segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Parauapebas vai receber saneamento ambiental

Em sessão extraordinária, ocorrida no início da tarde de terça-feira (24), a Câmara de Vereadores votou a favor da criação do Programa Municipal de Saneamento Macrodrenagem, Recuperação de lgarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).
Descrito no Projeto de Lei nº 72/2019, a proposição de autoria do Poder Executivo municipal trouxe viabilidade jurídica para implantação do Prosap e inaugurou uma nova fase no saneamento e na proteção ambiental de Parauapebas.
Objetivos do Prosap
O programa tem a finalidade de melhorar a qualidade de vida da população, em especial dos segmentos mais pobres. Promover o desenvolvimento social e econômico sustentável das áreas de intervenção, sendo que o objetivo proposto será alcançado mediante a oferta de infraestrutura básica de saneamento ambiental, acessibilidade e mobilidade urbana. Além da qualificação dos públicos, reassentamento de famílias e de atividades comerciais, remanejamento de pessoas das áreas de risco e a integração de áreas hoje isoladas ao restante do tecido urbano do município.

Medidas a serem implementadas
Serão realizadas macro ações nas obras de drenagem urbana, infraestrutura sanitária e ambiental, gestão institucional e social, obras de melhorias viárias e urbanização.
Custo inicial do projeto
Para começar a execução do Prosap, a Prefeitura de Parauapebas irá remanejar no orçamento vigente o valor de R$ 15.922.601,95 (quinze milhões, novecentos e vinte e dois mil seiscentos e noventa e cinco reais e nove e cinco centavos), por meio de decreto municipal.
O programa ainda receberá da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) os repasses oriundos de créditos interno e externo dos empréstimos para a realização do programa, bem como os recursos provenientes da contrapartida do tesouro municipal para a execução do projeto.
Mão de obra
Inicialmente, foram criados quatro cargos comissionados para viabilizar o desenvolvimento do programa, bem como a adequação de setores, considerando as necessidades do Prosap.
Porém, o Executivo enviou à Câmara a Emenda Modificativa ao Projeto de Lei nº 72/2019. Assim, foram analisadas as nomenclaturas e atribuições do cargo comissionado de assessoramento I de “Assessor Técnico do Prosap”, visando adequar a natureza dos cargos de assessoramento. Com a modificação, passa a vigorar o texto que define o cargo como “Assessoria Especial do Prosap”.
Legislação
O Projeto de Lei nº 72/2019 alterou dispositivos das leis nº 4.726, de 20 de dezembro de 2017; nº 4.532, de 26 de abril de 2002; e nº 4.532, de 17 de junho de 2013.
O Poder Executivo municipal explicou que as alterações propostas por meio do Projeto de Lei 72/2019 justificam-se pela necessidade de criação de estrutura mínima para execução de atividades e, também, para atender às solicitações do BID.
Financiamento
Na sessão ordinária desta terça-feira (24), foi votado o Projeto de Lei Complementar nº 2/2019, que autoriza o Poder Executivo a contratar financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Ao ser aprovado pelos vereadores, o Projeto de Lei Complementar nº 2/2019 alterou a Lei Complementar nº 16/2018. Assim, o município pode contratar até o valor de U$$ 70.000.000,00 (setenta milhões de dólares) dos Estados Unidos da América para financiamento do Prosap.
Como contra garantia, o município de Parauapebas se comprometeu em dar como garantia ao pagamento, a modo “pro solvendo”, parte de sua receita tributária definida pela Constituição Federal. Portanto, as descritas nos artigos 158 e 159, inciso I, alínea “b”, complementadas pelas receitas tributárias estabelecidas no artigo 156, nos termos do § 4º, do art. 167, todos da Carta Maior. E, também, outras garantias admitidas em direito. Por: 

Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva

Fonte: https://www.parazaotemdetudo.com/2019/09/26/parauapebas-vai-receber-saneamento-ambiental/
POLÍTICA

Vereador Elias da Construforte propõe desapropriação de área e regularização de terreno da IgVereador Elias da Construforte propõe desapropriação de área e regularização de terreno da Igreja Católica

O vereador Elias Ferreira (PSB) apresentou na sessão da Câmara desta terça-feira (24) as indicações n° 333/2019, 354/2019 e 355/2019, esta última em parceria com os colegas de parlamento Zacarias Marques (sem partido), Eliene Soares (MDB), Kelen Adriana (PTB), José Marcelo (PSC) e Ivanaldo Braz (sem partido), solicitando, respectivamente, desapropriação de uma área com edificação localizada no Bairro Vila Rica; regularização de um terreno da Igreja Católica; e fixação de novo padrão de vencimento aos cargos de zootecnista, técnico agrícola e médico veterinário.
Indicação n° 333
Nesta indicação, Elias Ferreira explica que a população objetiva a construção de uma área de lazer com quadra poliesportiva para a integração dos moradores do Bairro Vila Rica e adjacência de interesse social com o esporte ou com a saúde.
Segundo o propositor, a indicação busca autorização legislativa para que o Poder Executivo possa desapropriar uma área para interesse público de aproximadamente 1.500 m2, na Avenida Amsterdã, Bairro Vila Rica, com fim de estabelecer políticas públicas ao bairro e adjacentes.
Indicação n° 354
O pedido para regularização do terreno da Comunidade São Mateus, localizada na Rua Itaunas, Bairro Casas Populares I, foi feita por meio da Indicação n° 354/2019.
“A comunidade São Mateus foi criada em 21 de setembro de 2006, quando então fazia parte de uma favela conhecida na cidade como palafitas, lugar pobre, com um intenso fluxo de usuários de drogas, alto índice de prostituição e muita violência. Desde então, a comunidade foi uma âncora na defesa dos direitos humanos, mas a regularização de seu terreno nunca foi feita”, detalha Elias Ferreira, solicitando de seus pares a aprovação da indicação.
Indicação n° 355
Já o pedido para fixação de novo padrão de vencimento aos cargos de zootecnista, técnico agrícola e médico veterinário, no mesmo molde do Substitutivo nº 3/2017, ao Projeto de Lei n° 65/2017, foi feito pelos vereadores Elias Ferreira, Zacarias Marques, Eliene Soares, Kelen Adriana, José Marcelo e Ivanaldo Braz, por meio da Indicação n° 355/2019.
Conforme explicam os parlamentares, os zootecnistas, técnicos agrícolas e os médicos veterinários organizam e executam trabalhos relativos a programas e projetos de viveiros ou de culturas externas, determinados pela prefeitura, para promover a aplicação de novas técnicas de tratamento e cultivos gerais, entre outras atribuições.
Diante do exposto, os vereadores sugerem a fixação de novo padrão de vencimento dos cargos acima, no mesmo molde do Substitutivo nº 3/2017, ao Projeto de Lei n° 65/2017.
Depois de serem apresentadas em plenário, a três indicações foram aprovadas pelos demais vereadores e agora elas serão encaminhadas para avaliação do governo municipal. Por: Waldyr Silva / 

sábado, 28 de setembro de 2019

PARAUAPEBAS

Minério de ferro de Carajás “cria” novo produto que é sensação na China

O GF88 (finos para pelotização) é filho do IOCJ (minério com grau de pureza de 65%), que só é encontrado em Parauapebas, Canaã e Curionópolis. Minério do Pará afoita até portugueses.

O alto teor apurado no minério de ferro saído dos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Curionópolis, onde o grau de pureza pode bater 66%, criou uma espécie de fenômeno no mercado transoceânico e gerou até mesmo um novo produto intitulado GF88, que nada mais é senão finos usados no processo de pelotização. As informações foram publicadas este final de semana pela agência Reuters, a partir de uma conferência apresentada pelo diretor-executivo de Ferrosos da Vale, Marcello Spinelli.
Hoje, o minério de ferro extraído do complexo minerador de Carajás, no sudeste do Pará, é conhecido na China pela alcunha de IOCJ e tem teor de 65%. O IOCJ é o pai do GF88 e deve elevar a proporção de pelotas nas siderúrgicas chinesas dos atuais 14% para 19% até 2025, segundo estima o executivo da Vale.
Na prática, essa elevação de participação das pelotas provenientes de Carajás na China implica ganhos para aquele país porque, devido à qualidade do produto paraense, as políticas de combate à poluição caminham para serem cumpridas, com a emissão de menos gases tóxicos lançados à atmosfera pelas siderúrgicas. Pequim decidiu transferir dezenas de siderúrgicas para regiões costeiras como medida de despoluição nas cidades industriais.
Por outro lado, para garantir o suprimento da demanda, a mineradora Vale deve ampliar a capacidade de extração de minério de ferro de alto teor na Serra Sul de Carajás, onde o custo-benefício da produção é praticamente metade do registrado na Serra Norte.

Portugueses querem logística no MA

De olho no movimento retumbante da extração mineral de Carajás na próxima década, um grupo português intenciona investir até R$ 13 bilhões em porto e ferrovia, mas no vizinho estado do Maranhão, aproveitando-se da logística já existente nos traçados da Estrada de Ferro Carajás (EFC) e da Ferrovia Norte-Sul. As informações foram publicadas no jornal Valor Econômico .
Se isso se concretizar, será o tiro fatal em eventuais perspectivas do Pará de industrializar aqui mesmo no estado o minério que produz a preço de banana. Nunca mais se ouviu falar, por exemplo, na minissiderúrgica que, um dia, talvez vire realidade em Marabá. A reportagem revela que o maior desafio para tocar o projeto será encontrar investidores satisfatoriamente dispostos a injetar recursos na ideia.
O empreendimento planejado pelos portugueses é totalmente privado e, de acordo com analistas, a Vale seria a maior interessada, já que a carga mais volumosa a trafegar pelos trilhos da nova ferrovia será o minério de ferro. A Vale, contudo, não comenta o assunto, segundo informou o Valor Econômico.

Policiais federais estiveram na tarde desta sexta-feira (27) na casa e no escritório de advocacia do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot para cumprir mandados de busca e apreensão.
As ordens judiciais foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito que apura ofensas, ameaças e informações falsas contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Cerca de dez policiais federais cumpriram os mandados no prédio onde Janot mora, em Brasília, por volta das 17h50 desta sexta. Enquanto isso, quatro policiais cumpriram as buscas no escritório de Janot. A ação nos dois imóveis durou cerca de uma hora.
No apartamento de Janot, a Polícia Federal apreendeu arma e munição. Os agentes pediram, e Janot entregou uma arma, três pentes de munição. Depois, foram localizadas mais seis caixas de munição nos armários. Janot entregou ainda seu celular, tablet, e as respectivas senhas dos aparelhos.

quinta-feira, 26 de setembro de 2019


Cuca pediu para sair do São Paulo — Foto: Marcos RibolliRaí, executivo de futebol do São Paulo, confirmou que Vagner Mancini, gerente de futebol, comandará o time no sábado, contra o Flamengo, no Maracanã, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Cuca explica pedido de demissão: "Meu estilo não casou com o do São Paulo"
Técnico deixa o comando do Tricolor após cinco meses no cargo: "Que venha outro profission Cuca concedeu entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira para explicar os motivos que o levaram a pedir demissão do São Paulo. O treinador ficou apenas cinco meses no cargo, saindo com aproveitamento de 47,4% de aproveitamento, em 26 jogos: nove vitórias, dez empates e sete derrotas. O mais provável agora é que o coordenador Vagner Mancini assuma a equipe – já é certo que ele comandará o São Paulo neste sábado, contra o Flamengo, no Maracanã.
al para tirar mais" Não sei te dizer ao certo qual o problema. Se eu soubesse qual o problema, eu falava. Vocês bateram muito no padrão de jogo. Eu queria explicar que todo ser humano tem sua característica, eu tenho a minha. Qual é a característica do Cuca? Eu gosto de marcação na frente, rápido. Não gosto de time que tem morosidade. Às vezes, ser mais objetivo. Infelizmente o meu estilo não casou com o estilo do São Paulo. Não combinou. Não é por isso que eles não são bons, eles são ótimos. Mas não encaixou. Eu falei para o Raí e Pássaro (dirigentes do São Paulo), por isso que saí. Teve uma ideia de falarmos com você e foi entendido. Você acha que eles estão contente e eu também? Como falei com os jogadores eles vão vingar e vão dar uma arrancada – disse Cuca, que relatou ter sido ofendido pela primeira vez na carreira. – Lógico que estou muito triste, esperei 15 anos para estar aqui de novo. Como vou estar feliz? É a primeira vez em todos os clubes no futebol que eu fui xingado. É a pior coisa que existe, dói demais. Até dei risada de uma cara que me chamou de cabelo de boneca. Dói. Passei duas vezes em Flamengo, Fluminense, Galo, Santos e isso dói demais. A ideia de ir embora lógico que não é só minha. Se perguntar para maior parte da torcida, eles também queriam. Às vezes não é ser bom ou ruim. A minha vida vai continuar a amanhã ou depois estarei em outro clube – disse Cuca. Mancini interino
– Mancini é quem vai comandar a equipe contra o Flamengo e vamos ter mais tempo para falar quem será o treinador e avisar a todos – disse Raí. – Não dá para definir em poucas palavras. Não é o ideal, lógico que assumimos a culpa em parte disso. Em um clube grande, que passa muito tempo sem vencer, para sair existe uma cultura desse clube vencedor. Passa boa parte sem vencer e passa por isso – completou o dirigente, sobre as constantes trocas de treinador (Cuca foi o quinto em um ano e nove meses). Os bastidores da saída de Cuca
A decisão foi do treinador. A diretoria do São Paulo ainda tentou reverter a situação e convencer Cuca que era melhor a permanência neste momento. O técnico, no entanto, estava convicto de que não conseguia fazer uma evolução na equipe e pediu demissão. Raí foi à sala de imprensa, ao lado de Cuca, para dar a posição da diretoria do São Paulo, citando que, após a derrota para o Goiás, na quarta-feira, já havia falado com o treinador.
– Reforçamos a nossa confiança e hoje, na chegada ao CT, o Cuca nos comunicou algo que ele que vai transmitir a vocês. Vocês já têm a repercussão. Um momento que não é agradável, triste – disse Raí. A parte emocional também pesou para que Cuca de despedisse. Ele não estava contente com a pouca evolução do São Paulo nesses últimos jogos. Há a possibilidade do treinador conceder entrevista coletiva ainda nesta quinta-feira.
+ Rotatividade dos técnicos: infográfico mostra a dança das cadeiras
O cenário piorou após os resultados recentes: o Tricolor conquistou apenas cinco dos últimos 18 pontos. Foram três derrotas (Goiás, Internacional e Vasco), dois empates (Grêmio e CSA) e somente uma vitória (Botafogo). Tudo isso somado ao desempenho do time aumentou a pressão sobre Cuca.
Desde o começo de 2018 passaram pelo cargo de técnico do São Paulo Dorival Júnior, Diego Aguirre, André Jardine e Cuca, além do próprio Vagner Mancini como interino.
+ Leia mais notícias do São Paulo
A cobrança interna do São Paulo no Brasileirão é ficar entre os três primeiros. Com 35 pontos, o Tricolor viu o líder Flamengo disparar (48 pontos) – Palmeiras (42) e Santos (37) jogam nesta quinta-feira, enquanto o jogo do Corinthians foi adiado.
+ VEJA TAMBÉM: Tiago Nunes e Fernando Diniz são citados como possíveis substitutos
O time não alcançou a meta inicial de 38 pontos para o primeiro turno (terminou com 32) e a avaliação é de que o trabalho deveria ter um rendimento melhor. A cobrança sobre Cuca também existia pelo nível de contratações como Alexandre Pato, Pablo, Daniel Alves e Hernanes.
Depois da derrota para o Goiás, Cuca disse que não se sentia confortável e que nem a diretoria estava. O treinador, o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, e alguns jogadores foram alvos de protestos liderados pelas torcidas organizadas.
O São Paulo agora enfrentará o líder Flamengo, sábado, no Maracanã. Toró (sentiu lesão na coxa esquerda) e Alexandre Pato (estiramento na coxa direita) são baixas certas. Hernanes, por outro lado, cumpriu suspensão e volta a ficar à disposição.



o nesta quinta-feira (26).os militares.


Pássaros são resgatados e armamento apreendido durante operação para conter incêndio em TucuruíPássaros são resgatados e armamento apreendido durante operação para conter incêndio em Tucuruí O flagrante ocorreu na região do Lago. Oito pássaros e uma espingarda foram encontrados pel Oito pássaros da espécie curió foram resgatados e armamentos foram preendidos durante a Operação Verde Brasil, que combate focos de incêndio na Amazônia. O flagrante ocorreu na região do Lago, em Tucuruí, sudeste do Pará. O valabço da ação foi divulgad Segundo o Comando Conjunto Norte, os animais foram libertados de volta para a natureza. O armamento, uma espingarda calibre 20, foi entregue às autoridades competentes. Em seguida, os militares combateram ponto de fogo na mesma área.
A atividade ocorreu em conjunto com a Polícia Militar e Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Pará durante patrulha fluvial e trabalho de conscientização à população local, no contexto da Operação Verde Brasil.

Nosso Campo mostra a colheita de alcachofra neste domingo (29)
Confira as prin Neste domingo (29) o Nosso Campo vai mostrar a colheita da alcachofra, uma flor comestível de origem mediterrânea.
Tem a produção do kampiô, que é muito apreciado na culinária japonesa.
Outro assunto é o uso da homeopatia na agricultura orgânica.
E também vamos trazer uma receita de músculo ao molho branco.
Vídeo: veja a chamada do Nosso Campo que será exibido neste domingo, 29/09/2019cipais atraçõ O Nosso Campo é exibido aos domingos, às 7h25, na TV TEM! Para participar, envie um e-mail para nossocampo@tvtem.com
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes Sociaises do próximo programa


Carro que amorteceu queda de menina em prédio na Zona Oeste de São Paulo — Foto: Reprodução/Polícia Militar

Polícia Civil indicia mãe que teria jogado criança de 3 anos de prédio em SP por tentativa de homicídio
Caso aconteceu no dia 24 de maio; depois de supostamente ter jogado a criança, a mãe se trancou no apartamento e se jogou pela janela. Menina teve alta e mãe segue internada.
Por G1 SP e TV Globo — São Paulo
26/09/2019 16h50  Atualizado há 9 minutos
A Polícia Civil indiciou nesta quinta-feira (26) a estudante Fernanda Fernandes Garcia, de 29 anos, por tentativa de homicídio e incêndio. Segundo a polícia, a estudante teria jogado sua filha, uma criança de 3 anos, do quinto andar de um prédio na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, no Jaguaré, na Zona Oeste de São Paulo, no dia 24 de maio.
A investigada, Fernanda Fernandes, que também pulou pela janela após ter jogado a criança e incendiado a casa, está internada no Hospital das Clínicas em estado estável, de acordo com a assessoria. A criança de 3 anos caiu sobre o para-brisa de um carro, teve ferimentos leves e recebeu alta médica no dia 29 de maio. O caso
A polícia investiga o caso da criança de 3 anos que caiu do quinto andar de um prédio na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, desde o dia 24 de maio. Um vizinho prestou o primeiro socorro.
A Polícia Militar foi chamada por volta de 0h30 do dia 24 de maio. A informação que chegou para os policiais, por meio do serviço 190, era de que a criança tinha sido jogada pela mãe, uma mulher de 29 anos. A PM afirm O policial militar Daniel César Garcia, que esteve na hora da ocorrência, disse que chegou a conversar com a criança após a queda. "Perguntei se ela se lembrava do que tinha acontecido, ela me disse que não, que tava dormindo e que só acordou quando chocou com o carro".ou que a menina estava dormindo na hora da Enquanto a menina era socorrida, a mãe estava trancada sozinha no apartamento e os bombeiros tentaram negociar a saída dela. Por volta das 2h30, a mulher colocou fogo nas cortinas da casa. Garcia disse que, quando os bombeiros tentaram entrar no apartamento para evitar o incêndio, a mulher pulou pela janela.
 queda.

MST em Rondônia denuncia prisão de militante Sem Terra
Em No Contra prisão injusta de João Abelhão, militante Sem Terra, e a criminalização dos movimentos populares, o MST emitiu na tarde desta quarta-feira (25), uma Nota de Repúdio em denúncia ao ocorrido.
João foi preso durante uma operação da Polícia Federal realizada na cooperativa do assentamento Margarida Alves, localizado no município de Nova União, em Rondônia.
Confira a Nota na íntegra:
NOTA DE REPÚDIO CONTRA O PROCESSO DE CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
É com veemência que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Rondônia, repudia a desnecessária e equivocada prisão do companheiro João Abelhão.
Na última sexta-feira (20), as famílias do Assentamento Margarida Alves, foram surpreendidas por uma operação da Polícia Federal, que segunda consta, tinha como objetivo combater o desmatamento ilegal e uma suposta venda de lotes dentro da reserva em bloco do referido assentamento, que resultou na injusta e infundada prisão do companheiro João Abelhão presidente da cooperativa daquele assentamento.
Ficamos perplexos com operações desta natureza, pois a Polícia Federal, instituição pública paga pelo dinheiro do povo, com mecanismos sofisticados de inteligência para os processos investigatórios, não pode errar seu alvo como errou tal qual nesta operação. Cuja interpretação não pode ser outra senão um flagrante processo de criminalização da luta e dos Movimentos Sociais.
As famílias do Assentamento Margarida Alves, por meio de sua cooperativa que também foi alvo de busca e apreensão, tem um vasto histórico de denúncias aos órgãos de controle e fiscalização sobre o processo de desmatamento e grilagem de terras no interior da reserva. O próprio João Abelhão, na vigência do seu mandato, levou ao conhecimento dos órgãos ambientais as investidas de grupos invasores e grileiros da reserva. Como forma de retaliação destas denúncias, tivemos em 2017 a invasão do assentamento por um grupo fortemente armado que realizou uma ação simultânea, enquanto dez homens armados aterrorizavam as famílias de um acampamento que ali existe, outros dez mantiveram quatro companheiros em cárcere privado sobre ameaça e tortura. Esta ação, resultou na operação “Terra Roxa” da Polícia Civil de Ouro Preto, que veio a prender parte do grupo, tendo entre eles policiais militares que estavam, na ocasião, fortemente armados.
Neste sentido, se a Polícia Federal quiser alcançar seu objetivo e contribuir com o fim do desmatamento e da grilagem de terras no interior do assentamento Margarida Alves, deve aprofundar e ampliar e realizar uma competente investigação da Polícia Civil de Ouro Preto simbolizada pela a operação Terra Roxa, caso contrário, estará configurado o processo de criminalização dos movimentos sociais, tendo a cooperativa do assentamento na pessoa de seu presidente, como o “Bode” expiatório da vez.
Exigimos que a justiça federal que decretou o mandado de prisão do companheiro João Abelhão, corrija seu erro colocando o mesmo em liberdade o mais rápido possível.
Direção Estadual MST-RO



Câmara entrega Salva de Prata em homenagem ao MST
De acordo com Tatto, proponente do decreto, o reconhecimento público se faz necessário pela trajetória do Movimento Sem Terra na construção de uma sociedade mais justa, sadia e igualitária
26 de setembro de 2019 15h02 A Câmara Municipal de São Paulo presta, no próximo dia 18 de outubro, a sua mais alta honraria já oferecida a uma instituição.
A Casa concede, a partir das 17h, no Plenário 1º de Maio do Palácio Anchieta, uma Sessão Solene de entrega da Salva de Prata, outorgada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), por iniciativa do vereador Jair Tatto (PT).
A condecoração é oferecida após um ou mais vereadores proporem a homenagem por meio de decreto legislativo. A proposta precisa ser aprovada pela maioria dos parlamentares paulistanos.
De acordo com Tatto, proponente do decreto, o reconhecimento público se faz necessário pela trajetória do Movimento Sem Terra na construção de uma sociedade mais justa, sadia e igualitária.
“Sou de família caipira, eu e meus irmãos crescemos na roça, tirávamos nosso sustento da agricultura familiar da produção orgânica que é fruto do processo de Reforma Agrária em nosso país. Há razões para acreditarmos e estou grato por isso”, conclui Tatto.



O coordenador geral da Contraf Brasil, Marcos Rochinski, durante o lançamento da Década da Agricultura Familiar 2019-2028, na Câmara dos Deputados, destacou que a Agricultura Familiar não é um modelo de produção é um modo de vida, de resistência e de desenvolvimento sustentável.
A Contraf Brasil participou da solenidade junto a representantes das principais entidades do país para falar sobre os desafios do setor. A Década da Agricultura Familiar 2019-2028 foi instituída pela ONU e já tinha sido lançada mundialmente em Roma no mês de maio, e na América Latina em agosto, na República Dominicana. O objetivo dessa declaração é valorizar a agricultura familiar em todos os países e impulsionar o desenvolvimento sustentável, desafiando os governos a colocá-la no centro das políticas de segurança alimentar.
“Para o país que se preocupa com a segurança e soberania alimentar de seu povo é de fundamental importância que o Governo se preocupe em desenvolver políticas públicas que incentivem a permanência dos jovens, das mulheres, dos homens do campo, das águas e das florestas em seu território e comunidades”, explica o coordenador da Contraf.
São esses agricultores e agricultoras familiares os responsáveis por colocar mais de 70% dos alimentos que compõe a cesta básica do povo brasileiro. “ 
Saudamos em nome da Contraf Brasil, federações e sindicatos a iniciativa da FAO em decretar os próximos 10 anos como a Década da Agricultura Familiar. Esperamos que nesse período o governo brasileiro e demais países estejam voltados a construção de políticas públicas que fortaleçam este setor. Temos a consciência de que, principalmente para acabar com a fome no mundo e no nosso país, é fundamental a construção de um modelo de desenvolvimento que prestigie a produção de alimentos saudáveis a partir da agricultura familiar”, pontua Rochinski lembrando que é por meio desse modo de vida e produção que a população terá acesso a alimentos mais saudáveis. “Assim poderemos ter um desenvolvimento sustentável, inclusive acabar com a fome que assola muitas nações por todo o mundo. Parabéns a FAO e a todas organizações envolvidas. Desejamos continuar sendo por muitas décadas as mãos que alimentam a nação”.



Fetraf Goiás inicia Semana de Lutas em defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária
Audiências com representantes do Governo Estadual estão previstas com a pauta sobre acesso à terra e progr A Fetraf de Goiás deu início a Semana de Lutas em defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária. Na programação está previsto entre atividades que vão desde debates entre agricultores e agricultoras familiares sobre os desafios para o desenvolvimento rural na atual conjuntura política a audiência com representantes de governo envolvendo os setores agrários.
O objetivo é garantir a continuidade de políticas públicas e programas que fortalecem a produção da Agricultura Familiar e da reforma agrária.
A Fetraf participa de reunião com o superintendente do Incra em Goiás e com a Secretaria de Agricultura e Superintendência de Produção do Governo apresentando a pauta sobre acesso à terra, liberação das Declaração de Aptidão ao Pronaf, entre outras demandas que, devido aos desmontes das estruturas e corte em orçamento, estão paralisadas.amas de fortalecimento da Agricultura Familiar.
Agricultura Familiar do Piauí rumo aos Saberes Agroecológicos
Os agricultores e agricultoras familiares participaram do Encontro de Agroecologia no Piauí num prepara A Fetraf Piauí, representando os agricultores e agricultoras familiares do estado, participou de uma atividade que antecede o Congresso Brasileiro de Agroecologia - Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na Democratização dos Sistemas Agroalimentares, que irá ocorrer entre os dias 4 e 7 de novembro, em Sergipe.
O evento conta com uma programação extensa que vai desde mesas de debates, palestras, rodas de conversa, feira, oficinas entre outras atividades. Ao final, os participantes devem construir uma Carta do Nordeste que sintetizará a aprendizagem coletiva, rumo a Ecologia de Saberes, apontando caminhos de fortalecimento da Agroecologia.
Para aproveitar ao máximo as atividades, a Fetraf Piauí esteve presente no Encontro Estadual de Agroecologia, no município de José de Freitas, para traçar um planejamento envolvendo a participação da entidade no Congresso em novembro e traçar metas para uma Agricultura Familiar aliada a Agroecologia em 2020.tivo para o Congresso em novembro.


Fetraf DFE participa do debate sobre Reforma Agrária em audiência na Câmara Legislativa do Distrito Federal
As lideranças que representam os povos do Campo, da Florestas e das Águas apresentaram na audiência um documento com as principais demandas
Escrito por: assessoria de comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa / com informações da CLDF • Publicado em: 26/09/2019 - 12:45 • Última modificação: 26/09/2019 - 13:04
ImprimirEnviar por A Fetraf do Distrito Federal e Entorno (FETRAF DFE) participou, na noite de ontem (26), da audiência pública sobre reforma agrária, no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, junto aos demais movimentos sociais e entidades que defendem o desenvolvimento rural sustentável e que compõe o Campo Unitário. O evento teve iniciativa dos deputados distritais Arlete Sampaio (PT), Chico Vigilante (PT) e Fábio Felix (Psol).e-mailA++/-A-Compartilhe Precisamos de uma pessoa que tenha poder de decisão no governo e faça a Reforma Agrária acontecer e sair desse imbróglio que é hoje. Existem pessoas que estão a mais de 10 anos vivendo debaixo da lona e nada é feito. Eu sou da região da Chapadinha, que já existe a 13 anos e até hoje não foi resolvido e continuamos como pré-assentados. Falta compromisso dos governos com a reforma agrária. Também destaco que precisamos retomar o Programa de Assentamento Rural no Distrito Federal – PRAT, mesmo com as dificuldades da atual conjuntura”, pronuncia Anaildo Porfírio, coordenador da Fetraf DFE.
As lideranças que representam os povos do Campo, da Florestas e das Águas apresentaram na audiência um documento com as principais demandas, por secretaria, que são fundamentais para avançar a curto e médio prazos nas políticas de Reforma Agrária do Distrito Federal. (Acesse aqui)
Para as organizações, é essencial a necessidade de construir e manter programas e políticas produtivas que contemplem a agroecologia, a cooperação agrícola, o uso racional dos bens hídricos e florestais e um projeto de agricultura que tenha centralidade na produção e comercialização de alimentos saudáveis, sem a utilização de agrotóxicos, e que estimule a qualidade de vida para o conjunto da população.
A pauta destaca demandas junto as Secretarias de Agricultura – Seagri e Emater DF; Secretaria de Meio Ambiente – Sema; à Terracap; Secretaria de Educação – Seedf; Secretaria de Saúde do DF e Secretaria de Cultura do DF – Secult.
Os deputados, autores da audiência, explicaram a importância do tema: "O debate sobre a reforma agrária reveste-se de suma importância pois alcança questões que afetam toda a sociedade: terra, assentamento, alimentação, recursos naturais, saúde, educação e assistência das famílias do campo. Não é demais ressaltar que a produção de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, e preservação dos recursos hídricos dizem respeito à sobrevivência da população do Planeta e não somente dos residentes no campo".
Fetraf Pará Fetraf Pará dá continuidade a JAFF – Jovens Agricultores em Formação, curso de qualificação e capacitação com a juventude, com foco na sucessão rural e valorização do trabalho no campo.
O curso ocorreu neste final de semana, sendo o II Módulo de um total de 7. A atividade tem a parceria da Rede Terra e acontece no município de Marabá (PA), por ser a região que mais concentra os jovens e também a sede da federação. Ao todo serão cerca de 100 jovens participando do curso.
Esta ação da Fetraf Pará cumpre o planejamento deliberado pela direção, atendendo o eixo da educação profissional e formação da juventude e mulheres. No curso, os jovens discutem desde os assuntos sobre tecnologia, sucessão rural, produção e comercialização, como também as políticas públicas para a Agricultura Familiar.
“Nosso primeiro momento abordamos o tema ‘Quem eu Sou’, isso porque precisamos que o jovem identifique que ator ele é no contexto em que vive. Agora falamos sobre ‘Território’, de onde eu venho e qual local eu pertenço. Precisamos que os jovens também tenham interesse em permanecer no campo. Esse movimento de êxodo rural tem que acabar e só conseguimos isso trazendo qualidade de vida para o campo e trabalhando a sucessão rural”, explica Viviane Oliveira, coordenadora da Fetraf Pará.
 dá continuidade a formação da juventude da Agricultura Familiar


População pro Após vários protestos na Câmara Municipal de Parauapebas, cobrando que se desse freio às reintegrações de posse, em favor da loteadora Buriti Imobiliária, moradores do Bairro Cidade Jardim cessaram com os atos públicos, já que a Câmara Municipal propôs a criação de uma CPI para investigar as supostas irregularidades nos contratos de vendas de terrenos. Porém, ontem, terça-feira (24), completou um ano que a Câmara tomou partido em favor dos moradores sem que não fosse apresentada nenhuma solução.
“Estamos aqui para ouvir dos vereadores o que aconteceu para que, um ano depois, nada tivesse acontecido em nosso favor e nada foi resolvido”, explicou Udeanes Sousa, presidente da Asso De acordo com Udeanes, são vários os problemas que ainda persistem, resultando em frequentes reintegrações de posse, deixando as famílias sem ter para onde ir, sem ter acompanhamento do Conselho Tutelar ou outro acompanhamento social
O ato de protesto foi pacífico, com a exposição de cartazes com as respectivas reivindicações pertinentes e manifestos verbais. Tão logo iniciada a sessão, o vereador Luís Castilho, presidente daquela Casa de Leis, se manifestou garantindo que atenderiam a comissão dos moradores manifestantes para, primeiro, entender o caso, devendo em seguida, oferecer a ajuda que estivesse ao alcance daquele parlamento. “Estamos aqui para ouvir a população, receber suas demandas e cobrar a quem de dever”, explicou Castilho, tendo recebido os moradores logo após a sessão

Asso ciação dos Moradores do Bairro Cidade Jardim.testa na Câmara Municipal


Vale começa programa de estágio com vagas para Parauapebas
Com informações do Portal Canaã
Publicado em: 2 A mineradora Vale S/A abriu inscrições para o Programa de Estágio 2020 que vai selecionar profissionais de ensino técnico e superior em 8 estados (RJ, MG, ES, MA, DF, PA, MS e BA) e nas suas diversas áreas de atuação: Corporativo, Mina, Usina, Porto e Ferrovia! Curtiu? Serão mais de 1000 vagas distribuídas.
São vagas para os profissionais formados em: Engenharias, Geologia, Administração, Direito e Economia. Já no nível técnico, há vagas para mais de 20 cursos diferentes, dentre eles Técnico em Mecatrônica, Mi Como não poderia deixar de ser, algumas vagas de estágio também estão destinadas a Parauapebas. Nossa conhecida Capital do Minério não poderia deixar de acolher novos profissionais.
O Programa de Estágio da Vale oferece ao estudante a oportunidade de conhecer e participar dos desafios de uma empresa global. Os estagiários vivenciam o dia a dia da profissão por meio de experiências práticas, participando ativamente da rotina, dos processos e dos projetos da empresa. O estágio possibilita, ainda, que o estudante desenvolva e aprimore habilidades teóricas e comportamentais que serão fundamentais durante sua jornada profissional.neração, Portos, Mecânica e Logística.5/09/2019 Pré-requisitos
Candidatos de nível técnico e de nível superior devem ter previsão de formatura entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021. No primeiro caso, é preciso que o estudante esteja matriculado na instituição de ensino, tenha se formado na parte teórica ou ainda não tenha cumprido a carga horária obrigatória de estágio. Já para os estudantes de nível superior, é necessário apresentar a declaração da instituição de ensino autorizando a realização de estágio. O programa também está aberto a pessoas com deficiência (PCD), que devem anexar os laudos comprovando a deficiência no momento da inscrição.
Processo seletivo
A Vale preza pelo respeito às diferenças e pela inclusão de todos e busca candidatos que ajudem a promover um ambiente com diversidade onde todos tenham a oportunidade de desenvolver seu potencial. A expectativa é que os estagiários estejam dispostos a colaborar com a construção de uma empresa focada em segurança e pessoas. As etapas online – testes e um entrevista curta por vídeo – acontecem entre 23 de setembro e 14 de outubro. Já os painéis e entrevistas com o possível gestor na Vale, que são etapas presenciais, estão previstos para o período de 28 de outubro a 29 de novembro. A contratação acontece em fevereiro e março do ano que vem.
Benefícios e carga horária
Os selecionados receberão bolsa-auxílio mensal de até R$ 1.375,14 (os valores variam dependendo do curso, técnico ou superior, e da carga horária), assistência médica e seguro de vida. Nas unidades onde a empresa não oferece transporte e restaurante, os estagiários também receberão vale-transporte e vale-refeição. A carga horária do estágio varia entre quatro e seis horas diárias, dependendo das atividades a serem desenvolvidas.

Quem tiver interesse em se inscrever, corra, pois as oportunidades só estarão disponíveis até o dia 14 de outubro por meio do link: http://www.vale.com/hotsite/PT/Paginas/estagio/programa-de-estagio.aspx




Testemunhas sã Um caso que causou comoção pela forma como aconteceu e por tratar-se de feminicídio, crime que passa por momento de forte repressão. Outro motivo da visibilidade do caso foi por ter como principal suspeito um agente da segurança pública bem conhecido em Parauapebas.
Trata-se do caso Dayse Dyana Sousa e Silva, morta sob suspeitas de ter sido vítima do marido Diógenes Samaritano, cujo acusado foi preso no dia 31 de março deste ano, em Parauapebas e atualmente, encontra-se no presídio Anastácio das Neves, na região metropolitana de Belém.o ouvidas no caso Dayse e Sa Na manhã de hoje, quarta-feira (25), aconteceu, na Primeira Vara Criminal, o segundo dia da Audiência de Julgamento e Intrusão, para que testemunhas, tanto de acusação, quanto de defesa, fossem ouvidas pelo Juiz Celso Quim Filho. O ato ocorreu no Fórum de Parauapebas onde contou com as presenças dos advogados de defesa e acusação, além da mãe da vítima e do Ministério Público.
Samaritano também seria ouvido, porém, por problemas técnicos, ele será ouvido em data posterior.
Osvaldo Serrão, advogado do réu, concedeu entrevista à equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar, mensurando que foram ouvidas seis testemunhas, sendo três de cada parte. “Trata-se de um caso emblemático em que meu cliente ainda não foi ouvido pela justiça e nega as acusações; sendo que o dever de provar o envolvimento dele é do Ministério Público, cujas provas e depoimentos coletados nada trouxeram de esclarecedor de forma que venha, efetivamente, dar visibilidade à versão do Ministério Público”, explicou o advogado, detalhando que não houve testemunha visual do crime, havendo apenas dois personagens, sendo um, a vítima que não pode falar, e o citado como autor do crime.
Ainda de acordo com o defensor de Samaritano, a prova para que satisfaça o júri deve ser técnica, motivo que ele está investindo maciçamente para levantar esse tipo de provas, principalmente com relação a laudos do local do crime, do qual, muitos detalhes serão trazidos por Samaritano no momento de seu interrogatório.maritano Conversamos também com dona Wilma Lemos, mãe de Dayse Diana, que disse estar confiante no Judiciário que olhará com olhar técnico para o caso. “De posse das provas físicas, temos a certeza que a justiça será feita”, acredita Wilma. Já o assistente de acusação, advogado Ricardo Moura, diz estar muito satisfeito com o que foi até aqui produzido e acredita que Diógenes Samaritano deve ir à Júri Popular para receber a sentença pelo crime que cometeu. “Nenhuma testemunha ouvida até agora, inocenta o acusado; mas, reafirmam tudo o que falou na fase do inquérito aos delegados. O mesmo aconteceu com as testemunhas de defesa, que são apenas abonatórias, e até estas não inocentam Samaritano”, explica Ricardo Moura, dando por tempo o dia 24 de outubro para ouvir a última testemunha, ato seguido pela audiência através de videoconferência em que Diógenes Samaritano falará direto de Belém com link que será transportado para a Comarca de Parauapebas.


Liminar manda mineradora declarar situação de emergência em duas barragens no sudeste do Pará A Justiça Federal em Marabá determinou à mineradora Vale que declare situação de emergência nas barragens Pondes de Rejeitos e Captação de Água, localizadas no município de Parauapebas, na região sudeste do Pará. As duas estruturas, segundo ação ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF), não dispõem de sistemas eficientes de escoamento de água, o que pode afetar a estabilidade de ambas em eventual período muito chuvoso, daí terem sido classificadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM) entre as dez mais perigosas do país.
Na decisão liminar (veja a íntegra neste link), assinada no dia 17 de setembro, o juiz federal Heitor Moura Gomes, da 2ª Vara, determina ainda que a Vale implemente medidas de segurança previstas no Plano de Ação de Emergência para Barragens (PAEBM) da Pondes de Rejeitos, devendo A Vale também está obrigada a começar inspeções de segurança especial nas barragens, até a cessação da situação de emergência, quando as anomalias detectadas serão classificadas como extintas ou controladas. Em 15 dias, a mineradora terá de apresentar os comprovantes de contratação das empresas responsáveis pela confecção dos estudos complementares exigidos na ação proposta pelo MPF, bem como o respectivo cronograma de execução.
A Justiça Federal determinou ainda que a Vale elabore estudos e mapas de inundação detalhados, exibindo em gráficos e mapas georreferenciados as áreas que podem ser inundadas, explicitando as zonas de autossalvamento e de segurança secundária, com vistas à proteção de unidades de conservação, áreas indígenas e indicando possíveis impactos ambientais. comprovar o cumprimento dessa determinação em cinco dias. Em relação à Agência Nacional de Mineração (ANM), a liminar ordenou que acompanhe a situação das duas estruturas até o retorno à segurança, com informes ao Juízo da 2ª Vara ao menos a cada 30 dias. Também deverá ser realizada fiscalização para verificar se os Planos de Ação das Barragens (PSBs) estão integralmente de acordo com os preceitos legais e regulamentares e da implementação das medidas previstas no plano de emergência da Pondes de Rejeito em relação à situação de urgência.
Recomendação – As barragens estão localizadas na Floresta Nacional (Flona) de Carajás. O reservatório da Pondes de Rejeitos, segundo a ação do MPF, está com volume de 12 milhões de metros cúbicos, e o da Captação de Água está com 600 mil metros cúbicos. Somados, têm volume próximo aos 12,7 milhões de metros cúbicos da Barragem 1 da mina do Córrego do Feijão, de Brumadinho (MG), que se rompeu no início deste ano. Antes de recorrer à Justiça, o MPF garante ter recomendado à ANM que as barragens fossem fiscalizadas e que a Vale fosse cobrada a tomar providências necessárias para garantir a segurança das estruturas. A agência não acatou a recomendação e sequer enviou representante à reunião em que o tema foi discutido, informou o MPF.



A ação alega que, em doze anos de operação, encerrada em 2002, a mina do Igarapé Bahia – empreendimento ao qual as duas barragens eram vinculadas –, produziu quase 100 toneladas de ouro, o equivalente a cerca de R$ 16,4 bilhões. O Ministério Público diz que atestados de garantia de estabilidade das barragens vêm sendo negados por auditorias desde 2016, mas até agora a Vale limitou-se a pedir licenciamento para realização de obras, sem mencionar o caráter de urgência. No entanto, continua a ação, em casos de urgência o licenciamento é desnecessário.
O juiz Heitor Moura Gomes ressalta haver evidências de defasagem das medidas de segurança e a suspeita de risco do empreendimento através de pareceres e relatórios emitidos por técnicos que analisaram a situação da barragem Pondes de Rejeitos, além de documento emitido por uma engenheira civil, apontando problemas que precisam ser solucionados.
Com relação à Captação de Água da Mina do Igarapé Bahia, o magistrado diz que existe também indício de risco e necessidade de providências, conforme se verifica através do parecer técnico, cujas conclusões informam que a barragem apresenta umidade ou surgência nas áreas de jusante, paramentos, taludes e ombreiras estáveis e monitorados, além de falhas na proteção dos taludes e paramentos, com a presença de vegetação arbustiva. Além disso, a estrutura estaria passando por problemas de instabilidade, conforme auditoria feita pela empresa Walm em 2016.
Vale se manifesta em nota
“A Vale, em cumprimento a um acordo celebrado com o Ministério Público do Trabalho (MPT), já havia declarado nível 1 de emergência para a Barragem de Captação de Água e o Pondes de Rejeitos da unidade Igarapé Bahia, no município de Parauapebas (PA), em agosto passado. As estruturas estão paralisadas desde 2002 e são classificadas como de baixo risco pela Agência Nacional de Mineração. Não há população a jusante das estruturas e o nível 1 de emergência não exige evacuação da área.

Importante esclarecer que as obras de descaracterização dos Pondes de Rejeitos já foram iniciadas e têm previsão de término para novembro próximo. A Vale também já adotou medidas de contingenciamento para a Barragem de Captação de Água”.

Viatura da PM colide em poste durante perseguição a criminosos e um bandido acabou morrendo Conforme as informações do soldado Soeiro, a guarnição dele foi acionada com a denúncia de que uma dupla em uma motocicleta estava realizando assaltos em vários bairros ao longo da VS10. Um dos responsáveis pelo crime, inclusive, utilizava o uniforme de uma empresa de serviços para parecer menos suspeito.
“Fizemos diligências e nos deparamos de frente com eles. Foi dada voz de parada e eles empreenderam fuga, saímos em perseguição e na Rua Siringueira perdemos o controle da viatura e acabamos batendo no poste”, relatou o policial, acrescentando que um buraco na via foi o causador da co Encarando as mesmas más condições da rua, o assaltante que conduzia a motocicleta também perdeu o controle do veículo e foi ao chão com o comparsa. “Eles caíram e saíram trocando tiro com a guarnição. Graças a Deus eu e o sargento saímos ilesos e na troca de tiros um dos elementos foi atingido e evoluiu a óbito. O outro conseguiu fugir pelo mato portando uma arma de fogo”, informou o soldado. Conforme ele, cinco disparos foram efetuados contra os policiais.lisão. O poste, eletrificado, caiu sobre o carro.


Números de s Quase 800 mil pessoas morrem por suicídio por ano no mundo; sendo a segunda principal causa de morte entre pessoas com 15 a 29 anos de idade. Há evidência que sugere que para cada pessoa que morre por suicídio, há muitas mais que tentam cometê-lo. Essa proporção varia muito entre países, região, sexo, idade e método.
Aproximadamente uma em cada seis pessoas que cometem suicídio deixam um bilhete que, às vezes, dá pistas para as razões para essa atitude. Os comportamentos suicidas geralmente resultam da interaç Em Parauapebas, esses números são expressivos, depois de ter aumentado no comparativo entre os anos 2017 e 2018, quando havia aumentado de 9 para 39 casos; neste ano, 2019, nos primeiros 8 meses já aconteceram 25 casos.
Os suicídios consumados em Parauapebas são registrados em todas as faixas etárias, sendo que em 2017, os 9 casos ocorridos foram em pessoas menores de 34 anos de idade, sendo: 2 em pessoas de 10 a 14 anos; 3 casos em pessoas de 15 a 19 anos; e 5 casos em pessoas de 20 a 34 anos.ão Já em 2018, houve grande crescente em todas as etárias, chegando à marca de 334%, elevando de 9 casos no ano anterior para 39 casos. Sendo 6 casos em pessoas de 10 a 14 anos de idade; 15 casos em pessoas de 15 a 19 anos de idade; 12 casos em pessoas de 20 a 34 anos de idade; e 6 casos em pessoas de 34 a 49 anos de idade.
Em 2019 os números de suicídio consumados apresentam estável em relação ao ano anterior, tendo ocorrido, como novidade, 1 caso em pessoa acima de 65 anos de idade. Em pessoas entre 10 e 14 anos de idade houve apenas 1 caso; em pessoas de 14 a 19 anos também caiu para 8 casos; em pessoas entre 20 e 34 anos de idade, registrou-se 10 casos consumados; enquanto que em pessoas entre 34 e 49 anos foram 5 os casos de suicídios.de vários fatores.uicídios são preocupantes em Parauapebas Porém, de acordo com Vagner Dias Caldeira, psicólogo, supervisor da rede de atenção psicossocial, vários outros casos não são registrados pelas famílias como suicídio o que faz com que esses dados não reflitam a realidade estatística de suicídio no município.


Mulher oferta recompensa para quem souber paradeiro de moto roubada
Papo Carajás
Publicado A polícia está atrás de pistas que possam levar ao paradeiro de um homem mediano, pele branca, que usava boné azul, camisa roxa e calça jeans. Na tarde de ontem (24), ele furtou uma motocicleta Pop de cor branca, placa QDH-2711.
Em dois vídeos flagrados por câmeras de segurança das imediações, observa-se a ação do malandro. Na primeira filmagem, ele está posicionado na Rua do Comércio, em Parauapebas e logo depois vai para a Rua 15 de Novembro onde encontra a moto estacionada e depois a furta. Veja os víde De acordo com a proprietária, ela estava naquela localidade para comprar um presente de aniversário ao filho. Ela afirma que havia esquecido o cartão e ao voltar para pegar a moto, não a encontrou mais.
O ladrão chega a passar pela proprietária com um capacete em mãos, mas ela não desconfia da ação criminosa.
A vítima, que necessita com urgência do seu veículo, está ofertando uma recompensa de R$ 500,00 para quem encontrar a motocicleta. Qualquer informação que ajude-a achá-la, pode ser repassada para ela por meio do número (94) 9913-9788.
 os: em: 25/09/2019


Thullio Milionário desmente boatos sobre garota que dançou com ele ter sido morta por namoradoApós circular várias matérias em alguns sites do Estado da Bahia, em que diziam que “Jovem que beijou Túlio Milionário no show de feira de Santana é executada a tiros na porta de casa“, o cantor Thullio Milionário se pronunciou em seu instagram, dizendo que tudo não passa de fake news.

quarta-feira, 25 de setembro de 2019


TRF-4 volta a negar pedido de Lula para incluir mensagens da Vaza Jato no processo do sítio de Atibaia
Os três desembargadores federais que compõem a 8ª Turma do TRF-$ negaram o recurso da defesa do ex-presidente Lula para incluir as mensagens obtidas pela Operação Spoofing no processo do sítio de Atibaia. Os argumentos dos desembargadores seguiu o voto do relator da Lava Jato João Pedro Gebran Neto, que diz que o aproveitamento das mensagem é impossível "pela sua ilicitude"
25 de setembro de 2019, 17:53 h Atualizado em 25 de setembro de 2019, 19:04
640 247 - O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou nesta quarta-feira (25) o pedido da defesa do ex-presidente Lula para incluir as mensagens obtidas pela Operação Spoofing no processo do sítio de Os desembargadores seguiram o voto do relator da Lava Jato João Pedro Gebran Neto, que diz que o aproveitamento das mensagem é impossível "pela sua ilicitude". A argumentação não se sustenta juridicamente, pois em caso de prova que possa inocentar o reú, mesmo sendo ilícitas, podem ser aproveitadas.
Os três desembargadores federais que compõem a 8ª Turma negaram o pedido por unanimidade.
A defesa de Lula afirma que os diálogos, divulgados por veículos de imprensa, mostram "a ingerência do então juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba [Sérgio Moro] sobre os procuradores da Força-Tarefa da Lava-Jato, situação essa incompatível com o sistema acusatório", e que "as condutas do órgão acusatório possuíam uma finalidade política", entre outros pontos.
Com isso, o processo do sítio de Atibaia volta para o rito de julgamento, que ainda não tem data agendada.



Confirmando a previsão desta quarta-feira (25/9), choveu no Distrito Federal. A possibilidade já havia sido alertada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por volta das 18h, havia registros de precipitações em Águas Claras, Ceilândia e Taguatinga.
Na Rua 17 Sul, próxima ao Shopping Águas Claras, já é possível observar uma fina camada de chuva atingindo os edifícios próximos.  Moradora do local, a professora Maria Lúcia, 45, comemora a volta das precipitações. “Esse clima abafado estava afetando a minha saúde. Eu entrava em casa e perdia o ar logo em seguida, por conta da asma. Graças a Deus está tudo voltando ao normal”, conta.
Morador de Taguatinga Norte, o estudante Felipe Marques, 20, conta que, com a volta das chuvas, ele vai conseguir praticar suas caminhas com mais frequência. “Eu só consigo correr no horário da tarde, logo quando as temperaturas se mantêm mais altas. É importante manter a hidratação, mas nesse sol parece que eu precisava fazer dobrado”, destaca. 
Samambaia O Inmet, contudo, ainda não registrou ocorrências em suas estações. “Nas nossa estações não tivemos registro de chuva, só recebemos relatos da população, mas ainda temos a possibilidade de chuva para esta noite”, explicou Heráclio Alves, meteorologista do instituto. “Como as ocorrências são isoladas, nem sempre são próximas as estações (de medição)”, acrescentou.
Segundo o meteorologista, o Inmet recebeu aviso de precipitações em Planaltina e Samambaia. Apesar da chegada tímida, a previsão é de chuva para o resto da semana, segundo o meteorologista. “A previsão para amanhã e sexta é de possibilidade de trovoada e pancadas de chuva”, afirmou.
O DF já registrava 113 dias sem chover. A última vez que choveu havia sido em 4 de junho. O recorde é de 164 dias em 1963, quando as águas pararam de cair em 5 de maio e voltaram em 16 de outubro.
Fetraf Goiás inicia Semana de Lutas em defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária
Audiências com representantes do Governo Estadual estão previstas com a pauta sobre acesso à terra e programas de fortalecimento da Agricultura Familiar.
Escrito por: Assessoria de Comunicação - Patrícia Costa • Publicado em: 24/09/2019 - 11:38 • Última modificação: 24/0 A Fetraf de Goiás deu início a Semana de Lutas em defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária. Na programação está previsto entre atividades que vão desde debates entre agricultores e agricultoras familiares sobre os desafios para o desenvolvimento rural na atual conjuntura política a audiência com representantes de governo envolvendo os setores agrários.
O objetivo é garantir a continuidade de políticas públicas e programas que fortalecem a produção da Agricultura Familiar e da reforma agrária.
A Fetraf participa de reunião com o superintendente do Incra em Goiás e com a Secretaria de Agricultura e Superintendência de Produção do Governo apresentando a pauta sobre acesso à terra, liberação das Declaração de Aptidão ao Pronaf, entre outras demandas que, devido aos desmontes das estruturas e corte em orçamento, estão paralisadas.9/201
ENTENDA: Judoca Rafaela Silva é pega no exame antidoping
ENSAIADA: Brilho de Gabigol e Everton antecipa saudade por ausência em data Fifa
Com essa decisão, o Brasil fica com 53 medalhas no Pan, permanecendo na segunda colocação geral. O México, em terceiro lugar, possui 37.
Quando foi divulgado o resultado do exame, Rafaela afirmou ser inocente e disse suspeitar  que a contaminação com a substância tenha acontecido em contato com a boca de uma criança que faz uso da substância , filha de uma companheira de treinos do Instituto Reação. Segundo Rafaela, é costume que ela deixe bebês chuparem seu nariz, em gesto de carinho.
BRASILEIRO DA SEMANA: Philippe Coutinho e seu renascimento na Bavária
A Panam Sports informou que as audiências para outros cinco casos foram agendadas para 3 e 4 de outubro, enquanto os resultados de três casos ainda não foram determinados após análises de amostras B, conforme solicitado pelos atletas afetados.
Pega no antidoping Rafaela Silva perde medalha de ouro do Pan de Lima Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo
Fato Lamentavél
Em documento divulgado nesta quarta-feira, a Panam Sports afirmou que "continuará a promover esportes sem drogas auxiliará no fortalecimento dos programas educacionais para atletas, treinadores e outros oficiais para garantir que atletas limpos e performances limpas sejam totalmente protegidos".
LEIA MAIS: Muriel troca estabilidade na Europa por reconhecimento e vira o 'Muroel' do Fluminense
Uma das principais esportistas da modalidade do país, Rafaela, que luta pela categoria peso leve (menos de 57 quilos), é medalhista de ouro em Olimpíadas (2016), Mundiais (2013) e Jogos Pan-Americanos (2019). No último Mundial de Judô, ficou com os bronzes individual e por equipes.
Atualmente, a atleta estava em busca de vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
Apoie o jornalismo profissional
A missão do GLOBO é a mesma desde 1925: levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o Brasil e o mundo. São mais de 400 reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados diariamente e produzidos de forma independente pela maior redação de jornal da América Latina. Ao assinar O GLOBO, você tem acesso a todo esse conteúdo.




Em nova derrota para Moro, Grupo da Câmara rejeita ampliar excludente de ilicitude
O Grupo de Trabalho que analisa o pacote anticrime de Sérgio Moro rejeitou nesta quarta-feira, (25), por 9 votos a 5, a ampliação do conceito de excludente de ilicitude. Foram retiradas da proposta que irá ao Plenário as referências a 'escusável medo, forte emoção ou surpresa'. "Mantivemos a legislação atual sobre legítima defesa. A luta agora será no plenário da Câmara!", disse o deputado Marcelo 247 com agências Brasil e Câmara - O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que analisa o pacote anticrime proposto pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, rejeitou nesta quarta-feira (25), por nove votos a cinco, a ampliação do con O deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), que articulou a derribada da ampliação, comemorou a vitória. "Derrubamos a ampliação do excludente de ilicitude proposta por Moro! Retiramos as referências  sobre 'escusável medo, forte emoção ou surpresa' e mantivemos a legislação atual sobre legítima defesa. A luta agora será no plenário da Câmara!", disse Freixo pelo Twitter.
A proposta do governo federal prevê que juízes poderão reduzir pela metade ou mesmo deixar de aplicar a pena para agentes de segurança pública que agirem com “excesso” motivado por “medo, surpresa ou violenta emoção”.
O Código Penal, em seu artigo 23, estabelece a exclusão de ilicitude em três casos. Não são considerados crimes atos praticados por agentes de segurança em circunstâncias específicas, como no estrito cumprimento de dever legal, em legítima defesa e em estado de necessidade. A lei atual também prevê que quem pratica esses atos pode ser punido se cometer excessos.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que pretende levar diretamente ao plenário o relatório final que for aprovado pelo colegiado.
Entenda o conceito de excludente de ilicitude
ceito de excludente de ilicitude, previsto no Código Penal.Freixo O Projeto de Lei 882/19, apresentado à Câmara pelo presidente Jair Bolsonaro como parte do pacote anticrime do ministro da Justiça, Sérgio Moro, acrescenta a esse artigo o seguinte parágrafo: “O juiz poderá reduzir a pena até a metade ou deixar de aplicá-la se o excesso decorrer de escusável medo, surpresa ou violenta emoção.”
Os críticos do projeto afirmam que essa proposta representa uma espécie de carta branca para policiais matarem. O ministro Moro, em artigo publicado na imprensa em março, nega que essa interpretação seja verdadeira.
Segundo ele, texto apenas descreve “situações de legítima defesa já admitidas pela prática”, como na prevenção de agressão a pessoas mantidas como reféns, por exemplo. O ministro ainda disse que a proposta regula a questão do excesso em legítima defesa, “reconhecendo que quem reage a uma agressão injusta pode exceder-se”.
A ampliação do excludente de ilicitude foi uma das promessas de campanha de Bolsonaro