Caminhos do açaí: Pará produz 95% da produção do Brasil, fruto movimenta US$ 1,5 bi e São Paulo é o principal destino no país
Apesar do superávit significativo, o “ouro” roxo representa apenas 3% do Produto Interno Bruto (PIB) paraense. Reportagem ouviu especialista que deu dicas sobre contratos que podem incrementar o negócio entre produtores e empresários.
Produtor de 95% do açaí no Brasil, o Pará possui quase 50 empresas que comercializam o fruto para outros estados, o que representa mais de 1,2 milhão de toneladas do fruto. Esse montante chega a injetar na economia paraense algo em torno de US$ 1,5 bilhão, porém, esse valor é equivalente a apenas 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, segundo dados fornecidos ao G1 pelo Sindicado das Indústrias de Frutas e Derivados (SINDFRUTAS).
Caminhos do açaí é uma série de reportagens especiais produzidas pelo G1 Pará sobre a trajetória do fruto, considerado o "ouro" de cor roxa da Amazônia. Elas vão mostrar ainda os destinos dentro e fora do Brasil, e algumas das diferentes formas de consumo nos quatro cantos do país e do mundo.
A conta escalonada funciona da seguinte forma: do total produzido no estado, 60% fica no Pará, 35% segue para outras regiões do país e 5% vai diretamente para o exterior, principalmente para os Estados Unidos. O segundo maior produtor do fruto é o Amazonas (AM), com 52 mil toneladas, seguido por Roraima (RR), com apenas 3,5 mil toneladas, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar do Pará e os demais estados do Norte estarem na mesma zona climática e possuírem terrenos semelhantes, a alta demanda de chuvas é um diferencial em favor dos paraenses no aspecto da produtividade do açaí. "O que nos diferencia é a alta pluviosidade. Apesar de outros estados serem muito úmidos também, aqui a chuva é mais intensa. Além disso, aqui também faz sol o ano inteiro. O açaí precisa justamente disso: sol e muita água”, explica Solange Mota, presidente do SINDFRUTAS.
Quando se fala em venda do açaí, Solange explica que o fruto propriamente dito não é comercializado, ou seja, o caroço que tradicionalmente é visualizado nas esquinas paraenses após ser batido na máquina e vendido in natura para consumo como refeição ou sobremesa. “O que chega a outras regiões é a polpa e, a partir disso, são feitos os mais diversos beneficiamentos”, relata.
Em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, respectivamente os principais consumidores de açaí depois do Pará, é comum visualizar o consumo com grãos e frutas. “Antigamente nós comprávamos açaí em lanchonetes. Hoje em dia existem algumas lojas especializadas na venda do fruto, onde você customiza o seu açaí com outros produtos”, afirma Luiza Reis, acadêmica de direito, moradora do Rio de Janeiro que esteve no Pará a passeio.
Fonte: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2019/03/15/caminhos-do-acai-para-produz-95-da-producao-do-brasil-fruto-movimenta-us-15-bi-e-sao-paulo-e-o-principal-destino-no-pais.ghtml
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