domingo, 30 de junho de 2019



POLÍCIA SUSPEITO José Marcílio da Costa Silva foi preso nesta sexta-feira (28) por agentes da Delegacia de Homicídios de Santarém. José é suspeito de matar sua ex-companheira, Márcia Cristina de Matos.
A mulher de 40 anos foi morta em 2 de abril deste ano. Segundo Dimitre Teles, delegado do caso, há fortes indícios de que José tenha praticado o ato. O corpo de Márcia foi encontrado na casa onde morava, no bairro de Uruará, em Santarém.
 DE MATAR EX-MULHER É PRESO EM SANTARÉM


MotociclisEra por volta das 18h30 do último sábado (29) quando moradores que passavam pelas proximidades da Avenida dos Buritis, no Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas, presenciaram mais um acidente que terminou com morte. A vítima fatal foi identificada como Jedequias Soares de Souza, que tinha apenas 21 anos de idade.ta morre após perder controle do veículo e bater De acordo com informações repassadas à equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar pelas autoridades policiais, Jedequias Soares pilotava uma motocicleta modelo Honda Pop de cor preta, sendo que estava em alta velocidade, vindo a perder o controle do veículo ao passar por um quebra-molas e se chocando fortemente com um poste.em pHomens do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados, chegaram ao local para tentar reanimar o motoqueiro, porém, sem sucesso,tendo em vista que ele acabou evoluindo a óbito devido ao forte baque.oste no Cidade Jardim


“Pátria Amada: veráDiretores das escolas municipais e de outras entidades se reuniram na terça-feira, 25, no auditório da Prefeitura, para iniciar os preparativos do desfile cívico de 7 de setembro. Na ocasião, foi apresentada a temática do desfile “Pátria Amada: verás que um filho teu não foge a luta” e foram definidos os subtemas que serão levados à avenida por cada instituição como: Independência do Brasil, Ditadura Militar, Guerra Farroupilha, Cabanagem, entre outros.
O secretário de Educação, Luiz Vieira, apresentou aos presentes a relevância de trazer para a avenida o tema e falou da magnitude do ato. “Nossa história é belíssima, cheia de lutas, resistências e conquistas, que muitas vezes não são tão conhecidas. Ao abordar o tema, queremos proporcionar dentro e fora da escola à aquisição de novos conhecimentos e trazer reflexões sobre nossa história”, relata o gestor.
A ideia de trabalhar com um tema tão emblemático e importante deixou os gestores animados. Elitânia Silva dos Santos, diretora da Unidade Educacional Especializada Jonas Pereira de Melo, acredita que será uma ótima oportunidade de aprendizado e integração. “Achei o tema excelente, principalmente por ser algo real, por meio dele faremos um resgate da nossa história”, relatou a educadora, citando que com certeza será um belo evento.
A diretora da escola Nelson Mandela também saiu do encontro empolgada, Luciene Moitinho afirma que o subtema “Guerrilha do Araguaia” será muito bem apresentado na avenida,  “buscaremos, juntamente com alunos e a comunidade, o aprofundamento desse tema, para que possamos não só apresentar um espetáculo, mas trazer reflexões”.
Também estiveram presentes na reunião o secretario-adjunto da Semed, Antonino Brito; o diretor técnico-pedagógico, Edson de Oliveira; representantes do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DMTT), da Coordenadoria Municipal de Juventude (CMJ), Fanfarra Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Guarda Municipal, entre outros.
s que um filho teu não foge a luta” será tema do Desfile de 7 de setembro


Parte de talude de mina da Vale se desprende em Barão de Cocais nesta sexta-feira (31). — Foto: Reprodução/TV GloboParte de talude de mina da Vale se desprende em Barão de Cocais nesta sexta-feira (31). — Foto: Reprodução/TV GloboParte de talude de mina da Vale se desprende em Barão de Cocais nesta sexta-feira (31). — Foto: Reprodução/TV Globo
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou, na manhã deste domingo (30), que o talude na Mina de Gongo Soco, da Vale, em Barão de Cocais, se movimentou 44,7 cm nas últimas 24 horas. A atualização foi feita às 6h e a próxima medição ocorrerá às 21h. De acordo com os militares, a tendência é de que o escorregamento do talude seja lento e desagregado para o fundo da cava da mina.
No dia 16, o talude chegou a se movimentar 56 cm, o maior valor de movimentação divulgado até agora desde que o alerta para o desabamento do talude foi dado em maio.
No dia 31 de maio, um fragmento de cerca de 600 m² se desprendeu do paredão da mina. A movimentação do talude foi identificada em 2012 e, até os últimos meses, ela era de 10 cm por ano. De maio até agora, a movimentação pulou de cerca de 10 cm ao dia à 56 cm, o recorde de movimentação.
Na ocasião do escorregamento, a Vale informou que a Barragem Sul Superior, a 1,5 km do talude, não foi afetada pela queda da porção do paredão e que “as primeiras avaliações indicam que o material está deslizando de forma gradual, o que até o momento corrobora as estimativas de que o desprendimento do talude deverá ocorrer sem maiores consequências”.
A princípio, a mineradora, a Defesa Civil e a Agência Nacional de Mineração (ANM) temiam que a constante movimentação do talude provocasse a sua queda de forma brusca. Em um cenário mais grave, a vibração do colapso poderia causar o rompimento da Barragem Sul Superior, que está em nível máximo de alerta desde março.
Esta barragem foi construída pelo método de alteamento a montante, o mesmo usado nas barragens que se romperam em Brumadinho e em Mariana.


Bandeiras dos países do Mercosul Foto: Reprodução
Bandeiras dos países do Mercosul Foto: Reprodução

Acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia deve alavancar investimentos no país

Impacto será mais rápido do que no comércio. Empresariado vê avanço na competitividade e na absorção de tecnologia
Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade
RIO e SÃO PAULO - Embora detalhes dos seus contornos comerciais ainda precisem ser divulgados, economistas e o empresariado já estimam que um dos primeiros impactos do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE), anunciado na sexta-feira, se dará nosinvestimentos . A expectativa é que investidores terão maior incentivo, ainda antes de o acordo entrar em vigor, para apostar no Brasil, de olho no acesso facilitado ao mercado europeu, o que tende a impulsionar a competitividade da indústria local.
O ministério da Economia prevê que o pacto gerará aumento de US$ 113 bilhões nos investimentos em 15 anos. Se depender da experiência de acordos assinados no passado pela UE, a tendência é, de fato, positiva. O fluxo de Investimento Estrangeiro Direto (IED) — que considera apenas aplicações no capital produtivo — entre UE e México triplicou em uma década após a assinatura de acordo comercial, segundo números divulgados na sexta-feira pelo bloco europeu. Com a África do Sul, cresceu seis vezes em dez anos.
— Com o mercado mais aberto, o Brasil reduzirá custos. Muitas empresas querem se estabelecer aqui para exportar. Isso vai ser bom também para o consumidor final, que terá produtos de melhor qualidade a menores preços — destacou Jonathas Goulart, gerente de estudos econômicos da Firjan, federação de indústrias do Rio.
O Brasil já é o maior destino do IED europeu em toda a América Latina e o quarto maior no mundo. A Europa respondeu por mais de dois terços dos recursos de IED aplicados aqui em 2016.
Neste sábado, o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) Roberto Azevêdo, disse considerar que o acordo propiciará um salto de competitividade ''muito positivo há muito tempo esperado para aindústria brasileira''.

sábado, 29 de junho de 2019



Jovem eletrocutado morre uma semana depois em cama de hospital
DOL, com informações do Correio de Carajás 
Publica O jovem Valdenir de Oliveira Silva, de 21 anos, não resistiu e morreu nesta quarta-feira (26), no Hospital Regional de Marabá, após sofrer uma descarga elétrica no dia 19 de junho enquanto realizava reparos na rede telefônica.
Ele estava internado há uma semana, lutando pela contra a morte, por conta das intensas queimaduras sofridas. No dia do acidente, ele desmaiou e seu corpo permaneceu preso pelo cinto de segurança, sendo resgatado depois.do em: 27/06/2019 A equipe do Instituto Médico Legal (IML), no entanto, receberam o chamado Em entrevista, a empresa onde a vítima trabalhava informou que Valdenir foi socorrido e encaminhado para um município vizinho e que deu entrada no Hospital Municipal de Marabá, sendo transferido para o Hospital Regional; no outro dia, foi informado que o quadro de saúde dele era estável. de remoção do corpo do hospital, o que foi feito horas depois.


Após rumores de acidente, Joelma tranquiliza os fãs na web: “Eu não morri”
Área Vip 
Publicado em: 28/ A cantora Joelma Calypso foi uma das diversas famosas que teve o seu nome envolvido em fake news. Nas redes sociais, a notícia de um suposto acidente de carro que teria levado a morte da artista, pegou todos de surpresa.
Após a assessoria da cantora entrar ao vivo na Super Rádio Tupi e desmentir os boatos, a artista usou suas redes sociais para enviar uma mensagem aos seus fãs e seguidores tranquiliza No click compartilhado em seu Instagram, Joelma surgiu rindo: “Boa tarde meus babys! Estão falando por aí que eu sofri um acidente mas essa notícia não é verdadeira. Está tudo bem! Eu não morri graças a Deus”, escreveu ela, que na sequencia convidou a todos para curtir seu show em Sergipe.
Confira a publicação:ndo-os.06/2019 View this post on Instagram
BOA TARDE MEUS BABYS! ESTÃO FALANDO POR AÍ QUE EU SOFRI UM ACIDENTE MAS ESSA NOTÍCIA NÃO É VERDADEIRA. ESTÁ TUDO BEM! EU NÃO MORRI GRAÇAS A DEUS 😅🤣 🙏🏻 ESPERO VOCÊS MAIS TARDE EM NOSSA SENHORA DO SOCORRO/SE PARA UM SHOW INCRÍVEL 🎤 🥰💃🏼
A POST SHARED BY JOELMA 🎤 (@JOELMAAREAL) ON JUN 28, 20 Claro que a publicação e a notícia de que tudo não passou de fake news, levou os fãs de Joelma à loucura: “Morta só se for de linda”, “Inveja! Bom show, te amo”, “Vivinha da Silva, aceitem embustes! Deus está te protegendo sempre!”, “E que Deus te proteja dos mau feitores”, “Deus é mais. Tá louco! Hahhaa”, foram apenas alguns dos comentários.19 AT 8:51AM PDT


Detentos far Reeducandos do projeto “Conquistando a Liberdade” vão distribuir sacolas de lixo para veranistas e realizarão a limpeza nas praias de Mosqueiro, Salinópolis, Outeiro e Bragança durante os quatro finais de semana do mês de julho. A informação foi divulgada nesta seta-feira (28) durante coletiva de imprensa realizada no auditório do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, que apresentou o Projeto Verão 2019, que será desenvolvido por diversas secretarias do Estado. O Reeducar – essa é a nossa praia, é desenvolvido pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe).
“Os internos farão a entrega de sacolas de lixo para os veranistas, orientando que utilizem esta para a limpeza das praias e coleta do lixo. Nas segundas-feiras os internos farão uma limpeza básica, principalmente em busca de vidro e aqueles objetos mais inadequados que estarão jogados pela areia das praias. Teremos em média 10 detentos por praia. Desenvolveremos essa atividade nas praias e também em outras casas penais próximas de balneários que já estão se mobilizando para atuarem na sua localidade”, explicou o diretor de reinserção social da Susipe, Ed Wilson Nascimento.ão limpeza e ação e O diretor Geral Penitenciário da Susipe (DGPen), coronel Mauro Matos, falou sobre a importância de ações como esta para a reintegração dos internos à sociedade. “Essa ação visa a ressocialização do preso e sua reinserção junto a sociedade, mostrando também o trabalho que pode ser realizado promovendo a limpeza e saúde num ambiente que é frequentado por vários veranistas agora no mês de julho”, afirma o coronel.
Representantes de todo o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SIEDS) compõem a operação. Entre eles estão as Polícias Civil e Militar, o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, o Corpo de Bombeiros Militar, o Departamento de Trânsito, e outros.ducativa em quatro praias do Pará O diretor geral penitenciário falou ainda sobre as ações voltadas para a segurança pública neste verão. “Em julho nós contamos com uma ação junto a Polícia Militar, em que o sistema penitenciário vai reforçar o número de agentes penitenciários nas casas penais e aí trabalharemos de uma forma geral em todas as unidades prisionais, aumentando o número de agentes com escala extraordinária e também com o apoio da Polícia Militar do Pará, a qual realizará ações preventivas nas unidades e as revistas que serão intensificadas”, finalizou o coronel. O diretor geral penitenciário falou ainda sobre as ações voltadas para a segurança pública neste verão. “Em julho nós contamos com uma ação junto a Polícia Militar, em que o sistema penitenciário vai reforçar o número de agentes penitenciários nas casas penais e aí trabalharemos de uma forma geral em todas as unidades prisionais, aumentando o número de agentes com escala extraordinária e também com o apoio da Polícia Militar do Pará, a qual realizará ações preventivas nas unidades e as revistas que serão intensificadas”, finalizou o coronel.


Cantora detona A polêmica envolvendo a cantora Joelma continua rendendo após a morte do seu pai, José Benahum Mendes, em um hospital público do município de Santarém. As informações são do TV Foco.
A cantora Luciane Melo resolveu soltar o verbo nas redes sociais. Sem papa na língua, ela acusou Joelma de estrelismo ao falar sobre um show realizado em Livramento da Conceiç “Eu vou lhe dizer viu, simplicidade passou longe de Joelma. Eu já sabia disso, mas enfim, a gente para pra ver”, disparou a cantora. ão, na Bahia.Joelma por ‘estrelismo’ após pai morrer em hospital público


Após sessão O convite já ficou feito para que os vereadores e vereadoras compareçam na sessão de retorno aos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Parauapebas que acontecerá no dai 1º de agosto de 2019, uma quinta-feira.
Assim, a Sessão Extraordinária realizada às 9 da manhã desta quinta-feira (27), deu por encerrado os trabalhos legislativos neste primeiro semestre de 2019, sendo a 6ª Reunião Extraordinária da 3ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura; na qual foram votados: Projeto de Lei do Poder Executivo, Subemenda, Projeto de Lei Complementar, Emenda Aditiva e Emendas Modificativas.extraordinária, vereadores entram em recesso na Entre os projetos de grande relevância, apresentados, discutidos e votados, esteve o Projeto de Lei 038/2019, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação do Fundo de Incentivo às Ações de Ensino Superior; tendo como objeto a instituição do Fundo de Incentivo às Ações de Ensino Superior, com o objetivo de ampliar o acesso a cursos de níveis superior nos limites do Município de Parauapebas.
Além da Subemenda Modificativa n° 2/2018, de autoria do vereador Elias Ferreira (PSB), à emenda aditiva nº 6/2018, ao Projeto de Lei Complementar nº 2/2018; Projeto de Lei Complementar n° 2/2018, de autoria do vereador Joel Alves (DEM), que dispõe sobre a destinação de recursos oriundos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem); Emenda Aditiva n° 6/2018, de autoria do vereador Elias Ferreira (PSB), ao Projeto de Lei Complementar nº 2/2018, acrescentando o Art. 4-A à referida proposição; Emenda Modificativa n° 6/2019, de autoria do Poder Executivo, modificando o Projeto de Lei nº 17/2019, de 30 de abril de 2019, que dispõe sobre diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária de 2020; Emenda Modificativa n° 7/2019, de autoria do vereador Elias Ferreira (PSB), modificando os artigos 2º e 5º, do Projeto de Lei Complementar nº 2/2018; Projeto de Lei n° 17/2019, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2020; Projeto de Lei n° 38/2019, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação do Fundo de Incentivo De acordo com o constante nos registros da Secretaria Legislativa da Câmara Municipal, neste primeiro semestre tramitaram naquele parlamento 338 matérias, todas apreciadas e votadas pelos componentes do Poder Legislativo Municipal; sendo 225 Indicações, 25 Moções, 25 Projetos Decretos Legislativos, 6 Emendas, 6 Resoluções, 6 Requerimentos e 45 projetos de Leis de autoria do Poder Legi Ao encerar a sessão extraordinária, além do presidente anunciar a data do retorno, explicou que o recesso parlamentar trata-se apenas de não haver sessões neste período, porém, os gabinetes funcionarão para atendimento ao público e acordo com a administração de cada vereador.slativo. às Ações de Ensino Superior. Câmara Municipal


Pará t O Pará fechou o mês de maio com desempenho positivo na geração de empregos, com a abertura de 2.549 vagas de trabalho com carteira assinada, uma variação de 0,35% em relação a abril. Foi o melhor resultado da região Norte e o quinto do país. Os dados estão no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (27) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Cinco, dos oito setores da economia, fecharam o mês com saldo positivo no estado. Os Serviços foram os principais responsáveis pelo resultado, com abertura de 987 postos, seguidos da Construção Civil, Indústria de Transformação, Agropecuária e Extrativa Mineral (confira tabela abaixo).em o melhor resultado da região Norte na geração de e Em todo o Brasil, foram criados, em maio, 32.140 empregos formais. Se consideradas as vagas abertas desde janeiro, o número já chega a 351.063 novos postos com carteira assinada este ano. Com isso, o estoque de vagas no país chega a 38,761 milhões, o maior desde maio de 2016, quando o Caged havia registrado 38,783 milhões de víncu O destaque nacional neste último mês foi a Agropecuária, responsável pela abertura de 37.373 postos formais em todo o país. O segundo melhor desempenho foi o do setor da Construção Civil, com 8.459 novos postos, seguido dos Serviços (2.533), da Administração Pública (1.004) e da Extrativa Mineral (627).los empregatícios.mpregos em maio O destaque nacional neste último mês foi a Agropecuária, responsável pela abertura de 37.373 postos formais em todo o país. O segundo melhor desempenho foi o do setor da Construção Civil, com 8.459 novos postos, seguido dos Serviços (2.533), da Administração Pública (1.004) e da Extrativa Mineral (627).



Professor mUm professor de Geografia em uma escola estadual de Manaus  teve os prints, imagens de reprodução tiradas da internet, divulgadas após cometer assédio e mostrar o pênis durante uma conversa com uma aluna.
Foram enviadas várias conversas por meio chat do Facebook. O professor chama a aluna para beber, mostra o pênis e sem nenhum pudor e insiste para que a aluna tenha relações sexuais com ele.ostra o pênis para aluna em rede social e ela divulga a conversa


Jovem de 20 anos d Investigadores da 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas abriram inquérito policial para desvendar e posteriormente colocar atrás das grades os acusados pela morte de um jovem de 20 anos de idade identificado como Weverton Silva Nunes.
De acordo com informações repassadas à equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar pelas autoridades policiais, o crime aconteceu por volta de 1h20 da madrugada desta sexta-feira (28) na Rua Teotônio Vilela com a Mato Grosso, no Bairro Liberdade, em Parauapebas.e idade é morto ao voltar De acordo com informações colhidas no local do homicídio, Weverton Silva Nunes estava vindo do Festival Junino Jeca Tatu, que ocorre até o próximo domingo na Praça de Eventos, no Bairro Cidade Nova. A vítima teria sido abordada por uma pessoa desconhecida que estava em uma motocicleta e disparou vários tiros com uma arma de fogo na direção Outra versão apresentada por populares, é que um homem e uma mulher estavam em uma motocicleta vermelha, e com um táxi nas proximidades, momento em Weverton teria sido alvejado Agora, a Polícia Civil tenta montar o “quebra-cabeças” para tentar desvendar mais um homicídio registrado em Parauapebas.
 com o disparo de cinco tiros.de Weverton, vindo de festival junino


SAC realiza emissão de idComo forma de facilitar ainda mais o atendimento, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) realizará a emissão de identidades, amanhã, 29, no Centro de Desenvolvimento Comunitário do bairro dos Minérios.
A atividade faz parte do projeto SAC em Ação, que percorre várias localidades da zona rural e urbana garantindA ação também contemplará moradores do bairro Vila Nova. Os documentos necessários são: certidão de nascimento ou casamento (original e cópia) e duas fotos 3×4.o os direitos do cidadão.entidade no bairro dos Minérios neste sábado (29).

sexta-feira, 28 de junho de 2019


Colisão entre caminhão e carro deixa vítima fatal na BR-316Colisão entre caminhão e carro deixa vítima fatal na BR-316
Reprodução/TV Liberal
Uma pessoa morreu em um grave acidente ocorrido na rodovia BR-316, em Castanhal, nordeste do estado.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no KM 79, no sentido Belém – interior. Um caminhão e um carro colidiram frontalmente. O condutor do carro morreu.
Há indícios de que o acidente foi ocasionado por uma ultrapassagem malsucedida. As causas da colisão serão investigadas pelos policiais que têm até cinco dias úteis para finalizar o boletim de acidente de trânsito.

quinta-feira, 27 de junho de 2019


O ministro da Fazenda, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (27) que o governo vai liberar para bancos privados mais de R$ 100 bilhões em depósitos compulsórios. O objetivo, de acordo com ele, é permitir que as instituições financeiras ampliem o crédito para pessoas e empresas.
O compulsório é formado por uma parte do dinheiro depositado nos bancos pelos correntistas. Esses recursos são mantidos no Banco Central, ou seja, os bancos não podem utilizá-los para fazer empréstimos, por exemplo. Esse mecanismo visa a estabilidade financeira e ajuda no combate à inflação.
"Ontem já houve uma liberação de R$ 20 bilhões de recolhimento compulsório para ampliar o crédito privado e vem aí mais de R$ 100 bilhões de liberação de compulsório ali na frente. Estamos encolhendo o crédito público e expandindo o privado", disse Guedes a jornalistas, após se reunir com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, em Brasília.
Paulo Guedes, ministro da Economia — Foto: ReutersPaulo Guedes, ministro da Economia — Foto: ReutersPaulo Guedes, ministro da Economia — Foto: Reuters
Na quarta-feira (26), o Banco Central anunciou a redução da alíquota do compulsório sobre recursos a prazo, de 33% para 31%. A nova alíquota começa a vigorar em 1º de julho, e os efeitos financeiros, segundo o BC, devem começar a partir de 15 de julho.
Segundo o BC, a mudança de alíquota vai liberar R$ 16,1 bilhões no sistema financeiro.
Em nota divulgada nesta quinta, após a fala de Guedes, o Banco Central informou que "a redução estrutural dos compulsórios é uma das ações da Agenda BC#, parte do pilar de eficiência de mercado."
Ainda de acordo com a nota, "o aprimoramento dos atuais instrumentos de assistência financeira de liquidez, também previsto na Agenda BC#, nos permitirão trabalhar com um nível de compulsórios mais baixo no futuro."
"A ação ainda está em curso, sem definições de prazos ou montantes. O BC não antecipa decisões ou regulações", completou a nota.


Conselho Monetário Nacional anuncia medidas para reduzir juros do cartão de crédito
Jornal Nacional
00:00/03:11