domingo, 31 de outubro de 2021
Moradores aproveitam o funcionamento da Usina da Paz em Ananindeua
29, OUTUBRO 2021
Os serviços da Usina da Paz do Icuí-Guajará, em Ananindeua, já estão a todo vapor. O complexo foi inaugurado, na tarde de quarta-feira (20.10), pelo governador Helder Barbalho.
A dona de casa, Izete Barbosa, 34 anos, foi uma dessas pessoas, ela que é moradora do bairro do Icuí-Guajará, há 2 anos, aproveitou o primeiro dia de atendimento para tirar o RG dos filhos e a 2° via, da certidão de nascimento da filha mais velha de 15 anos.
“Esse complexo é maravilhoso, vou poder matricular os meus filhos para fazerem cursos e esportes, e hoje consegui tirar o RG deles e a certidão de nascimento da minha filha, essa ação veio em boa hora, já que eu não tinha condições financeiras de tirar, porque no momento eu e o meu marido estamos desempregados”, concluiu ela.
Oficina de Comunicação Comunitária é realizada
A Usina recebeu a primeira oficina de Comunicação Comunitária na nova Usina da Paz (UsiPaz), na quarta-feira (27.10). Conduzido pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), a formação objetiva incentivar o protagonismo social e a democratização do acesso à informação.
Diretor de Comunicação Popular e Comunitária (DCPC) da Secom, Fábio Oliveira explica que é a própria comunidade quem demanda suas áreas de interesse, por meio de uma escuta pública nos territórios atendidos pelo TerPaz.
“Hoje a DCPC oferece cursos em 17 áreas como fotografia, comunicação comunitária, estudo de mídia, rádio e TV, publicidade e propaganda, design, entre outros. Como resultados, a DCPC estimula o desenvolvimento de redes de comunicação comunitária nas comunidades e de projetos, como a Exposição ‘Guamá Novos Olhares’, que resulta de uma oficina realizada em 2019 e pode ser visitada na UsiPaz Icuí”, exemplifica o gestor.
Modalidades esportivas a pessoas com deficiência
O espaço oferece aulas de natação de terça a sábado, e ainda vai inscrever para esportes de quadra, como vôlei sentado e futebol para deficientes visuais | Reprodução
Marcley Lima, coordenador de Esporte e Lazer do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) e representante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no Programa Territórios pela Paz (TerPaz), que norteia todo o funcionamento da Usina, informou que os cadastrados previamente iniciaram aulas nesta semana – caso de uma turma de natação composta por alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Mediante a demanda, abriremos cadastro para outros alunos PcDs. As aulas serão realizadas nos horários das 14 às 15 h e das 15 às 16 h, de terça a sábado, inicialmente. Fechando novas turmas, vamos vendo a possibilidade de novos horários”, explicou Marcley Lima.
Sem limites – Outras modalidades a serem ofertadas incluem esportes de quadra, como vôlei sentado, futebol para deficientes visuais, badminton e para-badminton, handebol, futsal e exercício funcional. “Estamos com as inscrições abertas, e não há limites de idade e nem de vagas. Fechando uma turma, a gente abre outras”, garantiu Marcley Lima.
Critérios para admissão nas atividades incluem avaliação física e, se a pessoa estiver em idade escolar, frequência e matrícula regular, em estabelecimento de ensino da rede estadual ou municipal.
“É muito importante esse espaço criado pelo Estado em parceria com várias secretárias. Nós, da Seduc, não tínhamos como ficar de fora. Esse complexo poliesportivo será aproveitado pela área educacional o máximo possível”, garantiu o coordenador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário