segunda-feira, 26 de junho de 2023
O balancê #TôComMST anima os festejos juninos em diversas regiões do Brasil
Tradição da cultura camponesa, os arraias celebram as colheitas, a religiosidade e os afetos comunitários
Notícias
23 de junho de 2023
III Arraiá da Reforma Agrária, no Centro de Formação Frei Humberto, em Fortaleza-CE. Foto: Nayara Ribeiro
Da Página do MST
Os Arraiás, tão tradicionais no Brasil e na Europa durante os períodos de junho e julho, são um marco para as culturas ligadas à terra, como as camponesas e indígenas.
Para celebrar essa festa histórica de resistência da cultura camponesa, a militância do MST já está em clima de folia, nas colheitas, no preparo das comidas típicas, na ornamentação de bandeirolas e balões decorativos nas áreas de acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária, saudando a fertilidade, os frutos da terra, suas divindades e homenageando os santos padroeiros dos festejos à tona.
“No mês de junho vamos festejar, festejar com muita alegria, através das nossas danças, dos grupos juninos, dos arraiais, comemorando essa colheita, mas também celebrando a cultura popular do nosso povo, especificamente o povo Sem Terra, que vem com toda sua alegria construir vários arraiais, que são marcados por temas políticos e grupos juninos que são organizados pela nossa juventude, que se desafiam a juntar a arte, a política e a comemoração da colheita em uma só festa”, menciona Luz Marin, da coordenação do setor de cultura do MST no Ceará.
Origem dos festejos juninos
Em cada região de nosso país, as festas juninas apresentam caracteres singulares e multiculturais, com a fartura das colheitas e a garantia de diversão para todas as idades, com muita música, dança, brincadeiras, anedotas e simpatias.
Famílias Sem Terra do Acampamento Jean Carlos localizado entre os municípios de Caruaru e Toritama/PE. Foto: Bianka Eduarda
Embora tal tradição de origem pagã seja antiga, desde o século XVII na Europa, em celebração da chegada do verão no hemisfério norte, a mesma acabou se consolidando ao longo do tempo, sincretizada com o cristianismo, em comemorações de salvaguarda de santos populares – Santo Antônio, São João e São Pedro – que angariaram fiéis com a c
Nenhum comentário:
Postar um comentário