segunda-feira, 24 de dezembro de 2018


Bolsas dos EUA têm forte queda após críticas de Trump ao Fed
3 principais índices de Wall Street fecharam em baixa de mais de 2%, em meio a preocupações quanto a uma crise na maior economia do mundo.
Por G1
24/12/2018 17h55  Atualizado há 2 horas
Os três principais índices de ações dos Estados Unidos terminaram em baixa de mais de 2%, em sessão abreviada antes do feriado de Natal, nesta segunda-feira (24). O mercado reagiu mal a declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o Federal Reserve (BC norte-americano) é o único problema da economia do país.
O Dow Jones Industrial Average caiu 2,91%, para 21.792 pontos, o S&P 500 perdeu 2,71%, para 2.351 pontos e o Nasdaq Composite recuou 2,21%, para 6.192 pontos. Veja mais c O S&P 500 terminou em queda de 19,8% ante sua máxima de fechamento no dia 20 de setembro, pouco distante do limite de 20% usado tradicionalmente para definir a tendência de queda.
Há muito nervosismo no mercado, mas também na Casa Branca, em meio a críticas de Trump, que atribuiu a crise da economia do país ao presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell.
The only problem our economy has is the Fed. They don’t have a feel for the Market, they don’t understand necessary Trade Wars or Strong Dollars or even Democrat Shutdowns over Borders. The Fed is like a powerful golfer who can’t score because he has no touch - he can’t putt!
Para o presidente, o Fed "não tem tato com o mercado" e também não entende as "guerras comerciais" que seriam necessárias para o país seguir se desenvolvendo.
Segundo os analistas, há um grande temor entre os investidores de desaceleração da economia mundial. Eles também estão preocupados com a instabilidade política, já que o gov erno dos EUA vive hoje seu O descontrole é tão grande que o secretário dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, ligou para os executivos-chefes dos seis maiores bancos americanos, em uma tentativa de mostrar tranquilidade ao mercado. Pelos resultados de hoje, a medida mais provocou incertezas do que convenceu.
Investidores também lidaram com uma paralisação parcial do governo federal e notícias de que Trump discutiu reservadamente a possibilidade de demitir o chairman do Federal Reserve.
Paralisação do governo dos EUA entra no 2º dia e vai prosseguir no Natal
“As manchetes que estamos vendo hoje, ontem e durante o final de semana não são boas", disse à Reuters Vinay Pande, chefe global de estratégias de negociação na UBS Global Wealth Management.

"O mercado está preocupado sobre o que está acontecendo em DC. Diante de uma grande correção do mercado parece que há desarranjo e falta de unidade, e as pessoas não estão falando com um voz, o que eu penso que é desanimador para qualquer um no mercado."
 Terceiro dia de paralisação parcial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário