quinta-feira, 13 de junho de 2019


Chuva alaga ruas, provoca desabamento de parte de casa e suspende aulas no Grande RecifeChuva alaga ruas, provoca desabamento de parte de casa e suspende aulas no Grande Recife
Danielle Fonseca/TV Globo
Chuva alaga ruas do Recife e suspende aulas em escolas e universidades
Chuva alaga ruas do Recife e suspende aulas em escolas e universidades
A chuva no Grande Recife causa transtornos nesta quinta-feira (13). O Recife teve 16 deslizamentos de barreira, todos sem vítimas, e parte de uma casa desabou em Dois Unidos, na Zona Norte da cidade, sem deixar feridos. Aulas foram suspensas em universidades e escolas e ruas alagaram na capital e em cidades como OlindaPaulistaIpojuca e Jaboatão dos Guararapes(Veja vídeo acima)

De acordo com balanço divulgado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) pouco antes das 16h, nas últimas 24 horas choveu 186 milímetros no Recife. Isso equivale a mais 14 dias de chuva no mês de junho, em relação à média histórica para o período, que é de 389,60 milímetros.
Avenida Antônio de Góes, no Pina, Zona Sul do Recife, ficou alagada nesta quinta-feira (13) — Foto: Reprodução/WhatsAppAvenida Antônio de Góes, no Pina, Zona Sul do Recife, ficou alagada nesta quinta-feira (13) — Foto: Reprodução/WhatsApp
Avenida Antônio de Góes, no Pina, Zona Sul do Recife, ficou alagada nesta quinta-feira (13) — Foto: Reprodução/WhatsApp
"É muita água pra pouco tempo, mas precisamos estar atentos porque estamos no período de inverno. A gente pede à população que está em área de risco fique atenta", afirma o coordenador da Defesa Civil do Recife, Cássio Sinomar. O órgão emitiu aviso para 31 mil moradores de áreas de risco cadastrados e está de plantão no número 0800.081.3400. A ligação é gratuita.
Além da capital pernambucana, os maiores registros de acúmulo de precipitação, até 11h, estão em Goiana, com 143 milímetros; Rio Formoso, com 136 milímetros; Itamaracá, 121 milímetros; e Ipojuca, com 97 milímetros.
Por meio de nota, a Apac informa que "os modelos meteorológicos indicam diminuição da intensidade das chuvas durante a tarde desta quinta-feira (13)" no Grande Recife e na Zona da Mata. "Ainda há previsão de chuvas no período noturno com intensidade de fraca a moderada", diz a agência.
Parte de casa desabou no bairro de Dois Unidos, no Recife, nesta quinta-feira (13) — Foto: Ronan Tardin/TV GloboParte de casa desabou no bairro de Dois Unidos, no Recife, nesta quinta-feira (13) — Foto: Ronan Tardin/TV Globo
Parte de casa desabou no bairro de Dois Unidos, no Recife, nesta quinta-feira (13) — Foto: Ronan Tardin/TV Globo

Desabamento sem vítimas

Inicialmente, a Defesa Civil do Recife havia informado sobre um deslizamento em Dois Unidos sem registro de vítimas. No local, os profissionais constataram o desabamento de parte de uma casa e atualizaram as informações repassadas para a reportagem.
"Recebemos um chamado de deslizamento em Dois Unidos, mas chegando lá a gente constatou que era um desabamento de uma casa construída em cima de um canal. A mureta não suportou e veio a ter o desabamento de parte da parede", explica o coordenador da Defesa Civil do Recife, Cássio Sinomar.
O encarregado Franklin Pinheiro mora na residência. "Aconteceu mais ou menos às 6h. Essa parte da casa é o meu quarto. Se eu estivesse na cama, eu teria morrido", conta.
Prefeitura do Recife busca minimizar transtornos causados pelas chuvas
Prefeitura do Recife busca minimizar transtornos causados pelas chuvas
Segundo o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), ações são realizadas para reduzir os transtornos causados pelas chuvas. "Nós estamos agora com mais de mil pessoas nas ruas trabalhando. Só da Defesa Civil são 350 nos pontos críticos da cidade. É importante que as pessoas não fiquem em áreas de risco. Preservar a vida é o mais importante", declara. 

Alagamentos

Na Zona Sul do Recife, há alagamentos em várias vias, como a Avenida Antônio de Góes, no Pina. O canal de Setúbal transbordou por conta da chuva.
Na Zona Norte da capital, a Avenida Nova Descoberta ficou alagada. “Desde as 6h30 está chovendo muito. Só passam ônibus e caminhões na Avenida Nova Descoberta, jogando água para dentro das casas. Meu filho ia fazer prova na escola, mas acho que ele não vai conseguir sair”, diz o motorista José Valmir de Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário