sexta-feira, 2 de novembro de 2018


Professor de filosofia dá informações e dicas para a prova de Ciências Humanas do Enem 2018
Segundo Romulo Santos, o estudante deve observar eventos históricos do mundo ocidental, a trajetória social, a condução do pensamento e produção de conhecimento.
Por G1 PA — Belém
02/11/2018 12h12  Atualizado há 8 horas
A leitura correta das questões, articular discussões de pensadores e atentar para elementos da cidadania, sociedade, cultura e mundo contemporâneo são umas das problemáticas envolvendo a prova de Ciências Humanas do Enem 2018, de acordo com Romulo Santos, professor de filosofia em escolas de Belém. "Considero relevante o aluno observar eventos históricos do mundo ocidental, a trajetória social, a condução do pensamento e produção de conhecimento", comentou.
A prova deste domingo (4) inclui a prova de linguagens, ciências humanas e redação. A prova começa trinta minutos após o fechamento dos portões, que ocorre às 13h.
O professor citou pensadores que aparecem bastante na prova e precisam ser estudados, já que abordam temas consagrados: Nicolau Maquiavel, com a perspectiva política; Aristótes e Kant, sobre teoria do conhecimento, ética e política; David Hume, em teoria do conhecimento; Galileu Galilei e Francis Bacon, na consolidação da ciência moderna; Platão, com a teoria dualista; pensadores da tradição cristã como Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino; Junger Habermas, com a ética do discurso; Adorno e Horkeimer, sobre a teoria crítica; Arendt, com a visão política e percepção do homem moderno e a banalização do mal; Nietzsche, e a ética de afirmação da vida; Michel Foucault, com a microfísica do poder, docilização dos corpos e sociedade disciplinar; Zygmunt Bauman, e a fluidez das relações; Norberto Bobbio, e a visão política; Hans Jonas, sobre ética ambiental com o princípio de responsabilidade.
Para Santos, os objetos de conhecimentos da filosofia geralmente abordam concepções éticas e morais como fundamento da cidadania e política. "É comum abordagens filosóficas discorrerem sobre as estruturas, natureza, metodologia e modalidades do conhecimento. Nas últimas provas, as questões que envolvem ética ambiental estão sendo bastante exploradas, além das questões comportamentais do indivíduo diante da ciência, tecnologia e indústria cultural", explicouSegundo o professor, o aluno deve procurar sempre estar antenado com os eventos da realidade, através de redes sociais, jornais, revistas, e outros, buscando aprimorar a percepção de mundo.
Interdisciplinaridade
As questões da prova de humanas, geralmente possuem interdisciplinaridade, ou seja, misturam conhecimentos de diversas áreas de conhecimento, como filosofia, sociologia, história, geografia. "É preciso buscar articular os conteúdos, contextualizado com o objeto e a dinâmica social presente na questão", disse Santos.
Leitura e interpretação
Outra característica das questões da prova é a presença de muitos textos, comparações e direcionamentos. Para isso, segundo o professor Romulo, é ler corretamente as questões, o que "permitirá ao aluno o reconhecimento da situação problema e isso deve ajudar a eliminar as possibilidades que só distraem".
"Além do conhecimento do conteúdo é necessário saber o que a questão está pedindo e separar aquilo que não está correto. Por exemplo, diferenciar o que é analisar, comparar, identificar, etc. ajuda bastante na resolução do problema", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário