domingo, 22 de novembro de 2020

 


Independente é goleado pelo Galvez no Acre e está eliminado do Campeonato Brasileiro da Série D

O Galo Elétrico precisava vencer o Imperador para sonhar com a vaga na última rodada do Grupo -O sonho acabou. O Independente Atlético Clube, da cidade de Tucuruí, sudeste do estado do Pará, está eliminado do Campeonato Brasileiro da Série D de 2020. Neste sábado (21), de forma melancólica, o Galo Elétrico foi goleado pelo Galvez (AC) por 7 a 1 na Arena Acreana, em Rio Branco, e acabou sendo eliminado com uma rodada de antecedência do Grupo 1 da competição nacional. O time da terra da energia está na sexta posição, com 14 pontos. A partida foi válida pela 13ª rodada.

O jogo: 7 a 1 no estilo Brasil e Alemanha de 2014!

O Galvez, atual campeão acreano, precisava vencer ou empatar para se garantir na segunda fase, mas simplesmente massacrou o Independente. Logo aos oito minutos de bola rolando, o atacante Daniego recebeu a bola, passou pela marcação e chutou na saída do goleiro Bruno, 1 a 0. O Galo Elétrico sentiu o gol e logo pegou- o segundo. O mesmo Daniego viu o goleiro Bruno adiantado e mandou por cobertura, marcando um golaço aos 11 minutos, 2 a 0.-----

O time paraense estava atordoado em campo. O meia Adriano entrou na área e foi derrubado, e o árbitro assinalou pênalti. Adriano, o camisa 10 do time do Galvez, pediu a bola e cobrou no canto direito – o goleiro Bruno foi, mas não achou nada, 3 a 0, aos 15 minutos. O Imperador seguiu em cima, mas o primeiro tempo terminou com o placar de 3 a 0. Na etapa final, o Independente ensaiou uma reação: o zagueiro Jô entregou para o meia Cocão, que, livre de marcação e praticamente sem goleiro, marcou para o Galo Elétrico, aos seis minutos.

Depois do gol, o que parecia uma reação, virou desastre para o time da terra da energia. Digão, meia-atacante do Galvez, recebeu passe na entrada da área e chutou rasteiro, vencendo o goleiro Bruno, aos 27 minutos, 4 a 1. Em uma bobeira do goleiro Bruno, que saiu do gol e chutou para lateral, o time acreano cobrou rapidamente e Adriano mandou por cobertura, aos 30 minutos, 5 a 1.

A goleada não parou por aí. Em um contra-ataque do time do Imperador, Felipe carregou com a bola dominada e chutou na saída do goleiro, aos 31 minutos, 6 a 1. Para fechar o massacre, em uma boa triangulação do ataque da equipe acreana, Adriano tocou para Felipe, que na saída do goleiro Bruno rolou para a chegada de Digão, que ficou livre marcando o sétimo gol, aos 34 minutos. Placar final: Galvez 7 x 1 Independente.

O agora já eliminado Independente encara o classificado Rio Branco (AC), no próximo sábado (28), às 16h, no Estádio Municipal Antônio Dias, o Navegantão-------------------------------------------------------------------------------, em Tucuruí; jogo válido-


 

Vereadores n No último domingo (15) foram eleitos 57.608 vereadores. Apesar do número de candidatos negros eleitos ter aumentado, com 3.569 (6,16%), ainda é muito inferior aos 31.053 (53,56%) brancos eleitos. O número vereadores eleitos que se declararam da cor parda é de 22.363. Também foram eleitos vereadores que se declararam da cor amarela (233) e indígenas (182).

Outro ponto de desigualdade está no gênero. Oitenta e quatro por cento dos vereadores eleitos são homens e 16% são mulheres.

Quando o assunto é escolaridade, o número de vereadores eleitos com ensino médio completo é maioria, com 21.678. Em seguida, aparecem aqueles com ensino superior completo, 17.716. Na outra ponta da estatística, 1.083 vereadores eleitos declararam que apenas “leem e escrevem”.

Profissão

A maioria dos vereadores eleitos declarou ter como profissão o próprio trabalho na Câmara Municipal. Foram 12.403 eleitos (21,39%) que declararam “vereador” como profissão. Outras profissões bastante citadas foram servidor público municipal (12,08%), agricultor (9,20%), empresário (6,10%) e comerciante (4,88%).

Das dezenas de profissões declaradas pelos vereadores eleitos, muitas foram citadas por apenas uma pessoa. Dentre elas, coreógrafo e bailarino, carvoeiro, comissário de bordo, ourives e, curiosamente, ministro de estado.

Partidos

O MDB foi o campeão de eleições para vereador. O partido emplacou 7.325 candidatos nas câmaras municipais, 12,63% do total. Outros partidos com grande número de vereadores foram PP (6.342 / 10,94%), PSD (5678 / 9,79%), PSDB (4371 / 7,54%) e DEM (4338 / 7,48%).

O PT, um dos partidos mais tradicionais do país, elegeu 2.660 vereadores (4,59%). Já o PSL emplacou 1.203 vereadores (2,07%).

Os partidos que elegeram menos vereadores foram o PSOL (88 / 0,15%), PMB (46 / 0,08%) e Novo (29 / 0,05%).egros são 6% do total de eleitos; brancos são 53


Em Parauapebas, cl Durante a madrugada deste domingo (22) chuvoso, em Parauapebas, uma guarnição da Polícia Militar que estava em ronda ostensiva pelo Bairro Beira Rio, nas proximidades da rodoviária, foi informada por um mototaxista de que um homem estava sendo espancado por dois travestis.

Ao chegar ao local indicado, os policiais militares constataram a agressão, sendo que um homem identificado como Jhon Wilis Penha Teles foi violentamente agredido fisicamente pelos travestis, que o agrediram usando um capacete e distribuindo socos e pontapés.

Na oportunidade, Jhon chegou a ser socorrido por uma equipe de plantão do Corpo de Bombeiros e foi encaminhado ao Hospital Municipal de Parauapebas (HMP) com lesões em várias partes do corpo

Os travestis identificados como João Vitor Magalhães dos Santos e Diemerson Douglas da Silva foram encaminhados para prestar depoimento na 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas e afirmaram que as agressões foram motivadas pelo não pagamento do programa contratado por Jhon.

iente não paga aco nta e travestis o espancado


 

Regularização fundiária e entrevistas com Darci Lermen e João do Verdurão são destaques do Conexão Rural Confira:

Regularização fundiária é tema de debates sobre o Plano Estadual Amazônia Agora;

Em parceria com o Incra, Água Azul do Norte, no Pará, terá o primeiro Núcleo Municipal de Regularização Fundiária do país.

Teremos ainda o comentário do Dr. Luiz Gustavo Garcia, de Marabá (PA), especialista em direito agrário.

Prefeito reeleito de Parauapebas (PA), Darci Lermem (MDB), fala sobre suas prioridades para a zona rural;

O vice-prefeito eleito de Parauapebas, João do Verdurão, pretende visitar todas as vilas rurais do município para conhecer as necessidades dos produtores.

 

Duas casas são consumidas pelo fDurante as primeiras horas da manhã deste domingo (22), homens do Corpo de Bombeiros Militar de Parauapebas foram acionados às pressas para atender uma ocorrência de incêndio no Bairro Tropical, mais precisamente nas dependências da Rua C4.

Ao chegar lá, os militares constataram que infelizmente duas casas haviam sido completamente consumidas pelas chamas, porém, felizmente ninguém se feriu, sendo registrados apenas danos materiais.

Quem conversou com a equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar foi o tenente Vitor, afirmando que apesar dos esforços de sua equipe do Corpo de Bombeiros, as chamas consumiram rapidamente as duas residências que estavam abandonadas.

“Por volta das 5h40 nos deslocamos ao local, porém, infelizmente o fogo já havia consumido as duas residências que estavam abandonadas. Em conversa com vizinhos, fomos informados que as casas estavam sem nenhum eletrodoméstico e suspeitamos que o incêndio seja criminoso”,ogo no Bairro TropicalInvestigadores da 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas irão acompanhar o caso e posteriormente apresentar os resultados das investigações.

sábado, 21 de novembro de 2020


Jovem que estav O jovem Marcos Vinícius Cardoso da Silva de 18 anos de idade, que estava desaparecido desde a última quarta-feira foi encontrado com vida. Ele estava na casa de amigos no Residencial Alto Bonito.

De acordo com informações repassadas ao Pebinha de Açúcar, a última vez que o garoto foi visto, saia da casa de sua avó na Rua Cláudio Coutinho, Bairro da Paz, em Parauapebas, trajando calça jeans de cor azul e a camisa do Flamengo, momento em que disse estar indo para um bar naquele mesmo bairro.

Segundo Francineuma Silva, mãe de Marcos Vinícius, ele nunca saiu sem avisar e nem ficou sem dar notícias.

Familiares não repassaram detalhes sobre o reaparecimento do rapaz, que felizmente e-

Publica desaparecido é encontrado na casa de amigos em Parauapebas

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Corpo de João Alberto, morto após ser espancado em unidade do Carrefour, é velado em Porto Alegre

Homem negro foi espancado e morto por dois seguranças em uma unidade do supermercado Carrefour na noite de quinta-feira. Agressores foram presos em flagrante.

Por G1 RS e RBS TVO corpo de João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, espancado e morto em uma unidade do supermercado Carrefour, começou a ser velado na manhã deste sábado (21) no Cemitério São João, na Zona Norte de Porto Alegre. O enterro está marcado para 11h30.

'Ele pediu: Milena, me ajuda', diz mulher de homem negro morto

Análise inicial aponta para asfixia como causa da morte

FOTOS: Veja imagens das manifestações pela morte de João Alberto

Muito abalada, a mulher de João Alberto, Milena Borges Alves pediu justiça. "Eu não tenho nada pra falar. Só quero justiça, quero que paguem".

João Alberto foi morto por dois seguranças do supermercado na noite de quinta-feira (19). Segundo a polícia, a vítima teria feito um gesto para uma funcionária do mercado, o que a fez chamar a segurança do local.

Beto, como era conhecido, foi acompanhado pelos dois homens ao estacionamento da unidade. De acordo com a polícia, ele teria dado um soco em um dos seguranças, quando começaram as agressões. A vítima foi agredida por cerca de 5 minutos pelos dois homens.

O Samu foi acionado, mas ele morreu no local. Os dois homens foram presos em flagrante e devem responder por homicídio triplamente qualificado. Manifestos em frente ao supermercado

Alvo de manifestantes na noite de sexta-feira (20), o Carrefour do Passo D’Areia tem marcas de destruição horas após o protesto que terminou em confronto com a polícia.

Logo ao amanhecer deste sábado, pedaços de concreto estavam espalhados pelo pátio, totens com marcas de incêndio e pichações contra os seguranças que provocaram a morte de João Alberto Freitas.

Cercas e portões foram arrancados. Próximo às escadas rolantes, vidraças foram quebradas, e lojas de empresas locatárias dos espaços também foram alvo dos manifestantes.

A calçada em frente à Avenida que dá acesso ao mercado também tem marcas de protesto. Frases como "racistas, assassinos e justiça por Beto" são expostas em cartazes de papelão ou grafitadas no piso e nas paredes do estabelecimento.

Pichações em frente ao mercado onde Beto foi morto em Porto Alegre  — Foto: Reprodução / RBS TV'Ele pediu: Milena,-------------------------------------------------------------------------------------



sexta-feira, 20 de novembro de 2020

 

 

Filho de Gugu Liberato apresentador? João Augusto faz planos na TV: 'No futuro vou querer'

Filho de Gugu Liberato, João Augusto quer seguir os passos do pai na TV

8 FOTOSINICIAR O SLIDESHOW

Filho de Gugu Liberato, João Augusto quer seguir os passos do pai na TV

Filho de Gugu Liberato, João Augusto planeja seguir carreira na comunicação e cogita morar no Brasil daqui a três anos, quando acabar os estudos na faculdade nos Estados Unidos. Nesta quinta-feira (19), a família do apresentador se reunião na campanha de incentivo à doação de órgãos em homenagem a ele chamada #GuguVive

Filho de Gugu Liberato, João Augusto declarou ter planos de seguir os passos do pai na carreira de comunicador. "No futuro, eu vou querer sim ser uma pessoa da mídia, talvez algo relacionado à TV", disse o jovem de 19 anos, durante lançamento de #GuguVive, campanha de incentivo à doação de órgãos. No próximo sábado (21) completa 1 ano da morte do apresentador.

Nos anos de carreira de Gugu Liberato, João Augusto diz ter acompanhado e aprendido muito com o apresentador. "Ele era um comunicador. Não vou dizer perfeito, porque ninguém é perfeito, mas era muito bom. Ele sabia o que falar", explicou à imprensa.

FILHO DE GUGU LIBERATO COGITA MORAR NO BRASIL

Quando mais novo, ele tinha um canal no Youtube, chamado Chef do Futuro. O rapaz passava receitas culinárias. "Meu pai me apoiava, gostava de me ver gravando. Era como se ele fosse o diretor, sabe? Ele gostava demais, era sensacional", recordou. Morando nos Estados Unidos, João Augusto cursa comunicação e administração de empresas. Ele, namorando uma jovem americana, Gracie, cogita morar no Brasil quando terminar a faculdade, daqui a três anos e meio.

FILHAS DE GUGU LIBERATO HOMENAGEIAM O PAI: 'ALEGRE LÁ EM CIMA'

As filhas de Gugu Liberato, Maria e Sofia homenagearam o pai próximo de completar um ano de sua morte. "A gente quis fazer parte dessa campanha. Todo dia que eu pinto na minha escola, lembro do meu pai", revelou Sofia. "Eu acho que meu pai está muito alegre lá em cima sabendo que estamos fazendo parte dessa campanha, que é o que ele sempre quis: doar órgãos. Tenho quadros, porta-retratos do meu pai em casa e toda noite, antes de dormir, dou um beijinho", completou Marina.

MÃE DE GUGU FALA DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS. ACOMPANHE!

Maria do Céu, mãe de Gugu, analisou a possibilidade de poder abraçar a pessoa que recebeu o coração de seu filho. "Acho que vendo essa pessoa, estaria vendo o meu filho. Vou fazer tudo para achar essa pessoa. Só isso que eu quero falar, não quero falar mais nada. Quando pediram para doar os órgãos, eu não queria. Eu achava que a pessoa ia ficar deformada. Depois aceitei. Então, eu estava triste e agora estou triste por não ter aceitado porque era o que ele queria, eu não podia deixar de doar. Ele deve estar muito feliz lá onde ele estiver", opinou dona Maria do Céu.

 

(

 

 

Candidatos em Porto Alegre exigem punição aos responsáveis pelo assassinato de homem negro no Carrefour

​ O assassinato de João Alberto Silveira Freitas chocou os candidatos a prefeito de Porto Alegre. Manuela d’Ávila comentou logo depois do debate na Band:

“Estava no debate da Band e na saída soube do assassinato de um homem negro pela abordagem violenta dos seguranças do estacionamento do Carrefour. Sei que já há pedido de investigação sendo feito por parlamentares e pela bancada antirracista recém eleita. Mas as imagens dizem muito”, ela afirmou.

Hoje voltou ao assunto, por meio do Twitter:

O racismo que estrutura as relações de nossa sociedade precisa ser enfrentado de frente. As mulheres e homens brancos precisam assumir a sua responsabilidade na luta antirracista. Quantos Betos? Qual pessoa branca você viu ser vítima dessa violência?

O candidato do MDB, Sebastião Melo, chamou a morte de absurda e disse que as cenas dos vídeos são chocantes.

“Justamente no dia nacional de luta contra o racismo. Medidas rigorosas devem ser tomadas imediatamente”, disse.

 

 

Idoso é flagrado por câmeras de segurança estuprando mulher com transtornos mentais no PA

Prisão preventiva foi homologada pela Justiça da comarca de Uruará, região sudoeste do Pará. O homem foi transferiUm idoso de 64 anos foi flagrado por câmeras de segurança de uma casa lotérica do município de Placas, no oeste do Pará, quando estuprava uma mulher na calçada. José Ribamar Pereira dos Reis se aproveitou do momento em que praticamente não havia movimento na rua. O crime aconteceu no dia 14 deste mês e o estuprador foi preso na mesma data.

De acordo com o delegado de Polícia Civil de Placas, Domingos Djalma, a vítima do estupro é alcoólatra e sofre de transtornos mentais decorrentes de uma depressão pós-parto.

"Esse homem estava hospedado em um hotel ao lado da casa lotérica. Acredito que ele já estava observando os passos dessa mulher, e na alta madrugada ele conseguiu estuprá-la quando ela dormia. Logo em seguida ele foi encontrado e preso em flagrante. A Justiça de Uruará homologou nosso auto de prisão e converteu a prisão em preventiva na audiência de custódia, e ele já foi encaminhado ao centro penitenciário de Altamira, onde se encontra preso à disposição da Justiça", relatou o delegado Domingos Djalma.

do para o presídio de Altamira. A transferência de José Ribamar para Altamira se deu por medida de segurança, uma vez que o vídeo do flagrante do estupro circula em redes sociais e causou grande revolta na população.

A vítima do estupro foi encaminhada ao serviço de assistência social do município. Ela recebeu atendimento médico e vai passar por escuta especializada.

 


'É uma coisa que fica marcada pra sempre', diz menina de 11 anos chamada de 'macaca magrela'

No dia da Consciência Negra, a menina manda uma mensagem contra o racismo: 'Se você já fez isso com algué Prestes a entrar na adolescência, J., de 11 anos, já não anda nas ruas do Rio com a mesma tranquilidade que tinha na infância. Recentemente, ela sofreu ataque racista em sua página na internet. Junto com frases como "macaca magrela", ela ainda recebeu ameaças de morte que fizeram com que a menina tivesse sua liberdade cerceada.

Os xingamentos preconceituosos e a ameaça foram registrados na polícia pelo pai na menina, e o caso está sendo investigado pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).

"Eu estou com muito medo de sair na rua, mesmo meus pais me deixando tranquila. Porque, na verdade, eu não sei quem é que fez isso, eu não sei se é um homem ou uma mulher. Então dá muito muito medo mesmo. Mas quando a polícia achar esse culpado, criminoso, sei lá o que... aí sim, eu ficarei tranquila", disse a menina ao G1.

Após invadir a página da menina, o criminoso ainda trocou a foto do perfil dela pela imagem de um macaco.

m, se algum dia você pedir desculpas, não vai mudar o que você já falou'.







 

Rachadinhas na Alerj: MP pede para investigar se há mais núcleos e integrantes no suposto esquema de Flávio Bolsonaro

Procuradores miram loja de chocolates do senador e pedem para apurar se houve obstrução de Justiça no departamento de Recursos Humanos da Alerj.

Por Arthur Guimarães, TV Ao apresentar a denúncia por peculato e lavagem de dinheiro contra o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos), o Ministério Público do Rio de Janeiro também pediu à Justiça para aprofundar a investigação e identificar possíveis novos núcleos e integrantes da suposta organização criminosa.

O MP afirma que o então deputado estadual Flávio Bolsonaro chefiava a quadrilha.

PGR abre apuração sobre ajuda do governo a Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas

O procurador Ricardo Martins, autor da acusação contra o hoje senador, pediu, na denúncia, ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro “autorização para compartilhamento de todos os elementos de prova coletados” para serem usados em outros casos, como forma de abrir novos braços da investigação.

A força-tarefa apurou até agora um desvio de cerca de R$ 6 milhões do gabinete de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Segundo o argumento do procurador, há dois focos de atuação e análise de ramificações da suposta organização criminosa.

O primeiro é encontrar “envolvidos em eventuais crimes de lavagem de dinheiro praticados nas operações de aquisição da loja Kopenhagen”, no Shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

O MP quer aprofundar a apuração sobre fraudes “na operação da sociedade Bolsotini Chocolates e Café LTDA”. Segundo a denúncia, Flávio Bolsonaro usou a empresa Bolsotini para, ao lado do sócio Alexandre Fe Pelo menos outras três unidades da mesma franquia pertencem a pessoas do entorno de Flávio Bolsonaro e de seu ex-assessor, Fabrício Queiroz, que seria o arrecadador de parte dos salários dos servidores do gabinete da Alerj, segundo a denúncia.

Obstrução de Justiça na Alerj

A denúncia contra o então deputado estadual também pede à Justiça que seja aberta uma frente de investigação sobre “a prática, em tese, de crimes de obstrução de Justiça”, envolvendo um servidor ligado à Presidência da Assembleia Legislativa, Matheus Azeredo Coutinho.

Matheus é citado na denúncia como figura central de um ato de obstrução de Justiça no dia 14 de janeiro de 2019.

Naquele dia, diz o MP, a ex-assessora de Flávio Luiza Souza Paes, “por orientação do servidor Matheus”, “efetivamente adulterou as provas dos crimes de peculato ao inserir informações falsas em documentos públicos assinando retroativamente os registros de pontos relativos ao ano de 2017, com a clara finalidade de embaraçar as investigações acerca da organização criminosa que desviava recursos públicos pelo esquema das rachadinhas”.

Como o MP afirma na denúncia, grande parte dos atestados de presença no gabinete de Flávio Bolsonaro era feita de forma genérica e global, com um ofício assinado pelo chefe de gabinete, Miguel Braga Grillo, que ocupa a mesma função na equipe de Flávio no Senado.

Conhecido como coronel Braga, ele fazia um documento endossando a presença de todos os funcionários de uma só vez – e encaminhava essa carta à Presidência da Alerj.

Por esse modelo de abono, os funcionários não precisavam usar os cartões de ponto, comumente usados individualmente por cada servidor.

O G1 apurou que os investigadores do MP trabalham com a hipótese de Luiza, possivelmente pressionada e com ajuda de Matheus, ter tentado preencher cartões de ponto que, até então, estavam em branco, de forma retroativa, eventualmente colocando até faltas. Seria uma forma de assumir a responsabilidade pela sua assiduidade, afastando o crime da alta hierarquia, e dando uma aparência de normalidade ao seu trabalho na Casa

Matheus já foi alvo de buscas pedidas pelo MP. O rapaz entrou na Alerj como estagiário de administração, em 2017. No dia 5 de setembro de 2018, o atual presidente da Alerj, André Ceciliano, nomeou o rapaz para o cargo de assistente no Departamento de Legislação de Pessoal, que é uma espécie de Recursos Humanos (RH) do Legislativo Fluminense. Após o escândalo da rachadinha, ele foi exonerado.

A TV Globo tentou diversas vezes obter da Alerj explicações sobre as suspeitas contra o ex-servidor Matheus Azeredo Coutinho, sempre sem sucesso.

A equipe de reportagem tentou saber se Luiza efetivamente conseguiu adulterar os registros de assiduidade – e apurar quais mudanças teria feito. Fontes ouvidas pelo G1 suspeitam que questionamentos feitos pela imprensa sobre as folhas de ponto do gabinete de Flávio possam ter sido respondidos com dados produzidos após a suposta adulteração feita com auxílio do servidor do RH.

A equipe de reportagem também tentou obter registros do trabalho de Matheus, para tentar mapear quais documentos ele acessou, de quais gabinetes – e o que fez com cada um deles.

rreira Dias Santini, comprar a franquia da loja de chocolate.

 Globo


Aos 76 anos, idosa que aprendeu a ler e escrever depois dos 50 lança livro de poemas: 'Hoje temos voz'

O livro 'Jardim de Rosa-Palavra' será lançado em dez"O sonho de uma menina era estudar, mas a mulher que a criava só a fazia trabalhar. (...) O tempo foi passando e a menina bem mais velha não tinha esquecido seu sonho de estudar, ganhou um lápis quebrado e caderno rasgado escrito algumas vogais. Que alegria ficou, serviu para a vida toda um sonho que ela conquistou".

O caderno rasgado descrito no trecho desse poema virou livro. A menina, uma escritora aos 76 anos.

A aposentada Maria da Conceição Paulo – ou Pretinha, como gosta de ser chamada e como é conhecida no bairro onde mora, Alto Vera Cruz, na Região Leste de Belo Horizonte – aprendeu a ler e a escrever com 51 anos. Antes disso, só conhecia o "ABC" de ouvir falar. O livro dela, "Jardim de Rosa-Palavra", será lançado em dezembro.

"Depois que aprendei a ler e a escrever nunca mais quis parar. Os casos, assuntos, conversas que escuto ou experiências da minha vida, foram parar no meu caderno. São 76 poemas, escritos por mim", conta, orgulhosa.

Muito atuante em trabalhos sociais voltados para a terceira idade e integrante do grupo Meninas de Sinhá, Pretinha contou que tinha um caderno de poemas e, pouco tempo depois, apareceu gente interessada em publicar suas poesias.

Isoladas, idosas de grupo de cantigas em favela de BH driblam a saudade cantando, dando de comer às galinhas e fazendo videochamada

Com uma vida de muita luta, a mãe de três filhos e avó de 14 netos contou que só parou de trabalhar na roça quando veio para Belo Horizonte, aos 12 anos de idade, órfã de pai e de mãe. Ela nasceu na cidade de Conselheiro Lafaiete, na Região Central de Minas Gerais.

 

"Fui criada na casa de família, de um lado pro outro. Nunca tive família. Nunca fui criança. Desde os 5 anos trabalhava na roça, quando eu não conseguia carregar a enxada, eu levava água para os trabalhadores. Aos 7, eu capinava, carregava troncos, fazia de tudo", lembra.

Pretinha chegou a se formar em enfermagem, mas nunca atuou. Ela se aposentou como empregada doméstica. Trabalhava sozinha para criar os filhos – "o pai deles não gostava da labuta".

 

Da favela para o mundoembro. Poemas foram tirados do caderno de Maria da Conceição Mas ela não gosta de falar só das batalhas que teve que enfrentar. "Por que a gente olha só pra ruindade da vida e não para a bondade? Tem muita coisa boa aí sim, apesar de todo sofrimento", diz a aposentada.

 

 

Com todo o otimismo e vontade de mudar a rota da vida sofrida, Pretinha, que nunca tinha viajado de avião, foi parar na Polônia.

Grupo mineiro ‘Meninas de Sinhá’ desembarca na Polônia para ‘Brave Festival’

"Até hoje lembro do frio na barriga de ter passeado de avião e ter conhecido a Polônia com minhas amigas do Meninas de Sinhá. Nunca imaginei ir tão longe, nem consegui fazer poesia com a viagem ainda", contou.

Pretinha nem lançou o primeiro livro ainda e já está com planos para a segunda publicação.

"Já quero o segundo. Poemas eu tenho pra isso. Tomei gosto", diz.

"A importância de um negro é a raiz da terra forte que cravou o chão plantou e colheu". Foi com trecho do poema "Raiz dos negros", que ela mesma escreveu, que Pretinha declamou ao ser perguntada sobre racismo, no mês da Consciência Negra.

"Eu sofri muito quando criança. Era a única negra da família que me criou. Até hoje lembro das "brincadeiras" que faziam comigo. Tenho certeza que eu trabalhava duro, pesado, por causa da minha cor. Eles faziam questão de falar isso", lembra.

"Hoje, temos voz. Quem sofrer preconceito tem que responder à altura".

'Raiz dos negros'Paulo, a Pretinha, do grupo Meninas de Sinhá.

 

A partir do dia 1 de janeiro, a cidade de Canaã dos Carajás será governada por uma mulher pela primeira vez em sua história. A advogada Josemira Gadelha foi eleita com 60,26% dos votos válidos, confirmando o favoritismo registrado nas últimas pesquisas. Ao todo, Josemira obteve 18.535 votos. A candidata do MDB foi escolhida por Jeová Andrade para a sucessão. Zito Augusto, do PDT, foi escolhido como vice.

A vitória de Josemira Gadelha representa uma das maiores viradas da história da política local. Há poucos meses, Jean Carlos, seu principal opositor, liderava todas as pesquisas de intenção de votos. Apesar disso, nas urnas, Jean Carlos conquistou apenas 32,39% do eleitorado, 9.964 votos, cerca de 200 votos a mais do que obteve em 2016.


Josemira Gadelha tem 50 anos, é natural da Paraíba e reside em Canaã dos Carajás há 14 anos. É formada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba e pós-graduada em Direito Civil, Constitucional, Trabalhista e Criminal. Atua como advogada em Canaã há mais de uma década e foi presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por dois mandatos.

Zito Augusto tem 46 anos e é natural de Minas Gerais. É pioneiro de Canaã dos Carajás, tendo chegado no início da década de 90 ao município. Zito é um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), foi vereador por dois mandatos e secretário de Obras do município por quatro anos.---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





Operações daAntes de iniciar sua carreira na maior mina a céu aberto do mundo no complexo minerador de Carajás, em Parauapebas, no sudeste do Pará, Ana Cleide Diniz Santos era operadora de caixa no shopping. A mudança segundo ela foi significativa. Mas pode-se dizer também que, no mínimo, foi grande, porque o caminhão fora de estrada que hoje Ana conduz na mina é um gigante, só o pneu mede três metros de altura.

Mas muito além do tamanho, o caminhão tem feito ela subir degraus e comandar do alto uma transformação na sua vida e conquistar o desejo de muitas mulheres: a sua independência.  “O caminhão representa uma grande conquista para mim como mulher e no meio da mineração. Foi onde eu consegui superar todos os meus medos e hoje eu sou uma pessoa segura do eu que faço, independente”, comemora ela.

 Vale empregam 32 mil pessoas no ParáAna é uma das 32 mil pessoas que atuam hoje na atividade de mineração no Pará dentro das operações da Vale. O número está na publicação Vale+, que traz um balanço de atuação da empresa referente ao período de julho a setembro deste ano. De acordo com a publicação, os investimentos socioambientais da empresa totalizaram R$ 77,7 milhões.

A publicação traz também informações sobre projetos voltados para implantação de sistemas agroflorestais no sudeste do Estado, que tem favorecido a geração de trabalho e renda no campo e pode se apresentar como uma alternativa para a diversificação da economia na região. A publicação pode ser acessada no link www.vale.com/pa.



. Eleição municipal mostra potencial e ineficiência dos atuais vereadores que buscaram a reeleição

Francesco Costa | Portal Pebinha de Açúcar

Publicado em: 19/11/2020Com apenas seis vereadores reeleitos, sete derrotados e dois fora da competição, a Câmara de Parauapebas terá nova composição a partir de 1º de janeiro de 2021. Mas, além dos nove novatos, os reeleitos tiveram novos números no ranking, com apenas três deles (Ivanaldo Braz, Eliene Soares e Luiz Castilho) tendo melhorado suas respectivas pontuações; enquanto que os demais tiveram perdas significativas.

Zacarias Marques (PP) despencou do primeiro lugar nas eleições de 2016, quando teve 2,33% dos votos (2.963), para a nona posição com apenas 1.898 votos. Em seu lugar chegou Ivanaldo Braz (PDT) que cresceu, do segundo lugar em 2016, quando teve 2,28% dos votos (2.893), ocupando agora o 1º lugar com 3.988 votos; cedendo seu lugar para Eliene Soares que também melhorou no ranking dos eleitos, sendo essa sua terceira vitória, a primeira pelo PT e as duas últimas pelo MDB. A vereadora, única mulher eleita em Parauapebas, é também a segunda mais bem votada, com 2.990 votos. Em 2016, ela estava na 10ª posição, com apenas 1,26% dos votos (1.600), o que significa um crescimento de 87% na preferência dos eleitores.

A décima posição, deixada por Eliene Soares, agora é conquistada por Francisco Eloécio, que venceu as eleições pelo Republicanos com 1.544 votos.

O terceiro colocado nas eleições de 2016, foi Marcelo Parceirinho, que na época concorreu pelo PSC, quando obteve 2,25% dos votos (2.859); neste ano, concorrendo pelo PSB, Parceirinho obteve apenas 2.070 votos, descambando para a 16ª posição, ficando como primeiro suplente; cedendo sua posição para Luís Castilho que se manteve fiel ao PROS e melhorou no ranking, saindo da 9ª posição em 2016, quando tirou 1,29% dos votos (1.640) e agora subiu para a terceira posição com 2.612 votos. A condição de Luiz Castilho, em relação à eleição anterior, estava melhor se levar em conta que, além de ser sua segunda disputa, está na presidência da Câmara Municipal.

Joel do Sindicato que concorreu em 2016 pelo DEM, onde obteve 1,70% dos votos (2.156), ficando na 5ª posição, este ano, concorreu pelo PDT, em cuja legenda conquistou a 8ª posição com 2.024 votos. Em sua antiga posição agora está Léo Márcio, eleito para seu primeiro mandado pelo PROS com 2.264 votos.

A oitava posição que agora é ocupada por Joel do Sindicato foi deixada por Joelma Leite, eleita no PSD em 2016, com 1,35% de preferência dos eleitores que lhe deram 1.720 votos. Nas eleições deste ano, 2020, ela não concorreu ao pleito de vereadora, tendo, inclusive, feito o lançamento de sua candidatura para prefeita para cujo cargo concorreria pelo PL; missão abortada por questões internas. Essa também era esperada como vitoriosa, caso concorresse à reeleição para vereadora.

João do Feijão, foi eleito em 2016 no PV, ficando na 6ª posição, tendo conseguido a aprovação de 1,65% do eleitorado, representado por 2.093 votos. Nas eleições deste ano preferiu não concorrer. Em sua cadeira se sentará Rafael Ribeiro, MDB, eleito com 2.223 votos. Rafael, no atual mandato é suplente do vereador Coutinho, motivo que esteve por dez meses na Câmara Municipal, período em que o titular da cadeira esteve licenciado para comandar a SEMSA – Secretaria Municipal de Saúde.

 

Pavão, eleito na 7ª posição concorrendo pelo PSDB em 2016, quando conseguiu 2.026 votos, o que significa 1,59% do eleitorado; ficará fora do parlamento no próximo mandato, pois, não conseguiu mais que 846 votos nas eleições deste ano, 2020, em que concorreu pelo MDB. A inexpressiva votação de Pavão, que caiu 58% na preferência dos eleitores, não era esperada, pois, ele parecia estar em ascensão se levando em conta que é líder do governo na Câmara Municipal.

A posição deixada por Pavão agora é ocupada por Elias da Construforte, que se manteve no PSB, e nas eleições atuais ele desceu da 4ª posição nas eleições de 2016, quando obteve 1,72% dos votos (2.186) para a 7ª posição com 2.157 votos. Em sua antiga posição agora está Zé do Bode, eleito no MDB com 2.437 votos.

 

Maridé Gomes, fiel ao PSC, também não obteve êxito neste pleito, pois, obteve apenas 363 votos, após uma campanha tumultuada sujeita à impugnação. Nas eleições de 2016, Maridé teve 1.579 votos, representando 1,24% da preferência do eleitorado, o que deixou na 11ª posição.

Nas eleições deste ano, 2020, na 11ª entra Aurélio Goiano, eleito pelo PSD com 1.508 votos. Este já teve um mandato de vereador em Águas lindas de Goiás.

 

Horácio Martins, eleito em 2016 pelo PSD, ficando em 12º lugar, com 1,07% dos votos (1.364), também ficará de fora no próximo mandato, pois, este ano, concorrendo pelo PDT, obteve apenas 752 votos, o que representa um decréscimo de 45% em relação anterior.

Na 12ª posição, antes de Horácio Martins, agora entra para o parlamento Josivaldo da Farmácia, eleito pelo PP, em cuja legenda obteve 1.437 votos.

 

Francisca Ciza, que em 2016 se elegeu na 13ª posição pelo DEM com 1,06% dos votos (1.353) não conseguiu a reeleição. Agora, concorrendo pelo PP, sofreu um decréscimo de 44% nos votos que nas eleições deste ano, 2020, foram apenas 890. Na posição que teve Francisca Ciza, foi eleito Miquinha, PT, com 1.395 votos. O vereador retornará ao parlamento trazendo a experiência de dois mandatos ocorridos de 2008 a 2016.

Kelen Adriana, fiel ao PTB, tentou sem sucesso a reeleição, porém, obteve apenas 1.260 votos. Já nas eleições de 2016 o resultado foi 1.360 votos, o que representou um percentual de 1,03% dos votos válidos, o que a deixou em 14º lugar. A vereadora será substituída, no próximo pleito, por Josemi, PROS, que obteve 1.259 votos.

José das Dores Couto, o Coutinho, também se manteve fiel ao MDB. Porém, não mandou bem nas eleições de 2016 quando foi o último colocado ficando em 15º lugar com 1.068 votos, o que representou apenas 0,84% da preferência do eleitor.

Nas eleições deste ano, 2020, Coutinho ficou de fora da lista dos eleitos mesmo tendo uma perda de apenas 55 votos, já que obteve 1.013. Em sua posição nas eleições deste ano ficou Leandro do Chiquito, PROS, com 1.213 votos











 



-------Alcolumbre relata caos no Amapá e convida Bolsonaro para visitar Estado

Senador cobrou medidas do governo para resolver a situação do Estado que está há 17 dias sem energia

 

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/11/19/alcolumbre-relata-caos-no-amapa-e-convida-bolsonaro-para-visitar-estado.ghtml ou as ferramentas oferecidas na página.

Textos, fotos, artes e vídeos do Valor estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Valor (falecom@valor.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o Valor faz na qualidade de seu jornalismo----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Homem negro é espancado até a morte em supermercado do grupo Carrefour em Porto Alegre

Dois homens brancos foram presos por agredir e matar João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos. Em nota, Carrefour chamou ato de criminoso e anunciou o rompimento do contrato com a empUm homem negro foi espancado e morto por dois homens brancos em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na noite desta quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra (nesta sexta, 20). João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi agredido em uma unidade do supermercado Carrefour. As imagens da agressão foram gravadas e circulam nas redes sociais resa de segurança.

Os dois suspeitos, um de 24 anos e outro de 30 anos, foram presos em flagrante. Um deles é policial militar e foi levado para um presídio militar. O outro é segurança da loja e está em um prédio da Polícia Civil. A investigação trata o crime como homicídio qualificado.

A Brigada Militar, como é chamada a Polícia Militar no Rio Grande do Sul, apurou que o espancamento começou após um desentendimento entre a vítima e uma funcionária do supermercado, que fica na Zona Norte da capital gaúcha. A vítima teria ameaçado bater na funcionária, que chamou a segurança.

O Carrefour informou, em nota, que lamenta profundamente o caso, que iniciou rigorosa apuração interna e tomou providências para que os responsáveis sejam punidos legalmente. A rede também chamou ato de criminoso e aTambém em nota, a Brigada Militar informou que PM é "temporário" e estava fora do horário de trabalho. Segundo o comunicado, as atribuições dele são limitadas à "execução de serviços internos, atividades administrativas e videomonitoramento" e "gLevado para área externa de supermercado

Freitas foi levado da área de caixas para a entrada da loja e teria, segundo apurou a Polícia Civil, iniciado a briga após dar um soco no PM. Na sequência, Freitas foi surrado.

O vídeo da agressão circula nas redes sociais desde o final da noite. A polícia vai analisar as imagens do vídeo postado e também de câmeras de segurança do local.

Nas imagens que circulam nas redes, é possível ver dois homens vestindo roupa preta, o que aparenta ser o uniforme dos seguranças, dando socos no rosto da vítima, que já está no chão. Uma mulher que estava próxima deles parece filmar a ação dos agressores.

Em seguida, já com sangue espalhado pelo chão, outras pessoas aparecem em volta do homem agredido, enquanto os dois agressores continuam tentando mobilizá-lo no chão.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tentou reanimar o homem depois que ele foi espancado, mas ele morreu no local.

O crime está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Porto Alegre.

Assassinatos de negros aumentaram no país

Dados divulgados em agosto deste ano pelo Atlas da Violência 2020 indicam que os assassinatos de negros aumentaram 11,5% em dez anos, enquanto os de não negros caíram 12,9% no mesmo período. Entre os negros, a taxaO relatório também mostra que, em 2018, os negros representaram 75,7% das vítimas de todos os homicídios.

Veja a íntegra da nota do Carrefour

O Carrefour informa que adotará as medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos neste ato criminoso. Também romperá o contrato com a empresa que responde pelos seguranças que cometeram a agressão. O funcionário que estava no comando da loja no momento do incidente será desligado. Em respeito à vítima, a loja será fechada. Entraremos em contato com a família do senhor João Alberto para dar o suporte necessário.

O Carrefour lamenta profundamente o caso. Ao tomar conhecimento deste inexplicável episódio, iniciamos uma rigorosa apuração interna e, imediatamente, tomamos as providências cabíveis para que os responsáveis sejam punidos legalmente. Para nós, nenhum tipo de violência e intolerância é admissível, e não aceitamos que situações como estas aconteçam. Estamos profundamente consternados com tudo que aconteceu e acompanharemos os desdobramentos do caso, oferecendo todo suporte para as autoridades locais.

Veja a íntegra da nota da Brigada Militar

Imediatamente após ter sido acionada para atendimento de ocorrência em supermercado da Capital, a Brigada Militar foi ao local e prendeu todos os envolvidos, inclusive o PM temporário, cuja conduta fora do horário de trabalho será avaliada com todos os rigores da lei. Cabe destacar ainda que o PM Temporário não estava em serviço policial, uma vez que suas atribuições são restritas, conforme a legislação, à execução de serviços internos, atividades administrativas e videomonitoramento, e, ainda, mediante convênio ou instrumento congênere, guarda externa de estabelecimentos penais e de prédios públicos. A Brigada Militar, como instituição dedicada à proteção e à segurança de toda a sociedade, reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos e garantias fundamentais, e seu total repúdio a quaisquer atos de violência, discriminação e racismo, intoleráveis e incompatíveis com a doutrina, missão e valores que a Instituição pratica e exige de seus profissionais em tempo integral.

 de homicídios no Brasil saltou de 34 para 37,8 por 100 mil habitantes entre 2008 e 2018.

uarda externa de estabelecimentos penais e de prédios públicos". Não ficou claro o que ele fazia no mercado. (Veja a íntegra da nota ao final da reportagem)nunciou o rompimento do contrato com a empresa de segurança. (Veja a íntegra da nota ao final da reportagem)

 

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

 

“Faltaram votos”, diz vereador MSem matérias na ordem do dia, a pauta da primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas, realizada após as eleições, foi o resultado das urnas.

Dos atuais 15 vereadores, 13 foram candidatos e seis foram reeleitos. A próxima legislatura, que continuará com o mesmo número de parlamentares, terá ainda sete novatos e dois que já passaram pela Casa.

Vereadores eleitos para a legislatura 2021-2024

Ivanaldo Braz (PDT) – 3.988 votos (reeleito);

Eliene Soares (MDB) – 2.990 votos (reeleita);

Luiz Castilho (Pros) – 2.612 votos (reeleito);

Zé do Bode – Elvis Cruz (MDB) – 2.437 votos;

Léo Márcio (Pros) – 2.264 votos;

Rafael Ribeiro (MDB) – 2.223 votos (suplente de Coutinho na legislatura atual);

Elias da Construforte (PSB) – 2.157 votos (reeleito);

Joel do Sindicato (PDT) – 2.024 votos (reeleito);

Zacarias Marques (PP) – 1.898 votos (reeleito);

Francisco Eloécio (Republicanos) – 1.544 votos;

Aurélio Goiano (PSD) – 1.508 votos;

Josivaldo da Farmácia (PP) – 1.437 votos;

Israel Miquinha (PT) – 1.395 votos (vereador em 2009/2012 e 2013/2016);

Josemir Silva (Pros) – 1.259 votos;

Leandro do Chiquito (Pros) – 1.213 votos;

Parte dos candidatos eleitos esteve na Câmara na manhã desta terça-feira (17) e acompanhou a sessão.

 

Discursos

 

Os vereadores utilizaram a tribuna para fazer um balanço da campanha e aproveitaram para agradecer ao apoio da família, das equipes de trabalho, dos partidos e os votos recebidos.

 

O prefeito reeleito, Darci Lermen, também foi bastante citado nos agradecimentos, pois todos os vereadores reeleitos faziam parte de sua coligação.

 

O primeiro a falar foi Maridé Gomes (PSC), vereador que está no seu segundo mandato na Casa, mas não foi reeleito. “Trabalhei, não fui omisso, mas não caí nas graças do povo em 2020, e o povo escolheu outros representantes. Saio de cabeça erguida, com a consciência do dever cumprido. Tudo que eu podia fazer, eu fiz; o que não fiz foi porque ultrapassava minhas limitações. O mais importante é saber que estou em paz com minha consciência e que Deus aprovou meu comportamento, sempre pacífico e a serviço do bem. Me perguntaram o que faltou para eu ser reeleito, respondi que certamente faltaram votos”.

 

Na sequência, João do Feijão (PSB), que não foi candidato à reeleição, avaliou como positivo seu mandato e a relação com os colegas de parlamento. “Nestes quatro anos tivemos um mandato sem brigas, sem confusão, com união. Obrigado a todos os vereadores e parceiros. Foi um mandato de bênçãos. Quero pedir aos vereadores novos que continuem tranquilos, sem brigas”.

 

Francisca Ciza (PP) não foi reeleita, mas avaliou seu desempenho como vitorioso. “Não me sinto derrotada. Sinto-me vitoriosa, porque as pessoas confiaram em mim, no trabalho que fiz na Câmara. Sempre me sinto vitoriosa. A vida é assim: uma hora você sobe, outra você desce. Isso foi só mais uma fase. Vou continuar na luta, porque acredito muito na nossa cidade. Estou de cabeça erguida e vou continuar na luta”.

 

Para Joel do Sindicato (PDT), o resultado das urnas foi positivo para sua candidatura e o grupo do qual faz parte. “Nosso partido saiu fortalecido desta eleição e vamos trabalhar para dar a resposta à altura que o povo merece e tanto precisa. Dedico esta vitória aos meus dois irmãos que eu perdi neste mandato e ao meu filho. É difícil, mas o livro de Romanos nos diz: ‘Todas as coisas contribuem para o bem daquele que ama a Deus segundo seu propósito’. É dolorido, mas respeito a decisão dele. Deus é perfeito; é maior e pode tudo. A Deus eu dedico esta vitória, aos meus dois irmãos, ao meu pai, que também perdi, e ao meu filho Joel Pedro Alves Júnior”.

 

Em seguida, foi a vez de Ivanaldo Braz (PDT), reeleito para o terceiro mandato, sendo o mais votado nesta eleição com 3.988 votos. O parlamentar atribuiu a vitória ao trabalho e à equipe de colaboradores. “Quero dizer à população de Parauapebas que espere o melhor mandato possível, com mais experiência, com dever maior pela quantidade de votos. Pode ter certeza que estaremos nos quatro cantos da cidade. Temos muito para fazer pela cidade, começando pelo saneamento básico. Precisamos trazer mais creches e também o tão sonhado polo universitário. Temos que ter propostas e fazer com que elas sejam consolidadas. É isso que a sociedade espera de nós. O que depender de mim para manter a harmonia, eu farei”.

 

Logo depois, foi a vez do vereador Elias da Construforte (PSB). “Parauapebas tem evoluído e o processo eleitoral tem sido cada vez melhor. Quero parabenizar o prefeito Darci, que está indo para o seu quarto mandato, e os colegas eleitos. Quero parabenizar também os colegas que não tiveram êxito, mas fizeram uma boa campanha e deixaram um legado positivo para a história de Parauapebas. Vocês estavam conosco na briga para conquistar nosso ICMS, na briga para garantir o polo da Uepa, e também na luta por uma Cfem mais justa. Quero agradecer os votos e dizer que este mandato é nosso. Aos 2.157 eleitores que me honraram, saibam que continuarei trabalhando de forma incansável, cada vez mais e melhor”.

 

Na sequência, Zacarias Marques (PP) ressaltou a importância da parceria entre Câmara e prefeitura durante o atual mandato para o desenvolvimento da cidade e enfatizou a necessidade de continuar com o trabalho conjunto e harmônico. “A gente tem a esperança e a oportunidade a partir do dia primeiro de janeiro de 2021 de procurar dar o nosso melhor, com equilíbrio, serenidade, comprometimento e entrega. Nossa missão não é defender apenas os votos que recebemos, mas a responsabilidade que o município derrama sobre nossos ombros. Tenham certeza que estamos aqui mais preparados e com mais condições de enfrentar todos os desafios que vêm pela frente”.

 

A única mulher eleita para a próxima legislatura, Eliene Soares (MDB), discursou em seguida. A vereadora, que exercerá o terceiro mandato na Câmara de Parauapebas, avaliou como produtivo o trabalho que ela tem feito no Legislativo e se comprometeu em lutar pelas minorias. “Prometo, com todas as minhas forças, que irei lutar pela promoção de políticas públicas capazes de alcançar a todos, políticas de inclusão social, de reparação, de igualdade de gênero, pela oferta de serviços básicos, garantia de direitos e justiça social e de acesso à cidadania. Estes 2.990 votos aumentam minha responsabilidade de lutar por todos. A partir de 2021 serei a única voz feminina neste parlamento, razão pela qual me sinto na obrigação de trabalhar em prol de mais políticas de valorização à mulher”.

Horácio Martins (PDT) não conseguiu a reeleição, mas avaliou como positivo o desempenho do seu partido, que elegeu dois vereadores, Joel e Braz, e ainda o vice-prefeito João do Verdurão. “Eu como vereador não pensei só em mim, pensei em crescer o partido. Joel e Braz, vocês vão ser um esteio para fortalecer nosso partido, não vamos parar, vamos continuar nossos trabalhos sociais. Uma política começa quando a outra termina, nosso partido sempre estará presente para a população, para aqueles menos favorecidos”.

Por fim, encerrando os discursos, o presidente da Câmara, Luiz Castilho (Pros), também destacou o desempenho do seu partido nas urnas, que elegeu quatro vereadores e terá a maior bancada na próxima legislatura. “O nosso partido se juntou, se organizou, se programou e executou para ser o maior partido político da história de Parauapebas. Tivemos de forma recorde 21.250 votos, nos tornando o maior partido político na urna. Somos o maior, porque fomos conduzidos por uma pessoa que pensa grande, que é o João Vicente, o Branco, nosso presidente. Sermos grandes nos dá uma responsabilidade muito grande também. Grandes desafios são dados para grandes pessoas e o nosso grupo é grande, por isso aceitamos o desafio de, em 2022, entregar para nossa querida Parauapebas um deputado estadual e um deputado federal”.

Os trabalhos continuam normalmente na Câmara Municipal de Parauapebas, com sessões ordinárias todas as terças-feiras.

Os eleitos tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2021 e iniciarão os trabalhos em 15 de fevereiro.

 

 

aridé sobre derrota nas urnas em 2020

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

 

Câmara Municipal de Breu Branco vai ser comandada por mulheres

O legislativo do município foi um dos que mais renovou bancada e que elegeu mais mulheres no estado. Das 1Diferente de algumas câmaras municipais que viram a bancada feminina encolher, como foi o caso de Parauapebas, onde só uma mulher se elegeu, Breu Branco, no sudeste do Pará, quase faz toda sua bancada do sexo feminino. Das 13 cadeiras do legislativo local, oito serão ocupadas por mulheres, sendo que três delas conseguiram a reeleição.

Com esse feito, o município será um dos que mais terá mulheres no legislativo em todo o estado. As vereadoras eleitas são Gilma do Garces (PSD), que se reelegeu com 1.058 votos; Cal do Chico Cabeça Branca (PTB), com 747 votos; Fernanda (PL), que se reelegeu com 727 votos; Pastora Selma (PSD), com 617 votos; Enfermeira Francisca (PSC), com 593 votos; Nêga (PSD), que se reelegeu com 485 votos; Irmã Vanuza (Avante), com 448 votos; e Cleide do Merez (MDB), com 396 votos.

Os homens que vão dividir com as mulheres a bancada da Câmara são Zequinha da Saúde (PL), que se reelegeu com 684 votos; Vit do Adinoel (PSC), que se reelegeu com 681 votos; Nozinho do ônibus (Avante), com 448 votos; Professor Adriano (Solidariedade), com 428 votos; e Professor Edinaldo do Bonfim (MDB), com 326 votos.

Para prefeito, Breu também fez história, a não eleger pessoas ligadas a famílias tradicionais e que sempre comandaram a política no município. O prefeito eleito é Flávio Mezzomo (PL), que venceu a disputa com Fabiana do Alemão e Garces Costa, atual prefeito do município, que assumiu a prefeitura após a morte do titular do cargo, Diego Kolling ou “Alemão”, que foi morto a tiros no dia 16 de maio de 2017.

O resultado das urnas surpreendeu até Flávio, que fez uma campanha discreta. Ele já foi secretário municipal de Assistência Social e estava como servidor do Hospital Regional de Tucuruí.

Com o lema “Sempre estive aqui”, Flávio é o primeiro prefeito eleito nascido em Breu Branco.:

Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)Clique para imprimir(abre em nova janela)3 cadeiras da Câmara, oito serão ocupadas pelo sexo feminino

domingo, 15 de novembro de 2020

 

MarianA jornalista Mariana Chamon (MDB) é a prefeita eleita de Curionópolis, no sudeste do Pará. Com 96,30% das urnas apuradas, ela teve 6.009 votos (47,94%), contra 4.764 votos (38,01%) do segundo colocado, o atual prefeito Adonei Aguiar (DEM), conforme estava previsto em todas as pesquisas publicadas ao longo do período eleitoral. A futura gestora recebeu a notícia da sua vitória em casa, de onde acompanhou a apuração, juntamente com o esposo, o deputado estadual Chamonzinho.

Em seguida, ela saiu em carreata pelas ruas da cidade em comemoração ao resultado histórico.

Mariana tem um destacado trabalho social em atendimento as camadas mais carentes da população, do período que esteve à frente do Instituto Miguel Chamon. Tal trabalho lhe deu um conhecimento apurado das mazelas que a comunidade enfrentou nos últimos anos, sobretudo na carência do sistema municipal de saúde. Esse fator foi fundamental para a vitória, diante da revolta da população com a desassistência, além dos seguidos escândalos no governo municipal, com operação policial na casa do prefeito Adonei e o seu afastamento determinado pela Justiça durante longo período.

A agora prefeita eleita, Mariana Azevedo Chamon é filiada ao MDB e concorreu pela coligação “Trabalho e desenvolvimento”, formada também pelos partidos: PL e AVANTE. Ela é casada, tem duas filhas, e é formada em Jornalismo.a Chamon derrota Adonei e é eleita nova prefeita de Curionópolis

 

Notícias, Pará

Publicado em 11/04/2020

às 14:09

Índice de isolamento social em Parauapebas é um dos mais baixos do Pará

Na capital do minério, 57,8% da população circulavam de um lado para outro na quinta, revela empresa de geolocaliz Os constantes clamores das autoridades sanitárias e até do governador do Pará, Helder Barbalho, para manter o isolamento social a fim de evitar o alastramento da pandemia do coronavírus ainda não foram suficientes para sensibilizar metade dos paraenses. Isso porque, enquanto o número de casos de Covid-19 tem disparado nos últimos dias, 52,55% da população do estado seguem perambulando pelas ruas, muitos até sem necessidade, menosprezando a capacidade letal de um vírus novo, desconhecido e contra o qual não há antídoto ou vacina.

A informação foi levantada pelo Blog do Zé Dudu que consultou os dados da empresa In Loco, que faz mapeamento por geolocalização, a partir do uso de dispositivos móveis, de ao menos 60 milhões de brasileiros. A empresa diz que a tecnologia não identifica pessoas, garantindo sua privacidade e anonimato.

Em Parauapebas, apenas 42,2% cumpriam o isolamento social na quinta-feira (9), data da última apuração. Isso quer dizer que, no momento da coleta de dados pela In Loco, 57,8% dos moradores estavam circulando de um lado a outro da cidade. É um dos índices mais baixos do estado — o 18º pior entre os 144 municípios paraenses. Não é demais lembrar que o número de casos confirmados de Covid-19 em Parauapebas deu um salto de quatro para nove, de quinta para sexta (10). A circulação das pessoas contribui, inclusive, para disseminação daqueles que estão infectados, mas são assintomáticos.

Sudeste do Pará está mais “solto”

A In Loco criou o Índice de Isolamento Social para auxiliar no combate à pandemia, traçando o percentual, por estado, da população que está respeitando a recomendação de isolamento estabelecida pelos governos. No Pará, pelo último levantamento realizado na quinta (9), apenas 47,45% da população estavam em isolamento, proporção abaixo da média nacional, de 50,6%. O melhor desempenho do estado foi por volta do dia 20 de março, quando 65% dos paraenses respeitavam o isolamento. O estado é o 15º entre as 27 Unidades da Federação quanto ao respeito à quarentena.

No Brasil, de acordo com a In Loco, o estado de Goiás é quem mais tem respeitado o isolamento social para tentar desacelerar a transmissão da Covid-19. Lá, na quinta, a taxa de reclusão era de 54,17% da população. No Tocantins, entretanto, que se espreme entre o Pará e Goiás, está a segunda menor taxa de isolamento, 40,97%. E o Mato Grosso do Sul é o lanterninha: 39,55%.

