Coronavírus: Crivella afirma que uso de máscaras será obrigatório em todos espaços públicos do Rio, nos transportes e nos estabelecimentos
Decreto do prefeito entra em vigor no domingo; recomendação é por equipamentos caseiros

RIO - O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, detalhou em coletiva de imprensa realizada na tarde deste sábado o decreto sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras na cidade que será publicado neste sábado em edição extra do Diário Oficial do município. A partir de domingo, os equipamentos deverão ser usados em todos espaços públicos da capital, como ruas, praças e prédios; em deslocamentos no transporte coletivo público e privado; e em estabelecimentos comerciais autorizados, como mercados e farmácias.
— As máscaras podem ser de fabricação caseira, de algodão. Não precisam ser as profissionais, estas devem ficar para os profissionais de saúde — afirmou o prefeito.
Segundo Crivella, estabelecimentos como supermercados e transportes públicos deverão barrar a entrada de quem estiver sem máscara.
O decreto dá um prazo 5 dias a partir deste domingo para os cariocas e empresas se adaptarem às medidas. Caso as regras sejam desrespeitas, poderão ser aplicadas multas que ainda serão definidas em resolução conjunta da Secretaria Municipal de Saúde, SEOP e Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos:
— Na regulamentação da lei haverá punição, porém estamos pensando na conscientização das pessoas. Quando as pessoas virem os garis com máscara, os guardas-municipais com máscara vão pensar: “poxa vida, sou o único sem máscara?
Na sexta-feira, Crivella reforçou o pedido para que a população evite aglomerações e que não saia de casa. Mas caso precise sair, o prefeito deixou claro que será necessário o uso das máscaras. Para os trabalhadores dos serviços essenciais, como mercados, os estabelecimentos serão obrigados a fornecer a proteção aos funcionários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário