terça-feira, 21 de janeiro de 2020

MP denuncia Vale, Tüv Süd e 16 pessoas por rompimento da barragem de Brumadinho

Polícia Civil concluiu investigações e entregou inquérito nesta terça-feira


postado em 21/01/2020 12:39 / atualizado em 21/01/2020 15:50
Bombeiros já vasculharam 95% da área de rompimento da Barragem B1, da Mina Córrego do Feijão(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Bombeiros já vasculharam 95% da área de rompimento da Barragem B1, da Mina Córrego do Feijão(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Às vésperas de completar um ano do rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Ministério Público de Minas Gerais vai apresentar denúncia contra as empresas Vale S.A. Tüv Süd Bureau de Projetos e Consultoria Ltda.

De acordo com o MPMG, a denúncia ainda vai contra 16 pessoas – que podem ser funcionários e executivos – por crimes decorrentes do rompimento da barragem no dia 25 de janeiro de 2019.
Continua depois da publicidade

Dos 16 indiciados e denunciados, 11 ocupavam os seguintes cargos na ValeFábio Schavartsman (diretor-presidente), Silmar Magalhães (diretor do Corredor Sudeste), Lúcio Flavo Gallon Cavalli (diretor de planejamento e desenvolvimento de ferrosos e carvão),  Joaquim Pedro Toledo (gerente executivo de planejamento, programação e gestão do Corredor Sudeste), Alexandre de Paula Campanha (gerente-executivo de governança em geotecnia e fechamento de mina), Renzo Albieri Guimarães de Carvalho (gerente operacional de geotecnia do Corredor Sudeste), Marilene Cristina Oliveira Lopes de Assis Araujo (gerente de gastos de estruturas geotécnicas), César Augusto Paulino Grandchamp (especialista técnico em geotecnia do Corredor Sudeste), Cristina Heloisa da Silva Malheiros (engenheira sênior junto à gerência operacional), Washington Pireteda Silva (engenheiro especialista da gerência executiva da governança em geotecnia e fechamento de mina) e Felipe Figueredo Rocha (engenheiro civil na gerência de gestão de estruturas).

Os outros 5 ocupavam os seguintes cargos na Tüv SüdChris Peter Mier (gerente geral da empresa), Ansênio Júnior (consultor técnico), André Juni Yassuda (consultor técnico), Makoto Namha (coordenador) e Marlúcio Oliveira Coelho (especialista técnico).
 
Os detalhes da denúncia serão fornecidos em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira. A Polícia Civil também estará presente para tratar da conclusão das investigações. Segundo a PC, o inquérito policial também foi entregue formalmente nesta terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário