Detentos fazem motim durante visita de familiares em presídio de Santa Izabel
Presos e familiares queriam evitar a transferência de dois presos, de acordo com a Susipe.
A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) confirmou um motim na Central de Triagem Metropolitana III (CTM III), em Santa Izabel, região metropolitana de Belém, neste sábado (11). A situação foi controlada e encerrada ainda durante a noite.
Correção: O G1 informou ainda no sábado (11) que uma rebelião tomava a unidade prisional e que a ação deixou 13 reféns. As informações eram preliminares e foram repassadas pela assessoria da superintendência. O material foi corrigido na manhã deste domingo (12).
De acordo com a Susipe, o serviço de inteligência detectou uma possível ação de resgate de alguns presos da unidade. Para evitar a ação, a superintendência providenciou a transferência de dois presos para a Cadeia Pública de Jovens e Adultos (CPJA). Mas no momento da transferência os dois se recusaram a sair do bloco. Era de dia visita e familiares se manifestaram contra a ação.
Equipes da Diretoria de Administração Penitenciária (DAP), e as tropas da Polícia Militar ROTAM e COE negociaram com as 26 famílias que se recusavam sair da unidade. Após algumas horas, conseguiram retirar todas os familiares da unidade e finalizar transferência dos presos.
Não houve fuga, depredação da unidade prisional e nem tomada da unidade por parte dos presos. As visitas no CTM III foram suspensas por tempo indeterminado até que seja restabelecida a normalidade. Além disso, será aberto Procedimento Disciplinar Penitenciario (PDP) para apurar as responsabilidades de cada envolvido.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/r/6/Lwto1zRIan0rJuRUuTpQ/santa-izabel.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário