segunda-feira, 25 de outubro de 2021
UBS Fluvial muda retrato da saúde em Cametá
A UBS Fluvial é um dos meios mais eficazes escolhidos por diversos municípios ao redor do Pará para conseguir atender a população que reside em lugares afastados do centro
TOPO
Por Prefeitura de Cametá
25/10/2021 08h01 Atualizado há uma hora
UBS Fluvial muda retrato da saúde em Cametá
Prefeitura de Cametá
A UBS Fluvial é um um navio totalmente equipado com materiais de saúde e com sua tripulação formada por profissionais de saúde.
Em municípios como Cametá, por exemplo, onde mais da metade dos cidadãos residem em ilhas, vilas e distritos, a UBS Fluvial é um meio de combate a enfermidades que tendem a se proliferar por estas regiões quando não há nenhum tipo de amparo. Nos últimos meses, foi, também chave para o combate à pandemia de COVID-19 levando a população exames, testes e até mesmo aplicações da vacina.
UBS Fluvial 02 — Foto: Prefeitura de Cametá
UBS Fluvial 02 — Foto: Prefeitura de Cametá
Funcionando como uma resposta prática e real aos desafios geográficos do município, a UBS Fluvial é ponto chave quando se trata de assistência pública em saúde. Durante muitos anos, os serviços básicos ficavam concentrados somente no centro do município fazendo com que muitas pessoas precisassem se transportar, gastando dinheiro, tempo e sufocando as operações
UBS Fluvial 03 — Foto: Prefeitura de Cametá
UBS Fluvial 03 — Foto: Prefeitura de Cametá
O navio já percorre os mais variados rios há alguns anos, mas a partir de 2021, cumpriu uma agenda intensa de rotas e serviços para o maior número de cidadãos cametaenses possível. Com cerca de de 355 km percorridos Cametá adentro, do dia 09 de abril até o dia 23 de maio, a UBS Fluvial navegou pelos rios Tocantins, Mutuacá, Juba, Jutuba, Cuxipiarí e Pindobal.
Chegando, então, a 21 localidades: Mutuacá, Turema, Tamanduá, Laranjal, Juba, Pacuí de Cima, Joroca, Jutuba, Biribatuba, Mapiraí de Baixo, Cuxipiarí, Paruru, Arajaí, Juruaté, Itanduba, Maracu, Pindobal, Coroa Nova, Tentém, Mendaraçu Médio e Furtado.
A UBS realizou, nesse intervalo de tempo, 8.286 atendimentos. Desses, mais de 2.300 foram consultas médicas, mais de 540 foram atendimentos odontológicos e mais de 1.000 foram vacinações. Além dos serviços estritos de saúde, 426 cidadãos tiveram seus novos RG’s emitidos e mais de 1.000 tiveram atualização e agendamento de cadastro do Bolsa Família.
Logo após esse roteiro, a UBS voltou a percorrer pelos rios também realizando uma vacinação de forma itinerante. Levando a vacina contra o coronavírus para localidades mais distantes dos centros que possuem UBS. Foi mais uma forma de combate à pandemia. Os serviços não param e desde setembro, a UBS Fluvial de Cametá segue em mais uma leva de serviços itinerantes programados até o fim do mês de outubro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário