segunda-feira, 3 de janeiro de 2022
Assis Brasil é um município brasileiro do estado do Acre. Sua população, estimada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 7 534 habitantes e sua área é de 4.974,175 km². A cidade está localizada na tríplice fronteira entre o Brasil, o Peru e a Bolívia, formando uma conurbação, ou núcleo de populações vizinhas, com a cidade peruana de Iñapari e com a cidade boliviana de Bolpebra. O município é servido pela rodovia BR-317, que é a única rodovia que liga o Brasil ao Peru.
Índice
1 Toponímia
2 História
3 Geografia
3.1 Limites
3.2 Administração pública
4 Cultura
4.1 Festejos
4.2 Gastronomia
5 Referências
6 Ligações externas
Toponímia
A tríplice fronteira entre o Brasil (Assis Brasil), o Peru (Iñapari) e a Bolívia (Bolpebra).
Assis Brasil, 1930.
O município recebeu seu nome em homenagem a Joaquim Francisco de Assis Brasil, embaixador que teve papel de destaque, junto com o Barão do Rio Branco e Plácido de Castro, na Questão do Acre, que culminou com a assinatura do Tratado de Petrópolis, entre Brasil e Bolívia, tratado que garantiu a posse das terras do território do Acre e o direito da exploração da borracha nesta região.
História
Os primeiros habitantes do que um dia se tornaria o município de Assis Brasil foram os Machineris, um povo Aruaque, que atualmente habitam a Área Indígena Mamoadate, com uma parte localizada dentro dos limites do município e a outra localizada no município vizinho de Sena Madureira.
Os primeiros moradores não-índigenas do município foram os três irmãos Freire, que vieram do estado do Maranhão em 1908. Belarmino Freire, Policarpo Freire e Durval Freire se estabeleceram às margens do rio Acre, próximo ao Marco Rondon.
E em 1º de março de 1963, obteve autonomia municipal e pela Lei Estadual nº 588, de 14 de maio de 1976, obteve a sua emancipação, desmembrando-se do município de Brasileia.
Vicente Bessa foi o primeiro prefeito nomeado da Vila Assis Brasil, por ser o Acre, na época, um território federal, a população tinha direito de eleger pelo voto direto somente os cargos do legislativo. Os cargos executivos (prefeitos e governador) eram nomeados pelo Presidente da República.
Geografia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário