domingo, 25 de agosto de 2019


Federação Portuguesa de Judô _ Para ficar com o ouro no Mundial Paralímpico de Judô, Alana derrotou a uzbeque Vasila Aliboeva na decisão
Judoca de Parauapebas entre as esperanças de ouro para o Brasil no Parapan

Um dos principais clubes do país, o Palmeiras tradicionalmente contribui para o esporte brasileiro com atletas que, inclusive, fizeram história no esporte nacional. Entre as diversas convocações ao Pan-Americano ao longo do tempo, o Verdão passou a ter representantes a nível internacional também no paradesporto, sobretudo nos Jogos Parapan-Americanos.
Em 2019, o Alviverde terá dois representantes no Parapan de Lima, no Peru. Ambos judocas: Alana Maldonado, campeã mundial da categoria de peso médio feminino (-70kg) e vice-líder do ranking mundial, e Thiego Marques, promessa do judô paralímpico brasileiro na categoria ligeiro masculino (-60kg) contratado pelo Verdão neste ano. Fã das artes marciais desde o berço, Alana iniciou a carreira no judô aos quatro anos, sob forte influência da família e principalmente dos avós. No entanto, aos 14, descobriu que era portadora da doença de Stargardt, causadora de perda progressiva da visão central, mas que não afeta a visão periférica do indivíduo.
A judoca compete pela categoria B2 para deficientes visuais (consegue ver vultos e distinguir o formato de uma mão) e, desde sua chegada à Seleção Brasileira, em 2015, ela nunca ficou de fora do pódio em competições internacionais. No Parapan de Toronto, por exemplo, Alana foi medalhista de prata, e não falta empenho à paratleta para a busc“O Parapan é a competição mais importante do ano. Quero o meu primeiro ouro para ajudar a colocar o Brasil onde ele merece, que é sempre no topo”, declarou a palmeirense, que foi eleita a atleta do ano pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em 2018.a do ouro inédito no torneio. “O Parapan é a competição mais importante do ano. Quero o meu primeiro ouro para ajudar a colocar o Brasil onde ele merece, que é sempre no topo”, declarou a palmeirense, que foi eleita a atleta do ano pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário