Descrita pela mãe como sendo uma jovem comportada, Jamily Cristina Menezes saiu de sua residência na madrugada de hoje, sexta-feira (29), deixando para trás até mesmo o telefone celular.
Conforme contou a mãe da adolescente, ao Portal Pebinha de Açúcar, identificada como Joseane Mendes Menezes, a fuga da filha que tem 16 anos de idade pegou todos desprevenidos, pois, parecia estar tudo bem com ela que, inclusive, tem um namoro com o irmão de seu esposo, frequenta regularmente a igreja e tem boa convivência familiar. “Hoje pelas 5h00 foi a última vez que ela esteve on-line no WhatsApp. Me levantei às 6h00 e ela não estava mais na cama. Notei que o celular dela estava na cozinha, sem o chip, e o portão estava aberto e ela não foi encontrada em nenhum lugar da casa que tem apenas dois compartimentos”, conta Joseane, moradora da Rua Clara Nunes, Bairro Guanabara, em Parauapebas.A esperança de mais informações da saída de Jamily é uma câmera do Centro de Controle Operacional (CCO), instalada nas proximidades da residência da família, de onde pode ser vista com quem a adolescente saiu ou se foi buscada por alguém no local, já que sua mãe diz não saber nem mesmo com que roupa ela saiu.
Desesperada, a mãe da garota pede a quem tiver alguma informação, ligar no telefone: (94) 98418-1762.
A ocorrência do desaparecimento de Jamily Cristina Menezes foi registrada na 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas na manhã de hoje.
PARCERIA: Parauapebas poderá contar com 70 leitos de UTI exclusivos para casos de covid-19
A ampliação de leitos é objeto de convênio que deve ser firmado entre Prefeitura de Parauapebas e Estado, que reconheceu a importância do município no combate à covid-19
Durante visita realizada pelo secretário estadual adjunto de saúde,Sipriano Ferraz, na ala de atendimento exclusivo de covid-19 doHospital Geral de Parauapebas (HGP), nesta sexta-feira (29), foi anunciado o interesse do governo estadual em firmar convênio com o município para ampliar o número de leitos de UTI para casos “Vimos no município um polo importante no combate à covid-19 na região, por isso estamos aqui nessa estrutura municipal, onde há uma capacidade rápida de ampliação de leitos e já estamos em tratativas avançadas com o município para que nós possamos através de um convênio ampliar os leitos de UTI e os leitos clínicos para poder ofertar à toda região Sudeste do Pará. Para que nenhum paraense que precise de um leito exclusivo fique aguardando em fila”, afirmouO objetivo é ampliar os atuais 40 leitos da ala de covid para 70 e transformar todos em UTI. Além disso, serão instalados mais 70 leitos de enfermaria na ala cirúrgica do antigo hospital municipal, que está desativada. O local deverá ser reformado e adaptado aos atendimentos dos casos de covid-19.
“Sem dúvida alguma essa parceria será extremamente salutar, num momento muito oportuno para conter esse avanço da pandemia. E com essa parceria do Estado vamos trabalhar para poder dar essa amplitude nos leitos”, ressaltou o secretário municipal de ParauapebasGilberto Laranjeiras.Sipriano Ferraz.da doença.
Suspeito de matar irmão de policial militar em Parauapebas é preso no Tocantins
Homem preso já responde por uma tentativa de homicídio em Itaguatins, no extremo norte do Tocantins
Policiais Civis da 17ª Delegacia de Polícia deItaguatins-TO, no extremo norte do estado, com apoio de agentes da 16ª DP deSão Miguel do Tocantins, efetuaram nesta sexta-feira, 29, a prisão de um homem de 28 anos de idade, o qual é suspeito pela prática de homicídio na cidade de Parauapebas, na região do sudeste doPará.De acordo com informações apuradas pelaAgência Tocantins, o criminoso foi localizado por agentes da Polícia Civil em um bar na cidade deItaguatinse capturado, mediante cumprimento a mandado de prisão preventiva, expedido pela 1ª Vara Criminal de Parauapebas.
Segundo o delegado-chefe da 17ª DP, Antonio Bandeira, os policiais civis obtiveram informações da polícia paraense de que um indivíduo suspeito de assassinar o irmão de um policial militar de Parauapebas estaria escondido em Itaguatins. “Com base nas informações recebidas, intensificando as buscas e localizamos o suspeito e, de posse da decisão judicial, efetuamos a prisão do mesmo”, disse a autoridade policial.
Assim, o homem foi conduzido até a sede da central de atendimento da Polícia Civil em Araguatins. Após os procedimentos legais cabíveis, ele foi recolhido à Unidade Prisional daquele município, onde permanecerá a disposição do Poder Judiciário da Comarca de Parauapebas, município para onde deve ser recambiado.
O crime
Segundo o delegado Antonio Bandeira, na noite do dia seis de dezembro de 2020, o suspeito foi até a casa da vítima, de 47 anos, e iniciou uma conversa que, momentos depois, evoluiu para um confronto físico. “Durante a luta corporal, o indivíduo preso hoje desferiu vários socos e chutes que atingiram, sobretudo, a cabeça da vítima. Mesmo socorrida a vítima não resistiu à gravidade dos ferimentos e veio a óbito”, disse o delegado.
Fuga para o Tocantins
Ainda segundo a autoridade oficial, um dia depois de supostamente cometer o crime, investigado fugiu para Itaguatins, onde permanecia em liberdade até a data de hoje.
Periculosidade
O Delegado ressalta ainda que o homem preso é de extrema periculosidade e já responde a um crime de homicídio tentado em Itaguatins, além de crimes de roubos. ”Nossas investigações apontaram que o suspeito havia se mudado para o Pará, onde respondia, em liberdade, pelos crimes praticados no Tocantins”, frisou o Delegado.
Publicidade
Alenquer com destino a garimpo no Pará
De acordo com informações preliminares, o avião era pilotado pelo santareno Antônio Sena, conhecido entre os amigos como 'Toninho Sena'.
Um avião monomotor Cessna 210, prefixo PT-IRJ desapareceu após decolar do município de Alenquer, oeste do Pará, na quinta-feira (28) com destino ao garimpo Califórnia, localizado na região de Itaituba, no sudoeste paraense.
De acordo com informações preliminares, o avião era pilotado pelo santareno Antônio Sena, conhecido entre os amigos como "Toninho Sena". O avião está registrado em nome de Edwaldo Cesar Caldeira da Silva.
Buscas
Ao G1, o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico (ARCC-AZ), unidade da Força Aérea Brasileira responsável por coordenar as operações de buscas aéreas na região, foi notificado sobre o desaparecimento da aeronave de prefixo PT-IRJ, que decolou de Alenquer (PA).
"Conforme estabelecido nas normas internacionais de busca e salvamento, o Centro de Coordenação realiza, desde a notificação do desaparecimento, o levantamento de dados sobre a aeronave e a apuração sobre a possível trajetória da aeronave no intuito de estabelecer as novas fases da operação e de comunicar as autoridades responsáveis", diz a nota.
Uma aeronave SC-105 Amazonas SAR decolou na manhã desta sexta-feira com destino à área delimitada para as buscas.
Mourão demite assessor após mensagem sugerindo impeachment
PorEstadão Conteúdo
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Ouça este conteúdo
O vice-presidente Hamilton Mourão demitiu na quinta (28) o chefe de sua assessoria parlamentar, Ricardo Roesch Morato Filho. A demissão foi decidida após o site O Antagonista mostrar mensagens trocadas entre o servidor e o chefe de gabinete de um deputado e que teria relação com articulações no Congresso para um futuro impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A exoneração do auxiliar está publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
Na conversa publicada pelo site, o assessor teria enviado mensagens a um interlocutor identificado como chefe de gabinete de um parlamentar. Em meio à conversa informal, o servidor introduz um assunto e sugere a perda de força do general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência. "Sabe que Mourão dividiu a ala militar", escreveu. "Antes Heleno dominava agora estão divididos - Capitão está errando muito na pandemia - Gal. Mourão é mais preparado e político você sabe disso".
Antes de confirmar a demissão do servidor, o gabinete de Mourão emitiu uma nota: "Na profissão que exerci por 46 anos a lealdade é uma virtude que não se negocia". Mourão declarou também que o servidor "agiu sem meu consentimento e contra minhas determinações".
Na terça (26), em entrevista à CNN Brasil, Mourão reclamou da falta de diálogo com o presidente Jair Bolsonaro. "Não há conversas seguidas entre nós. As conversas são bem esporádicas", disse o vice.
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/mourao-demite-assessor-impeachment/
Ação da PM contra rapaz revolta moradores no PA: 'solta ele, é pai de família'; VÍDEO
Caso ocorreu no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua, neste domingo, 24. PM diz que ele vai responder por desacato.
Por G1 PA — Belém
Moradores ficam revoltados com ação truculenta da PM contra rapaz em Ananindeua
Moradores do Icuí-Guajará, em Ananindeua, região metropolitana de Belém, ficaram revoltados com a ação truculenta da Polícia Militar contra um rapaz na tarde deste domingo (24).
O caso foi registrado em vídeo, que mostra a abordagem feita pelos três militares e as agressões, enquanto o rapaz resiste à prisão. Um dos policiais chega a aplicar "mata-leão" no homem, que teve a identidade preservada (veja no vídeo acima).
O caso ocorreu em um estabelecimento comercial. Muitas pessoas que estavam no local gritavam pedindo para que os policiais parassem e afirmando que o rapaz era "inocente", "trabalhador" e "pai de família". Havia crianças no local, mas mesmo assim os policiais reagiram com spray de pimenta para tentar dispersar as pessoas.
Em nota, a corporação informou que "equipes do 6º Batalhão conduziram o homem até a Seccional Urbana da Cidade Nova, após ele embriagado resistir a uma abordagem policial".
Ainda segundo a nota, os "militares estavam realizando ações de policiamento ostensivo, quando abordaram um suspeito embriagado e com pequena quantidade de droga". O rapaz, de acordo com a Polícia, responde em liberdade pelo crime de associação ao tráfico de drogas.
Mesmo alegando a presença de entorpecentes, o rapaz não foi autuado por tráfico, mas sim por desacato.
O desacato a funcionário público no exercício da função, ou em razão dela, está previsto no artigo 331 da lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940. A pena prevista é de detenção de seis meses a dois anos ou multa.
Na solenidade de posse como presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o desembargador Carlos Eduardo Contar pregou o desprezo a "covardes e picaretas de ocasião" que pregam o isolamento como medida para reduzir o contágio pelo coronavírus.
Divulgação/TJ-MSPresidente do TJ-MS fez apologia ao uso de remédios sem eficácia durante posse
Em cerimônia na última sexta-feira (22/1), Contar conclamou os presentes a retornar ao trabalho "com segurança, pondo fim à esquizofrenia e à palhaçada midiática fúnebre, honrando nosso salário e nossas obrigações, assim como fazem os trabalhadores da iniciativa privada, que precisam laborar para sobreviver, e não vivem às custas da viúva estatal, com salários garantidos no fim de cada mês".
Ele também defendeu a prescrição de remédios que não têm eficácia comprovada contra a Covid-19 (e que podem causar efeitos adversos graves) como experimento "no campo da possibilidade" para ajudar na prevenção da doença, engajando os ouvintes na tentativa de combate à "histeria coletiva, à mentira global, à exploração política" e "ao louvor ao morticínio".
"Deixemos de viver conduzidos como um rebanho para o matadouro daqueles que veneram a morte, que propagandeiam o quanto pior, melhor", afirmou Contar. "Desprezemos, pois, o irresponsável, o covarde e picareta de ocasião, que afirme 'fique em casa', 'não procure socorro médico com sintomas leves', 'não sobrecarregue o sistema de saúde'."
Leia o trecho do discurso de posse:
"Combatendo a histeria coletiva, a mentira global, a exploração política, o louvor ao morticínio, a inadmissível violação dos direitos e garantias individuais, o combate leviano e indiscriminado a medicamentos, que, se não curam — e isto jamais fora dito —, podem simplesmente no campo da possibilidade, ajudar na prevenção ou diminuição do contágio, mesmo não sendo solução perfeita e acabada. Porém, como já dito ao início, razões de ordem prática recomendam meu silêncio. Primeiro, para não ser penalizado, nestes tempos de caça às bruxas, onde até o simples direito de manifestar qualquer opinião que não seja a da grande mídia corrompida e partidária, também, porque a idade vai ensinando, que melhor do que estar certo, é ser feliz, mesmo que padecendo com a revolta, a indignação, e o inconformismo. Também, porque já me alongo nesta fala, e não gostaria de deixar a má impressão de ser inconveniente. Voltemos nossas forças ao retorno ao trabalho. Deixemos de viver conduzidos como um rebanho para o matadouro daqueles que veneram a morte, que propagandeiam o quanto pior melhor. Desprezemos, pois, o irresponsável, o covarde e picareta de ocasião, que afirme “fique em casa”, “não procure socorro médico com sintomas leves”, “não sobrecarregue o sistema de saúde”. É. Paciência, senhores. Os tempos realmente são estranhos. Mostremos nós, trabalhadores do serviço público, responsabilidade com os deveres e obrigações com aqueles que representamos. E, por isto mesmo, retornemos com segurança, pondo fim à esquizofrenia e à palhaçada midiática fúnebre, honrando nosso salário e nossas obrigações, assim como fazem os trabalhadores da iniciativa privada, que precisam laborar para sobreviver, e não vivem às custas da viúva estatal, com salários garantidos no fim de cada mês."
O
ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou hoje os resultados da
arrecadação de impostos em 2020, considerados por ele "excelentes",
mas alertou que o sucesso da economia daqui para frente depende da
vacinação em massa contra a covid-19. "Teremos dias melhores à
frente, a economia brasileira está voltando", disse Guedes em
coletiva conjunta da Economia e da Receita Federal. "A volta
segura ao trabalho é importante e a vacinação em massa é
decisiva. A vacinação em massa é um fator crítico de sucesso para
o bom desempenho da economia logo à frente." RELACIONADAS... -
Veja mais em
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/01/25/vacinacao-em-massa-e-fator-critico-para-sucesso-da-economia-diz-guedes.htm?cmpid=copiaecolaAté
agora, pouco mais de meio milhão de brasileiros já foram
imunizados, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa do
qual o UOL faz parte. O ministro também parabenizou a Fiocruz
(Fundação Oswaldo Cruz) e o Instituto Butantan, corresponsáveis
pelas vacinas AstraZeneca/Oxford e CoronaVac, respectivamente, e
negou que o governo federal tenha dado preferência à primeira,
ainda que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) siga questionando
a segunda, mesmo após a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de
Vigilância Sanitária). "A crítica de que nós teríamos
ficado numa vacina só simplesmente não cabe. Nós estamos tentando
adquirir todas as vacinas, sou testemunha do esforço... - Veja mais
em
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/01/25/vacinacao-em-massa-e-fator-critico-para-sucesso-da-economia-diz-guedes.htm?cmpid=copiaecolaQueda
"branda" Guedes definiu a queda de 6,91% na arrecadação
em 2020 como "branda", apesar de representar o pior
resultado anual desde 2010. O ministro lembrou que os números de
maio — queda de 30% — prenunciavam um "ambiente caótico"
que não se confirmou, segundo ele, por causa de medidas tomadas pelo
governo. "[Resultado anual] Mostra o vigor da recuperação
econômica", avaliou. "Isso é um resultado que considero
excelente, dada a situação. Observando os anos anteriores, a
destruição de empregos, a destruição de receitas que houve em
recessões anteriores, é uma queda branda." O ministro ainda
voltou a dizer que a economia brasileira teve uma retomada "em
V" — ou seja, uma alta ... - Veja mais em
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/01/25/vacinacao-em-massa-e-fator-critico-para-sucesso-da-economia-diz-guedes.htm?cmpid=copiaecola
'Ele
só me falou que o ônibus tinha virado', conta mãe de passageiro
que estava no acidente com ônibus em Guaratuba
Silas
Gomes de Brito, de 25 anos, foi socorrido com ferimentos leves.
Acidente matou 19 pessoas e deixou 33 feridos, no Paraná. Ônibus
saiu do Pará com destino a Santa Catarina.
Por
RPC Curitiba
A
me de um dos passageiros doônibus
que tombou na BR-376,
em Guaratuba,
no litoral do Paraná, na manhã desta segunda-feira (25), disse como
se sentiu angustiada quando recebeu a ligação do filho contando
sobre o acidente. Segundo a Polícia Militar do Paraná, 19 pessoas
morreram.
"Ele
me ligou de outro telefone de outro rapaz. Ele só me falou que o
ônibus tinha virado, que ele estava muito nervoso, que eu não
precisava me preocupar, porque ele era um dos únicos que estava
bem", disse Maria Graciete.
Ao
todo, 33 pessoas foram socorridas feridas. Sete pessoas ficaram em
estado grave e seis foram socorridas em estado moderado. Outras 20
pessoas tiveram ferimentos leves, entre elas, Silas Gomes de Brito,
de 26 anos, filho de Maria Gracinete.
Coração
angustiado. É triste pelas pessoas todas", afirmou Maria
Gracinete Gomes, que mora em Augusto Correa, no Paraná.