domingo, 17 de fevereiro de 2019



--:--/--:--
Governo do Pará inicia vistoria e fiscalização nas barragens do estado em março
O Grupo de Trabalho de Segurança e Estudo de Barragens, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Semas), disse que vai iniciar a visitação às estruturas licenciadas pelo Estado no dia 11 de março.
De acordo com o Governo, há 132 barragens de minério no Pará, sendo que 58 são licenciadas pelo Estado, e 66 pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).
Segundo a Semas, as visitas devem seguir ao longo do mês, começando pela região sudeste e passando pelas barragens nas regiões oeste e nordeste do estado.
As equipes devem ir in loco acompanhar o estado atual das contenções, e devem observar principalmente irregularidades que possam afetar a integridade das construções.
criação do grupo de trabalho foi anunciada no dia 7 de fevereiro, quando o governador Helder Barbalho afirmou que pretende proibir a construção de novas barragens no estado como a de Brumadinho, em Minas Gerais.
Simultaneamente ao grupo, um projeto sobre a segurança de barragens deve ser enviado pelo Governo à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) para impor as condicionantes de futuras implantações.
Ainda segundo o governador, não está descartada a interdição de barragens em operação, caso, após a visita de uma equipe técnica in loco, seja constatado risco de rompimento.

Alto dano

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, há 18 barragens com Dano Potencial Alto (PDA) no estado. Entre elas, está a barragem de Sossego, em Canaã dos Carajás, que está com indicativo prioritário para a vistoria, já que possui grandes dimensões e um volume alto represado.
O Governo do Pará também já havia anunciado a criação de um grupo de trabalho para a fiscalização de barragens no estado. Segundo o governo, o plano prevê a participação de diversos órgãos de monitoramento, como o Ministério Público do Estado (MPPA), o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
Atualmente o Pará possui 99 barragens cadastradas e seis apresentam altos níveis de risco, segundo relatório da Agência Nacional de Águas.

Fonte: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2019/02/16/governo-do-para-diz-que-vai-comecar-visitas-as-barragens-em-marco.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário