Guerra comercial: EUA e China suspendem novas tarifas sobre importações
Primeira fase de negociações comerciais entre os dois países teve grande progresso, diz vice-ministro chinês.
China e Estados Unidos concordaram sobre a primeira fase de negociações comerciais entre os dois, anunciaram nesta sexta-feira (13) o vice-ministro de comércio chinês, Wang Shouwen, e o presidente dos EUA, Donald Trump. Com isso, os dois países vão suspender a aplicação de novas tarifas sobre importações que deveriam entrar em vigor neste domingo.
Em pronunciamento à imprensa, o vice-ministro de comércio chinês, Wang Shouwen, afirmou que a primeira fase das negociações comerciais entre China e Estados Unidos tiveram grande progresso. De acordo com o representante chinês, os dois países concordaram com o "contexto" da primeira fase das negociações comerciais. Ele apontou que os EUA concordaram em reduzir gradativamente as tarifas adicionais impostas aos produtos chineses.
A China, por sua vez, deve ampliar a proteção aos interesses empresariais estrangeiros em seu território. O país também se comprometeu a incrementar a importação de energia e produtos agrícolas (incluindo trigo e milho) e farmacêuticos, além de serviços financeiros dos EUA.
O país asiático não informou os valores e volumes dessas compras. Segundo o representante de comércio dos EUA, Robert Lighthizer, no entanto, a China concordou em comprar US$ 32 bilhões de dólares em produtos agrícolas adicionais ao longo de dois anos.
O acordo terá de passar por "procedimentos legais" em ambos os países antes de ser assinado. A expectativa, apontou Lighthizer, é que seja firmado já na primeira semana de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário