir do pai, dizendo entender que a dor é proporcional ao ser amado. “E o amor entre nós foi imenso. Por tanto esperamos que nossos pais saibam que cumpriram com sucesso a missão de criar pessoas de bem. Exatamente por isso estou aqui hoje, pois, as mãos que nos ensinaram a andar, também nos ensinam a seguir firme, com fé, acreditando que de algum lugar eles nos amparam”, afirmaram os irmãos Paulo e Lara, lembrando que Nice foi uma mulher que lutou por um mundo melhor, que lutou por seus direitos, que lutou por seres humanos e que fez toda a diferença dando a sua contribuição para a sociedade parauapebense.Nice também engajou-se às políticas públicas, participando de maneira assídua da emancipação do município. De forma empoderada fundou a Associação de Mulheres de Parauapebas (ASMUP) e com um grupo de amigas foi uma das percussoras do movimento social conhecido como Semana da Mulher, além de assumir o cargo de adjunta da Secretaria da Cultura de Parauapebas, onde teve a oportunidade de impulsionar a valorização dos artistas e músicos da região e muito mais.
Atleta de Parauapebas disputará cinturão de MMA na RússiaUm atleta que, com luta, que vem ganhando notoriedade Brasil afora e também em outros continentes, e agora se prepara para enfrentar um adversário que, pelo histórico, não tem intenção de ser derrotado.
Ele é Dino Rogers Sousa (Tigrão), conhecido nos ringues como Rogger The Tiger, que enfrentará o russo Kiril Kornilov, no RCC (Russian Cagefighting Championship) que será realizado em Yecaterinburg no condado de Moldávia, Rússia, no dia 17 de julho. “Estou me preparando para mais esse embate, ciente que não é um adversário fácil. Mas, é isso que faz a gente crescer, pois, com isso a gente se prepara mais e, obter um bom resultado sobre um adversário forte somará muito mais para minha carreira”, planeja Rogger, lembrando que essa não é a primeira vez que vai à Rússia, pois, em 2017, participou de uma luta em evento fechado em comemoração e homenagem ao presidente russo, Vladimir Putin.
Rogger, detalha que o treinamento é feito em fases, com condicionamento físico para melhorar a qualidade muscular e a resistência; seguida da parte tática da luta, quando é avaliado o adversário e procura treinar golpes para ataca-lo em seus pontos fracos, bem como se defender de seus pontos fortes.A história de Rogger é feita de lutas, e já era praticante de jiu-jítsu e muay thai. Mas, foi em 2011 que sua carreira nos ringues ganhou forma com a oportunidade de fazer uma luta de MMA em Tucuruí, Estado do Pará. Ele lembra que isso o motivou a treinar obtendo êxito com a vitória sendo esse o start para sua carreira no MMA. Em 2012 o lutador deixou o Pará e foi para Minas Gerais, quando sua carreira teve um UP vindo a oportunidade de lutar fora do país.Em 2016, foi campeão do maior campeonato de Minas Gerais, o Federação Fight. E foi essa vitória que lhe abriu as portas para participar do Jungle Fight, considerado o maior evento da modalidade na América Latina, onde lutou com sucesso pelo título dos Pesos Pesados.
Coluna do Lima Rodrigues – 29 de junho de 2021
Lima Rodrigues | Portal Pebinha de Açúcar
Publicado em: 29/06/2021Além do YouTube, da Rede TV de Parauapebas (PA), dos grupos de WhatsApp de produtores rurais, dos sites parceiros www.oprogressonet.com, de Imperatriz-MA; Norte agropecuário.com.br, de Palmas; www.folhadobico.com.br, de Araguatins (TO); onortao.com.br, de Porto Velho (RO), o www.minutorural.com.br, de Piraí do Sul, no Paraná, o Conexão Rural está em todo o Brasil via TV Milagro Brasil na parabólica, que agora chega também ao norte da África e ao Oriente Médio.
“Além de alto potencial de alcance em todo o Brasil, estamos expandindo nossa distribuição para mídia internacional já no próximo mês, quando estaremos no norte da África e Oriente médio para mais de 50 milhões de domicílios. Isto sem contar com a entrada em outros meios como IPTV e firmamos acordo com a CDN TV que tem aproximadamente 2 milhões de usuários”, informou o diretor-geral da TV Milagro Brasil, Caê Coelho.
O Conexão Rural pode ser visto na parabólica por intermédio da TV Milagro Brasil (SP), canal focado ao mundo do agro – que fez sua estreia em fevereiro deste ano em rede nacional, na frequência 3.665 Mega-hertz (MHz).
Na parabólica-TV Milagro Brasil, o programa é veiculado todo domingo às 13h30, com reprise em vários dias e horários: às segundas, quartas, sextas e domingos às 16h. E às terças, quintas e sábados às 6h30 da manhã e às 16h de sábado também.
Cooperação entre setor privado e governo na preservação ambiental
Há dois anos, durante o Congresso Brasileiro do Agronegócio, uma iniciativa da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), em parceria com a B3 – A Bolsa do Brasil, o presidente do Conselho Diretor da entidade, Marcello Brito, afirmou a necessidade de o setor privado participar mais ativamente da questão do desmatamento ilegal na Amazônia, a fim de se alcançar resultados efetivos no combate à criminalidade. A lembrança dessa afirmação foi feita por Caio Carvalho, diretor da associação, na live O setor privado Brasileiro na ação climática, promovida pela Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e pelo Jornal Valor Econômico, nesta segunda-feira, dia 28 de junho.
De acordo com Carvalho, nesse período, a evolução foi mínima, o que denota a necessidade de mudar completamente o modelo atual. Para ele, o governo precisa reconhecer que não consegue realizar todas as ações necessárias para fiscalização e combate das ilegalidades na região amazônica. “O setor privado pode contribuir e ajudar o governo para resolver essa questão. Caso contrário, a imagem do Brasil continuará se deteriorando”, disse.
O CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni, ponderou que esse é um desafio de toda a sociedade, mas as empresas podem adotar algumas ações estratégicas, como o uso de tecnologia, para combater a ilegalidade e preservar os biomas naturais. A companhia, por exemplo, construiu uma tecnologia de blockchain, engajando seu fornecedor a conceder informações sobre seus fornecedores, a fim de auxiliar aqueles que não têm ainda o padrão estabelecido pela marca global a se enquadrarem. “Vamos criar condições para que ele se faça essa transição e se adeque à política de compra responsável, ao longo do tempo”, afirmou.
Mediada por Brito e pelo editor de Agronegócio do Valor Econômico, Fernando Lopes, a live O setor privado Brasileiro na ação climática também trouxe a avaliação sobre a importância do trabalho realizado pelas cooperativas para o desenvolvimento das cadeias de suprimentos. “O que funciona são estruturas já montadas que tenham legitimidade. E, nas cooperativas, isso é comprovado”, avaliou Carvalho, que ainda ressaltou a importância do RenovaBio para a inserção de uma logística da sustentabilidade relacionada ao carbono. (Mecânica da Comunicação – SP).
Novo Conselho de Administração da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) para 2021/2022
Valdemir Paulino dos Santos (Copacol) assume a presidência do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) pelos próximos dois anos. Paulino lidera o órgão máximo da entidade em substituição a Ricardo Neukirchner (Aquabel), que esteve à frente do Conselho nos últimos quatro anos. O novo vice-presidente é Mauro Tadashi Nakata (Piscicultura Cristalina), até então diretor tesoureiro da entidade.
“A Peixe BR é uma entidade jovem, porém muito atuante. Em apenas sete anos de existência, tornou-se uma voz ativa na defesa, valorização e fomento da piscicultura brasileira nos vários campos, especialmente regulatório, boas práticas, mercado e comunicação, com presença ativa junto aos mais importantes órgãos, como Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, secretarias estaduais de agricultura e demais entidades de classe ligadas aos peixes de cultivo. A nova diretoria do Conselho de Administração prioriza a continuidade do bom trabalho, reforçando a presença da Peixe BR nas principais discussões e pleitos para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva, além de ampliar a atuação em outras frentes igualmente relevantes para a piscicultura, notadamente as questões tributária, ambiental, regulatória e de mercado”, destaca Valdemir Paulino.
A Peixe BR é a entidade de âmbito nacional da produção de peixes de cultivo, que reúne os diferentes agentes da cadeia produtiva, como produtores, indústrias de genética, nutrição, saúde e equipamentos, frigoríficos e entidades regionais. (Texto Comunicação – SP).
Mosca-dos-chifres
Mais de quarenta dolorosas picadas por dia, gerando desconforto e estresse: esse é o desafio que o rebanho bovino de todo o país enfrenta. “A mosca-dos-chifres – nome popular da Haematobia irritans – é reconhecida como um dos grandes inimigos do bem-estar animal e lucratividade da pecuária. Como consequência da irritação do rebanho, vem o baixo ganho de peso na engorda e a redução na produção de leite”, destaca Humberto Moura, gerente de produtos de animais de produção da Vetoquinol Saúde Animal.
“Pesquisas indicam que este parasita, que afeta cada vez mais e de maneira mais intensa os bovinos no país, pode causar perdas de até 40 kg de peso vivo e 20% na produção de leite, além da desvalorização do couro”, complementa Moura. “O prejuízo a pecuária brasileira causado pela mosca-dos-chifres é estimado em R$ 1,6 bilhão ao ano pela Embrapa.”
Pecuaristas, veterinários e gerentes de propriedades rurais indicam que a utilização de brincos mosquicidas – sempre aplicados na parte central do pavilhão auricular do animal – representam a melhor forma de combater o problema. Recentemente foi lançado no mercado o Brinco Fiprotag 210, uma solução de alta eficácia, inovadora combinam os princípios ativos fipronil e diazinon.
Desafio Agtech Sustentável
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP) e o The Yield Lab Institute, braço sem fins lucrativos do Yield Lab, que é um fundo de Venture Capital especializada em agtechs, acabam de firmar uma parceria para trazer às startups brasileiras uma grande oportunidade: o Desafio Agtech Sustentável, que vai identificar modelos de negócios que apresentam soluções aos problemas mais relevantes da atualidade em relação a mudanças climáticas e sistemas agroalimentares da América Latina e do Caribe.
Inscrições
Com inscrições até 7 de julho pelo site https://www.sustainableagtechlac.com/, as startups brasileiras do agronegócio que tenham produtos, serviços ou tecnologias voltadas à sustentabilidade na produção de alimentos podem participar. O foco é mostrar iniciativas que integrem soluções que visam a redução das emissões de gases de efeito estufa e dos impactos ambientais, além da otimização do uso de recursos naturais.
“A América Latina e o Caribe são fundamentais para a agricultura global do futuro, especialmente diante da necessidade que temos em construir sistemas agroalimentares que sejam regenerativos e sustentáveis, que atendam uma população global cada vez mais crescente. Hoje, como consequência do aumento das temperaturas e da mudança nos padrões de chuva, a agricultura nessa região é muito vulnerável”, afirma Kieran Gartlan, Diretor no The Yield Lab.
A pandemia COVID-19 tornou-se uma oportunidade de realinhar os sistemas produtivos com a natureza, desafiando- a sociedade a repensar alguns dos sistemas que sustentam a economia. “Há cada vez mais apelos para uma recuperação verde e devemos utilizar a crise como uma oportunidade de construir economias circulares mais inclusivas, resilientes e de baixo carbono”, completa Gartlan.
Serviço:
Desafio Agtech Sustentável
Até 7 de julho de 2021
Inscrições: https://www.f6s.com/lacsustainableagtechchallenge/apply
(Release enviado para a coluna pela jornalista Lilian Munhoz, da Comunicativas – SP).co
veja também
Ibama e Vale realizam segunda audiência pública sobre Projeto Mina N3
Em Parauapebas, irmãos são presos por tráfico de entorpecentes
Helder Barbalho anuncia retorno das aulas presenciais para o dia 5 de agosto
Vereadores recebem denúncia que sugere cassação do mandato de Aurélio Goiano
Recuperação de áreas mineradas em Carajás gera renda para cooperativa e o retorno da biodiversidade
Câmara vota recebimento de denúncia que pede cassação do mandato do vereador Aurélio Goiano
Evento virtual discutirá sobre planejamento orçamentário da educação municipal
Precisando de emprego? Confira essa oportunidade para Parauapebas!
Vereador Josemir - Foto: Felipe Borges
Vereador Josemir Santos pede à prefeitura que institua Programa Alimento do Bem
Parauapebas terá oficialmente cinco linhas de turismo
Assinar:
Postagens (Atom)