As três cidades paraenses com piores taxas são todas do sudeste do estado, mesorregião que é vizinha do Tocantins, estado com o segundo pior indicador de isolamento. Bom Jesus do Tocantins (35,4%), Sapucaia (35,9%) e Tucumã (36,5%) amargam taxas baixíssimas. Já os melhores indicadores estão nos municípios mais pobres do estado: Tracuateua (82,4%), Magalhães Barata (73,8%) e Inhangapi (68,5%).ação, que capta informações de dispositivos móveis dos brasileiros.

 

Duas pessoas já foram presas por crime eleitoral no interior do Pará

A Operação “Eleições 2020” também já enquadrou pessoas por desobediência à Lei Seca nos municípios de Novo Re A Operação “Eleições 2020” já prendeu duas pessoas por crime eleitoral no interior do Pará. Também já foram registrados detenções por desobediência à Lei Seca em Novo Repartimento, Breu Branco e Primavera.

Equipes da Polícia Federal, Civil, Militar e agentes das guardas municipais estão nas ruas desde sábado (14) realizando ações para combater crimes eleitorais e desobediência à Lei Seca, que passou a vigorar a meia noite deste domingo (15) e segue até às 18 horas, seguindo o horário de cada localidade, já que o Pará tem diferença de fuso horário.

Em Novo Repartimento, Breu Branco e Primavera já foram registrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por desobediência (Art. 330, do Código Penal). Na cidade de Novo Repartimento, o proprietário de um posto de combustíveis foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil por estar vendendo e permitindo o consumo de bebidas alcoólica na loja de conveniência do estabelecimento após às 0h00.

Já em Breu Branco, as equipes das polícias Civil e Militar flagraram a venda irregular de bebidas alcoólicas em um estabelecimento. No município de Primavera, a operação conjunta entre PM, PC e Ministério Público fechou 10 estabelecimentos, entre bares e similares, por venda de bebida alcoólica fora do horário permitido.

Também já foram realizadas duas ocorrências de Corrupção Eleitoral nos municípios de Salinópolis e Portel, assim como lavrados dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) pela prática de Divulgação ou Propaganda Irregular nas cidades de Paragominas e Anapu.

Em Paragominas e Santarém a Polícia Federal já realizou prisões por crime eleitoral, incluindo dois candidatos a vereador. Em Parauapebas, a PF realizou batida na tarde de ontem em um posto de combustível, onde estaria ocorrendo abastecimento de

veículos como forma de compra de votos. (Tina Santos)

Compartilhe isso:partimento, Breu Branco e Primavera

 




Em Porto Alegre, M A corrida pela prefeitura de Porto Alegre (RS) chega à reta final com a liderança folgada de Manuela D’Ávila (PCdoB) na última pesquisa Ibope, divulgada neste sábado, 14. Ela tem 35% das intenções de voto e briga para ser a primeira prefeita eleita da capital gaúcha. MDB e PSDB tentam colocar seus candidatos no segundo turno.

De acordo com o levantamento divulgado ontem pela RBS TV, o emedebista Sebastião Melo (MDB) aparece com 22%. O atual prefeito, Nelson Marchezan Junior (PSDB), tem 15%.

+ Saiba quem era a princesa de rodeio de Jaguariúna que morreu aos 21 anos

+ Capa de ISTOÉ sobre Bolsonaro viraliza nas redes sociais

Ambos estavam empatados em levantamento divulgado no fim de outubro. Melo parece ter se beneficiado da saída na semana passada de José Fortunati (PTB) da disputa, após indeferimento da candidatura de seu vice. O ex-prefeito Fortunati manifestou apoio a Melo.

Quando se analisam os votos válidos, a pesquisa Ibope põe Manuela bem à frente, com 40%. Melo tem 25% e Marchezan, 17%. Em relação a levantamentos anteriores do Ibope, chama atenção a ascensão dos dois primeiros candidatos, possivelmente entre os que estavam indecisos.

Marchezan é alvo de um processo de impeachment por uso de recursos de saúde em publicidade. A Câmara Municipal de Porto Alegre, após uma série de atrasos e questionamentos judiciais, deve apresentar um relatório a respeito na terça-feira.

E isso ocorre em um cenário em que a campanha de rua teve de seguir protocolos sanitários, em função da pandemia do novo coronavírus, e os debates foram esvaziados. Assim, os concorrentes apostaram na internet para angariar votos. Na campanha, o vice-prefeito Gustavo Paim (PP), que também disputa as eleições, testou positivo para a doença, interrompendo por duas semanas as agendas de rua. Colados em Jair Bolsonaro, Paim e Valter Nagelstein (PSD) não decolaram, figurando no rodapé das pesquisas eleitorais. Juliana Brizola (PDT) e Fernanda Melchionna (PSOL), que chegaram a discutir a composição de uma frente ampla de esquerda, também chegam com poucas chances de passar para o segundo turno.

Outro traço da campanha até aqui em Porto Alegre foi o elevado índice de judicialização do processo. Embora o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul ainda esteja analisando as ações ajuizadas por candidatos ou coligações, o desfecho mais marcante até aqui foi o recuo de Fortunati, gerado pelo indeferimento da candidatura de seu vice. Desde o início da campanha, porém, os tribunais já vinham sendo acionados.

Paim, por exemplo, tentou barrar a realização de show de Caetano Veloso em apoio à Manuela D’Ávila. Após longa batalha jurídica, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a realização da live, que ocorreu na noite de quinta-feira passada. A Justiça Eleitoral também acatou pedido de Manuela e retirou mais de meio milhão de notícias falsas replicadas no Facebook e em outras redes sociais contra sua candidatura. As fake news associavam a candidata a crimes como pedofilia.

Embora tenha vencido estas ações, Manuela saiu derrotada ao processar Juliana Brizola e o coordenador da campanha dela. A Justiça negou direito de resposta para Manuela após Juliana ter apontado alto nível de rejeição da adversária. Já a defesa de Nelson Marchezan Junior conseguiu barrar a divulgação de uma pesquisa eleitoral e obteve direito de resposta após ter sido atacado por Fernanda Melchionna. Ações contra propaganda irregular de Fortunati e Sebastião Melo também foram favoráveis ao prefeito.

Em contrapartida, Melo obteve duas decisões favoráveis contra Marchezan. O emedebista impediu que a entrega do chamado “kit bebê” e do cartão social fossem explorados politicamente pela atual administração. Se, por um lado, Melchionna questionou a ausência dela em um debate, a candidata também comprovou que Marchezan veiculou irregularmente a média salarial dos professores durante as peças eleitorais. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais

+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa

+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro

+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica

+ Veja os carros mais vendidos em outubro

+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ Pudim japonês não tem leite condensado; aprenda a fazer

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ Cinema, sexo e a cidade

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israelanuela deve ir ao 2º turno com MDB

 

Boca de urna - Ibope Recife: João Campos, 35%; Marília Arraes, 30%; Mendonça Filho, 19%; Delegada Patrícia, 12%

Carlos, Charbel, Coronel Feitosa e Thiago Santos têm 1% cada. Margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos O Ibope divulgou neste domingo (15) pesquisa de boca de urna sobre a eleição para a prefeitura do Recife (veja vídeo acima). Segundo o instituto, o levantamento indica probabilidade de segundo turno entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT).

BOCA DE URNA - IBOPE Recife

Votos válidos

João Campos (PSB): 35%

Marília Arraes (PT): 30%

Mendonça Filho (DEM): 19%

Delegada Patrícia (Podemos): 12%

Carlos (PSL): 1%

Charbel (Novo): 1%

Coronel Feitosa (PSC): 1%

Thiago Santos (UP): 1%

Claudia Ribeiro (PSTU): 0%

Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB): 0%

Victor Assis (PCO): 0%

Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos

Data: 15/11/2020

Número de entrevistados: 4 mil eleitores

Solicitante: Ibope

Registro Eleitoral: registrada no TRE-PE sob o protocolo Nº PE-03371/2020.

Nível de confiança: O nível de confiança utilizado é de 99%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 99% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Conceito de voto válido: O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos - 9% dos entrevistados na pesquisa..