Taxistas protestam contra a flexibilização da fiscalização de motoristas de aplicativos em Belém
O protesto percorreu ruas de Belém desde a avenida Visconde de Souza Franco até o bairro de São Brás. O trânsito ficou complicado desde a manhã até o fim da tarde no centro da capital.
Um grupo de taxistas realizou uma manifestação, que começou na manhã desta quarta-feira (23) e se estendeu até o fim da tarde, em Belém. A categoria se diz contra a flexibilização da fiscalização de motoristas de aplicativos. O Sindicato dos Taxistas de Belém informou que não está participando desta manifestação.
A Prefeitura de Belém disse que uma reunião com a categoria já estava marcada para a próxima sexta-feira (25). O prefeito Zenaldo Coutinho se manifestou em vídeo e classificou o protesto como estranho e oportunista.
Taxistas protestam em Belém; manifestação teve gente armada e causou engarrafamento
A 3ª promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Joana Chagas Coutinho, recebeu uma comissão de representantes dos taxistas na sede do Ministério Público do Pará (MPPA), durante o protesto. A avenida 16 de novembro ficou interditada durante a reunião, por cerca de uma hora por aproximadamente 1.500 taxistas.
De acordo com o MPPA, a categoria alega que a prefeitura não cumpre a edição de decreto que regula o transporte por aplicativos em Belém, que teriam um credenciamento dos motoristas junto à Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). A categoria também alegou que não há nenhuma fiscalização da atividade dos motoristas de aplicativos e que é necessário que haja uma limitação da frota.
A promotora orientou os taxistas a formalizarem por escrito a situação para que seja analisada por uma das Promotorias de Justiça.
Vias interditas
Paralelamente a interdição na av. 16 de Novembro, o protesto também acontecia na avenida Visconde de Souza Franco onde os taxistas fecharam as duas pistas da via no sentido à avenida Marechal Hermes. Depois seguiu para a avenida Nazaré. No início da tarde, os manifestantes se concentraram em frente a sede até a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), que fica na av. Nazaré com a travessa Quintino Bocaiuva.
Na avenida Nazaré, o bloqueio ficou completo no trecho entre Rui Barbosa e Quintino Bocaiuva. Já no trecho entre Quintino e Generalíssimo Deodoro, apenas uma pista ficou liberada.
O protesto chegou a av. Magalhães Barata após as 14h. Taxistas seguiram para um trecho próximo a Delegacia Geral da Polícia Civil, na Magalhães Barata entre 14 de Março e Alcindo Cacela.
Em seguida, os motoristas seguiram para a avenida Nazaré. A categoria chegou a bloquear o cruzamento da via com a travessa Benjamin Constant por alguns minutos.
Por volta das 15h, eles chegaram ao bairro de São Brás, onde deixaram fechados os dois sentidos da avenida Almirante Barroso, além das av. Ceará e Cipriano Santos. O protesto encerrou após às 16h, com a dispersão dos manifestantes, que vão esperar a reunião com representantes da Prefeitura de Belém, na próxima sexta (25).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/Z/3/Pa6dJOS2K3Zf1Hh7cr3w/manifestacao-taxistas.png)

/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2019/01/23/whatsapp_image_2019-01-23_at_16.50.24.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário