quarta-feira, 31 de agosto de 2022

‘De Belém’ e ‘Capetinha’ vão parar no xilindró. Um deles é acusado de roubar loja de celulares em Parauapebas Márcio Alves | Correspondente policial do Portal Pebinha de Açúcar Publicado em: 29/08/2022 Modificado em: 31/08/2022 Militares do Grupo Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar de Parauapebas prenderam na noite do último sábado (27), Dênis dos Santos Alencar, o ‘De Belém’ e Emerson da Silva, o ‘Capetinha’. Eles estavam em posse de drogas, motocicleta roubada e celulares de procedência duvidosa. Segundo informações, a guarnição estava em rondas no Bairro Liberdade II, com o intuito de capturar os autores do assalto a uma loja de celulares na Rua 14, no Bairro União, quando dois suspeitos foram vistos em uma motocicleta semelhante a usada no assalto. Eles foram abordados, e durante a consulta ao sistema, os policiais constataram que o veículo havia sido roubado no último dia 21, no Bairro Rio Verde Emerson da Silva portava dez cabecinhas de crack, além de dois aparelhos celulares. Já com Denis dos Santos nada de ilícito havia sido localizado. Eles foram apresentados na unidade policial para os procedimentos cabíveis. Emerson da Silva possui diversas passagens e é o principal suspeito de ter cometido o assalto a loja de celulares.
Polícia Militar de Curionópolis recupera duas motos fruto de roubo Márcio Alves | Correspondente policial do Portal Pebinha de Açúcar Publicado em: 31/08/2022 A Polícia Militar de Curionópolis recuperou na última terça-feira (30), duas motocicletas com restrição de roubo. Segundo informações, os policiais realizavam rondas quando avistaram uma motocicleta Honda Biz com restrição de roubo, em seguida um homem chegou ao local e se apresentou como sendo o proprietário, afirmando que havia comprado a moto de um senhor chamado Cícero. Em sua casa, Cícero foi questionado sobre o veículo e o mesmo disse que havia trocado em uma motocicleta Honda Titan vermelha, veículo que estava com o número do chassi raspado e com numeração do motor com sinais de adulteração. Diante dos fatos, os envolvidos foram encaminhados para a delegacia para os procedimentos cabíveis.
“Operação Águas Turvas” da Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em Canaã Redação do Portal Pebinha de Açúcar Publicado em: 31/08/2022 A Prefeitura de Canaã dos Carajás informa que, na manhã desta quarta-feira, agentes da Polícia Federal cumpriram 19 mandados de busca e apreensão na região, em investigação sobre atividade de garimpo que estaria prejudicando o Rio Parauapebas, no âmbito da “Operação Águas Turvas”. Em Canaã, foram cumpridos mandados na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e na residência do secretário da pasta, Dionízio Coutinho. A ação visa recolher documentação que auxilie na investigação. A prefeitura recebeu os agentes e colaborou o tempo todo com as diligências. “É importante destacar que a prefeitura já havia se antecipado em auxiliar as autoridades com informações sobre as ações tomadas aos órgãos competentes, tais como a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, e o Ibama. A prefeitura de Canaã está à disposição, como sempre esteve, para colaborar com as investigações e está tranquila quanto a todas as medidas que foram tomadas em relação ao caso investigado”, diz trecho da nota oficial divulgada pela Prefeitura de Canaã dos Carajás.
Familiares de jovem que morreu afogado no Lago do Nova Carajás pedem ajuda para translado do corpo Redação do Portal Pebinha de Açúcar Publicado em: 30/08/2022 Ainda repercute muito mais um caso de afogamento registrado no início da noite da última segunda-feira (29) nas dependências do Lago do Bairro Nova Carajás, em Parauapebas, que teve como vítima fatal um jovem barbeiro de apenas 19 anos de idade identificado como Gabriel Duarte Mendes. Segundo informações obtidas pela equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar, Gabriel morava há pouco tempo em Parauapebas e tinha residência fixada no Bairro Nova Carajás. As informações sobre a morte do jovem estão sendo investigadas pela Polícia Civil, porém, segundo populares, Gabriel estava no Lago do Nova Carajás na companhia de um amigo, sendo que em determinado momento ele teria se dirigido às águas para buscar alguns pertences e infelizmente acabou morrendo afogado. Com exclusividade, a equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar conversou com a mãe de Gabriel Mendes que está totalmente abalada, ela busca informações sobre o que motivou o seu filho a ter ido até às aguas buscar seus pertences, tendo em vista que existem outras versões que estão sendo investigadas. Pelas redes sociais, a família de Gabriel Duarte Mendes iniciou nesta terça-feira (30) uma campanha que visa arrecadar dinheiro para que o corpo da vítima seja transladado para o município de Aiuaba-CE.
Dupla da moto preta tenta escapar da polícia, mas vai parar no xilindró Márcio Alves | Correspondente policial do Portal Pebinha de Açúcar Publicado em: 30/08/2022 Compartilhar no facebook A Polícia Militar tirou de circulação no último sábado (27), Pablo Cardoso Souza e Bruno Alves, eles foram flagrados com munições de arma de fogo. Segundo informações, a guarnição da Polícia Militar estava em rondas pela Rua Rogério Cardoso, no Bairro Liberdade II, quando dois indivíduos em uma moto Honda Fan preta foram avistados e imediatamente empreenderam fuga, no entanto, acabaram entrando em uma rua sem saída, e um deles desceu e correu para uma área de mata portando uma arma de fogo, enquanto Pablo Cardoso caiu da garupa e foi capturado. Ele informou o endereço do fugitivo, lá Bruno foi detido e durante a revista ao imóvel os militares encontraram duas munições de .40, além de aparelhos celulares e duas motocicletas de procedência duvidosa. A dupla teria dito que faz parte da facção Comando Vermelho (CV) e que está com dívidas com um parceiro chamando “Novinho” e como forma de quitar a dívida, iria executar integrantes da facção rival, o Primeiro Comando da Capital (PCC).
Suspeito que planejava homicídio foi preso no sábado, liberado e na segunda-feira capturado com drogas Márcio Alves | Correspondente policial do Portal Pebinha de Açúcar Publicado em: 30/08/2022 No último sábado (27), Pablo Cardoso foi capturado na companhia de um outro suspeito, na ocasião, ele estaria em posse de algumas munições e havia confessado que estaria indo executar membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) como forma de quitar uma dívida. Eles foram conduzidos para a 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil e horas depois foram liberados conforme estabelece a Justiça. Mas, para a surpresa das autoridades policiais, na última segunda-feira (29), Pablo Cardoso foi preso novamente, desta vez, portando drogas, substâncias de cocaína, crack e maconha. Até o fechamento desta matéria ele permanecia preso.
Lula pode não ir a debates pressionado por tema corrupção Yahoo Notícias Publicado em: 30/08/2022 Após o debate promovido pela Bandeirantes neste domingo (29), integrantes da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão reavaliando a ida do candidato a outros encontros. Um dos motivos principais seria o tema da corrupção, trazido por Jair Bolsonaro (PL) em um dos blocos. O QG avalia que o Lula poderia ter aproveitado melhor a pergunta do atual presidente a respeito da Petrobras. A campanha ainda irá decidir sobre participação do petista nos próximos debates presidenciais, com exceção do promovido pela TV Globo, o último antes do primeiro turno das eleições. Embora seja um tema ‘espinhoso’, a cúpula pretende focar no tema de Economia caso compareça aos próximos debates. Segundo um integrante da cúpula do PT, Lula não pretende levar o debate “ao pântano” que, na opinião dele, seria uma zona de conforto para Bolsonaro. A estratégia é falar de corrupção nas redes e em entrevista, evitando o assunto em horário eleitoral em rádio e TV. “Só interessa a quem não tem propostas ficar falando do passado”, diz o advogado Cristiano Zanin, que integra a coordenação jurídica da campanha. A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), no entanto, afirmou nesta segunda-feira (29) que achou “satisfatória” a resposta que Lula deu a Bolsonaro no debate.”Ele falou sobre os seus processos, falou o que aconteceu, que foi perseguido para não ser presidente da República. Acho que foi bem satisfatório.” Ela disse ainda que a postura mais ofensiva de Bolsonaro “não surpreendeu” e que Lula não foi ao debate para “ficar se confrontando” com o chefe do Executivo. “O que foi colocado no debate ele respondeu no tempo certo, na hora certa, sem fazer esse confronto que era o que nós não queríamos”, declarou a deputada.
Encontro pela Educação e Primeira Infância no Selo UNICEF é realizado em Parauapebas Andréa Reis Publicado em: 30/08/2022 Como parte das ações relacionadas à adesão do município ao Selo Unicef – edição 2021 – 2024, representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Instituto Peabiru, Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), secretários municipais e profissionais das áreas de educação, assistência social e saúde participaram do “Encontro pela Educação e Primeira Infância no Selo UNICEF – Políticas públicas nesta quinta-feira, 25. A capacitação contemplou profissionais de Parauapebas e de outros 20 municípios da região Sul e Sudeste do Pará, e proporcionou troca de experiências e compartilhamento de conteúdo. O prefeito de Parauapebas Darci Lermen fez a abertura do evento e ressaltou: “Nós estamos fazendo esta articulação já faz muito tempo, e entendemos que é a estratégia correta, porque ela faz a gente compreender com mais clareza a necessidade de lutarmos para por políticas públicas cada vez mais contundentes para nossas crianças e nossos adolescentes”. José Leal, secretário municipal de Educação, reforça a importância pasta e a necessidade do trabalho em conjunto com outros atores. “No que diz respeito à educação, estamos investindo para efetivar, o máximo possível, o acesso à escola, à educação de qualidade e ao atendimento de metas de ferramentas como a Busca Ativa Escolar”, ressalta o secretário. A consultora educacional do UNICEF, Sandra Tine, conta que estes encontros estão mobilizando mais de 5 mil técnicos e secretários de 2 mil municípios em todo país. “O fórum do Selo UNICEF é uma oportunidade para juntos refletirmos sobre as estratégias para garantia de direitos de crianças e adolescentes aqui do município e na região do como um todo. Nós entendemos que é um processo que deve envolver todas as áreas, não apenas a educação ser responsável pela garantia desses direitos”, reforça. Heitor Pinheiro, presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Pará, também participou do evento. “Estamos discutindo sobre um conjunto de ações que serão destinadas a uma população extremamente vulnerável. É muito importante fazer essas reuniões regionalizadas. Elas permitem que os gestores possam rever ações, e juntos definimos um conjunto de agendas para todo o estado, respeitando a particularidade de cada região”, destaca Heitor. Luiz Eustógio, gestor político do Busca Ativa Escolar, explica que 86% dos municípios aderiram a plataforma Busca Ativa Escolar. “Nós estamos buscando aqui uma forma da integração das políticas. Nós temos atividades a fazer, nós temos ações de vacinação, de garantia de moradias, de segurança, e também temos ações especificamente voltadas pra educação. São várias políticas que precisam ser viabilizadas para que Parauapebas alcance o Selo UNICEF.
Secretaria de Habitação convoca 143 faltosos na primeira chamada do Lar da Nossa Gente – Fase II A Prefeitura de Parauapebas convoca 143 candidatos ao Lar da Nossa Gente – Fase II, para que compareçam ao Setor de Cadastro da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) munidos de documentos, para montagem do processo de entrega de lotes urbanizados. São candidatos a um lote urbanizado do programa, que faltaram na primeira convocação e que serão desclassificados em caso de não comparecerem novamente.
Encontro pela Educação e Primeira Infância no Selo UNICEF é realizado em Parauapebas Andréa Reis Publicado em: 30/08/2022 Compartilhar no facebook Compartilhar no twitter Compartilhar no linkedin Compartilhar no whatsapp Como parte das ações relacionadas à adesão do município ao Selo Unicef – edição 2021 – 2024, representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Instituto Peabiru, Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), secretários municipais e profissionais das áreas de educação, assistência social e saúde participaram do “Encontro pela Educação e Primeira Infância no Selo UNICEF – Políticas públicas nesta quinta-feira, 25. A capacitação contemplou profissionais de Parauapebas e de outros 20 municípios da região Sul e Sudeste do Pará, e proporcionou troca de experiências e compartilhamento de conteúdo. O prefeito de Parauapebas Darci Lermen fez a abertura do evento e ressaltou: “Nós estamos fazendo esta articulação já faz muito tempo, e entendemos que é a estratégia correta, porque ela faz a gente compreender com mais clareza a necessidade de lutarmos para por políticas públicas cada vez mais contundentes para nossas crianças e nossos adolescentes”. José Leal, secretário municipal de Educação, reforça a importância pasta e a necessidade do trabalho em conjunto com outros atores. “No que diz respeito à educação, estamos investindo para efetivar, o máximo possível, o acesso à escola, à educação de qualidade e ao atendimento de metas de ferramentas como a Busca Ativa Escolar”, ressalta o secretário. A consultora educacional do UNICEF, Sandra Tine, conta que estes encontros estão mobilizando mais de 5 mil técnicos e secretários de 2 mil municípios em todo país. “O fórum do Selo UNICEF é uma oportunidade para juntos refletirmos sobre as estratégias para garantia de direitos de crianças e adolescentes aqui do município e na região do como um todo. Nós entendemos que é um processo que deve envolver todas as áreas, não apenas a educação ser responsável pela garantia desses direitos”, reforça. Heitor Pinheiro, presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Pará, também participou do evento. “Estamos discutindo sobre um conjunto de ações que serão destinadas a uma população extremamente vulnerável. É muito importante fazer essas reuniões regionalizadas. Elas permitem que os gestores possam rever ações, e juntos definimos um conjunto de agendas para todo o estado, respeitando a particularidade de cada região”, destaca Heitor. Luiz Eustógio, gestor político do Busca Ativa Escolar, explica que 86% dos municípios aderiram a plataforma Busca Ativa Escolar. “Nós estamos buscando aqui uma forma da integração das políticas. Nós temos atividades a fazer, nós temos ações de vacinação, de garantia de moradias, de segurança, e também temos ações especificamente voltadas pra educação. São várias políticas que precisam ser viabilizadas para que Parauapebas alcance o Selo UNICEF.
Acusados de arrancar cabeça de jovem em Parauapebas são presos pela Polícia Civil Márcio Alves | Correspondente policial do Portal Pebinha de Açúcar Publicado em: 31/08/2022 Na última terça-feira (30), homens da Polícia Civil de Parauapebas e Marabá deram cumprimento a seis mandados de prisão contra os envolvidos no homicídio do jovem José Antônio Correia, ocorrido no mês de abril, deste ano, no Bairro Guanabara, em Parauapebas. Quatro mandados foram cumpridos em Parauapebas em desfavor de Maicon de Sousa Silva, vulgo “Santista”, Raifran Barros de Brito, vulgo “Janela”, Francivaldo Fernandes Pereira, vulgo “Da noite”, Maiqui de Sousa Silva, vulgo “Menor Revoltado” e dois foram cumpridos em Marabá com apoio da 21ª Seccional de Marabá em desfavor de Carlos Daniel Ferreira Nascimento, vulgo “Busca Alma” e Mailson Costa Da Silva, vulgo “Coisa Ruim”. Na época do crime, a vítima desapareceu da Praça Faruk Salmen e até então não teve o corpo encontrado, os homicidas gravaram a morte e divulgaram nas redes sociais.
“Projeto Turismo Vai à Escola” trabalha a importância do setor para alunos da rede municipal Liliane Diniz Publicado em: 31/08/2022 whatsapp Como parte das ações desenvolvidas para divulgar as atrações turísticas e todo o potencial de Parauapebas para o turismo, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) leva para as escolas municipais, o projeto Turismo Vai à Escola. As ações iniciaram em agosto deste ano e 13 escolas já foram visitadas. Nos encontros com os estudantes, a equipe da coordenação de qualificação apresenta as rotas e seus atrativos turísticos, assim como os motivos que o município vem trabalhando no segmento do turismo como aposta de uma nova matriz econômica. Na escola municipal Milton Martins, os estudantes do 8º ano acompanharam as apresentações e aprovaram o projeto. “Parauapebas está tentando focar no longo prazo, no futuro, para que o turismo seja uma alternativa; isso vai fazer que a gente não fique tão atrelado ao minério, comenta Caroline Mendonça, 13 anos. A estudante também conta o que aprendeu durante as apresentações. “Eu vi que aqui não só tem banhos lindos e bons, também tem muitas áreas com muitos animais, muitas plantas. Aprendi que nós temos uma flor específica da região, que não tem em nenhum outro lugar do Brasil; que só tem aqui devido ao solo que é rico em ferro, que é a flor de carajás”, declara a estudante. Assim como Caroline, o aluno César Henrique (sobrenome) estava atento às explicações e comenta que não conhecia as rotas turísticas. “Não sabia nada das rotas. Aprendi que na rota das águas tem muitas piscinas e cachoeiras. Também fiquei interessado de conhecer a rota dos indígenas”, diz o estudante. As apresentações são realizadas nos períodos matutino e vespertino. Segundo o secretário de Turismo, Rodrigo Mota, o projeto busca levar informações e envolver a comunidade escolar na divulgação das belezas e atrativos do município. “Essa é uma forma de massificar, porque o aluno é um multiplicador. Então nós estamos mostrando as rotas para que conheçam o que temos aqui na cidade e levar para seus pais, amigos, familiares, e assim eles possam divulgar a nossa cidade”, explica o gestor, anunciando, ainda, que o projeto segue até o fim deste ano. “Posteriormente vamos fazer a palestra também para os professores e os diretores, para que toda a comunidade escolar seja atendida e conheça o projeto Turismo Vai à Escola”, acrescenta.

terça-feira, 23 de agosto de 2022

oaquim Passarinho lidera movimento da classe política para ampliar as desonerações em 2023 A desoneração da folha de pagamentos está restrita a 17 setores e será extinta no ano que vem Publicado em 20/08/2022 às 19:30 “Temos que atacar de frente o ‘custo Brasil’ em suas origens”, defende o dep. fed. Joaquim Passarinho (PL-PA) Brasília – O deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA), presidente da Comissão Especial da Câmara que analisa a proposta de reforma tributária proposto pela emenda constitucional (PEC nº 7/2020), lidera um grupo de influentes congressistas, que criou um movimento da classe política para ampliar as desonerações em 2023, independente do resultado das urnas. A Comissão colhe assinaturas para apresentar emenda — que procura, também, fortalecer o Congresso no ano que vem. De acordo com Passarinho, essas lideranças políticas se mobilizam para levar adiante a eterna demanda do setor produtivo sobre a desoneração da folha de pagamentos, hoje restrita a 17 setores da economia. O objetivo é se antecipar ao movimento destes segmentos, que já se organizam para tentar prorrogar o benefício no próximo ano, quando ele se encerra. Irrestritas e permanentes Passarinho tem defendido em várias audiências públicas e reuniões com líderes empresariais dos mais diversos setores da economia, uma Frente de mobilização nacional e de caráter permanente e irrestrito que coloque o Brasil em outro patamar, atacando de frente o chamado “custo Brasil” e suas causas. “Temos que desatar os nós que colocam o nosso país num ambiente de negócios hostil, que penaliza a todos, inclusive o governo, consequência de uma carga tributária que além de excessivamente alta, exige do empreendedor tempo e recursos que poderiam ser direcionados para o crescimento dos negócios e geração de emprego no país. É isso que nos move e há muito o que fazer”, resumiu o deputado. A enfermeira Mônica Calazans recebe a vacina CoronaVac contra o novo coronavírus em São Paulo, 17 de janeiro de 2021 – AFP Pandemia A pandemia da Covid-19 pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) tem se apresentado como um dos maiores desafios sanitários em escala global deste século. Na metade do mês de abril de 2020, poucos meses depois do início da epidemia na China em fins de 2019, até então, já haviam ocorrido mais de 2 milhões de casos e 120 mil mortes no mundo pelo novo coronavírus, num prenúncio do que estaria por vir. Ao longo de 2021, no auge da crise provocada pela pandemia, com Shopping Centers fechados em todo o país, além do comércio de rua e feiras livres, fábricas, ficando aberto apenas o setor produtivo rural, o país entrou numa enrascada. “O fique em casa e a economia a gente vê depois”, está agora apresentando a fatura e se não fosse suficiente, há sete meses, a Rússia invadiu a Ucrânia numa guerra fraticida no Leste Europeu derrubando todas as economias globais. Levantamento superficial dá conta que pelo menos 106 mil empresas fecharam as portas no período entre a descoberta do novocoronavírus (2019) e a aplicação da primeira dose da vacina (2021). Milhões de empregos foram sacrificados, quem teve a sorte de continuar empregado — em muitos casos — se submeteu a aceitar receber um salário menor. O país, soube-se depois e suas empresas, públicas e privadas, não tinham — salvo exceções — a cultura do home office (trabalho em casa), muito comum nos países mais desenvolvidos. O resultado dessa combinação de fatores foi letal para economias sólidas e em franco crescimento, como as duas maiores economias do mundo: Estados Unidos e China — origem do novo coronavírus. Audiência Pública – PEC 007/20 – Altera Sistema Tributário Nacional. Pedro Delarue – Secretário-Geral da Unafisco Nacional – Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil. Dep. Joaquim Passarinho PL-PA; Gilberto Pereira – Vice-Presidente de Estudos e Assuntos Tributários da ANFIP – Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil Mobilização A mobilização proposta por Passarinho e grande número de aliados é apartidária. “Independente do resultado das urnas, é nosso desafio mudar esse quadro de caos tributário no país”, sustenta. A comissão especial que o deputado paraense preside, examina a PEC nº 7/2020, que altera todo o sistema tributário brasileiro para criar apenas três classes de impostos (sobre renda, consumo e propriedade), que poderão ser cobrados, ao mesmo tempo, por União, estados, Distrito Federal e municípios. Conheça aqui essa e as demais propostas em análise no Congresso Nacional, que tratam sobre a reforma tributária. Emenda O grupo liderado por Passarinho busca tornar as desonerações — todas elas — irrestritas e permanentes, em alguns casos. Para isso, pretendem apresentar uma emenda à nova proposta de reforma tributária, de autoria do deputado Luís Phillipe de Orleans e Bragança (PL-SP), que já é discutida em na comissão presidida por Joaquim Passarinho. A proposta deve ser levada aos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), mas a estratégia envolve não restringir a demanda aos presidenciáveis, num movimento para fortalecer os partidos e o Congresso Nacional. O movimento é liderado pelo presidente da Comissão, deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), coordenador da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), que já colhe assinaturas para apresentar a emenda. A expectativa é que a estratégia ganhe força logo após as eleições, já visando incluir o tema como prioritário no Congresso em 2023. O esforço dos parlamentares conta com apoio da classe empresarial, que debaterá as desonerações num seminário do Instituto Unidos Brasil (IUB), em São Paulo, com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, Passarinho e especialistas. O evento está marcado para 1º de setembro.
Atriz Cláudia Jimenez morre aos 63 anos no Rio de Janeiro Ela estava internada no Hospital Samaritano Botafogo, na zona sul. Causa da morte não foi divulgada pela família Publicado em 20/08/2022 às 11:50 A atriz Cláudia Jimenez morreu, aos 63 anos, na manhã deste sábado (20) no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo Hospital Samaritano Botafogo, na zona sul da capital. A causa da morte ainda não foi divulgada. Segundo o hospital, a família não autorizou. Humorista, dubladora e roteirista, a atriz tinha mais de 40 anos de carreira. Iniciou em 1979 a série Malu Mulher. Participou de programas de humor como Os Trapalhões, Viva O Gordo e Chico Anysio Show e ficou ainda mais conhecida com a personagem Dona Cacilda na Escolinha do Professor Raimundo. Foi eternizada também por viver na TV e no teatro a empregada doméstica Edileuza em Sai de Baixo. Fez também carreira no cinema como atriz e dubladora, em filmes como A Era do Gelo. Ao todo, foram nove novelas, seis séries e três humorísticos. Estava afastada da TV desde 2016 e vivia mais reclusa. A expectativa era de que ela voltasse à TV em 2021, mas, devido a pandemia de Covid-19 e questões de saúde, mais uma vez ela preferiu ficar sob os cuidados da família. Saúde Em 1986, descobriu um câncer no mediastino, uma das três partes em que está dividida a cavidade torácica. Depois de um ano e meio de tratamento com radioterapia, a atriz estava curada. Já em 1999, teve um infarto e precisou colocar cinco pontes de safena no coração. Também substituiu a válvula aórtica em 2012. Dois anos depois, colocou um marca-passo. Segundo informações da Record TV, o corpo de Claudia Jimenez será cremado às 16h30 no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju. O velório acontece a partir do meio-dia para as últimas homenagens à atriz.
Boletim Epidemiológico aponta 4 casos de covid-19 em Parauapebas Com mais de 630 mil testes realizados desde o início da pandemia, o município chega aos 69.184 casos confirmados da doença Publicado em 21/08/2022 às 23:10 A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Parauapebas acaba de divulgar mais um Boletim Epidemiológico sobre o cenário do novo coronavírus no município. Com os esforços e trabalho sem trégua no combate à propagação da covid-19 e na luta para salvar vidas, além da contínua campanha de vacinação contra a doença, os números de casos positivos no município, que voltaram a subir nas últimas semanas, estão estabilizando. Neste domingo (21), foram confirmados 4 novos pacientes infectados, enquanto o número de recuperados é de 68.472. A Semsa informa ainda que, sem novos falecimentos registrados, 573 pessoas vieram a óbito pela doença desde o início da pandemia. No total, 630.150 testes já foram realizados para a doença desde o início da pandemia, entre o exame PCR e a testagem rápida. Destes, 560.966 foram descartados, enquanto 69.184 casos foram confirmados. Hoje, 13 pessoas estão internadas, o que representa 35% dos leitos disponíveis em Parauapebas. Em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), 100% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 55% dos leitos de enfermaria estão ocupados. Na rede particular, a capacidade em uso é de 27% para leitos regulares e 60% das UTIs. A Prefeitura reforça a importância de praticar as orientações do Ministério da Saúde e dos especialistas em relação aos cuidados com a saúde: lave sempre as mãos com água e sabão ou utilize álcool 70%. Evite tocar olhos, nariz e boca. Evite sair de casa, mas caso precise sair, use a máscara de proteção sobre o nariz e a boca o tempo todo. O distanciamento social permanece a melhor medida preventiva contra o novo coronavírus. Testagem A Semsa recomenda que aqueles a partir dos cinco anos de idade com sintomas leves e moderados há mais de três dias realizem o teste rápido para a doença, gratuito nas UBSs, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30. Em casos mais graves, recomenda-se procurar o pronto-socorro municipal, que atende 24h. Para mais informações, acesse as redes sociais da Prefeitura de Parauapebas. Óbitos Mesmo sem novos óbitos por covid-19 confirmados neste domingo, o número de fatalidades pela doença no município permanece o maior do sul e sudeste do Pará, com 573. A taxa de letalidade de Parauapebas, nos últimos sete dias, é de 0,83%. Novos casos O Boletim Epidemiológico deste domingo revela que todos os novos casos foram confirmados por meio do teste rápido, tendo um total de 31 pessoas sido testadas. Com os registros anunciados hoje, Parauapebas passa a ter 69.184 casos confirmados. Destes, 13 pacientes estão internados; 126 pacientes estão em isolamento domiciliar; 68.472 pacientes foram recuperados e receberam alta; 573 pacientes foram a óbito. Pará A Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou que há 827.347 casos confirmados de Covid-19 no Pará, 785.401 casos recuperados, 18.630 óbitos, 21 casos em análise e 159.936 casos descartados. A atualização ocorreu às 17h44 de 21.08.2022.
Botafogo tem 30% de aproveitamento contra times da parte de baixo da tabela Time de Luís Castro deixou escapar 19 pontos quando enfrentou adversários que ocupam últimas posições Por Redação do ge — Rio de Janeiro 22/08/2022 19h29 Atualizado 22/08/2022 O empate do Botafogo contra o Juventude no fim de semana já seria decepcionante por si só, levando em consideração que o time de Luís Castro deixou escapar dois pontos diante do lanterna do Brasileirão. O problema é que a torcida alvinegra está mais acostumada a ver a equipe perdendo pontos contra adversários da parte de baixo da tabela do que ganhando. + Rafael volta ao Botafogo após 208 dias com apoio no ataque e vacilo atrás Hoje, o Botafogo é o 14º na tabela de classificação. Ou seja, há seis times em situação pior no campeonato: Ceará, Cuiabá, Avaí, Coritiba, Atlético-GO e Juventude, respectivamente. Até a 23ª rodada, o Botafogo disputou nove jogos contra o sexteto e, em 27 pontos possíveis, conquistou apenas oito. 1 de 3 Kevin, do Avaí, comemora gol contra o Botafogo — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF Kevin, do Avaí, comemora gol contra o Botafogo — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF A única vitória do Botafogo ocorreu sobre o Ceará. Foi na segunda rodada do Brasileirão, na estreia de Luís Castro à beira do campo do Castelão. A partir dali, o time do português não conseguiu mais vencer nenhum desses seis times. Botafogo perde chances e só empata com o lanterna do Brasileirão Confira o desempenho do Botafogo contra os times que estão abaixo dele na tabela de classificação: 15º) Ceará: dois jogos (1 vitória do Botafogo e 1 empate) 16º) Cuiabá: um jogo (derrota do Botafogo) 17º) Avaí: um jogo (derrota do Botafogo) 18º) Coritiba: um jogo (derrota do Botafogo) 19º) Atlético-GO: dois jogos (2 empates) 20º) Juventude: dois jogos (2 empates) Melhores Momentos: Coritiba 1 x 0 Botafogo pela 8ª rodada do Brasileirão 2022 Total: nove jogos (27 pontos disputados) Vitórias do Botafogo: uma Derrotas: três Empates: cinco Pontos: oito Aproveitamento: 29,6% + Leia mais notícias do Botafogo Outro resultado ruim Por mais que o Goiás hoje esteja em situação mais tranquila na tabela - é o 11º colocado, com 29 pontos, dois a mais que o Botafogo -, o confronto do primeiro turno entre as equipes deixou a torcida alvinegra frustrada. Os quase 30 mil botafoguenses que foram ao Nilton Santos numa noite de segunda-feira viram seu time sofrer a virada depois de ter saído na frente. + Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express! E como se não fosse suficiente, a vitória do Goiás saiu dos pés de Pedro Raul, atacante que defendeu a camisa do Botafogo na temporada de 2020. Naquele 6 de junho, o Goiás ocupava a 16ª posição da tabela, a primeira fora do Z-4. O Botafogo era o sétimo. Mais uma ocasião em que os cariocas sucumbiram diante de um adversário abaixo da sua colocação no Brasileirão. Pedro Raul entra, marca duas vezes e Botafogo leva virada do Goiás Mas houve momentos bons também... O Botafogo venceu quatro jogos de adversários que, no momento do jogo, estavam acima dele na tabela. O mais emblemático deles foi contra o Inter, no Beira-Rio, a virada épica por 3 a 2 com um jogador a menos e gol no último minuto. Com um a menos, Botafogo vira sobre o Internacional após estar perdendo por 2 a 0 Outra partida de boas recordações para a torcida alvinegra foi a vitória sobre o Flamengo, em Brasília, no primeiro turno. Na ocasião, o Flamengo, ainda comandado por Paulo Sousa, terminou a quinta rodada em 15º, com pontuação de Z-4, após perder para o Botafogo com gol de Erison. Com o resultado, o time de Luís Castro saltava para a 8ª posição. Botafogo volta a vencer Flamengo depois de 3 anos e meio As duas outras vítimas cariocas foram o São Paulo e o Athletico-PR, ambos batidos no Nilton Santos. Os adversários estavam (e estão) acima do Botafogo na tabela: em 12º e 5º, respectivamente. 2 de 3 Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere! 🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧 Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv 50 vídeos Pitta tenta deslizar de joelhos e acaba levando tombo épico contra o Botafogo 'Brigando nas posições de baixo, eu não imaginava', lamenta Pedro | A Voz da TorcidaMelhores Momentos: Juventude 2 x 2 Botafogo pela 23ª rodada do Brasileirão 2022 3 de 3 — Foto: Reprodução — Foto: Reprodução Faça parte da Família Botafogo e seja mais um reforço da nova era. Associe-se agora ao Camisa 7!
Sentença histórica suspende licenciamento de Usina Termelétrica Nova Seival em ação climática Proferida no dia 12 de agosto, sentença reconheceu irregularidades no procedimento de licenciamento Notícias 19 de agosto de 2022 Foto: Catiana de Medeiros Por Direitos Humanos do MST no RS Da página do MST Em sentença proferida no dia 12 de agosto, a 9ª Vara Federal de Porto Alegre julgou procedente a Ação Civil Pública proposta pelo Instituto Preservar, pela Cooperativa Agroecológica Nacional Terra e Vida (Coonaterra/ BIONATUR), pelo Centro de Educação Popular e Pesquisa em Agroecologia (CEPPA), pela Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN) e pelo Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (INGÁ). A sentença reconheceu os diversos vícios, ou seja, irregularidades no procedimento de licenciamento, que permeiam esse processo de licenciamento ambiental da Usina Termelétrica Nova Seival, nos municípios de Candiota e Hulha Negra, no Rio Grande do Sul, e determinou a suspensão do processo de licenciamento ambiental desta UTE, até que sejam sanados os vícios do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) apontados pelo IBAMA e pelos diversos pareceres técnico-científicos apresentados no processo. Ainda, anulou a audiência pública virtual realizada no dia 20 de maio de 2021, e determinou a realização de, ao menos, três audiências públicas em substituição da anulada, na modalidade presencial ou híbrida, em Porto Alegre, Hulha Negra ou Candiota e Bagé. No entanto, para poder agendar uma nova audiência, é necessário que haja análise técnica e merital do IBAMA sobre o EIA/RIMA, o Estudo de Análise de Risco e as conclusões técnicas apresentadas pelos autores. Foto: Leandro Molina Também determinou a inclusão nos Termos de Referência que tratam dos processos de licenciamento de Usinas Termelétricas no Rio Grande do Sul das diretrizes legais previstas na Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), Lei n. 12.187/09 e das diretrizes da Lei Estadual n. 13.594/10, que criou a Política Gaúcha sobre Mudanças Climáticas (PGMC), sobretudo quanto à necessidade de realização de Avaliação Ambiental Estratégica, nos termos do art. 9 da referida Lei Estadual, e a necessidade de inclusão de análise de riscos à saúde humana. “Esta exigência torna a decisão da 9ª Vara Federal de Porto Alegre um importante marco na litigância climática no país, consolidando a necessidade de incorporação, nos Termos de Referência do IBAMA para licenciamentos de termelétricas, do componente climático, da avaliação ambiental estratégica e dos riscos desta atividade à saúde humana”, afirma a advogada popular Alice Hertzog Resadori (RENAP), que assessora as entidades autoras da ação. A Copelmi e a Energia de Campanha são as empresas responsáveis pelo projeto da Usina Termelétrica (UTE) Nova Seival, que previa a construção de uma usina termelétrica, com geração de 726 megawatts de energia a partir do carvão da Mina do Seival. Para viabilizar o processo termelétrico a UTE Nova Seival necessita consumir 1.595 m³/h de água para realizar suas atividades, ou seja, a termelétrica consumiria 38.280m³ por dia, em uma região em que a escassez de água é um problema recorrente e que pode inviabilizar a continuidade da produção agrícola da região. Esse aspecto é crucial e demonstra a gravidade dos impactos gerados pela UTE, visto que essa média de consumo hídrico (38.280m³ por dia) equivale ao consumo diário de um município de cerca de 230 mil habitantes; quase 8 vezes o consumo diária de água de todo o município de Candiota ou o equivalente ao dobro do consumo diário de água de uma cidade como Bagé, conforme dados disponibilizados no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Foto: Catiana de Medeiros O EIA/RIMA não se encontrava apto à disponibilização para consulta e manifestação da sociedade em audiência pública, uma vez que “diversos impactos e informações ambientais haviam sido omitidos, como demonstrado pela análise do processo de licenciamento ambiental e corroborado por pareceres técnico-científicos juntados pelos autores, evidenciando a violação do direito à participação da sociedade e de normas básicas que regem o licenciamento ambiental”, destaca o advogado Marcelo Mosmann. Essa é uma decisão que favorece também a proteção de centena de famílias assentadas entre a região de Candiota/Hulha Negra, além do Centro de Educação Popular e Pesquisa em Agroecologia (CEPPA) e a Cooperativa Bionatur, principal referência em pioneirismo na produção de sementes agroecológicas aqui no Brasil, todos ligados ao MST. Eles seriam diretamente afetados pela barragem que seria construída para viabilizar o empreendimento da Copelmi e sequer eram mencionados nos estudos apresentados pelas empresas. Diante disso, a sentença proferida pela justiça federal “consagra uma importante vitória da sociedade civil organizada pelo Comitê de Combate à Megamineração (CCM/RS), pois obriga a análise do componente climático para efetivamente proteger a natureza, os agricultores/as e os territórios que produzem sementes agroecológicas naquela região do RS e reconhece que a tentativa de aprovação do licenciamento ambiental estava sendo feita de maneira irregular”, ressalta o advogado Emiliano Maldonado. *Editado por Fernanda Alcântara
MST no RN reforça a importância dos Comitês Populares e do trabalho de base Com o avanço no processo eleitoral, MST no estado desponta com os Comitês Populares de Luta NotíciasReportagens Especiais 22 de agosto de 2022 Foto: Morgana Souza Por Morgana Souza, do MST no RN Da Página do MST Em meados de março, com muito entusiasmo e o sentimento de retorno às atividades presenciais, as organizações e mandatos populares do Rio Grande do Norte fizeram, em Natal, o lançamento dos Comitês Populares de Luta no estado. Tendo em vista a importância da organização dos comitês em todos os territórios de acampamentos, assentamentos e em nossos pontos de apoio na cidade, a militância Sem Terra do estado vem, desde então, em um processo organizativo para fazer de cada área, um comitê. Aglailton Fernandes, da direção estadual e que compõe a coordenação dos Comitês Populares no Rio Grande do Norte, reitera que os comitês são espaços que possibilitam o contato direto com a população, sendo extremamente importante, principalmente diante da atual conjuntura que estamos vivenciando. Fotos: Morgana Souza Em maio, foi inaugurado o primeiro e principal Comitê Popular de Luta do MST na capital, sediado na Secretaria Estadual do Movimento, que além de ser um espaço de reuniões e articulações, também é palco mensal das feiras culturais da Reforma Agrária Popular, sendo um ponto importante de demarcação de espaço da organização na cidade, principalmente para propagar nossas pautas, como também o modelo de sociedade e relações que queremos. De lá pra cá, o movimento vem se organizando, lançando Comitês nas diversas brigadas do estado e também retornando com o trabalho de base na capital, através do início de uma brigada de agitação, puxada pelo coletivo de Juventude, Cultura e Comunicação, que vem planejando e executando atividades em Natal e região metropolitana. Foto: Wirenilza Com as eleições se aproximando, nesta segunda (15), o movimento convocou uma Plenária Estadual da Militância Sem Terra, que contou cerca de 400 participantes, dentre militantes, organizações e candidaturas parceiras. O intuito da atividade foi reforçar, mais uma vez, a centralidade e importância desse período para podermos mudar o cenário político atual, elegendo Lula e uma bancada progressista e comprometida com a luta. “Serão as sete semanas das nossas vidas e a tarefa central da nossa organização é colocar todo o nosso povo Sem Terra para fazer campanha, colocando em prática o que nós aprendemos durante esses 38 anos de organização.” reforça Jailma Lopes, da direção nacional do setor de juventude. Sendo assim, o MST no Rio Grande do Norte segue com todo o gás necessário para seguir nos quatro cantos, fazendo o trabalho de base firme, conquistando corações e mentes, em busca de um Brasil novo e feliz.
Ciro Gomes posta fake news sobre Reforma Agrária em ataque ao Governo Lula MST repudia as notícias falsas propagadas via o Twitter do candidato à presidência, Ciro Gomes (PDT), distorcendo fatos sobre a gestão da política fundiária durante o governo Lula Notas 22 de agosto de 2022 Divulgação. Foto: Jarbas Oliveira Em nota, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), expressa sua indignação ao se deparar com as inverdades publicadas na tarde desta segunda-feira (22), feita via rede social de Ciro Gomes, candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT) à vaga de presidente da República, nas eleições deste ano. Em tweet publicado por Ciro, o mesmo cita infundadamente que “Lula fez menos reforma agrária do que FHC”, divulgando publicamente mais uma notícia falsa em ataque direto à campanha de Lula. E executando uma tática que não só é antiética, mas também criminosa, na difusão de notícias falsas, usada pela indústria da desinformação para desabonar a imagem de Luiz Inácio Lula da Silva, líder da corrida eleitoral à presidência. Divulgação: Twitter Dessa forma, Ciro errou feio, viu a planilha errada. Do estoque de famílias assentadas até hoje no Brasil, cerca de 1 milhão de famílias, 62% foram assentadas durante o governo Lula. Nós que lutamos como classe trabalhadora rural organizada pelo direito à Reforma Agrária há mais de 38 anos no Brasil, sabemos que o governo Lula democratizou maior acesso à terra e ao desenvolvimento no campo, do que no governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Considerando maior hectares de terra destinados às famílias, maior número de projetos executados no desenvolvimento do assentamentos, e com o maior número de famílias assentadas no período do mandato do líder petista. Divulgação: Folha de SP/2022 Durante o governo de FHC, de 1995 a 2002, foram incorporados 20,8 milhões de hectares de terra para o Programa de Reforma Agrária, durante seus dois mandatos presidenciais. Enquanto Lula incorporou 47,6 milhões de hectares, de 2003 a 2010. FHC assentou 54.704 famílias, enquanto Lula assentou 624.993 famílias. No governo Lula também foram criados 3.452 Projetos de Assentamentos no país, além de mais de 390 mil casas reformadas e construídas em sua gestão. Dessa forma, enquanto Movimento, acreditamos que se Ciro estivesse realmente preocupado com a Reforma Agrária, ele não estaria difundindo “fake news” contra Lula, e sim, denunciando à sociedade os retrocessos do governo Bolsonaro contra a democratização do acesso à terra no Brasil. Direção Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra 22 de agosto de 2022

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Traficante aponta “trezoitão” carregado para guarnição do GTO e leva a pior "Vitinho" foi denunciado por uma pessoa do povo quando a guarnição fazia rondas pelo Bairro Guanabara Publicado em 18/08/2022 às 11:39 Um indivíduo identificado, até o momento, apenas como Vitinho, morreu baleado durante intervenção do Grupo Tático Operacional (GTO), do 23° BPM, de Parauapebas, por volta das 23h30 desta quarta-feira (17), na Rua Ângela Diniz, Bairro Guanabara, nas proximidades da Escola Municipal Faruk Salmen. Vitinho foi denunciado por uma pessoa que passava pelo local, testemunhou a venda de maconha ali mesmo, na rua, e denunciou à equipe do GTO. Os policiais se dirigiram ao local indicado e deram voz de prisão ao indivíduo, identificado pela descrição dada pelo denunciante. Em vez de obedecer, Vitinho, conforme Boletim de Ocorrência registrado pelos policiais na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, sacou de um revólver calibre 38 e apontou para a guarnição. Em resposta à ameaça, ele foi atingido por vários tiros no peito e morreu. Com Vitinho foram aprendidos 309 gramas de maconha, um revólver calibre 38 com seis munições intactas, três delas picotadas, balança de precisão e um telefone celular. ATUALIZAÇÃO Foi identificado como Josueu Pereira Pinheiro, 21 anos de idade, natural de Zé Doca (MA), o jovem conhecido como Vitinho, que morreu ao apontar arma para a PM. O corpo foi reconhecido e identificado por parentes, na manhã desta quinta-feira (18), no IML de Parauapebas. (C.S.)
PM barra a entrada de 3 quilos de cocaína em Parauapebas A jovem Kaline Alves Martins, 23 anos, trazia a droga de Araguaína (TO), quando o ônibus em que ela viajava foi interceptado em barreira da PA-275 Publicado em 19/08/2022 às 12:15 Kaline Alves Martins, de 23 anos de idade, foi presa pela Polícia Militar e conduzida à 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, por volta das 19h desta quinta-feira (18), com 3 quilos de cocaína. Ela foi flagrada, em um ônibus interestadual, que saiu de Araguaína (TO) tendo como destino Parauapebas. A mulher, afirmaram os policiais militares, ainda tentou suborná-los, oferecendo R$ 20 mil para não ser presa. Um homem que a acompanhava foi ouvido em depoimento e liberado, por ficar provado que ele não tinha relação com o crime. No relato feito em Boletim de Ocorrência, policial os militares relatam que, por volta das 19h, quando estavam de ronda pelo Bairro da Paz, foram informados por colegas da PM que uma mulher estava chegando à cidade, com um carregamento de cocaína. A guarnição, imediatamente, montou barreira da Rodovia PA-275, próximo à entrada do campus da Ufra (Universidade Federal Rural da Amazônia) e passou a abordar ônibus e vans que chegavam à cidade. Num desses ônibus, oriundo de Araguaína, Kaline transportava a droga em uma sacola. Interrogada, ela disse que recebeu a droga de um indivíduo conhecido como Gerais serviços e entregaria o entorpecente para outro, de apelido Mano. A jovem, segundo os policiais, “é figurinha carimbada na polícia”.
TCU adia decisão sobre fechamento da estatal do chip de boi Órgão de assessoramento alega que argumentos do governo para privatizar a Ceitec são frágeis e vão contra os interesses da população Publicado em 13/08/2022 às 11:15 Na foto, sede da Ceitec em Port Alegre (RS). A estatal foi criada em 2008 para ser uma grande fabricante nacional de chips e semicondutores; empresa sempre foi dependente do Tesouro Nacional Brasília – Criado em 2008 no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011), o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), mais conhecida como estatal do chip de boi, teve na quarta-feira (10) a análise do processo de extinção em processo que corre no Tribunal de Contas da União (TCU), adiada por mais trinta dias. Suspenso há um ano, o julgamento pode resultar na retomada de sua liquidação. O pedido de vista (mais tempo de análise) foi solicitado pelo ministro Vital do Rêgo na sessão de quarta, após o ministro Walton Alencar apresentar o processo para votação. Embora a empresa sempre foi dependente do Tesouro Nacional, a crise global de escassez de chips e semicondutores, cujo principal fornecedor é Taiwan, sob ameaça de intervenção da China, que quer anexa-la definitivamente ao seu território, gera ainda mais controvérsia sobre o caso. Ministro do TCU, Vital do Rêgo, propôs a suspensão do processo de liquidação iniciado pelo Ministério da Economia da produtora de chips e semicondutores. Foto: TCU Vital do Rêgo foi responsável por apresentar o voto, em setembro do ano passado, que propôs a suspensão do processo de liquidação iniciado pelo Ministério da Economia da produtora de chips e semicondutores localizada no Rio Grande do Sul. Na ocasião, a posição do ministro prevaleceu por 4 votos a 3, vencido o ministro relator, Walton Alencar. “Fui voto divergente, que venceu”, apontou Rêgo ao justificar nesta quarta o pedido de vista. Ao ouvir a solicitação do colega, Walton pediu que Rêgo fixasse um prazo para devolver o processo ao plenário, diante do tempo em que o caso já tramita na Corte. “O último ponderado julgamento sobre a questão em que novas diligências foram excetas já data bem mais de um ano. Apenas pediria a consideração do eminente revisor na fixação de prazo para que possamos nos debruçar sobre o caso”, afirmou Alencar. Dessa forma, Rêgo se comprometeu a devolver o processo em 30 dias. No ano passado, quando a liquidação foi suspensa, Rêgo afirmou que o processo de desestatização do Ceitec deveria ser paralisado para que o governo pudesse justificar “melhor” o atendimento ao interesse público. Por isso, o TCU pediu ao Ministério da Economia que esclarecesse os motivos pelo qual queria dar fim à companhia. O Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) recomendou a extinção do Ceitec em junho de 2020, e o decreto presidencial que oficializou a decisão foi publicado em dezembro daquele ano. O processo de liquidação envolve a transferência de projetos e patentes da empresa para uma Organização Social, a ser criada. Decisão de privatizar Embora o plano do governo de liquidar o Ceitec não corre como esperado pelo governo, o presidente Jair Bolsonaro (PL), já “bateu o martelo” ao assinar o Decreto nº 10.578 de 15 de dezembro de 2020, que dispõe sobre a dissolução societária do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. e a publicização das atividades direcionadas à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação no setor de microeletrônica. A estatal entrou na mira de Bolsonaro, mas o presidente não conseguiu fechá-la, pois os ministros do TCU consideraram frágeis as justificativas apresentadas pelo governo para a desestatização. Após o TCU suspender a liquidação da única fábrica de semicondutores da América Latina, parlamentares e trabalhadores da estatal reforçaram o apoio ao Projeto de Decreto Legislativo (PDL nº 558/2020), do Senado, que susta os efeitos de liquidação da empresa. O projeto foi apresentado pela bancada de oposição ao governo e é subscrito pelos senadores: Senador Jaques Wagner (PT-BA), Senador Jean Paul Prates (PT-RN), Senadora Zenaide Maia (PROS-RN), Senador Paulo Paim (PT-RS), Senador Humberto Costa (PT-PE), com apoio do senador Paulo Rocha (PA), líder do PT no Senado. Reações Houve protestos de militantes ligados ao Partido dos Trabalhadores que são radicalmente contra qualquer privatização, ao contrário, o candidato Lula defende, nas suas últimas declarações, a criação de novas estatais e de pelo menos 50 ministérios, caso seja eleito. A suspensão do processo deu sobrevida ao projeto de PDL, que ganhou apoio, durante a audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), que se reuniu na semana passada. Parlamentares encaminharam à Mesa Diretora pedido de suporte a uma moção de apoio à aprovação projeto do Senado. “O TCU perguntou qual o interesse público para tomar essa iniciativa? Qual o argumento para se desfazer da única empresa fabricante de semicondutores do Brasil? Quem ganha com isso? Não há interesse público para tomar essa iniciativa contra a Ceitec”, afirmou o ex-vice-governador gaúcho Miguel Rossetto, ex-ministro e um dos coordenadores da campanha de eleição de Lula no Rio Grande do Sul. Importância do Ceitec O Ceitec foi criado por decreto presidencial e instalado em Porto Alegre em 2008. Atua na área de semicondutores, projetando e produzindo circuitos integrados e tags de identificação por radiofrequência (RFID). Sua fábrica é capaz de fazer dispositivos eletrônicos, ópticos e microfluídicos (envolvendo fluidos em microescala). No final de março do 2019, a empresa foi incluída no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e, em junho de 2020, o Conselho do Programa (CPPI) encerrou estudos de avaliação e valoração da empresa. O deputado estadual Zé Nunes (PT) afirmou que a Comissão vai produzir um documento, a partir da audiência pública, e tentar que o Parlamento do RS, em nome de todos os deputados, reafirme a importância do Ceitec e solicite ao Congresso Nacional a votação do PDL ainda este ano. “Nós sabemos quanto países, como China e Estados Unidos, investem nesse segmento, como uma atividade estratégica. O Brasil precisa superar essa euforia de achar que a superação de desafios se dá exportando commodities. Não é só vendendo soja que vamos superar os desafios do país”, defendeu o esquerdista.
Boletim Epidemiológico aponta 9 casos de covid-19 em Parauapebas Com mais de 630 mil testes realizados desde o início da pandemia, o município chega aos 69.165 casos confirmados da doença Publicado em 18/08/2022 às 23:57 A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Parauapebas acaba de divulgar mais um Boletim Epidemiológico sobre o cenário do novo coronavírus no município. Com os esforços e trabalho sem trégua no combate à propagação da covid-19 e na luta para salvar vidas, além da contínua campanha de vacinação contra a doença, os números de casos positivos no município, que voltaram a subir nas últimas semanas, estão estabilizando. Nesta quinta-feira (18), foram confirmados 9 novos pacientes infectados, enquanto o número de recuperados é de 68.411. A Semsa informa ainda que, sem novos falecimentos registrados, 573 pessoas vieram a óbito pela doença desde o início da pandemia. No total, 630.040 testes já foram realizados para a doença desde o início da pandemia, entre o exame PCR e a testagem rápida. Destes, 560.875 foram descartados, enquanto 69.165 casos foram confirmados. Hoje, 11 pessoas estão internadas, o que representa 30% dos leitos disponíveis em Parauapebas. Em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), 100% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 36% dos leitos de enfermaria estão ocupados. Na rede particular, a capacidade em uso é de 27% para leitos regulares e 60% das UTIs. A Prefeitura reforça a importância de praticar as orientações do Ministério da Saúde e dos especialistas em relação aos cuidados com a saúde: lave sempre as mãos com água e sabão ou utilize álcool 70%. Evite tocar olhos, nariz e boca. Evite sair de casa, mas caso precise sair, use a máscara de proteção sobre o nariz e a boca o tempo todo. O distanciamento social permanece a melhor medida preventiva contra o novo coronavírus. Testagem A Semsa recomenda que aqueles a partir dos cinco anos de idade com sintomas leves e moderados há mais de três dias realizem o teste rápido para a doença, gratuito nas UBSs, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30. Em casos mais graves, recomenda-se procurar o pronto-socorro municipal, que atende 24h. Para mais informações, acesse as redes sociais da Prefeitura de Parauapebas. Óbitos Mesmo sem novos óbitos por covid-19 confirmados nesta quinta-feira, o número de fatalidades pela doença no município permanece o maior do sul e sudeste do Pará, com 573. A taxa de letalidade de Parauapebas, nos últimos sete dias, é de 0,83%. Novos casos O Boletim Epidemiológico desta quinta revela que todos os novos casos foram confirmados por meio do teste rápido, tendo um total de 40 pessoas sido testadas. Com os registros anunciados hoje, Parauapebas passa a ter 69.165 casos confirmados. Destes, 11 pacientes estão internados; 170 pacientes estão em isolamento domiciliar; 68.411 pacientes foram recuperados e receberam alta; 573 pacientes foram a óbito. Pará A Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou que há 826.183 casos confirmados de Covid-19 no Pará, 783.986 casos recuperados, 18.602 óbitos, 19 casos em análise e 159.918 casos descartados. A atualização ocorreu às 18h16 de 18.08.2022. COVID-19, Pandemia
Relembre os 5 candidatos a estadual e federal mais votados em Parauapebas em 2018 Valmir e Joelma foram as estrelas na Capital do Minério quatro anos atrás, e um deles teria até mesmo sido eleito tranquilamente caso estivesse noutro partido que não PDS; veja quem seria. Publicado em 18/08/2022 às 15:47 As eleições em Parauapebas são um verdadeiro caldeirão de emoções, que se renovam a cada dois anos, apagando uns nomes e fazendo outros emergirem. Nas últimas eleições presidenciais, realizadas em 2018, os grandes nomes do município eram a então vereadora Joelma Leite, candidata a deputada federal, e o ex-prefeito Valmir Mariano, candidato a deputado estadual. Eles fizeram tanto barulho na cidade que até se cogitou que fossem ocupar assento na Câmara dos Deputados, em Brasília, e na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), em Belém, respectivamente. Foram os mais votados em Parauapebas, cada um no cargo a que concorria, mas só isso. Sem muitas adesões fora do município, e diante de uma enxurrada de candidatos que apareciam diariamente na Capital do Minério para seduzir o eleitor, Joelma e Valmir ficaram de fora, apesar da excelente votação que tiveram. O Blog do Zé Dudu foi atrás dos votos que os cinco maiores nomes para federal e estadual receberam em Parauapebas nas eleições de 2018, quando o município contava com 156,3 mil eleitores. Vale rememorar que, lá em 1998, Faisal Salmen, ex-prefeito, foi eleito deputado por Parauapebas pela primeira vez com 17.086 votos. Foi reeleito em 2002 com seus 20.623 votos. Para estadual, Parauapebas também alçou Milton Zimmer em 2010, com 22.906 votos. Já ex-prefeita Bel Mesquita foi eleita deputada federal pelo Pará com 44.037 votos, e em 2010 o nome de Parauapebas mais aclamado para federal foi o de Massud, com 11.288. DEPUTADO ESTADUAL 1º Valmir da Integral — 21.405 votos (21,04% dos votos de Parauapebas) O ex-prefeito de Parauapebas, que representava o município pelo PSD, teria virado deputado se estivesse em partidos como PMN, PRB, PP e PSC. Isso porque esses partidos fizeram, cada um, deputados menos votados que Valmir, como Orlando Lobato (22.348), Professora Nilse (18.391 votos), Delegado Caveira (16.325) e Dr. Galileu (14.551). Valmir tirou ao todo 22.616 votos. Outros com votação expressiva dentro de Parauapebas: 2º Chamonzinho — 9.916 votos (foi eleito, mas não genuinamente por Parauapebas) 3º Gesmar Costa — 9.791 votos 4º Marcelo Parceirinho — 9.710 votos 5º Alex Santiago — 6.763 votos (foi eleito, mas não genuinamente por Parauapebas) DEPUTADO FEDERAL 1º Joelma Leite — 16.579 votos (16,99% dos votos de Parauapebas) A então vereadora de Parauapebas, que representava o município pelo PSD, foi a 37ª candidata a federal mais bem votada no Pará, computando 18.003 votos totais (tirados em Parauapebas e noutros municípios), mas passou bem longe de uma cadeira na Câmara dos Deputados. O candidato a federal eleito menos votado no Pará foi Eduardo Costa, do PTB, com 75.346 votos. Outros com votação expressiva dentro de Parauapebas: 2º Miquinha — 8.989 votos 3º Dr. Veloso — 5.699 votos 4º Delegado Éder Mauro — 5.361 votos (foi eleito, mas não genuinamente em Parauapebas) 5º Leonice de Oliveira — 5.100 voto
agitação e propaganda em todo o país “O trabalho prioritário durante a campanha eleitoral é eleger Lula, junto com uma bancada de parlamentares estaduais e federais", afirma dirigente do MST Notícias 17 de agosto de 2022 Entre os Comitês Populares de Luta, o momento foi marcado por diversas ações de agitação e propaganda em diversas capitais do país. Foto: Elineudo Meira Por Janelson Ferreira Da Página do MST Nesta terça-feira (16), teve início oficialmente o período no qual é permitido a propaganda eleitoral de candidatas e candidatos às Eleições 2022. Com isso, as candidaturas poderão realizar comícios, passeatas, carreatas, distribuir materiais gráficos, fazerem anúncios, além de propaganda em rádio e televisão. Entre os Comitês Populares de Luta, o momento foi marcado por diversas ações de agitação e propaganda, as quais buscaram aprofundar o diálogo com a classe trabalhadora em todo país. “O essencial é organizar e mobilizar o maior número de pessoas através dos Comitês para potencializar futuras ações de massas”, afirmou Rosana Fernandes, da direção nacional do MST, em entrevista para a Página do Movimento. Segundo a dirigente, além dos territórios do MST, os Comitês também estão sendo criados nos centros urbanos. “O trabalho prioritário durante a campanha eleitoral é eleger Lula, junto com uma bancada de parlamentares estaduais e federais que deem respaldo a uma política governamental que priorize as questões populares”, explicou Fernandes. Em São Paulo, capital, militantes dos movimentos populares realizaram entregas de jornais Brasil de Fato em três pontos de grande circulação na cidade. Já na capital paraense, Belém, os Comitês organizaram as “Blitz Lula Presidente 13”. No Paraná, 50 militantes se reuniram em Francisco Beltrão para um momento de formação e fortalecimento dos Comitês Populares. Ação em Maceió (AL). Foto: MST Em Ceará Mirim (RN), cerca de 400 militantes do MST de todas as regiões do estado se reuniram na Plenária Estadual da Militância Sem Terra. A atividades discutiu a atual conjuntura do país, do estado e as tarefas centrais do movimento, ressaltando a importância de fortalecer os Comitês Populares de luta em todos os territórios, no campo e na cidade. Em Alagoas, a militância do MST está passando por diversas cidades do interior, além da capital, Maceió, dialogando com as comunidades para fortalecer a candidatura de Lula e aliados do Movimento no estado. Gustavo Marinho, da direção estadual do Setor de Comunicação, explica que o processo de organização dos Comitês em Alagoas passou pelo estímulo a debates e experiências que contribuam com a luta popular em cada localidade. “A experiência desafiadora da organização dos Comitês estimulou que previamente a gente pudesse visualizar potencialidades, desafios e caminhos possíveis para a disputa das eleições, politizando o período e aprofundando nosso diálogo com a sociedade nos mais diferentes territórios”, explica Marinho. Com a ampliação das pessoas envolvidas nos Comitês, o MST em Alagoas deu um passo a mais e criou os “Times da Esperança”. “Criamos uma boa mística em todo o estado, construindo a ideia de que vamos entrar em campo para um jogo que, mesmo árduo, jogaremos bem e teremos a vitória”, destaca. Ao explicar o processo de organização dos “Times da Esperança”, o dirigente afirma que cada Brigada do MST construiu um planejamento de diálogo e trabalho de base para todos os municípios que o Movimento tem atuação. “A partir disso queremos ainda poder estimular, na passagem do nosso Time por essas cidades, a possibilidade de organização popular, seja pelos Comitês, por associações, grupos culturais, ações e mutirões de solidariedade, e toda e qualquer experiência que fortaleça a vida política nesses territórios”, finaliza. Plenária no Rio Grande do Norte marca o início das campanha. Foto: Morgana Souza Candidaturas do MST As candidatas e candidatos do MST também aproveitaram o início da propaganda eleitoral para potencializarem o diálogo com a população. Em vários estados, as 15 candidaturas de militantes do Movimento marcaram o momento com ações que, entre outros objetivos, divulgaram seus números para as eleitoras e eleitores votarem. “Os nossos candidatos serão sempre porta-voz da luta pela terra, da luta pela reforma agrária, da solidariedade, na defesa do meio ambiente e contra a política neofascista do governo Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes”, explicou Alexandre Conceição, da direção nacional do MST, em entrevista para a Página do Movimento. Segundo Conceição, este processo eleitoral apresenta uma significativa relevância para a classe trabalhadora brasileira. “Entendemos que o resultado dessas eleições vai influenciar diretamente o futuro do nosso país e por isso, o MST se coloca a disposição na luta de classe no Brasil, nesse processo eleitoral, na centralidade para derrotar o Bolsonaro e o bolsonarismo”, defende. Distribuição de jornais e ação de agitação e propaganda no Centro de São Paulo. Foto: Emilly Firmino Confira a lista de candidatas e candidatos do MST e seus respectivos números: Candidaturas a Deputada/o Federal: João Daniel (PT-SE): 1311 Marcon (PT-RS): 1355 Ruth Venceremos (PT-DF): 1361 Valdir do MST (PT-GO): 1311 Valmir Assunção (PT-BA): 1310 Vânia do MST (PT-MA): 1333 Candidaturas a Deputada/o Estadual: Adão Pretto (PT-RS): 13655 Antônio Marcos (PT-TO): 13333 Job Martins (PT-RR): 13444 Lucinha do MST (PT-BA): 13100 Lula do Assentamento (PT-RO): 13000 Marina do MST (PT-RJ): 13713 Missias do MST (PT-CE): 13123 Rosa Amorim (PT-PE): 13100 *Editado por Wesley Lima

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Prefeitura solicita início de processo licitatório para serviço de transporte público coletivo de passageiros Portal Pebão 12:43 Parauapebas, Prefeitura solicita início de processo licitatório para serviço de transporte público coletivo de passageiros Point%20Blur_Aug102022_223744 Imagem Reprodução A Prefeitura de Parauapebas deu mais um passo para o avanço do Plano de Mobilidade Urbana (PMU). A Secretaria de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), responsável pela elaboração do plano, protocolou na última quinta-feira, 04, a solicitação da autorização para o início do processo licitatório, na modalidade concorrência, para prestação do serviço de transporte público de passageiros. O pedido foi feito ao Comitê de Contingenciamento e Monitoramento de Gastos (CCM) que, após autorização, encaminhará o processo à Central de Licitação e Contratos (CLC) para as medidas legais cabíveis. O novo sistema de transporte público coletivo está previsto no PMU e deve contar, inicialmente, com uma frota de 78 veículos, entre micro-ônibus e ônibus leve e pesado. Também contará com monitoramento por meio de câmeras de segurança e acessibilidade para pessoa com deficiência, inclusive, painéis em braile para identificação dos veículos, conforme normas técnicas. De acordo com o secretário de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Denis Assunção, este é um passo importante para melhorar a prestação de serviços à população. “Estamos avançando para garantir um serviço de transporte público mais eficiente, rápido e com mais segurança. Tudo planejado e previsto no Plano de Mobilidade do nosso município”, destaca. O Plano de Mobilidade visa reestruturar e aumentar a qualidade do sistema de transporte coletivo e ampliar o atendimento em áreas com pouca oferta, garantindo mais conforto aos usuários. Além disso, a operação do novo sistema compreenderá a administração, manutenção dos terminais de integração, pontos de parada com abrigo e postos de atendimento; e serviços de tecnologia aplicados à gestão da frota, que serão implantados. Fonte:PMP Tags # Parauapebas
Marabá : Vale inicia neste mês de agosto primeira etapa de obras do projeto da nova ponte sobre o rio Tocantins em Marabá Portal Pebão 15:32 Parauapebas, Vale inicia neste mês de agosto primeira etapa de obras do projeto da nova ponte sobre o rio Tocantins em Marabá image001%20(1) Duas novas pontes (uma rodoviária e outra ferroviária) vão desafogar o trânsito e ampliar a capacidade de transporte de minério e cargas como soja e combustível | Crédito: Anderson Souza/Agência Vale A Vale inicia neste mês, o primeiro pacote de obras do projeto da nova ponte sobre o rio Tocantins, em Marabá. O projeto vai contribuir com a mobilidade urbana do município e com a logística do transporte de minério e carga geral, como soja, milho e combustível. Nessa fase inicial serão realizados serviços preliminares de construção de canteiro, supressão vegetal e terraplanagem, atividades que antecedem a construção civil. O projeto consiste na construção de duas novas pontes com 2,3 km de extensão cada uma, construídas ao lado da estrutura rodoferroviária atual. Uma ponte será exclusivamente rodoviária, o que irá desafogar o trânsito em Marabá e reforçar a ligação entre o sudeste do Pará e outros Estados. E outra ponte será ferroviária, a qual contribuirá com o aumento da capacidade da ferrovia Carajás. O investimento total previsto é de R$ 4,1 bilhões. O prazo de construção da obra é de cinco anos. Nesta fase inicial, está planejada a contratação de cerca de 400 pessoas para o pico de obras em novembro deste ano. Já na etapa de construção civil, os trabalhos devem mobilizar cerca de 1.600 pessoas, o que deve ocorrer até o segundo ano das obras civis. A contratação de mão de obra e fornecedores locais é prioridade definida pela Vale. Nesse sentido, foram iniciadas junto à empresa contratada para o empreendimento, a articulação com o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e com a Associação Comercial de Marabá (Acim). O empreendimento vai movimentar a economia local, promovendo a geração de empregos, aumento da arrecadação de impostos ao município e ao Estado e o consequente desenvolvimento do município e região.
Ministério Público quer que Concurso Público seja realizado na Câmara de Curionópolis Redação do Portal Pebinha de Açúcar Publicado em: 11/08/2022 sapp O Ministério Público do Estado do Pará, por meio do promotor de Justiça Fabiano Fernandes, expediu uma Recomendação, no dia 25 de julho, visando a realização de concurso público da Câmara Municipal de Vereadores de Curionópolis. A Recomendação foi expedida após constatação de que a Câmara de Vereadores utiliza-se de contratação temporária desde a sua instalação, há mais de 34 anos. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, a contratação temporária deve ocorrer apenas em casos excepcionais. Levando em consideração esses fatos, o Ministério Público resolveu recomendar ao presidente da Câmara Municipal de Curionópolis: a realização de concurso público no prazo de até 6 meses, de forma que os servidores temporários sejam substituídos por servidores efetivos; o encaminhamento à Promotoria de Justiça, no prazo de 15 dias úteis, resposta por escrito sobre as providências adotadas referentes à Recomendação; e, no prazo de 45 dias, informações sobre as fases do concurso da Câmara de Vereadores. O não cumprimento da Recomendação poderá implicar na adoção de medidas judiciais cabíveis, inclusive no sentido de apuração de responsabilidade civil e administrativa do agente responsável, sem prejuízo das eventuais medidas judiciais cabíveis para obrigar o órgão municipal a observar efetivamente o mandato constitucional.
Agosto Lilás: abertura oficial contou com diversos serviços para a população Morgana Albuquerque Publicado em: 10/08/2022 Compartilhar no facebook Mulheres da região do Complexo Tropical puderam realizar diversos serviços na abertura oficial da campanha Agosto Lilás, dedicada à divulgação da Lei Maria da Penha e prevenção à violência doméstica e familiar, realizada nesta segunda-feira, 08, no Parque dos Ipês. Com o tema “Você não está sozinha!”, a programação conta com outras atividades a serem executadas ao longo do mês de agosto. Emissão de documentos, atualização do Cadastro Único, atendimento ginecológico, orientação jurídica, social e psicológica, aferição de pressão e glicemia, massagem relaxante, além dos serviços de embelezamento, proporcionados pelo Projeto Divando. As mulheres puderam fazer sobrancelhas, corte de cabelo e limpeza de pele. Dona Nilda Ferreira aproveitou para dar um trato no visual. “Eu vim participar da apresentação de zumba aí eu aproveitei e arrumei a sobrancelha, agora estou cortando o cabelo. Achei maravilhoso”, conta a dona de casa. Já a dona Maria Aldinete Mendes foi logo emitir seu documento para depois fazer a sobrancelha. “Eu vim aqui tirar minha identidade e arrumar minha sobrancelha. Fui muito bem atendida, as meninas são todas muito legais”, elogia. Você não está sozinha! A Rede de Atendimento à Mulher de Parauapebas oferece uma estrutura completa para auxiliar meninas e mulheres a romperem um ciclo de violência. “No Agosto Lilás, a gente vem conscientizar e informar que existe uma rede de atendimento para mulheres. Existe a Secretaria da Mulher, que acolhe, que tem segurança para elas. Temos uma casa abrigo, um centro jurídico e um centro de capacitação também. São estruturas que ajudam a sair daquele ciclo de violência”, explica a secretária adjunta da Mulher, Geisiane Sousa. Além das estruturas mencionadas pela secretária, a Rede de Atendimento também conta com a Patrulha Maria da Penha, que monitora diariamente mulheres que possuem medidas protetivas. E o Centro de Referência para Mulher que presta acolhimento e atendimento psicológico e social. O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, relembra que em sua primeira gestão foi criada a Secretaria da Mulher e, a partir de então, diversas outras políticas para o público feminino foram discutidas e implantadas. “É um momento realmente de muito orgulho para mim, de poder dizer que nós temos programas consistentes no nosso município de prevenção à violência praticada em casa, muitas vezes pelos próprios companheiros”, comenta o chefe do executivo.
Parque Zoobotânico de Carajás passa a se chamar BioParque Vale Amazônia Redação do Portal Pebinha de Açúcar Publicado em: 10/08/2022 Onça Pintada é uma das atrações do local O Parque Zoobotânico Vale agrega um novo capítulo a sua história. O espaço agora passa a se chamar BioParque Vale Amazônia e nasce como um dos principais centros de pesquisa, conservação e educação da biodiversidade do Brasil. Fundado há cerca de 40 anos e instalado no coração da Floresta Nacional de Carajás, no município de Parauapebas, Sudeste paraense, o bioparque ocupa 30 hectares de área, dos quais cerca de 70% de floresta nativa, dividido entre 29 recintos, conta com mais de 360 animais e um herbário, com 10 mil plantas catalogadas e certificadas pelo Jardim Botânico de Nova Iorque. Na linha da pesquisa, em parceria com o Instituto Tecnológico Vale – Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS), o bioparque realiza estudos sobre o DNA de espécies da Amazônia, sendo rota de produção científica de universidades do Brasil e do exterior. O espaço conta também com um centro de visitantes, sala de exposições, orquidário, entre outros, e um viveiro de imersão com mais de 65 pássaros de 22 espécies, vivendo soltos e fazendo sobrevoo entre os visitantes. Outras estruturas como hospital veterinário, setor de reprodução de aves, biotério (local dedicado ao estudo da vida, reprodução e manutenção de animais) e sala de nutrição são dedicadas aos cuidados dos animais do BioPaque Vale Amazônia. “A mudança do nome tem como objetivo ressignificar para o público externo o que já fazemos aqui há anos, que é focar nas atividades que proporcionem o bem-estar animal e na relação entre homem e natureza, promovendo diariamente uma imersão dentro da Floresta Amazônica como espaço de convivência, centro de pesquisa e conservação de espécies da fauna e da flora amazônicas, além de diversas atividades relacionadas à educação ambiental de jovens e adultos”, explica Valéria Franco, gerente executiva de Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Emergência e Risco do Corredor Norte. O BioParque Vale Amazônia já registrou nascimentos importantes de espécies ameaçadas de extinção da fauna amazônica, como os primatas bugio e macaco-aranha-da-testa-vermelha, urubu-rei e seis filhotes de onça-pintada. No parque, ocorreu o primeiro sucesso reprodutivo de um gavião-real ou harpia, a maior águia encontrada no Brasil. Exemplares de ararajuba, ave símbolo da Amazônia, foram encaminhadas ao Parque Ambiental do Utinga, unidade de conservação estadual da Região Metropolitana de Belém, para serem reintroduzidas à natureza. O supervisor do bioparque, Cesar Neto, reforça que, para os usuários, a visitação continuará proporcionando a mesma experiência de desfrutar da paisagem e de conhecer mais sobre a flora e fauna ali preservadas. “O atendimento ao público não muda. Nós vamos continuar recebendo o nosso visitante diário, assim como as turmas escolares, os universitários e pesquisadores que nos procuram como centro de referência em pesquisa de fauna e da flora da região”, ressalta. A importância de BioParques na Década da Restauração A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o período de 2021-2030 como a “Década da Restauração de Ecossistemas”, que tem como principal objetivo aumentar os esforços para restaurar ecossistemas degradados, criando medidas eficientes para combater as crises climática, alimentar e hídrica e a perda de biodiversidade. O último relatório sobre o impacto humano na natureza, publicado pela ONU, mostra que quase 1 milhão de espécies e plantas correm o risco de extinção. E, dentro deste contexto, os bioparques assumem um importante papel para conservação da biodiversidade brasileira, desenvolvimento de pesquisas e ações de educação ambiental. No Pará, a Vale apoia o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na proteção de uma área de 800 mil hectares, composta por seis unidades de conservação. É a maior extensão de floresta contínua no sudeste do estado. No local, estão preservadas mais de 1 mil espécies da fauna amazônica. O BioParque Vale Amazônia desenvolve um papel importante relacionado ao negócio da companhia, que é a mineração sustentável dentro da Floresta Nacional de Carajás, a partir de estratégias de conservação, como o Plano de Gestão de Biodiversidade de Carajás (PGBio), que reúne pesquisas e elaboração de estratégias que contribuem para conciliar as atividades da mineração com a conservação, apoiando, com o conhecimento gerado, as ações das operações, de licenciamento, expansões e de novos projetos da Vale na região.
CEO do Portal Pebinha de Açúcar será homenageado na Câmara de Parauapebas Waldyr Silva Publicado em: 10/08/2022 Bariloche Silva | CEO do Portal Pebinha de Açúcar O plenário da Câmara Municipal de Parauapebas aprovou na sessão ordinária de segunda-feira (8) a concessão da comenda municipal do Mérito Milton Martins e títulos de Cidadão Honorário a quatro personalidades que prestaram ou ainda prestam relevantes serviços no município. A comenda e os títulos foram propostos por meio dos projetos de Decreto Legislativo nºs 15, 16, 17 e 18/2022, de autoria, respectivamente, dos vereadores Eliene Soares (MDB), “Joel do Sindicato” (PDT), “Josivaldo da Farmácia” (PP) e Rafael Ribeiro (MDB). Vão receber a homenagem, em sessão solene a ser marcada pela Mesa Diretora da Câmara, o jornalista Bariloche Teixeira da Silva, o músico Vamberto Oliveira Pereira, a empreendedora Maria do Espírito Saraiva da Costa e o engenheiro civil Dário Furtado Veloso. Bariloche Silva A proposta de concessão da comenda municipal do Mérito Milton Martins a Bariloche Silva foi feita por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 15/2022, de autoria da vereadora Eliene Soares. De acordo com a legisladora, Bariloche Silva tem 35 anos de idade, é natural de Belém (PA), morou em Marabá e trabalhou em Parauapebas como repórter/redator e editor nos jornais A Notícia, Correio do Pará, O Regional, Folha do Sudeste e Carajás o Jornal, além de correspondente dos jornais Diário do Pará e O Liberal. O jornalista atuou como assessor de Comunicação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip), Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz), Partido dos Trabalhadores (PT) e do então vereador Bruno Soares. Foi editor-chefe da IN-Revista e é fundador do portal de notícias Pebinha de Açúcar, que está no ar há 15 anos e é um dos mais acessados portais de notícias de todo o Estado do Pará, obtendo por dia a média de 50 mil acessos únicos. Na área social, Bariloche sempre foi solidário aos necessitados, ajudando milhares de pessoas através do Natal Solidário, evento encabeçado pelo Site Pebinha de Açúcar que só em 2013 distribuiu cerca de 10 toneladas de alimentos e vários presentes para famílias carentes. Neste ano de 2022, o Portal Pebinha de Açúcar completa 15 anos no ar e Bariloche Silva continua se destacando, sendo pioneiro na área do jornalismo on-line e sempre levando notícias de Parauapebas para o Brasil e o mundo. Vamberto Pereira Já Vamberto Pereira vai ser premiado com o título de Cidadão Honorário por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 16/2022, de autoria do vereador Joel do Sindicato. Natural de Riacho dos Cavalos (PE), Vamberto Pereira tem 61 anos de idade e é músico. Em 1978, decidiu ir morar em São Paulo, em busca de vida melhor, onde trabalhou como fiscal de ônibus, controlador e inspetor de tráfego. Em 1980, partiu para o Estado da Paraíba, onde conheceu a jovem Maria de Fátima, com quem se casou e ambos retornaram a São Paulo, onde nasceram os filhos Leonardo e Vamberto Oliveira Júnior. Em abril de 1985, desembarca no então distrito de Parauapebas e se encantou pela vila, “para nunca mais saí daqui, a não ser para passear na Paraíba”, afirmou o pioneiro. No mesmo ano, Vamberto inicia sua vida profissional como apontador e apropriador da empresa Tenenge Engenharia, em Carajás. Depois, trabalhou na Sincoop, onde foi encarregado de controle e custo. Trabalhou também no departamento de pessoal da Serra Almeida, e depois foi para a Elicon. Por último, trabalhou na Saenge Engenharia, que fazia a obra de implantação do saneamento básico de Parauapebas e em mais duas empresas no Projeto Sossego, porém nesse período já conciliava as profissões administrativas com a de músico, fazendo shows em confraternizações de empresas, aniversários, casamentos e bares. Maria do Espírito Costa Por sua vez, Maria do Espírito Costa vai ser homenageada com o título de Cidadã Honorária por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 17/2022, proposto pelo vereador Josivaldo da Farmácia. Segundo o autor da proposição, a empreendedora nasceu em Nova Olinda (TO), tem 51 anos, chegou a Parauapebas em outubro de 1983, com onze anos de idade, acompanhada dos pais e sete irmãos, e é mãe de Webson Alan da Costa Nascimento e de Edson Abel Costa da Silva. Maria Saraiva dá aulas de corte e costura há 15 anos, utilizando de materiais reciclados para criar os mais diversos trabalhos de artesanato, confecção de joias e acessórios feitos de sementes, fibras e outros materiais naturais, além de capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade, através de cursos voltados a essa área, tendo sido professora de corte e costura na Casa da Mulher em 2015 e hoje ajuda no Centro de Atenção Psicossocial. O trabalho de Maria Saraiva atinge várias famílias, proporcionando renda extra para a casa de várias mulheres e servindo também como terapia ocupacional, retirando muitas vezes as mesmas de estados depressivos com as atividades relativas ao artesanato. Os produtos criados são vendidos em feiras livres em vários bairros da cidade durante todo o ano. Dário Veloso Por último, o engenheiro civil Dário Veloso vai receber o título de Cidadão Honorário por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 18/2022, de autoria do vereador Rafael Ribeiro. Conforme informou o autor do projeto, Dário Veloso é natural de Belém (PA), tem 58 anos de idade, foi criado em Marabá e presta serviço em Parauapebas desde 1988, quando veio para cá a fim de trabalhar em uma empresa prestadora de serviços na execução de obras na Estrada de Ferro Carajás, com a construção de pontes e outras estruturas na região. Desde então, Dário Veloso não parou de contribuir com o desenvolvimento de Parauapebas, sendo responsável por grandes projetos que transformaram o município, desde a época em que a vila foi emancipada. Parte de seu trabalho hoje é utilizada pelo poder público, como escolas e área de lazer, o shopping de Parauapebas, além de projetos habitacionais como Casas Populares I e II, e estação de tratamento de água do Bairro Liberdade II. Dário também é responsável pela construção do prédio onde funciona a prefeitura do município e ainda pela obra de construção da Câmara Municipal. O engenheiro civil também teve um papel importante na política do município e região, tendo como referência o saudoso pai Geraldo Veloso, que ocupou o cargo de prefeito em Marabá, e o filho foi candidato a prefeito de Parauapebas, mas foi como engenheiro que ele contribuiu e ainda contribui com grandes obras e feitos da cidade. As quatro proposições foram lidas, discutidas, aprovadas pelos demais vereadores e encaminhadas à Mesa Diretora, que vai marcar sessão solene para a entrega das honrarias.
Lançamento da “Carta aos Brasileiros” reúne inúmeras personalidades Documento é lido em ato na Faculdade de Direito da USP, a partir das 10h Notícias 11 de agosto de 2022 Ato acontece nesta manhã de quinta-feira (11). Foto: Douglas Mansur Do Brasil de Fato Acontece nesta quinta-feira (11) o lançamento da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, partir das 10h na Faculdade de Direito da USP no Largo São Francisco, em São Paulo. Neste mesmo dia, atos estão marcados em 49 cidades, incluindo quase todas as capitais do país. Assista ao vivo: Entenda o contexto Em vídeo que circula pelas redes sociais, personalidades confirmam presença em atos relacionados à carta que acontecerão em diversas faculdades de Direito do país. Alguns deles são Arnaldo Antunes, Douglas Belchior, Walter Casagrande, Alexandre Frota, Preta Rara, padre Julio Lancellotti, Astrid Fontenelle, Marina Person, Alessandra Negrini, Sabrina Fidalgo e André Abujamra. O documento foi elaborado um grupo de ex-alunos da Faculdade e faz referência aos 45 anos da “Carta aos Brasileiros”, de 1977, quando um movimento liderado pelo professor Goffredo da Silva Telles Junior denunciou a ilegitimidade do governo militar. Até a noite desta quarta-feira, a carta contava com 878 mil assinaturas, inclusive as de 8 candidatos à Presidência da Republica: Lula, Ciro Gomes, Simone Tebet, Felipe D’Ávila, Soraya Thronicke, Sofia Manzano, Leonardo Péricles e Eymael. O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) não assinou o documento e criticou a iniciativa. A carta ganhou mais peso político quando nomes da elite financeira nacional declararam sua assinatura. Nomes como os banqueiros Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles, co-presidentes do conselho de administração do Itaú Unibanco, Candido Bracher, ex-presidente da instituição e Fabio Barbosa, CEO da Natura, se juntaram à iniciativa. Além disso, nesta quarta-feira um grupo de 42 artistas publicaram um vídeo realizando a leitura da carta. Entre eles estão Chico Buarque, Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Anitta, Milton Nascimento, Djavan, Dira Paes e Wagner Moura. Respostas aos ataques de Bolsonaro A carta é considerada uma resposta às ameaças golpistas de Bolsonaro. “Ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o estado democrático de direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira. São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional”, diz um trecho do documento. O texto foi divulgado oito dias depois da reunião de Bolsonaro com embaixadores estrangeiros, na qual repetiu acusações já desmentidas sobre processos de fraude nas eleições. Tentativas de fraude De acordo com o site G1, o servidor que hospeda a carta já havia sofrido, do lançamento até a tarde desta quarta-feira, quase 20 mil tentativas de invasão. O procurador-geral do Ministério Público de Contas de São Paulo, Thiago Pinheiro Lima, um dos idealizadores do movimento, disse que nessa madrugada um hacker tentou derrubar o site ao criar um robô que provocava 8 milhões de acessos simultâneos no site “Estado de Direito”. De acordo com Lima, as tentativas de ataque já eram esperadas. Por isso, mecanismos de segurança foram implantados e vêm conseguindo impedir os acessos não autorizados ao sistema. Leia a carta na íntegra: “Em agosto de 1977, em meio às comemorações do sesquicentenário de fundação dos cursos jurídicos no país, o professor Goffredo da Silva Telles Junior, mestre de todos nós, no território livre do Largo de São Francisco, leu a Carta aos Brasileiros, na qual denunciava a ilegitimidade do então governo militar e o estado de exceção em que vivíamos. Conclamava também o restabelecimento do estado de direito e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. A semente plantada rendeu frutos. O Brasil superou a ditadura militar. A Assembleia Nacional Constituinte resgatou a legitimidade de nossas instituições, restabelecendo o Estado Democrático de Direito com a prevalência do respeito aos direitos fundamentais. Temos os poderes da República, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, todos independentes, autônomos e com o compromisso de respeitar e zelar pela observância do pacto maior, a Constituição Federal. Sob o manto da Constituição Federal de 1988, prestes a completar seu 34º aniversário, passamos por eleições livres e periódicas, nas quais o debate político sobre os projetos para o país sempre foi democrático, cabendo a decisão final à soberania popular. A lição de Goffredo está estampada em nossa Constituição: ‘Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição’. Nossas eleições com o processo eletrônico de apuração têm servido de exemplo no mundo. Tivemos várias alternâncias de poder com respeito aos resultados das urnas e transição republicana de governo. As urnas eletrônicas revelaram-se seguras e confiáveis, assim como a Justiça Eleitoral. Nossa democracia cresceu e amadureceu, mas muito ainda há de ser feito. Vivemos em um país de profundas desigualdades sociais, com carências em serviços públicos essenciais, como saúde, educação, habitação e segurança pública. Temos muito a caminhar no desenvolvimento das nossas potencialidades econômicas de forma sustentável. O Estado apresenta-se ineficiente diante dos seus inúmeros desafios. Pleitos por maior respeito e igualdade de condições em matéria de raça, gênero e orientação sexual ainda estão longe de ser atendidos com a devida plenitude. Nos próximos dias, em meio a estes desafios, teremos o início da campanha eleitoral para a renovação dos mandatos dos legislativos e executivos estaduais e federais. Neste momento, deveríamos ter o ápice da democracia com a disputa entre os vários projetos políticos visando convencer o eleitorado da melhor proposta para os rumos do país nos próximos anos. Ao invés de uma festa cívica, estamos passando por momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições. Ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o Estado Democrático de Direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira. São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional. Assistimos recentemente a desvarios autoritários que puseram em risco a secular democracia norte-americana. Lá as tentativas de desestabilizar a democracia e a confiança do povo na lisura das eleições não tiveram êxito, aqui também não terão. Nossa consciência cívica é muito maior do que imaginam os adversários da democracia. Sabemos deixar ao lado divergências menores em prol de algo muito maior, a defesa da ordem democrática. Imbuídos do espírito cívico que lastreou a Carta aos Brasileiros de 1977 e reunidos no mesmo território livre do Largo de São Francisco, independentemente da preferência eleitoral ou partidária de cada um, clamamos às brasileiras e aos brasileiros a ficarem alertas na defesa da democracia e do respeito ao resultado das eleições. No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários. Ditadura e tortura pertencem ao passado. A solução dos imensos desafios da sociedade brasileira passa necessariamente pelo respeito ao resultado das eleições. Em vigília cívica contra as tentativas de rupturas, bradamos de forma uníssona: Estado Democrático de Direito Sempre!”
Bolsonaro veta reajuste no Programa Nacional de Alimentação Escolar Movimentos sociais já classificaram Bolsonaro de inimigo da alimentação escolar e iniciaram uma mobilização nacional para pressionar o Congresso Nacional derrubar o veto nas próximas semanas Notícias 11 de agosto de 2022 Muitas crianças têm na alimentação escolar uma das mais importantes refeições do dia e o veto de Bolsonaro nega este direit. Foto: Agência Brasil Por Mauro Utida Da Mídia Ninja No momento em que 33 milhões de brasileiros estão passando fome, a emenda parlamentar à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que prevê o reajuste de 34% ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), aprovado em julho pelo Congresso Nacional, foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta quarta-feira (10), alegando que a proposta é “contrária ao interesse público”. Movimentos sociais já classificaram Bolsonaro de inimigo da alimentação escolar e iniciaram uma mobilização nacional para pressionar o Congresso Nacional derrubar o veto nas próximas semanas. O prazo regimental para colocar a proposta de derrubada do veto é 30 dias corridos. “O veto é feito sob o argumento de que contraria o interesse público e aumenta a rigidez orçamentária, o que não valeu pra ampliar o Auxílio Brasil com finalidade eleitoreira e reajustes ao salário de policiais federais. Bolsonaro não está preocupado com o enfrentamento da fome, ele é inimigo da alimentação escolar”, declarou Mariana Santarelli, coordenadora do Observatório da Alimentação Escolar. Com cerca de cinco anos de defasagem no orçamento, o Congresso Nacional aprovou o reajuste de 34% ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para ser incluído na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023, passando de R$ 3,96 bilhões para, pelo menos, 5,53 bilhões. Quando o Congresso aprovou o reajuste, poucos acreditavam que Bolsonaro podia vetar a proposta, mas sabiam que, pelo histórico do presidente, haveria riscos de retroceder a conquista. O Observatório da Alimentação Escolar divulgou uma nota lamentando profundamente o veto da LDO, que prevê o reajuste dos valores per capita do PNAE pela inflação (IPCA), que não acontecia desde 2017. “Denunciamos, mais uma vez, o descaso do atual governo com o direito humano à alimentação e à nutrição adequadas”. Sobre o PNAE O PNAE beneficia 41 milhões de estudantes da educação básica pública, através da transferencia de recursos para complementar o orçamento de 27 estados e 5,5 mil municípios para a compra de merenda escolar na educação básica das escolas públicas, instituições filantrópicas e comunitárias sem fins lucrativos. A mesma norma também determina que 30% dos repasses sejam usados para aquisição de produtos provenientes da agricultura familiar, como programas do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Os valores per capta são executados e gerenciados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Observatório lembra que a aprovação do reajuste do PNAE pelo Congresso Nacional foi resultado de forte pressão da sociedade civil, e do compromisso de parlamentares de diferentes partidos, mobilizados em função da perda do poder de compra do PNAE, diante da crescente inflação dos alimentos. “A insegurança alimentar grave (fome), em domicílios com crianças menores de 10 anos, subiu de 9,4% em 2020 para 18,1% em 2022. Com o veto, esta sendo negado o direito à alimentação para crianças que têm na alimentação escolar uma das mais importantes refeições do dia”, revelou a instituição. Insegurança O Observatório da Alimentação Escolar também alerta que sem o reajuste no orçamento não há como assegurar a oferta de alimentação escolar adequada, o que agrava o risco de evasão escolar e amplia as dificuldades de desenvolvimento cognitivo advindas da má alimentação. “São prejudicados também agricultores e agricultoras familiares que fornecem ao PNAE, e que têm nesse mercado institucional uma importante fonte de renda”. O veto também atinge nutricionistas, cozinheiras, professores e demais profissionais que vivenciam cotidianamente a falta de recursos para garantir o básico de uma alimentação escolar de qualidade, tal como previsto em lei. A alimentação escolar deve ser uma bandeira de mobilização de toda a sociedade e a Mídia NINJA está junto na campanha para derrubar o veto do PNAE e garantir uma alimentação de qualidade nas escolas.

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Familiares e amigos de motoboy morto em Parauapebas dão o último adeus e cobram por justiça Márcio Alves | Correspondente policial do Portal Pebinha de Açúcar Publicado em: 11/08/2022 Foi sepultado com forte dor e comoção na tarde da última segunda-feira (8), no Cemitério Jardim da Saudade, o corpo do entregador de delivery Ysmael Barros dos Santos morto a tiros no último sábado (6), na Rua do Arame, Bairro Rio Verde, em Parauapebas. O cortejo fúnebre de Ysmael Barros reuniu diversos amigos e familiares que antes de chegarem ao cemitério, realizaram uma manifestação na frente da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas como forma de cobrar justiça, uma vez que segundo pessoas próximas, a vítima não tinha nenhum tipo de envolvimento com a criminalidade e estava no lugar errado e na hora errada, quando foi executada. Segundo informações, o alvo dos criminosos seria Douglas Santos, que estava nas proximidades de uma tabacaria, Ysmael Santos no momento trabalhava como entregador e teria sido morto por estar com o telefone na mão, o que possivelmente levou os criminosos a suspeitarem que ele estaria filmando a ação. O cortejo contou com a presença de diversos motociclistas e carros com som automotivo, na porta do cemitério às últimas homenagens foram realizadas.
Pertencentes a facção criminosa são condenados a 13 anos e 6 meses de reclusão em Parauapebas Redação do Portal Pebinha de Açúcar Publicado em: 11/08/2022 Compartilhar no facebook Compartilhar no twitter Compartilhar no linkedin Compartilhar no whatsapp Após denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), o corpo de jurados da sessão do Tribunal do Júri ocorrida na última quinta-feira (4) condenou dois reús pelo crime de homicídio qualificado cometido em Parauapebas. A pena aplicada a cada um deles foi de 13 anos e 6 meses de reclusão. O caso ocorreu em junho de 2019, quando um grupo arquitetou um plano para assassinar a vítima Weverton Silva Nunes, de 20 anos. Atuaram na sessão pelo MPPA os promotores de Justiça Magdalena Teixeira e Daniel Barros. No curso das investigações foi apurado que a vítima devia uma certa quantidade de drogas oxi, para a facção criminosa responsável pelo homicídio. Assim, os denunciados Kevin Breno Lima da Silva, Willas Ramon Soares, José Inácio Gomes Silva, Neifa Natielly dos Reis Martins e Elias da Silva Macedo articularam a ação, rumo à rua Teotônio Vilela. José Inácio e Elias Macedo agiram na logística do grupo dirigindo uma moto e um táxi. Kevin Breno e Willas Soares efetuaram os disparos contra Weverton Nunes próximo da residência da vítima e ainda subtraíram o celular. Ao tomar conhecimento do crime, a Polícia Civil iniciou as diligências e, por meio de imagens de câmeras de segurança, conseguiram apurar as características dos veículos utilizados, pedindo então o apoio da Polícia Militar. Perto do local, os réus Neifa Natielly e José Inácio foram encontrados e portavam o aparelho celular da vítima. Na residência do casal foram encontrados diversos celulares, uma motocicleta com a placa adulterada, além de crack e um simulacro de arma de fogo. Por fim, foram dirigidos à Delegacia. Na Delegacia, foi detectado que as características físicas da ré condiziam com as das imagens de segurança. Assim, ambos relataram como foi articulada a ação e a motivação, no qual alegaram não terem matado a vítima, mas participado por estarem devendo mil reais a Willas Soares. No julgamento ocorrido esta semana,Willas Soares e José Inácio receberam pena de dez anos de prisão em regime fechado. Neifa Natielly foi pronunciada, mas teve o processo cindido porque recorreu da sentença de pronúncia. Os réus Elias da Silva Macedo e Kevin Breno Lima da Silva estão foragidos. Promotoria pede absolvição de réu Em outra sessão do Tribunal do Júri realizada na última terça-feira (2), em Parauapebas, os promotores de Justiça Magdalena Teixeira e Daniel Barros pediram a absolvição do réu Luís da Silva, considerando não haver provas suficientes para a sua condenação por homicídio. O crime aconteceu em 5 de julho de 2012. Nesse dia, por volta das 21h30, por motivo fútil, o réu desferiu golpes de faca contra a vítima, Francisco Dutra, levando-o a óbito. Francisco estava hospedado na residência de Maria do Socorro, que alugava quartos na sua casa (kitnets), no Município de Parauapebas.Francisco, Luís e Maria do Socorro estavam bebendo quando houve uma discussão motivada pelo fato da vítima querer que o réu comprasse mais bebidas (uma garrafa de cachaça 51), Luís não tinha mais dinheiro e negou-se a comprar, pegou a faca utilizada para cortar carne e efetuou facada no coração de Francisco. O motivo do pedido de absolvição pelo MPPA foi não haver provas suficientes para a condenação, já que duas testemunhas de acusação já faleceram. Arrolado pela defesa e ouvido em plenário compareceu o companheiro da madrasta do réu, está já também falecida..