terça-feira, 29 de novembro de 2022
Banca do concurso de Parauapebas dá “catracada” em candidatos a agente de saúde
Rolou treta e estresse pelo telefone da Fadesp, que não para de tocar desde ontem, quando foi solta a lista de aptos à prova no dia 11 de dezembro e com 5.100 eliminados; veja concorrência
Publicado em 29/11/2022
às 12:58
“Questionamentos por telefone não serão aceitos!” É com esse aviso, curto, grosso e em negrito exposto em seu site, que a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) pôs freio ontem (28) na agonia de milhares de candidatos ao cargo de agente comunitário de saúde do concurso da Prefeitura de Parauapebas, após divulgação da relação dos candidatos aptos à prova que será aplicada no próximo dia 11.
Muitos dos candidatos, desesperados por terem sido limados na etapa de comprovação de residência, que era eliminatória, passaram a fazer o maior “telefonaço” do Brasil à Fadesp. Também pudera: desde a primeira lista de inscrições deferidas, 5.100 aspirantes a agente de saúde foram barrados no baile de uma tacada só. As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu.
Mesmo com o aviso na página do concurso, o telefone da Fadesp não para de tocar desde ontem. Mas, de acordo com a banca, qualquer questionamento quanto ao resultado preliminar do processo de comprovação de residência se dará mediante interposição de recurso pela internet, começando hoje (29) e finalizando amanhã (30), conforme estabelecido no item 5 do resultado preliminar.
Para chegar a esse ponto de eliminação em massa, a Fadesp explica que a maioria dos comprovantes de endereço (luz, água, Internet ou outro) não chegou à banca devidamente acompanhados de declaração de residência assinada pelo proprietário, em desacordo com o que previa o edital do concurso, já que o candidato era obrigado a apresentar os dois documentos (declaração e conta). Além disso, teve quem apresentasse declaração completa, mas para uma zona diferente daquela onde reside, o que gerou inaptidão à prova.
Concorrência cai 34%
Choro e ranger de dentes para uns, felicidade para outros. A vida é assim, e quem procedeu como manda o figurino, enviando a comprovação de residência certinha, segue no páreo e animado porque a concorrência caiu 34%, e em algumas zonas a demanda baixou para menos da metade.
Na primeira lista de inscrições deferidas, havia 14.895 inscritos; agora, com a peneira do comprovante de residência, despencou para 9.795. A demanda geral, que era de praticamente 105 candidatos por vaga, desabou para 69, ainda que os números sejam preliminares. Na zona central, por exemplo, houve baixa de mais de duas mil inscrições ― despencou de 5.404 inicialmente para 3.368 e a concorrência caiu de 169 para 105, o que aumenta as esperanças daqueles que estavam desmotivados devido ao excesso de candidatos. Na zona da Área de Proteção Ambiental (APA), a concorrência despencou a menos de um terço: antes, eram 33 por vaga; agora, 8,5.
Confira o quadro elaborado pelo Blog do Zé Dudu com a concorrência preliminar específica para o cargo de agente comunitário de saúde!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário