terça-feira, 25 de maio de 2021
Operação “Paz nas Ruas II” vasculha ruas de Tucumã e Ourilândia do Norte
A operação envolvendo órgãos de segurança e prefeituras teve por objetivo fazer cumprir os decretos municipais em prevenção à Covid-19 e também coibir outros tipos de crime. Durante a ação, foi registrado um caso de descumprimento ao decreto municipal, em Ourilândia do Norte, onde as equipes da prefeitura fizeram a devida notificação do estabelecimento comercialNa noite deste sábado (22) para este domingo (23) foi desencadeada a Operação “Paz nas Ruas II” nos municípios de Ourilândia do Norte e Tucumã, no sudeste do Pará. A operação envolveu órgãos de segurança pública e as prefeituras, tendo como objetivo fazer cumprir os decretos municipais em prevenção à Covid-19, assim como coibir outros tipos de crimes.
Durante a operação foram realizadas diversas abordagens em pessoas e veículos, assim como a fiscalização em estabelecimentos comerciais. As secretarias de Saúde e Departamentos de Vigilância Sanitária dos municípios, com apoio do Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA), Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e do Grupamento Tático Operacional (GTO), realizaram vistoria dos estabelecimentos comerciais.
Um estabelecimento em Ourilândia do Norte foi notificado por descumprimento do decreto municipal. O Detran efetuou o recolhimento de dez veículos no município de Tucumã, os quais estavam com diversas alterações.
A operação contou com o emprego de 25 polícias militares, 12 servidores das secretárias municipais e três agentes do Detran.
Tina DeBord
Polícia Civil prende assassino de garçom em menos de 24 horas após o crime
O homicida confesso disse que desde 2012 tinha uma rixa com o garçom, por conta do furto de um celular. E afirmou que, de lá para cá, se sentia ameaçado de morte pela vítimaJá se encontra preso, à disposição da Justiça, o armador Fábio Anjos da Silva, 33 anos de idade, capturado pela equipe de policiais civis da 20ª Seccional Urbana composta pelo delegado plantonista Nelson Alves Júnior, investigadores Fátima e Williams, e pelo escrivão Leonardo. Ele foi pego às 12h30 deste domingo (23), em casa, no Bairro da Paz, menos de 24 horas após ter assassinado o garçom Fledson Reis Silva, por volta das 17h deste sábado (22), no Bairro Novo Horizonte.
Fábio Silva foi flagrado por câmeras de monitoramento próximas ao local do crime, que filmaram o homicídio, ocorrido da esquina da Rua Grécia com a Avenida Nicodemos. A vítima era Fledson Reis da Silva, 35 anos de idade, natural de São Domingo do Araguaia. O crime ocorreu na calçada do bar onde a vítima trabalhava como garçom e onde estava sentado em uma cadeira, no momento em que sua vida foi ceifada a facadas.
Interrogado pela polícia sobre o assassinato de Fledson da Silva, também conhecido como Pangaré, Fábio respondeu que conhecia o garçom desde outubro de 2012, ocasião em que este lhe teria furtado um aparelho celular e escondido na cueca. Na época, ainda segundo Fábio Anjos, houve luta corporal entre os dois e ele conseguiu recuperar celular.
O homicida confesso relata ainda que, após esse fato, um amigo teria lhe alertado de que Fledson o estaria ameaçando de morte. Ele disse que, na época, teve de mudar de endereço com medo de ser assassinado, e só retornou a Parauapebas em 2020.
Logo após seu retorno passou a andar armado de faca e, dias depois, encontrou Fledson na praça da Escola Faruk Salmen, jogando bola, ocasião em que teria se sentido ameaçado, pois Fledson o teria encarado.
Ele disse que neste sábado, minutos antes do crime, viu o desafeto sentado na calçada e se dirigiu ao garçom perguntando: “Parceiro, tu tá lembrando de mim?”. Ao que Fledson sorriu e, zombando, continuou mexendo no celular. Isso irritou Fábio, que partiu para cima do garçom, matando-o. Em seguida, teria fugido correndo para sua residência.
Fábio disse ainda à polícia que não planejou o crime e que foi uma coincidência encontrar Fledson no bar. Informou que consumiu bebida alcoólica e que se sentiu extremamente ameaçado pelo homem que acabou matando, mesmo sem saber se ele estava ou não armado.
Quando a polícia chegou à casa do acusado, ele ainda tentou fugir pelo telhado, mas foi impedido pelos policiais, que também encontraram as roupas usada por Fábio no cenário do crime, dentro de um tanquinho com água. As peças foram recolhidas e levadas para a delegacia.
(Caetano Silva)
Parauapebas,
Redenção: “Zé Baiano” tenta assaltar policial e leva a pior
A tentativa de assalto aconteceu na noite deste domingo (23), no Setor São José. O policial, que estava à paisana, conseguiu sacar sua arma e atirar contra o acusado, que morreu no localUm jovem, identificado até agora pelo prenome de Henrique, conhecido no mundo do crime como “Zé Baiano”, morreu na noite deste domingo (23), após tentar assaltar um policial, que estava à paisana, e reagiu, atirando contra ele. A tentativa de assalto aconteceu no Setor São José, em Redenção, no sul do Pará.
De acordo com testemunhas, o acusado deu voz de assalto para o policial que, mesmo tendo sido surpreendido, conseguiu sacar sua arma e atirar contra Henrique, que morreu no local. Ainda segundo testemunhas, “Zé Baiano” já era velho conhecido da polícia, tendo sido preso várias vezes po
Cumaru do Norte: Homem é crivado de balas em bar
O crime aconteceu na noite deste domingo (23). Ainda não há detalhes sobre a motivação do crime e a identidade do assassino. A Polícia Civil investiga o casoUm homem, até agora identificado pelo prenome de Maicon, foi morto com vários tiros na noite deste domingo (23) na cidade de Cumaru do Norte, no sul o Pará. Segundo testemunhas, a vítima estava em um bar, onde foi alvejada com vários disparos de arma de fogo e morreu no local.
Até agora ainda não há detalhes sobre a motivação do crime e nem a identidade de quem o matou. A Polícia Civil da Delegacia de Cumaru do Norte iniciou as investigações e pede a quem tiver informações que possam ajudar a desvendar o crime, que entre em contato pelo Disque Denúncia. A identidade da pessoa será preservada.
PM decreta o fechamento de mais uma boca de fumo em ParauapebasUma mulher e um adolescente foram pegos em flagrante com mais de 52 petecas de crack em casaPoliciais do 23º BPM apresentaram na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, na noite de ontem, segunda-feira (24), um casal formado pela mulher Silmara Rodrigues e por um adolescente de 16 anos. A dupla foi presa na rua B-1, no Bairro Tropical II.
De acordo com a ocorrência policial, os militares da VTR-2317 realizavam patrulhamento naquele bairro quando avistaram dois indivíduos em atitude suspeita. Um deles, ao perceber a presença da polícia, correu para interior de uma residência.
Ao entrar no imóvel, os PMs encontraram Simara e o parceiro tentando se desfazer de 52 petecas de crack, as quais estavam distribuídas em dois potinhos: 20 em um e 32 em outros, com Silmara. Mediante os fatos a dupla foi apresentada na delegacia para o delegado plantonista Nelson Alves Júnior.
Cadela policial manda cadeirante para a delegacia por tráfico de drogas
O acusado não tinha nada com ele e ainda desafiou a PM revistar a casa em que mora, atrás de entorpecente. No entanto, não contava com o afinado faro do animal!
Publicado em 25/05/2021O cadeirante Joemison da Silva Ribeiro, 23 anos de idade, apesar de jovem, já soma vários processos na Justiça e duas fugas do presídio. Em uma de suas empreitadas, ele foi baleado na coluna e ficou paraplégico. Mesmo assim, não deixou o mundo do crime. Ontem, segunda-feira (24), ele foi flagrado por homens do policiamento em motos, do 23º BPM, com três barrinhas de maconha prensada, pesando 161 gramas.
A PM recebeu uma denúncia dando conta de que na esquina das ruas São Francisco e Clara Nunes, no Bairro Guanabara funcionava uma venda de drogas. No local estava Joemison Ribeiro, que disse aos policiais que não estava vendendo nada e ainda desafiou os agentes da lei a entrarem na casa dele, para ver se encontravam alguma coisa.
De fato, dentro do imóvel nada havia, mas, a cadela Raica, ao farejar pelo quintal da casa, localizou a droga enterrada ao pé de um cercado de madeira. Sem ter como negar a propriedade da maconha e desmascarado, Joemison mais uma vez foi levado preso para a Delegacia de Polícia Civil.
Vereadores querem regular a vida da bicharada em Marabá
Ilker Moraes propõe chipagem em todos os cães e gatos e intimação para proprietário que não o fizer. Também quer castração móvel. Já Miguelito pleiteia isenção de IPTU para os caridososPelo menos três Projetos de Lei (PLs) protocolados na Câmara de Marabá de abril para cá querem regular a vida de animais que perambulam pelas ruas da maior cidade do sudeste do Pará. Os vereadores Ilker Moraes (MDB) e Miguel Gomes Filho (PDT) parecem ter combinado uma espécie de “Bancada dos Bichos” e as propostas deles, se aprovadas, podem realmente ajudar a controlar a circulação desenfreadas de, sobretudo, cães e gatos que andam errantes pela cidade e não raramente se envolvem em acidentes.
Por meio do PL 2/2021 (veja aqui), o vereador Ilker busca a implantação de um programa de castração móvel destinado ao controle populacional de cães e gatos, com prioridade para animais abandonados e que habitam as ruas. Na sequência das prioridades, deverão ser castrados os animais de pessoas de baixa renda.
Segundo o parlamentar, “a esterilização objetiva findar com os animais errantes” e “a alternativa é exatamente a castração dos animais pobres, cujas crias indesejadas são cotidianamente abandonadas nos logradouros e se tornam problema de ordem pública”. A ideia, porém, pode encontrar dificuldade para seguir adiante, uma vez que projetos de lei que sugerem criação de “programas” são de competência do Poder Executivo, ou seja, proposição dessa natureza tem de partir da prefeitura, tendo em vista a possibilidade de criar despesa — e o Legislativo não pode criar despesa para o Executivo.
Nada impede, contudo, que o prefeito Tião Miranda readéque a pauta e a encaminhe à Câmara de Marabá como projeto de autoria do Executivo.
Chipagem de animais
O vereador Ilker Moraes foi ainda mais longe. Em outro projeto, o PL 3/2021 (veja aqui), ele propõe o registro e a chipagem de animais de Marabá. A ideia é que absolutamente todos os cães e gatos do município — algo em torno de 100 mil animais — sejam, obrigatoriamente, identificados com microchip. Os donos devem providenciar isso junto ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de forma gratuita, ou em estabelecimentos veterinários credenciados. E mais: se aprovado o projeto, os proprietários de cães e gatos que não registrarem seus bichos poderão receber intimação para fazê-lo em até 30 dias.
De acordo com o parlamentar, a chipagem é indolor e nem precisará que o animal seja sedado. E terá muita utilidade. “Animais abandonados ou que atacam cidadãos também têm seus proprietários identificados com a utilização do transponder”, argumenta. “Não há como negar que a superpopulação de animais, fruto da procriação desordenada, é consequência da ineficaz política de saúde pública, bem como da omissão do poder público, que não exerce o controle adequado”, adiciona.
IPTU para cuidadores
Por seu turno, o vereador Miguelito quer, por meio de seu PL 2/2021 (veja aqui) protocolado no final de abril, a concessão de isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) a imóveis que funcionem como abrigos para animais abandonados em Marabá. Para ter direito, no entanto, o dono do imóvel deverá ter pelo menos 20 animais, devidamente cadastrados e com vacina em dia.
Em mensagem de justificativa para defender o projeto, Miguelito observa que o poder público ainda não encontrou meios eficientes para erradicar o crescimento da população de animais de rua em Marabá, tampouco maneira de coibir o abandono de animais domésticos. Por essa razão, ele acredita ser justa a isenção do imposto, “tendo em vista toda a dificuldade que os abrigos encontram em se manter e a benevolência desta atitude tão nobre com esses animais carentes por parte dos cidadãos”.
Câmara de Marabá, PL
Marabá: Sempror realiza Dia de Campo do Projeto Leite a Pasto na Palmares II
A ação vai acontecer neste sábado (22), no Sítio Pé da Serra. O evento tem como objetivo apresentar as propostas de consolidação dos projetos sustentáveis voltados para a bovinocultura leiteira e de corte
A Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) realiza, na manhã deste sábado (22), ação do Projeto Dia de Campo do Projeto Leite a Pasto no Sítio Pé da Serra, na Palmares II. Com o tema “Produção de Leite a Pasto Sustentável”, o evento tem como objetivo apresentar as propostas de consolidação dos projetos sustentáveis voltados para a bovinocultura leiteira e de corte.
A ação começa por volta de 9h e seguirá até meio-dia. Durante a programação, será apresentada as atividades do projeto (diagnóstico). Também será realizada palestra com o tema “Porque não ganho dinheiro produzindo leite?”, proferida pelo doutor André Teles.
Ainda durante a palestra será aberto espaço para a realização de perguntas dos produtores ao palestrante. O Leite a Pasto faz parte do programa de Desenvolvimento Sustentável Rural de Parauapebas e é pioneiro no Pará.
O projeto já entregou novilhas da raça girolando para as famílias beneficiadas, para melhorar geneticamente o rebanho e aumentar a produção de leite em menor espaço de tempo no município, assim como trabalha o melhoramento do rebanho para corte.
Prefeitura de Marabá inicia década com menor comprometimento de contas da história
Se quisesse reajustar salários dos servidores em 15%, Tião Miranda poderia fazê-lo e, ainda assim, não tocaria qualquer dos três limites da Lei de Responsabilidade Fiscal; receita galopaPrefeitura de Marabá inicia década com menor comprometimento de contas da história
Se quisesse reajustar salários dos servidores em 15%, Tião Miranda poderia fazê-lo e, ainda assim, não tocaria qualquer dos três limites da Lei de Responsabilidade Fiscal; receita galopaSe tem uma coisa que o prefeito Tião Miranda sabe fazer muito bem, isso se chama salvar e equilibrar contas públicas. Ele, que recebeu Marabá em 1º de janeiro de 2017 com as finanças estouradas perante a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e elevado índice de comprometimento da receita líquida com folha de pagamento, agora pode se gabar de ter nas mãos uma das prefeituras paraenses com os melhores indicadores de gestão fiscal.
Tião, sob todas as críticas de medidas fiscais duras e austeras, principalmente com os servidores, conseguiu fazer milagres sem ter toneladas de royalties para gerir e tornou Marabá a única prefeitura do estado capaz de suportar um impacto de quase 60% de gastos com funcionalismo e reduzir esse alto gasto em cerca de 20 pontos percentuais.
Nesta segunda-feira (24), a Prefeitura de Marabá fez sua primeira prestação de contas da década, em nível de gestão fiscal, e reportou despesa com pessoal que compromete apenas 41,47% da arrecadação líquida. É um patamar histórico por ser o menor já registrado em início de ano pela velha senhora de 108 anos de emancipação político-administrativa.
As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu, que analisou o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) encaminhado pelo governo local ao Tesouro Nacional. A Prefeitura de Marabá é a segunda, entre as 144 paraenses, a entregar o balanço referente ao 1º quadrimestre deste ano e cujo prazo de entrega vai até o próximo domingo (30).
Os resultados fiscais de Marabá são tão bons que nem parecem de verdade. A LRF estipula como limites de gastos de pessoal os valores de referência de 48,6% da receita líquida (limite de alerta), 51,3% (limite prudencial) e 54% (limite máximo). Marabá consegue se posicionar abaixo das três linhas de tiro ao gastar, por ano, R$ 449,84 milhões com seu funcionalismo. Hoje, o governo municipal teria condições fiscais de reajustar os vencimentos de todos os seus servidores em 15% e, ainda assim, não atingiria sequer o limite de alerta.
Acontece, contudo, que ter condições fiscais não é o mesmo que ter orçamento para fazê-lo; e ter orçamento também não é o mesmo que ter viabilidade jurídica para conceder o reajuste — ainda mais porque a Lei Complementar 173/2020, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no ano passado, veda reajustes salariais ao funcionalismo de todas as esferas até 31 de dezembro deste ano. Só para comparar, a folha de pagamento da Prefeitura de Parauapebas é, hoje, uma vez e meia superior à da Prefeitura de Marabá.
Receita líquida
Em 12 meses corridos (de maio de 2020 a abril de 2021), o governo de Tião Miranda reportou arrecadação livre de deduções da ordem de R$ 1,085 bilhão. No ano passado, em 12 meses corridos com referência a abril de 2020, a receita líquida acumulada em 12 meses foi de R$ 917,31 milhões. Marabá só ultrapassou oficialmente a cifra de R$ 1 bilhão líquidos em dezembro, conforme anunciado com exclusividade pelo Blog, antes mesmo de o governo local fazer a prestação de contas pública e reconhecer o bilhão.
Oficialmente, a Prefeitura de Marabá é a 4ª mais rica do Pará, atrás das prefeituras de Belém, Parauapebas e Canaã dos Carajás. Ela segue sendo uma vez e meia mais rica que Imperatriz (MA) e duas vezes mais que Araguaína (TO). A receita acumulada nos primeiros quatro meses deste ano totaliza R$ 355,62 milhões — no mesmo período do ano passado foi de R$ 291,51 milhões. Em janeiro foram R$ 94,16 milhões (contra R$ 85,8 milhões em 2020), em fevereiro foram R$ 80,9 milhões (contra R$ 70,87 milhões em 2020), em março foram R$ 90,09 milhões (contra R$ 64,29 milhões em 2020) e em abril foram R$ 90,47 milhões (contra R$ 70,55 milhões em 2020).
Marabá se prepara para enfrentar outra praga: Aedes aegypti
Doenças como dengue internam, segundo OMS, cerca de 50 milhões de pessoas anualmente, 20 mil delas vão a óbito. Administração de Tião Miranda quer controlar processos epidêmicos.O governo da maior cidade do sudeste do Pará está se preparando para fazer aquisição de equipamentos de proteção individual, materiais e insumos com vistas a atuar no controle de vetores causadores de outras enfermidades já conhecidas de todos nós: a dengue, a zika e a chikungunya. No dia 8 de junho, a administração de Tião Miranda vai registrar preços de 21 itens — entre calças, botas, luvas, capas e inseticidas — para equipar seu pessoal de endemias e tentar frear novas epidemias.
As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu e podem ser conferidas aqui. A Prefeitura de Marabá prevê investir até R$ 547 mil com a compra dos materiais e observa, a partir de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que vetores como o Aedes aegypti transmitem doenças graves, como a dengue, que adoece cerca de 50 milhões de pessoas ao redor do mundo todos os anos e mata 20 mil.
Mais recentemente, com a maior intensidade de circulação de novo sorotipo da dengue, tem-se observado agravamento dos casos, com aumento do registro em crianças. As intervenções sobre o problema são, em alguns aspectos, reconhecidas como de difícil implantação, por seu caráter de atuação global, que transcende o setor saúde. Algumas outras ações, entretanto, são de responsabilidade imediata dos gestores de saúde locais e potencialmente capazes de produzir mudanças efetivas no quadro atual, com destaque para a redução da letalidade dos casos de dengue com complicação e de febre hemorrágica da dengue.
Em razão desse cenário, a Prefeitura de Marabá justifica que, para evitar a ocorrência de óbitos, é necessário prevenir e controlar os processos epidêmicos. Para isso, é preciso aparelhar a coordenação municipal de endemias com equipamentos de proteção individual, insumos e materiais
Homem morre atropelado ao tomar banho em igarapé na zona rural de Rondon do Pará
O condutor de uma caminhonete perdeu o controle do carro, passou direto em uma curva da estrada e atingiu o banhista dentro do igarapéUma fatalidade tirou a vida do produtor rural Hézio Maciel Soares, conhecido como Francisco Maciel. Ele tomava banho, na companhia de um amigo, em um igarapé na região conhecida como Cindo Irmãos, na zona rural de Rondon do Pará, quando um motorista perdeu o controle de uma caminhonete e atingiu o banhista.
O acidente aconteceu por volta de 14h de sábado (22), quando o condutor, identificado apenas pelo prenome de Ronaldo, morador da cidade de Jacundá, passou pela estrada vicinal dirigindo uma caminhonete Toyota Hilux e perdeu o controle. Passou direto em uma curva que corta o riacho onde os dois amigos estavam e atingiu Francisco Maciel, que, conforme uma testemunha, foi imprensado pelo carro.
Ronaldo e o passageiro que estava com ele na caminhonete, identificado como Joel, socorreram o homem. Ele foi colocado em outro carro para ser transportada ao Hospital Municipal de Goianésia do Pará, na região sudeste do Pará. Mas ele morreu antes de chegar à unidade de saúde.
O velório e sepultamento ocorreram na cidade de Jacundá. A investigação sobre o acidente será conduzida pela Delegacia de Polícia Civil de Rondon do Pará.
(Antonio Ba
Polícia Militar prende em Jacundá dupla que andava em moto roubada
Ao passar por um veículo policial, os ocupantes da moto "deram bandeira", ficaram nervosos e foram abordadosPoliciais militares da cidade de Jacundá conduziram à Delegacia de Polícia Civil, na manhã desta segunda-feira (24) Adjhemerson Pereira Ferreira e Alexandre do Nascimento Pereira, ambos com idade de 24 anos de idade. A dupla passeava em uma moto Honda Biz, cor branca, com registro de furto ou roubo. O flagrante aconteceu no Residencial Arraias.
Eles foram flagrados por volta de 9h por uma guarnição da 18ª Companhia Independente de Polícia Militar. Segundo os militares, a dupla mostrou nervosismo ao passar pela viatura policial. Por isso, os dois foram abordados para averiguação.
Adjhemerson e Alexandre desconversaram quando perguntados sobre o documento do veículo e habilitação do condutor. Depois de consultada a placa pelos agentes de segurança, ficou comprovado que o veículo consta como registro de furto ou roubo no site do Detran, com data de domingo (24). Os dois e mais a moto foram apresentados na Delegacia local para procedimentos cabíveis.
MST repudia despejo e cobra liberdade imediata aos sem teto presos, no Sergipe
Durante a ação na Ocupação João Mulungu, sete trabalhadores do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) foram presos arbitrariamenteNeste domingo (23), famílias sem teto da Ocupação João Mulungu no município de Aracaju, no Sergipe, foram surpreendidos com uso de força desproporcional, por entidades do poder público, com o apoio da Polícia Militar do Estado.
Durante a ação, sete trabalhadores do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) foram presos arbitrariamente. Lutar por moradia não é crime, mas sim um direito social fundamental, garantido na Constituição Federal de 1988. Ao contrário, a reintegração de posse de um prédio abandonado não possui amparo jurídico, uma vez que não tem cumprido a sua função social obrigatória. Diante do aprofundamento da crise sanitária, política e social, sem dinheiro para pagarem o aluguel, famílias sem teto ocupavam a área, na luta pelo direito à moradia.
A Ocupação João Mulungu estava localizada no prédio antigo da PF/SE, abandonado há décadas pela construtora Cosil, em Aracaju, de propriedade de Danusa Silva, cônjuge do prefeito da capital sergipana Edvaldo Nogueira (PDT). As famílias da Ocupação tentaram dialogar com a Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe sobre o direito à moradia, contudo, até o momento sem êxito.
O MST externa solidariedade às famílias despejadas. É necessário que a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado apoiem as famílias, dentre as quais encontram-se idosos e crianças, garantindo-lhes o direito legítimo de ter uma casa;
Por fim, exigimos DESPEJO ZERO durante a Pandemia!
Pelo direito de ter um teto para “ficar em casa”!
#DESPEJO NA PANDEMIA É CRIME!
#VACINA JÁ PARA TODOS/AS!
#DESPEJOZERO
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Sergipe
*Editado por Solange Engelmann
Centrais Sindicais e Movimentos Sociais realizam Ato nacional em Brasília #600ContraFome, dia 26
Na quarta-feira (26), a partir das 10h, as Centrais Sindicais e os Movimentos Sociais, farão ato nacional unitário e presencial em em frente ao Congresso Nacional para expor a fome e exigir auxílio de R$ 600 para 70 milhões de brasileirosPandemia, desemprego, falta de vacina no braço e de comida no prato. O povo brasileiro está passando fome e a redução do valor e do alcance do auxílio emergencial, um crime cometido pelo governo federal, levou essa situação ao extremo. Por isso, na quarta-feira (26), a partir das 10h, as Centrais Sindicais e os Movimentos Sociais, de forma unitária, farão um ato nacional e presencial em Brasília, em frente ao Congresso Nacional.
Presencial, porém, sem aglomeração e sob todos os protocolos sanitários para evitar contágio e propagação do Coronavírus, em respeito à vida, à ciência e às famílias de quase meio milhão de pessoas que morreram de Covid-19 e em consequência do negacionismo e incompetência do governo federal.
O ato será integralmente transmitido, ao vivo, para todo o Brasil, via redes sociais e Youtube dos organizadores, além de TVs comunitárias.
CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central, CSB, Intersindical, Pública, CSP-Conlutas, CGTB, CONTAG, MST e Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo organizaram o ato 26M em defesa do auxílio emergencial de R$ 600,00, contra a fome e a carestia, por vacina no braço e comida no prato. Também ratearam o custo da doação de três toneladas de alimentos agroecológicos a catadores de material reciclável cooperativados.
A mobilização terá as presenças e falas dos presidentes nacionais das centrais sindicais e das lideranças dos movimentos sociais, além de parlamentares. Todos falarão do alto de um caminhão de som, voltados ao Parlamento.
O ato também marcará o lançamento e a entrega a lideranças partidárias no Congresso Nacional da primeira Agenda Legislativa das Centrais Sindicais para a Classe Trabalhadora. Os sindicalistas solicitaram audiência com os presidentes Arthur Lira (Câmara dos Deputados) e Rodrigo Pacheco (Senado) para entregar o documento.
Elaborada em conjunto com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), a Agenda é um documento de resistência e atuação propositiva junto ao Congresso Nacional, que traz o posicionamento e faz propostas do movimento sindical a 23 projetos em tramitação na Câmara dos Deputados e Senado. A maioria desses projetos afeta negativamente a vida e os direitos da classe trabalhadora, como a reforma administrativa, privatizações, auxílio emergencial, reduz a geração de emprego e renda.
Ato começa na Colheita
Ao final do ato, serão doados alimentos, cultivados sem agrotóxicos, pela agricultura familiar em áreas da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares (CONTAG) e assentamentos do MST.
Serão mais de 600 cestas com, ao mínimo, 16 itens colhidos na véspera (terça-feira, 25) do ato e transportados em quatro caminhões até a frente do Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios, onde serão expostos simbolicamente no gramado, em forma de mosaico. Serão doados a 600 catadores de material reciclável da CENTCOOP, cooperativa na periferia do Distrito Federal, trabalhadores atingidos pela falta de emprego e redução do auxílio emergencial.
30 Milhões Sem Auxílio
Em 2020, o auxílio emergencial foi de R$ 600, chegando até 1,2 mil para mães chefes de família com filhos menores de 18 anos. Neste ano, por decisão do governo federal, esse valor vai de R$ 150 a R$ 375, no máximo.
No ano passado, 68 milhões de brasileiros tinham direito ao auxílio por conta da pandemia. Neste ano, esse número, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), baixou para 38,6 milhões de beneficiados. Em consequência das novas regras impostas pelo governo federal, quase 30 milhões de brasileiros passaram a viver em insegurança alimentar.
Oficialmente, o Brasil tem 14,5 milhões de famílias vivendo em extrema pobreza registradas no CadÚnico (Cadastro Único do governo federal), ou seja 40 milhões de pessoas, mas milhões estão fora das estatísticas oficiais nessa pandemia.
Os R$ 600,00 garantiram a segurança alimentar e a roda da economia girando, em 2020, quando a cesta básica nas maiores capitais do país era de R$ 500,00. Neste ano, subiu e custa R$ 600,00, enquanto o auxílio, para milhões, baixou a menos de um terço do valor do ano passado.
Despejo em Amaraji (PE): criança é detida e coagida em interrogatório na delegacia
Outros seis trabalhadores acampados também foram detidos e aguardam o delegado para dar continuidade na apuração do caso
NotíciasApós dispersarem as centenas de famílias Sem Terra da ocupação com gás lacrimogêneo, balas de borracha e atearem fogo nos barracos do moradores do Acampamento Bondade, localizado no município de Amaraji, Pernambuco. Neste exato momento, 7 pessoas acampadas estão detidas pela polícia, entre eles uma criança de 12 anos, que está sendo coagida em interrogatório feito por policiais, enquanto aguardam a chegada do delegado, que dará continuidade na apuração do caso.
Em plena pandemia, as 200 Famílias Sem Terra de Amaraji (PE) encontram-se agora desabrigadas. Nem o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) ou o Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) apresentaram soluções que garantam uma saída digna para as famílias, em meio ao conflito fundiário com os usineiros da Usina União.
Além de ser autora do pedido de despejo, a usina já foi denunciada pelo próprio MPPE por perpetuar trabalho escravo, onde muitos desses trabalhadores(as) são os(as) mesmos(as) que hoje resistem ao despejo do Engenho Bonfim.
A ação de despejo contraria à notificação do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que alerta sobre o aumento da vulnerabilidade das famílias desapropriadas durante a pandemia, com relação à exposição ao Coronavírus – que já deixou mais de 450 mil mortos no país.
Parauapebas: Juíza eleitoral decide por manter nos respectivos cargos de prefeito e de vice-prefeito, os eleitos pela vontade popular, Darci Lermen e João do VerdurãoConsiderado como processo que possui sentença de caráter desconstitutivo, e milita a presunção de legalidade em favor do ato já praticado: a expedição do diploma; motivo que a magistrada indefere o pedido de afastamento liminar dos representados. Trata-se de representação para apuração de captação ilícita de recursos eleitorais ajuizada pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, através de sua Comissão Provisória Municipal de Parauapebas, que pede a cassação do diploma concedido aos representados: Darci José Lermen, eleito a prefeito pelo MDB, e João José Trindade, eleito a vice-prefeito pelo PDT.
“A ação de representação prevista no art. 30-A da Lei n. 9504/97 não prevê a hipótese de afastamento liminar do gestor público, ao contrário da lei de ação de improbidade administrativa, que possui previsão no art. 20. Posto isto, indefiro o pedido de afastamento liminar dos representados” decidiu a Juíza Eleitoral da 106ª Zona Eleitoral, Priscila Mamede Mousinho, justificando que, diferentemente, se o pedido de antecipação for julgado depois da proclamação dos resultados das eleições, em tese, não se vislumbra óbice a seu acolhimento, desde que o julgamento emane de órgão colegiado e existam provas materiais robustas acerca dos requisitos dessa medida.
A Juíza Eleitoral diz interpretar que a desconstituição do mandato eletivo, de forma liminar, não tendo a outra parte sido ouvida, de candidatos investidos pela preferência popular, não pode ocorrer sem a presença de lastro probatório consistente, pois, do contrário, significa impor a vontade judicial sobre as opções legítimas do eleitor, e materializadas na liberdade de escolher seus representantes.
“Deste modo, pensar-se em afastamento liminar exigiria, no mínimo, requisitos robustos de que a permanência dos eleitos no poder acarretaria grave atentado à instrução do feito, o que não foi demonstrado pelo partido requerente”, alega a Juíza Eleitoral da 106ª Zona Eleitoral, Priscila Mamede Mousinho, ressaltando que, neste caso, a ação de representação possui a peculiaridade de ter sido ajuizada após a diplomação e posse dos eleitos, face às alterações promovidas pela Emenda Constitucional número 107/2020.
Assim, a juíza eleitoral decide por manter nos respectivos cargos de prefeito e de vice-prefeito, os eleitos pela vontade popular, Darci Lermen e João do Verdurão.
Vereador Rafael Ribeiro vai à Câmara Federal buscar apoio para a CPI da BuritiTendo como presidente o vereador Rafael Ribeiro (MDB) e os membros Zé do Bode (MDB), Josivaldo da Farmácia (PP), Luís Castilho (PROS) e Elias da Construforte (PSB), a CPI vem levantando a situação dos clientes nessa relação de negócio, para que possa aplicar a decisão mais correta do mercado financeiro e imobiliário
Um problema que se arrasta há vários anos tendo como partes a Loteadora Buriti, responsável pela concepção do bairro Cidade Jardim, e os mais de 40 mil clientes que compraram os terrenos em 60 parcelas. “Em primeiro momento parecia um excelente negócio, pois, pelo menos para mim, era uma oportunidade de ter um terreno para fazer minha casa própria e assim sair do aluguel”, conta seu Alfredo Valadares, lembrando que, após ter feito o contrato de compra junto à loteadora, raspou suas economias e iniciou, com muita alegria, a construção de sua casa tendo se mudado para ela mesmo ainda estando em obras. Mas, seu Alfredo também lembra, com muita tristeza, que as parcelas começaram a aumentar e notou ainda que quando atrasava por uns dias o valor acrescido era muito grande, o que ele logo percebeu que os juros eram abusivos. “Chegou a um ponto que não estava mais cabendo no meu orçamento e isso fazia com que eu atrasasse as parcelas que vinham cada vez mais caras e com juros sempre exorbitantes”, conta Alfredo, dando conta de ter feito várias negociações, mas, ao final, a loteadora lhe tomou de volta o terreno e junto foi-se a casa construída com tanto sacrifício.
Essa é apenas uma das muitas histórias de pessoas que compraram terrenos no bairro Cidade Jardim, que se confundem pela tão grande semelhança. Muitos foram os capítulos desta triste história com final feliz apenas para a loteadora que não poupa os clientes sem reaver a estes os investimentos feitos sobre os sonhos desfeitos.
Muitas foram as reintegrações de posse, tirando de seus lares famílias inteiras, sob a força policial e o ruído impiedoso de máquinas que derrubavam as edificações. As ações coletivas ingressadas na justiça são incontáveis, mas, com o direito sempre dado à loteadora. Porém, desta vez, a Câmara Municipal de Parauapebas, através dos vereadores que a compõe, se mobilizou na instalação de uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito, no objetivo de buscar soluções para essa população.
Tendo como presidente o vereador Rafael Ribeiro (MDB) e os membros Zé do Bode (MDB), Josivaldo da Farmácia (PP), Luís Castilho (PROS) e Elias da Construforte (PSB), a CPI vem levantando a situação dos clientes nessa relação de negócio, para que possa aplicar a decisão mais correta do mercado financeiro e imobiliário. E nesta quarta-feira, 12, o vereador Rafael Ribeiro, está em Brasília onde se reuniu com a deputada federal Leda Sadala, membro da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor na Câmara Federal, que tem como presidente o deputado federal Celso Russomano.
“Vim aqui buscar apoio para a CPI da Buriti. Meu objetivo é relatar a situação trazendo o caso para o conhecimento da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor”, explicou Rafael Ribeiro, dando conta de que no próximo mês terá nova agenda com a participação de todos os membros da CPI que deverão se reunir na Câmara Federal com os membros da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor quando será apresentada a situação dos clientes da Buriti que vai desde juros abusivos aos reajustes das parcelas.
Ainda de acordo com Rafael Ribeiro, o convite será feito para que a comissão de deputados federais venha até Parauapebas para dispensar o máximo empenho e apoio para que essa situação seja resolvida. “Reafirmo meu compromisso com os moradores do bairro Cidade Jardim. E garanto que, como presidente desta CPI, trabalharemos incansavelmente para que tenhamos resultados e resolvamos esse impasse freando as práticas abusivas da loteadora que já é considerada crime”, garantiu Rafael Ribeiro.
Adoção Legal é tema debatido na Câmara Municipal de ParauapebasO assunto é de grande relevância e tem sua culminância neste dia 25 de maio, quando se comemora o Dia Nacional da Adoção, momento para trazer à tona discussões acerca do tema adoção.
O assunto foi tema de proposição apresentada na Câmara Municipal de Parauapebas através de Indicação apresentada pelo vereador Joel Pedro (PDT) propondo ao Executivo Municipal, a realização de campanhas publicitárias em nosso município sobre a conscientização da importância da adoção legal destacando o significado do dia 25 de maio – Dia Nacional da Adoção.
De acordo com o parlamentar, apesar de Leis que regulamentam e buscam facilitar os processos de adoção, ainda hoje temos em nossa sociedade muitos desafios que se colocam como verdadeiros obstáculos à adoção de crianças e adolescentes visto que, por exemplo, somente 1% (um por cento) das crianças soropositivas são adotadas. Outros fatores, como idade e raça também se mostram como barreiras, o que de certa forma, tem viés discriminatório. “Portanto, o que se percebe é a necessidade de apoio do Poder Público junto aos juizados da Infância e Juventude e demais instituições competentes, para que se busque a quebra desses paradigmas culturais em relação a adoção”, argumenta o vereador, fortalecendo o pedido para que haja realização destas campanhas publicitárias em comento no âmbito de nosso Município se constituirá um passo significativo na proteção dos direitos das crianças e adolescentes que necessitam de um lar para melhor se desenvolverem.
Perfil preferido dificulta processos de adoção em Parauapebas – De acordo com esclarecimentos prestados pela juíza Priscila Mousinho, titular da 1ª Vara Cível de Parauapebas, com competência privativa nos feitos da Infância e Juventude, o habilitado para adotar descreve em seu cadastro o perfil da criança ou adolescente que pretende adotar e é aqui que surge um entrave, pois, quase sempre, vem em desencontro com o maior número dos que estão postos à adoção. “Tem sido esse um grande problema, pois, a maioria das pessoas que se habilitam quer crianças de zero a três anos, do gênero feminino e que sejam brancas”, conta Priscila, mensurando que o número vem em total desencontro com a lógica, já que 60% das pessoas têm as citadas preferências, o mesmo percentual de crianças que não se encaixam nesse perfil.
A preferência citada, de acordo com a juíza, condiz com a aparência física da pessoa ou do casal, motivo que derruba a tese de ser preconceito.
Como se habilitar para tornar apto a adotar uma criança ou adolescente – De acordo com o explicado pela juíza Priscila Mousinho, o primeiro passo em um processo de adoção é a juntada de documentos cuja orientação deve ser recebida no Setor Psicossocial do Fórum, ato seguido da habilitação. “Essa habilitação para adoção é um procedimento para aferir a regularidade das pessoas que pretendem adotar uma criança, averiguando a capacidade, os bons antecedentes, aptidão física e mental; seguido de entrevista social que desagua em um curso preparatório para adoção em que é esclarecido como acontece o processo de adoção e o que é necessário para que adotem uma criança ou adolescente”, explicou Priscila Mousinho, dando por sequência que, depois de feito esse primeiro procedimento, o processo vai para o Ministério Público dar parecer e enfim vem para a juíza titular da Vara da Infância e da Juventude sentenciar sua inclusão no Cadastro Nacional, possibilitando que o interessado/habilitado possa adotar uma criança ou adolescente advindo de qualquer parte do país.
O processo de adoção, conforme explicado pela juíza Priscila Mousinho, não contempla apenas as pessoas que queiram adotar uma criança, mas, também aos que querem entregar seus filhos para adoção. Assim, a equipe social da Rede Municipal de Assistência Social quando toma conhecimento de uma gestante ou parturiente que queira entregar seu filho para adoção, é feita intervenção através da Vara da Infância e da Juventude para que se evite a Adoção Direta, também chamada de adoção à brasileira, quando a mãe entrega o filho para uma pessoa diretamente; modelo que não é mais aceito pela legislação brasileira.
“A equipe social dos hospitais é obrigada a comunicar à justiça qualquer indício de intenção que uma mãe tenha de entregar a criança para adoção para que todo o procedimento seja feito dentro da Lei”, orienta a juíza, detalhando que antes de receber a criança para adoção é feita abordagem com a mãe na tentativa de que ela continue com a criança e, além disto, que seja procurado o pai biológico que também tem direito preferencial de ficar com o filho.
Porém, há casos diferentes em que a mãe, por não saber quem é o pai da criança e por não querer entregar a criança para um parente próximo, pede para fazer a entrega voluntária sigilosa do filho; sendo que nesse caso, os familiares não fiquem nem mesmo sabendo de sua gravidez
Personalidades do município terão seus nomes em escola e posto de saúdeRedação25 De Maio De 20210
A Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada na Rua JK com a Rua Minas Gerais, no Bairro Rio Verde, será denominada “Unidade Básica de Saúde Dr. Bento Torres Pinto”. Já a Escola de Ensino Fundamental Gonçalves Dias, localizada na Vila Paulo Fonteles, passará a se chamar “Escola Municipal de Ensino Fundamental José Rodrigues da Silva”.
As alterações nos nomes da UBS e da escola foram debatidas e votadas na sessão ordinária de terça-feira (18), em que os vereadores Rafael Ribeiro (MDB) e Ivanaldo Braz (PDT) apontaram aos demais membros do parlamento a importância de homenagear pessoas que contribuíram com o desenvolvimento do município por meio da denominação de órgãos públicos. Para os vereadores Rafael e Braz, esta é uma maneira de manter ativa a importante trajetória destes cidadãos na cidade.UBS Dr. Bento Torres Pinto
A proposta de homenagear postumamente o médico Bento Pinto na UBS do Rio Verde foi idealizada pelo vereador Rafael Ribeiro, por meio do Projeto de Lei nº 20/2021, onde contou que o profissional de saúde exerceu com muita dedicação a medicina ao longo dos 41 anos de profissão.
Natural de Aurora, no Estado do Ceará, Bento Pinto precisou de força e perseverança para concluir o curso de medicina em Manaus, no Estado do Amazonas, em 1975. Especialista em doenças tropicais, o médico chegou a Parauapebas em 1983. Desde então, desenvolveu sua profissão com extremo humanismo, que o fazia jamais negar atendimento a quem precisasse de seus cuidados.
Dr. Bento participou ativamente das lutas de emancipação de Parauapebas do então distrito de Marabá. Em Parauapebas, casou e teve cinco filhos e oito netos. Ao falecer em 2016, deixou um legado de respeitabilidade, firmeza de caráter e competência profissional, razões pelas quais levaram o vereador Rafael Ribeiro a propor a homenagem póstuma ao médico.
EMEF José Rodrigues da Silva
A trajetória de José Rodrigues da Silva também não foi diferente. O pioneiro de Parauapebas deixou um legado no desenvolvimento do município, tendo contribuído significativamente com a educação municipal na Colônia Paulo Fonteles, zona rural.
Ainda em 1984, José Rodrigues se mudou para Parauapebas com o intuito de adquirir dinheiro para comprar sua terra. Filiou-se ao Sindicato Rural de Parauapebas, como forma de realizar seu grande sonho: a conquista da terra.
José Rodrigues foi pioneiro na abertura, expansão e construção da colônia; antes Gleba Ampulheta, depois Jader Barbalho e hoje denominada Colônia Paulo Fonteles. Durante este processo, auxiliou os funcionários do Instituto de Terra do Pará (Iterpa), na demarcação de cada lote da área.
Ao receber seu lote, trabalhou em uma pequena roça com plantação de mandioca, cupuaçu, manga, jaca, arroz, feijão, milho, dentre outros. Grandes foram as dificuldades enfrentadas por ele e todas as outras famílias assentadas para permanecerem na colônia, seja pela falta de estradas, transportes, atendimento médico e, principalmente, pelos casos de malária.
Em 1990, Zé Rodrigues, dona Maria e seu Dió passaram a organizar a comunidade para a construção de uma escola para educar as crianças da comunidade. Surge, então, a escola conhecida como “Escola do Zé Rodrigues”, por ter iniciado na sala de sua casa de madeira, com mesas e troncos de palmeira de babaçu.
Após dois anos, Zé Rodrigues cedeu parte de sua terra para a construção da escola multissérie, de 1ª a 4ª série, do antigo primeiro grau, com apenas duas salas de aula e uma cozinha.
Diante de sua atuação e representatividade de grande importância para a comunidade da Vila Paulo Fonteles, o vereador Ivanaldo Braz julgou oportuno homenagear Zé Rodrigues, já que sua contribuição foi fundamental para a instalação e o desenvolvimento do ensino na comunidade.
Diante disto, Braz apresentou ao plenário da Casa Legislativa o Projeto de Lei nº 40/2021, solicitando que o nome do pioneiro seja emprestado à Escola de Ensino Fundamental da Colônia Paulo Fonteles.
Votação
Por se tratarem de duas justas homenagens, os vereadores aprovaram os projetos de lei apresentados pelos vereadores Rafael Ribeiro e Ivanaldo Braz.
Com a aprovação, os projetos seguem para sanção do prefeito municipal, Darci José Lermen, e entram em vigor na data das respectivas publicações.
Comentários do Facebook
Criança é acorrentada nos pés pela própria mãe no interior do Pará; veja o vídeoUma criança de seis anos foi presa por correntes nos pés pela própria mãe em São João de Pirabas, no nordeste do Pará. Imagens da criança circularam pelas redes sociais nesta quinta e causaram revolta.
O caso foi denunciado por vizinhos. Segundo relatos, a mãe do menino teria acorrentado o filho para poder sair.
A Polícia Civil disse que instaurou um inquérito para investigar crime de tortura cometido pela mãe. Segundo nota, o registro chegou ao conhecimento da Polícia na última quarta (19).
A mãe da criança foi presa em flagrante, mas teve soltura após audiência de custódia. A Polícia não informou sobre a guarda da criança.
POLÍCIAAcidente de ônibus e motocicleta deixa um militar morto e outro ferido em MarabáPOLÍCIAAcidente de ônibus e motocicleta deixa um militar morto e outro ferido em MarabáRedação25 De Maio De 20210
Um grave acidente por volta de 7h15 desta terça-feira (25), resultou na morte de um militar e deixou outro ferido em um acidente na BR-222, em frente ao Residencial Tiradentes, em Morada Nova, em Marabá.
As vítimas seguiam para o quartel em uma motocicleta, quando ocorreu a colisão com um ônibus. A moto em que as vítimas estavam foi parar embaixo do pneu do ônibus.O soldado Jaime Pereira da Costa Junior, o Sd Pereira da Costa, de 23 anos, veio a óbito na hora. Testemunhas contaram que o ônibus estava saindo da BR-222 em direção ao Residencial Tiradentes, quando ocorreu a colisão.
A outra vítima, Herzon Gonçalves Serrão, que estava na garupa, foi socorrida por uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levada para o Hospital Regional de Marabá.
Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada e esteve preservando o local do acidente. Uma equipe do Corpo de Bombeiros removeu o cadáver de baixo do veículo. A equipe do Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” trasladou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML).
Jaime Pereira da Costa Junior era lotado no 1º Grupo de Artilharia de Campanha (1º GAC), na BR-230, sentido São Domingos do Araguaia.
RBA
Estudantes de Parauapebas são preparados para a OBANos dias 27 e 28, ocorre, em todo o país, a prova da 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Agência Espacial Brasileira (AEB) para estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
Os alunos da rede municipal de ensino de Parauapebas já estão sendo preparados para a avaliação, há algum tempo, por meio de revisão de conteúdos e atividades. E ontem, 24, às 19 horas, ocorreu uma Live de revisão de conteúdo e incentivo à participação. O evento intitulado “OBA 2021 – Um bate-papo astronômico” contou com a participação de educadores e convidados especiais.O evento obteve uma ótima interação com o público estudantil, alcançando centenas de acessos instantâneos e milhares de visualizações. Segundo a técnica de Ciências da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Leilane Bicho, a Live alcançou os objetivos propostos. “Nossas expectativas foram superadas, principalmente no sentido de engajamento e participação. Assim, acreditamos que haverá uma maior participação dos alunos nesta edição da OBA”, destaca.
O professor Paulo Roberto, da escola Municipal de Ensino Fundamental Faruk Salmen, também participou da Live. Durante o evento, ele reforçou a importância das olimpíadas e o quanto o município tem procurado organizar os alunos para a prova. “A nossa ideia é preparar os alunos das mais diversas formas possíveis e a Live é mais uma ferramenta”, comenta.Paralelamente à OBA ocorre a Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), que já está em sua 15ª edição. A iniciativa tem caráter experimental. Para participar, os alunos precisam construir e lançar seus foguetes a partir de uma base de lançamento, sendo que as melhores marcas obtidas por cada criança são enviadas para a avaliação e classificação da Mobfog.
Muitas escolas municipais também estão estimulando a participação de seus alunos na Mostra e os lançamentos já estão sendo realizados. Na manhã de ontem, 24, dezenas de alunos da escola Luiz Magno de Araújo marcaram presença na praça do Bairro Alvorá, zona sudeste, para realizarem seus lançamentos.
A aluna Whany Agatha Couto Dias, do 8º ano, construiu um belo foguete e já na segunda tentativa alcançou a distância de 100 metros. “É a primeira vez que participo da Mobfog e está sendo uma experiência incrível. Aprendi muitas coisas interessantes e ainda poderei conquistar uma medalha. Estou muito feliz em participar”, afirma a estudante.
Influencer de Parauapebas vai participar do 1° Reality Gospel do Brasil
Redação do Portal Pebinha de Açúcar
Publicado em: 25/05/2021A pastora e influencer digital de Parauapebas, Mel Nascimento, foi selecionada para participar do 1° Reality Gospel do Brasil, com o tema “Culto da resistência” em Sorocaba-SP. O evento será realizado no dia 3 setembro e será transmitido ao vivo.
Mel é a única paraense selecionada para o reality. “Estou muito feliz com a oportunidade de representar minha cidade no cenário do gospel nacional. E conto com o apoio de todos nesse projeto”, disse a participante.
O reality será realizado na casa da cantora gospel Vanilda Bordieri, e contará com a participação de diversos nomes do gospel nacional, composto por cantores, pregadores e influencer. Os cantores Robson Monteiro, Mara Maravilha, Lydia Moises entre outros estarão presentes.
O 1° Reality Gospel do Brasil vai premiar os dois finalistas com um carro e R$ 10 mil.
Uma coletiva de lançamento será realizada nesta terça-feira, 25, na Churrascaria Boi Gaúcho, as 19h, em São Paulo-SP.
Já na abertura do reality o mais votado nesse link (https://www.somosbiten.com/cultodaresistencia) vai ganhar um Iphone 12.
Sobre o programa
O “Culto da Resistência” abriu inscrições livres nas redes sociais para todo o Brasil. Além de Mel e dos já citados Mara, Lydia e Robson, também participam da competição a youtuber Leya Martins, a influencer Camilla Uckers, a pastora Renallida Carvalho e os cantores Vanilda Bordieri, Mary Hellen Bittencourt, Aurelina Dourado, Ariely Bonatti, Marcelo Dias & Fabiana, Beatriz Andrade e Noemi Nonato.
A dinâmica que, como o nome sugere, é de resistência física, consiste em reunir nada menos que 58 personalidades gospel na casa de Vanilda Bordieri, que devem assistir a um culto enquanto pulam em uma cama elástica. Quem resistir até o fim, leva o carro zero. Além disso, o segundo lugar fatura R$ 10 mil.
A pedido do Governo do Pará, Vale paralisa trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás
Redação do Portal Pebinha de Açúcar
Publicado em: 23/05/2021
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Foto: Divulgação | Vale
O Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC) terá a circulação temporariamente suspensa a partir desta segunda-feira, 24. A medida atende a requerimento do Governo do Estado do Pará pela interrupção temporária do transporte ferroviário de passageiros, como mais uma medida preventiva no enfrentamento da pandemia da Covid-19 (coronavírus).
Os passageiros que tiverem suas viagens canceladas poderão solicitar o reembolso do bilhete, sem custo adicional ou aguardar o retorno do trem para remarcar no prazo de um ano da data de emissão.
Mais informações podem ser obtidas por meio do canal de atendimento Alô Ferrovias (0800 285 7000).
A Vale continua acompanhando a situação e reitera o seu compromisso com a segurança dos passageiros, de suas operações e das comunidades ao longo da ferrovia. A Vale está em contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão federal responsável por regular e fiscalizar a concessão ferroviária.
A Vale manterá a população atualizada sobre o assunto
Secretaria da Mulher de Parauapebas participa de importante reunião em BelémNesta segunda-feira (24), as titulares da Secretaria Municipal da Mulher de Parauapebas (Semmu), Edileide Batista e Paula Melo, se reuniram em Belém com a gestora da Coordenadoria de Integração de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretária de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Márcia Jorge.
O objetivo do encontro foi buscar a parceria acerca do Plano Municipal para Mulheres que está em construção e a capacitação da rede de atendimento Semmu para a inauguração da Patrulha Maria da Penha no mês de junho. Ainda na pauta, está a organização do Encontro Regional entre as redes dos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Marabá e Jacundá.
Polícia prende assassino que matou garçom com oito facadas no Bairro Novo HorizonteJá se encontra preso, à disposição da Justiça, o homem que assassinou com oito golpes de faca um garçom no final da tarde deste sábado (22) na esquina da Rua Grécia com a Travessa Melquisedeque, no Bairro Novo Horizonte, nas proximidades da Avenida Nicodemos, em Parauapebas.
A vítima fatal foi o garçom Fledson Reis Silva, 35 anos de idade, natural de São Domingos do Araguaia (PA), e o assassino é Fábio Anjo da Silva, 33 anos, que ao ser preso numa vila de quartos onde morava, no Bairro da Paz, confessou o crime à polícia, dizendo que matou a vítima por causa de uma rixa desde 2012 entre os dois. A polícia recuperou o par de tênis, a bermuda e a camisa usados pelo acusado na hora do crime.Em declarações prestadas à reportagem do Pebinha de Açúcar, o dono do bar onde a vítima trabalhava e onde ocorreu o homicídio informou que estava tomando banho quando foi avisado que seu garçom acabara de ser assassinado na calçada com várias facadas.
“Tomei conhecimento que Fledson estava sentado na frente do bar mexendo no celular dele, quando o matador chegou e foi esfaqueando ele, sem nenhuma discussão. Ele trabalhava comigo como garçom há 25 dias e ganhava comissão. Eu tinha pagado a comissão dele e ele disse que tinha mandado dinheiro pra mãe dele. Era um bom funcionário, de muita confiança”, relata o dono do bar.Imagens fortes de videomonitoramento mostram quando Fábio Anjo chega andando na frente do bar, onde a vítima se encontrava usando o celular, tira a faca da cintura e começa a desferir os golpes no garçom, que tentava de todas as maneiras se livrar das facadas, mas não resistiu aos golpes e faleceu. Ao ver que a vítima não se mexia mais, o matador saiu do local sorrateiramente. Conforme as imagens, o assassinato foi presenciado por várias pessoas.
Após mal-estar, Dilma Rousseff passa por exames em hospital do RS, diz assessoria
Ex-presidente teve mal-estar na segunda-feira (24) e foi levada ao Hospital Moinhos de Vento.A ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT) teve um mal-estar na noite de segunda-feira (24) e foi realizar exames no Hospital Moinho de Vento, em Porto Alegre.
A previsão de alta é terça-feira (25), informa nota oficial. Até as 13h20, Dilma seguia internada, de acordo com sua assessoria de imprensa.
Ao G1, a assessoria do PT informou que Dilma participava de uma reunião virtual, na noite de segunda, quando teve uma indisposição. Ela teria comentado que não se sentia bem.
"Depois de encerrada a reunião, o Miguel Rossetto [ex-deputado federal e ex-ministro no governo de Dilma] foi até a casa dela, daí ela já estava se sentindo melhor. Mas acharam que era de bom tom ela ir ao hospital, fazer exames e verificar se não era nada demais. Ela está em observação agora de manhã", disse a assessoria. Dilma fez os exames, e os resultados foram bons, informou o PT.
A assessoria de imprensa da ex-presidente comunicou que ela está sendo acompanhada pelo médico Paulo Caramori. Não foi informado o que causou o mal-estar.
O Hospital Moinhos de Vento não se manifestou.
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em postagem, afirmou que conversou com Dilma às 9h de terça, que ela se sentia melhor e estava "falante como sempre". "Se Deus quiser em breve já estará de volta em casa, recuperada e com muita disposição pra nossa luta".
Embora tenha nascido em Belo Horizonte (MG), a ex-presidente construiu sua carreira política em Porto Alegre. Em 2016, após deixar o Palácio da Alvorada, ela voltou para a capital gaúcha, onde parte de sua família mora. Dilma tem 73 anos e recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid, em março.
Após Santos Cruz criticar Pazuello, Eduardo Bolsonaro diz que o general ‘parece um petista’... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/cartaexpressa/apos-santos-cruz-criticar-pazuello-eduardo-bolsonaro-diz-que-o-general-parece-um-petista/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todosO deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho ‘Zero Três’ do presidente Jair Bolsonaro, criticou nesta segunda-feira 24 o general Santos Cruz, ex-ministro da Secretaria de Governo.
Eduardo usou as redes sociais para se manifestar após o milit... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/cartaexpressa/apos-santos-cruz-criticar-pazuello-eduardo-bolsonaro-diz-que-o-general-parece-um-petista/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos
CPI da Covid: 'Capitã Cloroquina' nega que governo tenha indicado cloroquina contra coronavírusA secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro - conhecida como "Capitã Cloroquina" - disse nesta terça-feira (25/05) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid que o ministério "nunca indicou medicamentos" para o tratamento da covid-19.
"Criamos um documento em que estabelecemos doses seguras para que os médicos possam indicar", afirmou. "Nunca recebi ordens e o uso desse medicamentos não é uma iniciativa minha pessoal."
À CPI, Pinheiro afirmou que o ministério apenas "orientou" o uso de cloroquina, mas nunca "recomendou" o medicamento. Questionada pelos senadores sobre a diferença entre as duas coisas, Pinheiro não explicou.
A médica foi quem sugeriu o desenvolvimento do TrateCov, um aplicativo com o propósito de auxiliar médicos no diagnóstico e tratamento da covid-19, segundo o ex-ministro Pazuello. Na prática, o aplicativo recomendava o coquetel de medicamentos sem eficácia indiscriminadamente, até mesmo para bebês.À CPI, no entanto, Mayra Pinheiro afirmou que "quem criou o aplicativo foram os técnicos de sua secretaria" - como secretária, no entanto, a ordem precisaria ter partido dela para ser realizada pela secretaria.A plataforma acabou sendo retirada rapidamente do ar após críticas, e Pazuello disse à CPI que ela foi disponibilizada indevidamente "por um hacker", apesar de o governo ter oficialmente divulgado o TrateCov, com direito à lançamento na TV Brasil.
Pinheiro afirmou novamente à CPI que o aplicativo foi invadido, mas disse que ele não foi hackeado, e sim que "houve uma extração indevida de dados". Pinheiro admitiu que não houve alteração no código e nos parâmetros de uso do aplicativo.
A secretária disse que o "aplicativo pode salvar vidas" e que ele foi "retirado do ar para investigação".
O presidente da CPI, Omar Aziz, questionou: "Se esse aplicativo salvava vidas, por que ele foi retirado do ar e não foi devolvido?".
Pinheiro está no atual cargo desde o início do governo Bolsonaro e permaneceu na pasta apesar de três trocas sucessivas de ministros durante a pandemia. Sua indicação é atribuída diretamente ao Planalto.
A médica pediatra ganhou mais projeção na gestão do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello ao se alinhar integralmente ao presidente e ao ministro a favor do "tratamento precoce" - uso de remédios sem eficácia comprovada contra a covid-19, como a cloroquina, azitromicina e ivermectina. Pinheiro não tem experiência em imunologia.Pinheiro, que se coloca como uma "técnica" no governo, se alinha a posicionamentos de Bolsonaro sem base científica
Colapso em Manaus
Mayra também afirmou que foi escolhida para ir à Manaus em uma comitiva do dia 3 ao dia 5 de janeiro de 2020 por ser a secretária mais antiga nessa gestão do ministério.
Manaus sofreu em janeiro um colapso do sistema de saúde com a falta de leitos e de oxigênio nos hospitais, o que levou a um grande número de mortes. O dia 14 marcou o fim dos estoques do gás na cidade.
Pinheiro disse que, durante sua viagem, não teve informações sobre a perspectiva de falta de oxigênio da cidade.
A médica contradisse a informação dada pelo ex-ministro Pazuello sobre a data em que o ministério da Saúde ficou sabendo da perspectiva da falta de oxigênio. Ela afirmou que a informação foi dada pela empresa White Martins, que fornece o insumo, no dia 8 de janeiro. Pazuello havia afirmado à CPI que a informação chegou à ele em 10 de janeiro.
Pinheiro também afirmou que "a gente não indica tratamento precoce". No entanto a secretária lançou o TrateCov alguns dias depois ao retornar à cidade.
Na cerimônia em que anunciou o aplicativo em Manaus, Mayra Pinheiro exaltou a ferramenta como uma forma de realizar diagnósticos rápidos no lugar do uso de testes RT-PCR.
Informações falsas na defesa da cloroquina
Desde o início da pandemia, a secretária foi ativa em defender o uso de medicamentos ineficazes contra a covid-19 e na crítica ao isolamento social.
Em entrevista concedida em abril de 2020 ao canal no YouTube da Associação Brasileira de Psiquiatria, por exemplo, ela compara a recomendação para que a população fique em casa (com objetivo de reduzir o contágio do coronavírus) à perda de liberdade de pessoas presas.
Na mesma ocasião, a secretária disse que já existiam estudos amplos e com rigor científico aprovando a eficácia da hidroxicloroquina associada à azitromicia. Pesquisas realizadas até o momento, porém, apontam justamente o contrário.
"A gente já tem estudos com 600, com 500 pacientes que mostram, (estudos) randomizados, duplo-cegos, controlados, mostrando a taxa de sucesso muito alta. Mostrando que a gente tem sim agora a possibilidade de iniciar, quando as pessoas começam a ter sintomas, iniciar o uso dessa medicação hidroxicloroquina associada à azitromicina", afirmou na ocasião.
Estudos randomizados e controlados são pesquisas científicas em que os voluntários são distribuídos aleatoriamente em dois grupos (os que recebem o medicamento testado e os que recebem placebo). E duplo-cego significa que nem os voluntários nem os médicos sabem previamente as pessoas que tomaram cada uma dessas substâncias.
São técnicas consideradas fundamentais em pesquisas sérias. Já existem diversos estudos desse tipo que atestam a ineficácia da hidroxicloroquina contra a covid-19. Um deles é o do Recovery Trial, feito no Reino Unido. Numa análise de mais de 4.500 pacientes hospitalizados, o uso de hidroxicloroquina e azitromicina não trouxe benefício algum.
Um painel de especialistas internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu, em março deste ano, que o medicamento não previne a infecção, fazendo uma "forte recomendação" para que não seja usado. Esta forte recomendação é baseada em seis estudos clínicos com evidências de alto nível que somam mais de 6 mil participantes.
Também não há evidências de que a ivermectina, fármaco usado no tratamento de parasitas como piolho e sarna, ajude no tratamento da covid-19. Os estudos disponíveis até agora são inconclusivos.
Por isso, a Agência Europeia de Medicamentos é contrária ao uso de ivermectina no tratamento da covid-19. Após revisar as publicações sobre o medicamento, a agência considerou que os estudos possuíam limitações, como diferentes regimes de dosagem do medicamento e uso simultâneo de outros medicamentos.
"Portanto, concluímos que as atuais evidências disponíveis são insuficientes para apoiarmos o uso de ivermectina contra a covid-19", concluiu a agência.
A própria fabricante da ivermectina, a farmacêutica MSD, afirmou em fevereiro que não existem evidências de que o medicamento tivesse efeito contra a covid-19.
As empresas fabricantes de cloroquina também não pediram à Anvisa a inclusão do tratamento à CPI no rol de doenças tratadas pelo medicamento.
"No período de cinco minutos, com a utilização desse aplicativo, nós poderemos ofertar imediatamente para milhões de brasileiros o tratamento precoce, evitando que essas pessoas evoluam para quadros mais graves e que elas necessitem de novos leitos já escassos em todo o país", acrescentou.
Na ocasião, ela fez ainda um apelo a "todos os prefeitos do Estado do Amazonas" para que adotassem o tratamento precoce".
Na CPI, foi questionada sobre a alcunha de "Capitã Cloroquina". Disse que "não tem nenhum carg ou patente militar" e como médica prefere ser chamada da Mayra Pinheiros.
Ao vivo: CPI da Covid ouve Mayra Pinheiro, a 'Capitã Cloroquina'Conhecida pela alcunha de "Capitã Cloroquina", a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, iniciou depoimento nesta terça-feira (25/5) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.
Com o depoimento da pediatra cearense, os senadores pretendem entender melhor a atuação do governo de Jair Bolsonaro para promover o chamado "tratamento precoce" — um coquetel de medicamentos sem eficácia comprovada contra covid-19 que inclui substâncias como cloroquina, azitromicina e invermectina.
Os parlamentares querem questioná-la, principalmente, sobre sua atuação na liderança de uma comitiva do Ministério da Saúde ao Amazonas no início do ano, quando o Estado sofreu um colapso do sistema de saúde, com falta de leitos e de oxigênio para tratar o crescente número de pacientes com covid-19.
Pinheiro, porém, obteve um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal que permite que ela fique calada sobre esses acontecimentos. Isso porque a secretária é alvo de uma ação de improbidade administrativa que investiga a omissão de autoridades diante do colapso do sistema de saúde do Amazonas.
quarta-feira, 19 de maio de 2021
Greve paralisa parcialmente quatro linhas do Metrô de SP nesta quarta-feira
Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha operam em alguns trechos; a linha 15-Prata está totalmente fechada e a 4-Amarela e 5-Lilás funcionam normalmente, assim como os trens da CPTM. Justiça determinou que 80% dos trabalhadores estejam em seus postos nos horários de pico e 60% nos demais horários.Quatro linhas do Metrô de São Paulo estão operando parcialmente na manhã desta quarta-feira (19) devido à greve dos metroviários:
Linha 1-Azul - funciona entre as estações Ana Rosa e Luz;
Linha 2-Verde - funciona entre entre Alto do Ipiranga e Clínicas;
Linha 3-Vermelha - funciona entre Bresser-Mooca e Santa Cecilia;
Linha 15-Prata - Totalmente fechada.
A operação parcial começou às 7h, segundo o Metrô. Antes disso, todas as linhas quatro linhas estavam totalmente fechadas.
As linhas 4-Amarela e 5-Lilás operam normalmente, assim como todas as linhas da CPTM.
A SPTrans prevê a oferta de ônibus gratuito ao longo de toda a extensão das linhas 1-Azul (100 ônibus), 2-Verde (60 ônibus) e 3-Vermelha (100 ônibus) com a criação de 6 linhas:
Estação Jabaquara - Praça da Sé;
Tucuruvi - Praça do Correio;
Santana - Praça do Correio;
Itaquera - Parque Dom Pedro II;
Artur Alvim - Parque Dom Pedro II;
Vila Matilde - Parque Dom Pedro II.
Além disso, algumas linhas regulares vão ter o itinerários alterados.
A paralisação parcial não tem data para terminar, segundo os metroviários. Uma nova assembleia da categoria deve acontecer no fim da tarde desta quarta (19) para decidir os próximos passos do movimento grevista (veja mais sobre as reivindicações abaixo).
LEIA MAIS:
Metroviários de SP decidem fazer greve e Justiça estabelece regras para operação do Metrô nesta quarta
Metroviários fazem manifestação por reajuste salarial em São Paulo
Passageira morre após homem a agredir com golpes de marreta na cabeça dentro de vagão do Metrô em SP; suspeito foi preso
Greve do metrô afeta quatro linhas na capital paulista
Greve do metrô afeta quatro linhas na capital paulista
Rodízio e lentidão no trânsito
Segundo a CET, o rodízio municipal de veículos, que vigora das 21h às 5h, está mantido.
Por causa da greve o índice de lentidão, medido pela CET a partir do banco de dados do Waze, atingiu 38 km às 7h da manhã desta quarta (19). Para efeito de comparação, na quarta-feira da semana passada, dia 12 de maio, o índice registrado no mesmo horário foi de 21 km de lentidão.
Em comparação com os primeiros dias desta semana, às 7h, o índice na segunda (17) foi de 24 km de lentidão e, na terça-feira (18), foi de 23 km.
Trabalhadores aguardam retomada das atividades do Metrô na estação Tucuruvi, da Linha 1-Azul, nesta quarta-feira (19) na Zona Norte de SP. — Foto: Roberto Casimiro/Foto Arena/Estadão Conteúdo
Trabalhadores aguardam retomada das atividades do Metrô na estação Tucuruvi, da Linha 1-Azul, nesta quarta-feira (19) na Zona Norte de SP. — Foto: Roberto Casimiro/Foto Arena/Estadão Conteúdo
EMTU
A EMTU afirmou que os ônibus metropolitanos funcionam normalmente nesta quarta-feira (19) e que pediu o reforço das frotas às 17 empresas que fazem parte do serviço intermunicipal de coletivos da Grande SP.
Estações fechadas
As estações Tucuruvi, na Zona Norte da capital, e Jabaquara, na Zona Sul, amanheceram fechadas. O complexo da estação Itaquera, na Zona Leste, estava aberto ao público, mas apenas para o acesso às linhas da CPTM. Os acessos ao Metrô estavam bloqueados.
Por conta da greve, a plataforma da CPTM em Itaquera estava lotada nas primeiras horas desta manhã, devido ao excesso de passageiros procurando alternativas de transporte.
Passageiros se aglomeram na porta da estação Tucuruvi, da Linha 1-Azul do Metrô, após paralisação de funcionários neste quarta — Foto: Roberto Casimiro/Estadão Conteúdo
Passageiros se aglomeram na porta da estação Tucuruvi, da Linha 1-Azul do Metrô, após paralisação de funcionários neste quarta — Foto: Roberto Casimiro/Estadão Conteúdo
Greve anunciada
Os metroviários de São Paulo aprovaram a realização de greve a partir da 0h desta quarta. A decisão ocorreu em assembleia nesta terça (18), onde 77,4% da categoria presente votou pela paralisação. Uma liminar da Justiça do Trabalho de 14 de maio determinou que 80% dos trabalhadores estejam em seus postos no horário de pico e 60% nos demais horários, sob pena de R$ 100 mil por dia.
Segundo o sindicato, houve uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT) na tarde desta mesma terça (18), mas o Metrô não enviou representantes, por isso a proposta de greve foi votada na assembleia da categoria.
O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, disse nesta quarta-feira (19) que o governo de SP têm negociado com os metroviários e ofereceu reajuste de 2,6% nos salários da categoria.
“As tratativas foram realizadas pelo Metrô dentro das últimas semanas, dentro da nossa realidade do momento, das nossas circunstâncias, nós estamos no meio do enfrentamento de uma pandemia da Covid-19. Mesmo em todo esse momento de dificuldade ao longo de 2020 onde o Metrô aportou quase R$ 1 bilhão para manter seus salários em dia, manter toda a operação funcionando. E em 2021 gastou R$ 300 milhões do governo do estado para que dentro dessas circunstâncias oferecer ainda um reajuste de 2,6% e ainda manter os benefícios para que nós evitássemos a paralisação”, declarou.
VÍDEO: Greve no metrô de SP - "alguém tem que ajudar"
VÍDEO: Greve no metrô de SP - "alguém tem que ajudar"
O coordenador do Sindicato dos Metroviários de SP, Wagner Fajardo, afirmou que a culpa da greve é do governo de SP.
"Nós não estamos reivindicando nenhum aumento salarial. O que nós estamos reivindicando é a reposição de uma perda que há dois anos a gente não tem nenhum tipo de reajuste e mais do que isso, o Metrô nos deve algumas questões que já eram pra ter sido pagas o ano passado, mas ainda não foram. Aliás, nós ficamos ontem esperando no tribunal, o metrô se recusou a ir no tribunal e com toda expectativa tinha uma proposta do Ministério Público que poderia pacificar a situação e o Metrô, em nenhuma hipótese, aceitou pelo menos atender a reivindicação de não tirar nenhum direito do trabalhador", disse Fajardo.
A paralisação parcial dos metroviários não tem data para terminar, segundo o sindicato. Uma nova assembleia da categoria deve acontecer no fim da tarde desta quarta (19) para decidir os próximos passos do movimento grevista, de acordo com Fajardo. O horário ainda não foi fixado.
Abaixo um quadro aponta as principais reivindicações dos metroviários e a proposta do governo de SP para a categoria.
Reivindicações dos metroviários de SP e proposta feita pelo governo de SP para a categoria. — Foto: Reprodução/TV Globo
Reivindicações dos metroviários de SP e proposta feita pelo governo de SP para a categoria. — Foto: Reprodução/TV Globo
Nota do Metrô
"É inadmissível que o sindicato dos metroviários, com toda a linha de frente vacinada e com a crise econômica que estamos passando, decida fazer uma greve que irá prejudicar exclusivamente o cidadão que necessita do transporte público para ir ao trabalho.Ainda assim, o Metrô ofereceu a manutenção de diversos benefícios, muito além dos exigidos pela CLT, como o pagamento de vales Refeição e Alimentação, Previdência Suplementar, Plano de Saúde sem mensalidade, hora extra de 100% (CLT determina 50%), adicional noturno de 35% (CLT determina 20%), abono de férias em 60% (CLT determina 1/3), complementação salarial para afastados e auxílio creche/educação, dentre outros.
Reivindicar novos aumentos salariais e de benefícios, punindo a população com a paralisação do transporte público e deixando milhares de pessoas que cuidam de serviços essenciais, como saúde e segurança sem transporte é uma atitude desumana e intransigente. Lamentamos muito que isso esteja ocorrendo e iremos trabalhar para oferecer o melhor transporte possível aos cidadãos. Liminar da Justiça do Trabalho determina manutenção de 80% dos trabalhadores no horário de pico e 60% nos demais horários, sob pena de R$ 100 mil diários".
CPTM
"Todas as estações da CPTM funcionam normalmente na manhã desta quarta-feira (19/05), com exceção da Estação Corinthians-Itaquera, na Linha 11-Coral, que está totalmente fechada desde o início da operação comercial, as 4h. Esta estação é administrada pelo Metrô. (no início da manhã, o acesso à linha da CPTM foi liberado). As transferências para o Metrô estão fechadas em todas as estações e a segurança foi reforçada nestes locais. A CPTM reforça que está atuando para garantir o transporte de passageiros neste dia atípico".
A companhia informou ainda que transferências para o Metrô estão fechadas em todas as estações, que reforçou a segurança e que poderá estender o horário de pico em caso de necessidade.Secretaria dos Transportes Metropolitanos
Em nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do estado de São Paulo (STM) informou que uma liminar da Justiça do Trabalho determina a manutenção de 80% dos trabalhadores no horário de pico e 60% nos demais horários, sob pena de R$ 100 mil diários.
"Reivindicar novos aumentos salariais e de benefícios, punindo a população com a paralisação do transporte público e deixando milhares de pessoas que cuidam de serviços essenciais, como saúde e segurança sem transporte é uma atitude desumana e intransigente. Lamentamos muito que isso esteja ocorrendo e iremos trabalhar para oferecer o melhor transporte possível aos cidadãos", diz o texto
O Metrô de São Paulo fez uma proposta de acordo salarial aos seus empregados muito acima do que é praticado no mercado de trabalho e previsto na legislação trabalhista. O sindicato certamente vive em uma realidade diferente do restante do país, que sofre com desdesemprego, perda de renda e fome. O Metrô manteve todos os serviços e seus empregados, apesar do prejuízo de R$ 1,7 bilhão no último ano e de mais de R$ 300 milhões no primeiro trimestre de 2021.
Ricardo Salles e presidente do Ibama são alvos de operação que investiga exportação ilegal de madeira
Ministro do STF Alexandre de Moraes determinou quebra de sigilos bancário e fiscal do ministro do Meio Ambiente e afastamento de Eduardo Bim do comando do Ibama. G1 tenta contato com citados.O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, são alvos de uma operação, nesta quarta-feira (19), que investiga a exportação ilegal de madeira para Estados Unidos e Europa.
A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que também determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Salles, o afastamento preventivo de Bim do comando do Ibama e o de outros nove agentes públicos que ocupavam cargos e funções de confiança nos órgãos.
LEIA TAMBÉM: Salles 'tornou legítima a ação dos criminosos, e não do agente público', diz ex-chefe da PF no AM
PF aciona o STF contra Ricardo Salles e diz que ministro dificultou ação de órgãos ambientais
Servidores do Ibama denunciam que fiscalização ambiental está paralisada após decisão de Salles
O G1 tenta contato com as defesas do ministro e do chefe do Ibama, além de um posicionamento dos órgãos ambientais. Por volta das 8h, Salles chegou na superintendência da PF em Brasília.
Veja quem são os servidores afastados do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente:
Eduardo Bim
Leopoldo Penteado
Vagner Tadeu Matiota
Olimpio Ferreira Magalhães
João Pessoa Riograndense Moreira jr
Rafael Freire de Macedo
Leslie Nelson Jardim Tavares
Andre Heleno Azevedo Silveira
Arthur Valinoto Bastos, analistaNa operação, Alexandre de Moraes determinou ainda a suspensão imediata da aplicação de um despacho emitido em fevereiro de 2020, que permitiu a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorizações de exportação.
"Estima-se que o referido despacho, elaborado a pedido de empresas que tiveram cargas não licenciadas apreendidas nos EUA e Europa, resultou na regularização de mais de 8 mil cargas de madeira exportadas ilegalmente entre os anos de 2019 e 2020", informou a PF.
Ao todo, 160 policiais federais cumprem 35 mandados no Distrito Federal, no Pará e em São Paulo, incluindo endereços residenciais do ministro Salles em São Paulo, no imóvel funcional em Brasília e no gabinete da pasta de Meio Ambiente no Pará.
Operação Akuanduba
As investigações iniciaram em janeiro, segundo a Polícia Federal, a partir de informações "obtidas de autoridades estrangeiras" que noticiavam um "possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira".
Segundo a PF, Akuanduba, que dá nome à operação, é uma divindade da mitologia indígena que habita o estado do Pará. Segundo a lenda, se alguém cometesse algum excesso, contrariando as normas, a divindade fazia soar uma pequena flauta, restabelecendo a ordem.
Olivaldi Alves Azevedo Borges
terça-feira, 18 de maio de 2021
OPORTUNIDADES: Mineradora Vale abre cerca de mil vagas para Jovem Aprendiz
Redação do Portal Pebinha de Açúcar
Publicado em: 17/05/2021Estão abertas, de 17 a 31 de maio, as inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2021 da Vale. Ao todo, serão cerca de mil vagas distribuídas entre os estados do Pará, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. O programa é uma das principais portas de entrada para a empresa e tem o objetivo de ampliar as possibilidades de crescimento profissional e inserção qualificada de jovens no mercado de trabalho.
Podem se candidatar ao processo seletivo pessoas de 18 a 22 anos que tenham concluído o Ensino Médio e residentes nos municípios paraenses de Parauapebas, Marabá, Canaã dos Carajás e Curionópolis. Os candidatos só poderão se inscrever para vagas nas cidades onde residem, mesmo em locais em que o trabalho seja 100% remoto, e ter disponibilidade para trabalhar pelo período de 6h. As inscrições podem ser feitas pelo site www.vale.com/oportunidades.O programa tem duração de até dois anos, período em que os selecionados terão acesso à conteúdos de capacitação para atuar nas áreas de eletromecânica industrial, operação de equipamentos e serviços administrativos. O programa prevê o desenvolvimento dos jovens em atividades teóricas e práticas que poderão ser realizadas nas instalações das Instituições de Ensino ou da Vale, contando com acompanhamento de orientadores técnicos da Vale. Ao final, os jovens recebem um certificado de conclusão do programa.
Para a gerente global de Atração de Talentos da Vale, Mira Noronha, programas como esse são extremamente importantes, pois costumam ser a porta de entrada para o jovem ingressar em uma grande empresa. “Sabemos o quanto a primeira oportunidade de trabalho em uma grande empresa, como a Vale, pode marcar positivamente a vida de um jovem, além de trazer uma transformação social, econômica e educacional profunda. Queremos estar ao lado deles neste momento tão importante que é o primeiro emprego”, reforça.
Na operação de britagem da mina de Carajás, em Parauapebas, no sudeste do Pará, a analista operacional Silmara Barbosa fala com entusiasmo do programa Jovem Aprendiz, pelo qual ela ingressou há 15 anos, na empresa. “Foi meu primeiro emprego. E foi a oportunidade da minha vida. Entrei no processo em 2005, com 20 anos. Efetivei e passei pelas funções de auxiliar técnico de manutenção, técnico de planejamento e programação até analista operacional, onde estou hoje”, comenta.
Atualmente Silmara tem a oportunidade de contribuir com a formação de outros jovens aprendizes, que estão na sua equipe. Um deles é Robert Plant Vieira Souza, de 20 anos. Natural de Parauapebas, ele está participando da fase teórica da formação, que é realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no município. Ele diz estar conhecendo melhor o processo de mineração. “Está sendo uma experiência muito boa. No Senai nós temos a oportunidade de realmente aprender, entender mais à fundo os processos da mineração e assim, desenvolver ainda mais interesse pela área”, comenta.
Processo seletivo
Todo o processo será online e às cegas até a última etapa. Este é um método de seleção no qual informações como gênero, etnia, idade, endereço, estado civil, deficiências, entre outras, são omitidas durante o processo seletivo. O objetivo é evitar que vieses inconscientes influenciem a escolha dos candidatos e promover uma seleção baseada na avaliação de potencial e capacidade de realização futura.
A seleção será dividida em seis etapas, todas eliminatórias. As fases incluem inscrições e avaliações, dinâmica de grupo, painel com gestores e gestoras, exames médicos admissionais e divulgação de resultados. Todas as etapas do processo devem ser acompanhadas pelo site.
O Programa Jovem Aprendiz inclui também oportunidades para pessoas com deficiência e, para eles, não existe limite de idade. A Vale estimula fortemente a inscrição de pessoas com deficiência, de acordo com sua política de promover a inclusão e valorizar a diversidade.
Benefícios
Os selecionados terão direito a bolsa-auxílio, assistência médica, seguro de vida, transporte e programa de assistência ao empregado. Além disso, o programa oferece vale-alimentação e refeição na fase prática.
Parauapebas aparece em segundo lugar em ranking que denuncia prostituição infantilNo dia 18 de maio, os órgãos da rede de proteção aos direitos das crianças e adolescentes, intensificam campanhas na luta contra o crime de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Na central do Disque Denúncia Sudeste do Pará, no período de 01 de janeiro de 2011 a 30 de abril de 2021 foram recebidas 996 denúncias sobre vários tipos de crimes contra crianças e adolescentes dentre eles, os crimes prostituição infantil (20%), sedução (9%), pedofilia (3%), exploração sexual (2%) e pornografia infantil (0,3%).As denúncias são de vários municípios do Estado do Pará e Marabá está em primeiro lugar no ranking sobre os crimes de prostituição infantil (146), sedução (53), pedofilia (15), exploração sexual (14) e pornografia infantil (3). Já o município de Parauapebas está em segundo lugar no número de denúncias de prostituição infantil (36), sedução (31), pedofilia (13) e exploração sexual (5).
O Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes intrafamiliar ocorre quando há relação de parentesco entre a vítima e o agressor, sendo praticado por padrastos (5,9%), mãe (5,9%), pai (4,4%) e tio (1,5%).
Já os casos extrafamiliares ocorrem fora do âmbito familiar, e ao verificar as denúncias constatou-se que os agressores que não tiveram o grau de parentesco especificado representam (75,4%), professor (5,5%) e amigos da família (0,4%).
A partir das denúncias da população foi possível analisar que a violência atinge as crianças e adolescentes do sexo feminino (85%) e masculino (15%).
O Disque Denúncia alerta aos pais e responsáveis que não confiem em qualquer pessoa e ao notar sinais de que a criança está sofrendo algum tipo de abuso, procure imediatamente às autoridades responsáveis para que as providências necessárias sejam tomadas.
A responsabilidade de proteger as crianças e adolescentes é de todos e uma das formas mais adequada para colocar um fim nos abusos é denunciando. Para denunciar é só ligar nos números (94) 3312-3350/98198-3350, enviar mensagens através do WhatsApp nos mesmos números ou pelo aplicativo do Disque Denúncia Sudeste do Pará.
Os 5 assuntos que vão movimentar o mercado nesta terça-feira
Bolsas mundiais sobem em tentativa de recuperação; CPI da Covid ouve Ernesto Araújo e mais destaques desta terçaSÃO PAULO – Na véspera, o Ibovespa subiu 0,87% e se descolou do exterior em meio à alta de commodities, que prossegue nesta terça-feira (18). Contudo, no cenário externo, o dia é de ganhos para as principais bolsas mundiais, apesar dos dados de recuo do PIB na Zona do Euro e do Japão.
Por aqui, atenção para os últimos resultados da temporada do primeiro trimestre, além da CPI da Covid, que ouvirá nesta terça-feira Ernesto Araújo, ex-chanceler. Confira os destaques:
1.Bolsas mundiais
Na segunda-feira, a Organização Mundial de Saúde alertou que a pandemia ainda não acabou, apesar da alta taxa de vacinação em alguns países.
PUBLICIDADE
Nos Estados Unidos, investidores temem que a inflação acima da meta de 2% do Federal Reserve por um período contínuo leve o banco central americano a alterar sua política monetária, piorando o cenário para ações que tendem a se beneficiar de taxas de juros baixas.
Esse temor é apontado como um dos principais fatores que levaram o índice S&P 500 a cair 4% a partir de meados da semana passada antes de se recuperar e fechar a semana com queda de 1,4%. O índice Nasdaq Composto caiu 2,4% enquanto que o índice Dow caiu 2,3%.
Na segunda-feira, o índice Dow caiu 0,2%; o S&P 500 perdeu 0,3%, em meio ao recuo de 0,7% do setor de tecnologia; e o Nasdaq Composto caiu 0,4%%. As ações de Apple e Netflix caíram 0,9%, enquanto que a Tesla caiu mais de 2%.
Nesta terça, no entanto, os índices Dow Futuro, S&P Futuro e Nasdaq Futuro têm altas, apontando para uma sessão de recuperação.
Na quarta-feira serão divulgadas as minutas da última reunião do Fed, que podem trazer mais pistas sobre como a instituição enxerga os sinais recentes de alta da inflação.
Dados divulgados na terça indicam que a economia do Japão recuou 5,1% entre janeiro e março em comparação com o mesmo período do ano anterior. O Produto Interno Bruto de março recuou 1,3% na comparação com o trimestre anterior, resultado levemente pior do que a expectativa de analistas ouvidos pela agência internacional de notícias Reuters.
PUBLICIDADE
Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 1,31%, enquanto que o Shanghai composto subiu 0,32%. O índice Kospi, da Coreia do Sul, subiu 1,23%.
Na Europa, o índice Eurostoxx sobe 0,44%, impulsionado pelos setores automobilístico e de petróleo, que ganham 1,3% cada um. O setor de telecomunicações recua 0,9%.
Investidores ainda acompanham os dados do PIB da Zona do Euro no primeiro trimestre, além de dados sobre emprego no mesmo período de alguns países europeus, como Reino Unido. O desemprego britânico marcou 4,8%, abaixo da projeção de analistas, de 4,9%, e abaixo do valor anterior, de 4,9%.
Já o PIB do primeiro trimestre o PIB da Zona do Euro recuou 1,8% na comparação anual, em linha com a projeção e com o valor anterior. Na comparação trimestral, o PIB recuou 0,6%, também em linha com a estimativa de analistas e com a variação anterior.
No mercado de commodities, o minério subiu mais de 4% na Bolsa de Dalian, puxado pela demanda das usinas chinesas.
Veja o desempenho dos principais índices às 7h40 (horário de Brasília):
*S&P 500 Futuro (EUA), +0,32%
*Nasdaq Futuro (EUA), +0,71%
*Dow Jones Futuro (EUA), +0,26%
Europa
*Dax (Alemanha), +0,38%
*FTSE 100 (Reino Unido), +0,44%
*CAC 40 (França), +0,26%
*FTSE MIB (Itália), +0,7%
Ásia
*Nikkei (Japão), +2,09% (fechado)
*Hang Seng Index (Hong Kong), +1,42% (fechado)
*Kospi (Coreia do Sul), +1,23% (fechado)
*Shanghai SE (China), +0,32% (fechado)
Commodities e bitcoin
*Petróleo WTI, +0,71%, a US$ 66,74 o barril
*Petróleo Brent, +0,82% a US$ 70,04 o barril
*Bitcoin +0,68%, a US$ 45.363,85
**Contratos futuros do minério de ferro negociados na bolsa de Dalian com alta de 4,32%, cotados a 1242,5 iuanes, equivalente hoje a US$ 193,44 (nas últimas 24 horas).
USD/CNY = 6,42
2. Agenda
Atenção para os dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, que subiu 0,28% na segunda quadrissemana de maio, desacelerando em relação ao acréscimo de 0,35% verificado na primeira quadrissemana deste mês, segundo dados publicados nesta terça-feira, 18, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Na política, na CPI da Covid, o ex-chanceler Ernesto Araújo presta depoimento a partir das 9h. Às 16h, Paulo Guedes, ministro da Economia, participa da cerimônia de lançamento do programa Gigantes do Asfalto.
Já às 9h30 a Secretaria de Política Econômica faz a divulgação dos parâmetros macroeconômicos com estimativas sobre o PIB e inflação e Boletim MacroFiscal.
PUBLICIDADE
Nos EUA, também às 9h30, serão divulgados os dados de construções de moradias iniciadas de abril. Às 17h50, o API divulga os dados preliminares de estoques de petróleo e derivados nos EUA na semana até dia 14.
3. Comissão do Ministério da Saúde contraindica cloroquina
No domingo (16), a média móvel de mortes por Covid em 7 dias no Brasil ficou em 1.918, queda de 19% em comparação com o patamar de 14 dias antes. Em apenas um dia foram registradas 1.039 mortes.
As informações são do consórcio de veículos de imprensa que sistematiza dados sobre Covid coletados por secretarias estaduais de Saúde no Brasil, que divulgou, às 20h, o avanço da pandemia em 24 h.
A média móvel de novos casos em sete dias foi de 63.868, alta de 8% em relação ao patamar de 14 dias antes.
Desde a segunda-feira (10) da semana passada a média móvel de novos casos tem subido. Em apenas um dia foram registrados 35.888 novos casos.
39.263.416 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid no Brasil, o equivalente a 18,54% da população. A segunda dose foi aplicada em 19.423.560 pessoas, ou 9,17% da população.
Segundo reportagem de capa do jornal Folha de S. Paulo, pesquisa Datafolha indica que a proporção de brasileiros que afirmam ficar em casa ou sair apenas quando inevitável é de 30%, ante 72% há um ano. É o patamar mais baixo da enquete desde o início da pandemia. A pesquisa ouviu 2.071 pessoas entre os dias 11 e 12 de maio.
O presidente da CPI da Covid no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), afirmou na segunda-feira que, a partir dos depoimentos e informações já colhidos pela comissão, seria possível afirmar que o governo se equivocou no combate à pandemia no país e que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teria sido mal orientado.
Em depoimento à CPI na última semana, o ex-presidente da Pfizer no Brasil Carlos Murillo disse à CPI que o vereador pelo Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho do presidente, participou da reunião no Palácio do Planalto com representantes da farmacêutica e o ex-chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social do governo, Fabio Wajngarten, atual secretário-executivo do Ministério das Comunicações. Aziz considerou que esse relato “não compromete” Carlos Bolsonaro, e que não vê necessidade de convocá-lo.
Nesta terça será ouvido na CPI o ex-ministro das Relações Exteriores do governo Bolsonaro, Ernesto Araújo. Ele deve ser questionado sobre eventuais ações ou omissões de sua pasta na compra de vacinas contra a Covid.
PUBLICIDADE
Também deve ser questionado sobre o enfoque de sua pasta na aquisição de insumos para fabricar cloroquina, um remédio usado para o tratamento de malária, cuja eficácia contra a Covid não foi cientificamente comprovada.
Senadores também devem abordar falas de Araújo contra a China, maior parceiro comercial do Brasil e país responsável pela produção e venda de insumos necessários para a produção local da vacina Coronavax, desenvolvida pela chinesa Sinovac e fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan, e da vacina desenvolvida em parceria entre Universidade de Oxford e a farmacêutica Astrazeneca, fabricada no Brasil pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
Segundo informações de bastidores citadas pelo jornal Valor, a preocupação de integrantes do governo é de uma eventual mágoa do ex-chanceler pela forma turbulenta como deixou o governo.
Na quarta-feira, deve falar o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello. Ele também deve ser questionado a respeito da promoção pelo governo da cloroquina, especialmente durante a crise de Manaus, quando o estado estava na iminência de falta de oxigênio, que acabou por elevar a morte de pacientes em hospitais.
O ex-ministro obteve um habeas corpus do STF (Supremo Tribunal Federal) que permite que fique calado quando confrontado com questões que possam incriminá-lo. Segundo o jornal Valor, como o senador Omar Aziz (PSD-AM) preside o colegiado, há expectativa de que a falta de oxigênio no Amazonas seja bastante explorada.
Na segunda, a comissão do Ministério da Saúde responsável por assessorar a pasta no processo de incorporação e exclusão de medicamentos no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde) contraindicou o uso da cloroquina, da hidroxicloroquina e da azitromicina no tratamento de pacientes hospitalizados com Covid-19.
“Não há evidência de benefício seja no seu uso de forma isolada ou em associação com outros medicamentos”, disse relatório técnico da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde).
O documento destacou ainda que a cloroquina e a hidroxicloroquina não devem ser utilizadas, independentemente da via de administração: oral, inalatória ou outras. O Também recomenda não utilizar o vermífugo ivermectina em pacientes hospitalizados com Covid-19 ante o que consideram de “certeza da evidência muito baixa”.
O relatório Conitec, de 101 páginas, servirá de base para uma decisão final do Ministério da Saúde sobre o uso dessas medicações para o tratamento de Covid-19.
A orientação dada pelo órgão vai na contramão da defesa enfática que o presidente Jair Bolsonaro vem fazendo do uso desses medicamentos sem, que compõem o chamado “kit Covid” para tratar a doença, e cuja eficácia não tem comprovação científica.
Na segunda-feira, o presidente afirmou a apoiadores que o aguardavam em frente ao Palácio do Planalto, enquanto agradecia o apoio que recebeu no fim de semana de produtores e representantes do agronegócio que participaram de ato em Brasília: “Tem uns idiotas aí até hoje do fique em casa. Se o campo tivesse ficado em casa esse cara tinha morrido de fome”.
4. Projeção para o PIB, ICMS sobre combustíveis e autarquia nuclear
Segundo reportagem de bastidores publicada pelo jornal Valor Econômico, o Ministério da Economia deve elevar para 3,5% sua projeção para o crescimento do PIB brasileiro para 2021. Atualmente, a estimativa oficial é de 3,2%. Bancos e consultorias já vêm elevando suas projeções sobre o crescimento do PIB.
Um levantamento junto a 35 instituições realizado pelo serviço Projeções Broadcast, ligado ao jornal O Estado de S. Paulo, indica que a previsão de alta para o PIB em 2021 passou de 3,2% em média para 3,8%.
A melhora das previsões se deve à divulgação de dados melhores do que o esperado no primeiro trimestre, que afastaram o temor de uma recessão. XP e Ativa, os bancos de investimento Credit Suisse, UBS, Bank of America e Goldman Sachs e as consultorias MB Associados e Parallaxis Economics estão entre as instituições que elevaram suas projeções.
De acordo com o jornal, a elevação pelo governo deve ser divulgada nesta manhã, quando será publicado o Boletim Macrofiscal, produzido pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia.
Além disso, na segunda-feira o presidente Jair Bolsonaro afirmou que pretende apresentar ao STF (Supremo Tribunal Federal) uma ação visando definir um valor fixo em cada estado para o ICMS que incide sobre os combustíveis. O presidente afirmou prever que sofrerá uma derrota no Congresso na votação de um projeto de lei sobre o tema.
“Entramos com um projeto lá, pedimos urgência e acho que vou ser derrotado, para que cada Estado defina um valor fixo do ICMS… Como devo perder isso daí, só tenho um caminho, vou depender do STF. É o que temos no momento”, disse Bolsonaro. A fala foi dirigida a apoiadores que aguardavam o presidente ao sair do Palácio da Alvorada. “Seria talvez uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) por omissão para a gente definir o preço do ICMS”, afirmou.
O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é calculado atualmente com um percentual em cima do valor cobrado pelas refinarias. A intenção do presidente com o projeto de lei enviado ao Congresso era que a cobrança passasse a ser feita com um valor fixo em reais, como a Cide, uma contribuição federal que também incide sobre os combustíveis.
Bolsonaro tem reclamado das críticas feitas ao governo federal pelo preço alto dos combustíveis, alegando que os governadores têm a maior responsabilidade devido ao ICMS. “Tem Estado que é um estupro o ICMS. E o pessoal me culpa. Então queremos a definição. O Estado cobra o que quiser, mas ele que diga o que está cobrando, porque hoje em dia você não sabe disso. Aí quando aumenta a gasolina o pessoal me culpa”, afirmou.
Além disso, na segunda o presidente assinou medida provisória que cria a ANSN (Autoridade Nacional de Segurança Nuclear), uma autarquia com autonomia administrativa, técnica e financeira que ficará responsável por monitorar, regular e fiscalizar a segurança nuclear no Brasil e atividades no setor.
Segundo a MP 1.049, publicada no Diário Oficial da União de segunda, a ANSN será criada sem aumento de despesa, por meio de uma cisão da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), atual órgão regulatório responsável pela indústria.
O movimento do governo ocorre no momento em que o Ministério de Minas e Energia busca retomar as atividades de construção da usina nuclear de Angra 3, e enquanto os planos de longo prazo da pasta apontam para a construção de até 10 gigawatts em novas centrais de geração nuclear no país até 2050.
Com sede no Rio de Janeiro, a nova agência do setor nuclear terá um diretor-presidente e dois diretores, que serão nomeados pelo presidente da República.
Entre as atribuições da ANSN estarão o estabelecimento de normas sobre segurança nuclear e instalações nucleares, além da fiscalização no setor, incluindo a definição de critérios para licenciamento de depósitos de rejeitos radioativos.
5. Radar corporativo
Na reta final da temporada de balanços, o lucro líquido da Boa Vista teve queda de 9,6% no primeiro trimestre de 2021 na comparação anual, para R$ 17 milhões. Mosaico, Cruzeiro do Sul, Focus, Linx e Gafisa também divulgaram seus números.
Fora da temporada de balanços, a Copel Geração e Transmissão, da elétrica Copel, assinou contrato para a compra de 100% do Complexo Eólico Vilas, localizado em Serra do Mel (RN) e atualmente pertencente à Voltalia Brasil. O empreendimento possui 186,7 megawatts (MW) de capacidade instalada e o valor da transação é de R$ 1,059 bilhão.
A Eneva informou que deu início ao comissionamento à quente do campo de gás de Azulão, localizado na bacia do Amazonas, por meio de um teste de produção em um dos poços do ativo, realizado na semana passada. O teste ocorreu na Unidade de Tratamento Primário e foi bem sucedido, segundo a empresa, que agora prevê a realização do comissionamento das unidades de autogeração e liquefação, embora a produção no local ainda dependa da conclusão de obras na unidade de tratamento de gás de Azulão.
Stock Pickers lança curso online e gratuito que ensina a identificar ativos com ótimo potencial de valorização. Inscreva-se.